Como saber se meu nome está limpo no Serasa

Em primeiro lugar é importante entender o papel da inadimplência antes de descobrir se o seu nome está ou não sujo na praça e se consta na lista negra dos órgãos protetores de crédito, como o Serasa, SPC e SCPC.

A inadimplência é o não pagamento de uma conta ou dívida, o que te leva a ter um débito em aberto com a empresa credora. Logo, você tem uma dívida, mas isso ainda não significa que está negativado, porque mesmo assim, você ainda tem um “prazo” para quitar o seu débito com o credor.

A inclusão do seu nome no Serasa não se dá de forma automática. Para isso, é preciso que você seja comunicado pelo credor dessa situação e, só depois, caso não haja a quitação do débito, o seu nome é incluído na lista de inadimplentes.

Depois de notificado pela empresa credora, os órgãos de proteção ao crédito têm até cinco dias para comunicar você mais uma vez da dívida em aberto.

O processo até chegar à inadimplência envolve quatro etapas. Primeiramente, o atraso de contas; depois, a cobrança do débito pelo credor. Na sequência, o prazo e o informe da negativação; e, enfim, o nome negativado.

É um período que pode levar meses desde o atraso no pagamento da dívida, até de fato o seu nome cair nos birôs de crédito, mas é preciso ficar atento. De acordo com a Serasa Experian, até o final de 2020, o Brasil tinha mais de 62 milhões de pessoas endividadas.

Muita gente acaba sem entender como saber se o nome está negativado. Embora as empresas sejam obrigadas a notificar o consumidor, nem sempre isso é possível, seja por mudança de telefone, endereço ou quaisquer alterações de cadastro. Para quem quer entender como saber se está com nome sujo, segue um passo a passo.

Entenda mais sobre dívidas aqui.

Todo mundo tem (ou deveria ter) um CPF. E cada um a seu tempo e por seus motivos pode querer saber como anda o próprio nome no mercado. O caminho para isso é checar em algum serviço de proteção ao crédito. E você sabia que consultar CPF na Serasa é grátis e pode ser feito online? Pois é. Se você não sabia, vamos te ajudar a fazer isso e ainda consultar o score de crédito.

MOTIVOS PARA CONSULTAR O CPF

Uma das principais razões para verificar o CPF é saber se há alguma dívida ou negativação no nome. Atualmente no Brasil, mais de 60 milhões de pessoas estão inadimplentes.

Para sair dessa situação e limpar o nome, o primeiro passo é saber o tamanho da dívida e renegociar. Se essa é sua situação, você pode checar essas informações no Serasa Limpa Nome.

Com a Serasa, você pode consultar o CPF grátis pelo celular, tanto pelo site como pelo aplicativo. Os dois caminhos são muito fáceis e rápidos. Após um cadastro simples, você recebe na mesma hora a informação sobre o seu nome na Serasa. Se tiver alguma dívida em seu nome, o sistema indicará as empresas ou instituições relacionadas.

SEGUE QUE É SUCESSO!
Como consultar o Score na Serasa
Consultar CPF na Serasa online e grátis!
Como consultar o CPF pelo nome?
O que é a Consulta feita na Serasa?
4 passos simples para limpar o nome

COMO CONSULTAR CPF NA SERASA ONLINE

  1. Acesse o site serasa.com.br
  2. Digite o número do CPF na tela inicial e clique em “Consultar Agora”
  3. Preencha o cadastro, caso seja o seu primeiro acesso
  4. São solicitadas informações como CPF, nome completo, data de nascimento, e-mail e uma senha. Ela deve ter no mínimo oito caracteres com números e letras em minúsculo e maiúsculo.

  5. Faça a verificação
  6. Você terá duas opções para verificação e para receber um código: e-mail ou SMS no celular. Escolha uma e confirme.

  7. Etapa final! Você receberá a confirmação por e-mail ou SMS.
  8. Digite o código recebido e clique em “Confirmar código”.

Pronto! Você terá na tela as informações referentes à consulta do CPF. Se estiver com alguma pendência, você pode usar as informações para regularizar sua situação o quanto antes.

COMO CONSULTAR O CPF GRÁTIS PELO CELULAR

Outra opção, além do site é o aplicativo do Serasa Consumidor. Ele é gratuito e está disponível nas lojas Google Play e App Store.

  1. Na loja do seu smartphone, procure por Serasa Consumidor
  2. Após o download, também será preciso fazer o cadastro (caso você ainda não tenha)
  3. Se já acessou o Serasa Consumidor anteriormente, é só usar o CPF e a mesma senha

Com o aplicativo do Serasa Consumidor, você pode consultar seu CPF gratuitamente. Além disso, dá para ficar de olho no seu Serasa Score a qualquer momento. E ainda recebe um relatório completo de suas dívidas e pendências.

Muita gente fica negativado por conta de dívidas antigas. Infelizmente por não acompanhar a situação do CPF com frequência. Com essas dicas, você pode pesquisar o CPF a qualquer momento com seu celular.

ENDEREÇOS DO SERASA CONSUMIDOR

Para quem não é digital, também tem a opção de ir a uma das agências da Serasa pelo país. Encontre a unidade mais próxima de você.

COMO REGULARIZAR O CPF

Se constar alguma pendência que você não reconheça, faça um boletim de ocorrência imediatamente. Após feito isso, entre em contato com a empresa que fez a cobrança para informar sobre a possível fraude. Por fim, procure a assistência dos órgãos de defesa do consumidor em caso de recusa para limpar o seu nome.
Agora, se o seu objetivo é regularizar a situação cadastral do CPF na Receita Federal, temos um conteúdo especial. Temos um passo a passo para você regularizar o CPF suspenso na Receita.

Missão cumprida! Você já sabe que consultar CPF na Serasa online e grátis é possível e – o principal – é muito fácil. Então, não deixe de verificar seu nome com frequência para ter uma vida financeira saudável.

Para ter mais dicas de finanças, se inscreva no nosso canal do YouTube e escute o nosso podcast.

Como saber se meu nome já saiu do Serasa?

É simples: você pode consultar a situação do seu CPF gratuitamente no site da Serasa ou no aplicativo, disponível no Google Play e na App Store. Depois de fazer login, você pode descobrir se há dívidas em seu nome e também verificar a sua pontuação de crédito, o Serasa Score 2.0.

Como saber se o nome está limpo pelo CPF?

Veja como é fácil fazer consulta do CPF na Serasa para saber se tem dívidas ou se o seu nome está negativado:.
Baixe o app da Serasa. Baixe o aplicativo da Serasa no Google Play ou na App Store. Se preferir, acesse a sua área logada no site..
Cadastre-se. Faça login com seu CPF e senha. ... .
Consulte seu CPF. Pronto!.