Como ocorre a transformação de energia em uma usina hidrelétrica Brainly?

O funcionamento da usina se adapta totalmente e a todo o momento ao regime de caudais que corre pelo rio, sem alterá-lo. Essas usinas não possuem, portanto, uma capacidade significativa de armazenamento e têm um funcionamento contínuo, embora variável ao longo do ano. A energia produzida não pode se adaptar às necessidades de cobertura da demanda elétrica.

Nesse caso específico, sim é possível armazenar água e regular seu funcionamento para atender às necessidades de gestão da demanda. A capacidade de armazenamento é obtida por meio de uma represa situada a montante da usina e dependendo de sua capacidade se fala de regulação sazonal, anual e, inclusive, hiperanual.

Essas instalações, além de gerarem energia, são capazes de acumular energia elétrica bombeando água para uma represa superior.

VANTAGENS DA ENERGIA HIDRELÉTRICA

As usinas hidrelétricas têm várias vantagens e aspectos positivos:

 Reutilização:
Trata-se de um recurso proveniente da água da chuva, e, além disso, a água utilizada no processo pode voltar a ser utilizada.

 Duração:
As instalações hidrelétricas têm uma longa vida útil.

 Sustentável:
A energia hidrelétrica ajuda a diminuir a emissão de gases de efeito estufa.

 Flexibilidade:
Os recursos hidráulicos facilitam a gestão dos picos de demanda energética uma vez que podem utilizar a água represada de forma flexível.

 Controle:
As represas são especialmente úteis no momento de regular o caudal de um rio para evitar, por exemplo, cheias perigosas.

 Custos:
Embora o investimento necessário para pôr em funcionamento uma usina hidrelétrica seja alto — seu desenvolvimento envolve a construção de pântanos, barragens, canais, etc.—, os custos operacionais são baixos.

 Apoio:
Sua flexibilidade operacional representa um complemento e um apoio essencial para o desenvolvimento de outras tecnologias renováveis de geração intermitente como a energia solar fotovoltaica e a eólica.

A aposta da Iberdrola na tecnologia hidrelétrica remonta às suas origens e faz parte de seu compromisso com a geração de uma energia 100% renovável, sem emissões contaminantes na atmosfera, que reduz a dependência energética do exterior, além de ser capaz de responder às necessidades da demanda em tempo real, representando, dessa forma, uma ferramenta fundamental para aumentar a segurança e garantir o fornecimento elétrico.

O grupo planeja ter 14 GW de capacidade hidrelétrica instalada até 2025, incluindo as usinas hidrelétricas tradicionais e o sistema de bombeamento.

A água flui através de tubos conectados às turbinas, girando-as. Cada turbina é conectada a um dispositivo denominado gerador, formando assim uma unidade geradora de energia que converte energia mecânica (movimento das pás da turbina) em energia elétrica.

Como as usinas hidrelétricas geram energia Brainly?

Resposta: As usinas hidreletricas usam o movimento da agua para girar turbinas.

Como que se produz energia através dos rios?

A água dos rios movimenta uma turbina hidráulica que é ligada a um gerador, o qual produz a energia elétrica e a transmite para a rede de distribuição. O potencial hidráulico é proporcionado pela concentração dos desníveis existentes ao longo do curso de um rio, especialmente dos rios planálticos.

Como funciona as fontes de energia hidráulica?

A energia hidráulica é gerada por meio de uma série de processos naturais, como a evaporação, a condensação e a precipitação das águas. ... Essas pás estão conectadas ao eixo de um gerador, que finalmente transformará a energia cinética do movimento de rotação da turbina em energia elétrica.

Como funciona uma usina elétrica Brainly?

Resposta: As uSinas hidrelétricas funcionam através da pressão da água que gira a turbina, transformando a energia cinética. Depois de passar pela turbina o gerador transforma a energia cinética em energia elétrica.

Porque a fonte de energia hidrelétrica é mais utilizada no Brasil?

A grande parte da energia elétrica produzida no Brasil é gerada por usinas hidrelétricas, isso porque o país é rico em rios com grandes extensões, caudalosos, e correndo sobre planaltos e de depressões.

Uma usina hidrelétrica é um conjunto de obras e equipamentos utilizados para produzir energia elétrica por meio do aproveitamento da água dos rios. Para que isso aconteça, a energia potencial gravitacional da água é transformada, antes, em energia cinética de rotação e só depois é convertida em energia elétrica.

Atualmente, de acordo com a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia, o Brasil tem 83% de sua matriz elétrica originada de fontes renováveis. Entre elas, destacam-se a hidrelétrica (com 63,8% da produção), a eólica (9,3%), a biomassa e o biogás (8,9%) e a solar centralizada (1,4%).

Além disso, as usinas hidrelétricas também são destaque quando o assunto é potência fiscalizada, considerada a partir da operação comercial feita por uma primeira unidade geradora. Isso porque mais de 100 mil MW dos cerca de 170 mil MW de potência fiscalizada no Brasil são originários de hidrelétricas.

É por conta desse protagonismo que, neste texto, vamos explicar o que é usina hidrelétrica, como ela funciona e quais são as 5 principais do país. Para saber mais, siga com a gente!

O que é uma usina hidrelétrica?

Como adiantamos no início, uma usina hidrelétrica — também conhecida como central hidroelétrica ou usina hidroelétrica — é um projeto de engenharia que usa a força das águas para gerar energia. Essa obra reúne um conjunto de projetos das engenharias civil, elétrica, ambiental, mecânica e de energia, além das áreas de hidráulica, geologia, entre outras.

Para produzir energia hidrelétrica, as usinas fazem a integração da vazão do rio, da quantidade de água disponível em determinado período de tempo e dos desníveis do relevo — sejam eles naturais, como as quedas d’água, ou criados artificialmente.  

A estrutura da usina é composta, basicamente, por:

  • barragem;
  • sistema de captação e adução de água;
  • casa de força (que abriga turbina e gerador);
  • vertedouro.

Agora que você já sabe o que é uma usina hidrelétrica, quer entender como essas estruturas trabalham de forma integrada para proporcionar o seu funcionamento? Explicamos no próximo tópico!

Como uma usina hidrelétrica funciona? Veja o passo a passo

Como já vimos anteriormente, as usinas hidrelétricas funcionam por meio da pressão da água. É ela que gira a turbina para transformar a energia potencial gravitacional em energia cinética (relacionada ao movimento de um objeto).

A energia cinética é transformada pelo gerador em energia elétrica, que é o produto final a ser distribuído por meio de fios e cabos. Distribuída em baixa tensão, ela pode finalmente atender casas, indústrias, comércios e outros segmentos.

O passo a passo se dá da seguinte forma: primeiramente, a barragem é utilizada para interromper o curso normal do rio e assim formar o reservatório. Além de “estocar” a água, esse reservatório serve para a formação do desnível necessário para a captação da água em volume adequado e a regularização da vazão dos rios em períodos de chuva ou estiagem.

Já os sistemas de captação e adução são formados por túneis, canais ou condutos metálicos, que têm a função de levar a água até a casa de força. Nela, ficam caixa espiral, turbinas, gerador, sistema de excitação e regulador de velocidade.

As turbinas são formadas por uma série de pás ligadas a um eixo conectado ao gerador. São utilizadas para fazer um movimento giratório, que converte energia cinética (do movimento da água) em energia elétrica. Esse processo se dá justamente por meio do gerador, que produz a eletricidade. Depois de passar pela turbina, a água é restituída ao leito natural do rio pelo canal de fuga.

Por fim, há o vertedouro, que tem como objetivo permitir a saída da água quando os níveis do reservatório ultrapassam os limites recomendados. Ele abre quando há excesso de vazão e/ou de chuva. Ou, de modo geral, quando há água em quantidade maior que a necessária para a geração de energia. Em épocas de chuva, os vertedouros são fundamentais para evitar enchentes na região do entorno da usina.

A energia hidrelétrica é limpa?

A energia hidrelétrica é classificada como limpa no mercado internacional, já que não promove a queima de combustíveis fósseis e aproveita o potencial hidráulico das águas dos rios.

Ainda assim, a resposta sobre essa pergunta costuma gerar algumas controvérsias. Isso porque há alguns pontos negativos, decorrentes da construção das usinas, que podem causar impactos ambientais e sociais.

De acordo com artigo do pesquisador Philip M. Fearnside, do Instituto de Pesquisas da Amazônia, as emissões de gases na Usina de Tucuruí variaram de 7 milhões e 10 milhões de toneladas em 1990.

Com o número, Tucuruí seria responsável pela emissão de 13% a 18% de gases do efeito estufa da cidade de São Paulo, que, no mesmo ano, liberou 53 milhões de toneladas de CO2 provenientes de combustíveis fósseis. O valor é significativo para uma fonte de energia classificada como limpa.

Por outro lado, existem as Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), ou usinas hidrelétricas de pequeno porte, que contam com um reservatório de água menor, reduzindo consideravelmente a emissão GEE e assim o impacto ambiental. As PCHs são consideradas internacionalmente uma fonte de energia limpa e renovável.

Agora que você entendeu o que é usina hidrelétrica, como ela funciona e se a energia hidrelétrica é limpa, vamos apresentar quais são as principais usinas hidrelétricas em funcionamento no país. Confira abaixo!

Quais são as 5 principais usinas hidrelétricas do Brasil?

Por fim, é hora de ficar por dentro de quais são as principais usinas hidrelétricas do Brasil. Provavelmente você já conhece algumas delas, mas veja abaixo uma lista com as 5 que melhor consolidam o potencial hidrelétrico do país:

  1. Itaipu (Binacional), no Paraná;
  2. Belo Monte, no Pará;
  3. Tucuruí, no Pará;
  4. Jirau, no Pará;
  5. Santo Antônio, em Rondônia.

As usinas hidrelétricas destacadas acima, cada qual com suas características, produzem energia para os mais diferentes usos da população.

E então, este artigo foi útil para que você entendesse o que é hidrelétrica, como ela funciona e quais as vantagens de usá-la no Brasil? Visite outros artigos do nosso blog e aprenda ainda mais sobre fontes de energia!

Como ocorre a transformação de energia em uma usina hidrelétrica?

Energia Cinética Essa energia pode ser transformada em energia elétrica, quando se direciona algum desses fluidos para girar um equipamento elétrico. Na Usina Hidrelétrica (hidro=água), a água do rio faz a turbina girar, transformando a energia cinética em eletricidade.

Como acontece a transformação de energia de uma usina elétrica?

A água passa por tubos que são interligados às turbinas, fazendo-as girar. Cada turbina é acoplada a um equipamento chamado gerador, formando, assim, a unidade geradora que faz a transformação da energia mecânica, do movimento das pás da turbina, em energia elétrica.

Quais são os tipos de transformações de energia em uma hidrelétrica Brainly?

Resposta. Resposta: Quando a água passa pelas turbinas em uma usina hidrelétrica, ocorre a primeira transformação da energia potencial em energia cinética. Ao acionar a turbina, a energia cinética é transformada em energia mecânica.

Que transformações de energia acontecem em cada tipo de usina?

O que cada usina faz é transformar uma determinada forma de energia em energia elétrica. Assim, as usinas nucleares transformam energia nuclear em energia elétrica, as usinas termoelétricas transformam outros tipos de combustíveis como óleo diesel, bagaço de cana, carvão e outros em energia elétrica.