Qual é o melhor vinho para se tomar seco ou suave?

No momento de escolher um vinho seco ou suave, a maioria dos consumidores brasileiros ainda se questiona sobre quais são as diferenças entre os rótulos, e para tonar a sua escolha mais assertiva, preparamos um blog post com informações acessíveis e completas.

Desvende os conceitos técnicos e leve mais prazer para a sua mesa, venha com a Werle Comercial e entenda mais sobre o universo dos vinhos – bebida que é um clássico de bom gosto em todo o mundo.

Siga conosco nesta deliciosa leitura!

Existem diferenças entre vinho seco ou suave?

Sim, existem diferenças entre vinhos secos ou suaves, em características técnicas, os produtos se diferenciam à partir da quantidade de glicose presente no vinho.

Cartas mais secas, por exemplo, possuem até 4g de açúcar a cada litro, enquanto as opções suaves recebem 26g em glicose na mesma quantidade de líquido. Por isso, fique de olho, pois os níveis de açúcar precisam estar expostos nos rótulos, ao alcance dos consumidores.

Outra informação preciosa para quem iniciou há pouco tempo a busca de conhecimento sobre os tipos de vinhos é a resposta para a pergunta o que são taninos. Esses são compostos responsáveis pela sensação seca que muitos usuários sentem ao consumir a bebida mais charmosa no mundo, que está intimamente relacionada a diferença entre vinhos secos ou suaves.

Quer conhecer mais sobre o assunto e aprender a consumir bebidas com maior presença de tanino? Continue com a Werle Comercial e leia o próximo tópico!

Vinho seco: conheça mais

Como já adiantamos, as opções mais secas possuem menor quantidade de açúcar formado após a fermentação natural da uva. As uvas utilizadas nos vinhos secos não possuem glicose adicionada e são do tipo vitis vinífera.

Mas, afinal de contas, o que são vitis vinífera? São uvas conhecidas por sua nobreza em cultivos e produzem os vinhos secos clássicos como:

  • Chardonnay;
  • Syrah;
  • Merlot;
  • Cabernet Sauvignon.

Caso você ainda não seja familiarizado com estes rótulos, consumidores ao redor do globo indicam vinhos suaves e leves para a transição ou mesmo para variar as escolhas e os pratos servidos à mesa enquanto degustam.

Não deixe de conferir também os tipos de vinhos que mais agradam o paladar das mulheres e entenda por que a expressão "para cada mulher, um vinho" é necessária e verdadeira entre os usuários em todos os gêneros.

Vinho suave: entenda detalhes

Como já adiantamos aqui no post, as opções suaves possuem maior teor de açúcar presente, oferecendo ao sabor das cartas um doce característico, que é muito bem-vindo entre os consumidores iniciantes ou que buscam harmonizações específicas.

Os vinhos suaves não possuem a mesma variedade em nomes que os vinhos secos, justamente por serem opções com aroma e paladar com menores possibilidades de variação.

Recomendados para refeições do dia a dia, as cartas suaves são belas escolhas entre consumidores iniciantes na arte vinícola: deguste estas opções sempre que desejar!

Harmonização com vinho seco ou suave

Se você deseja aprender como harmonizar vinhos secos ou suaves, a Werle Comercial lhe auxilia, e acredite, é mais acessível e intuitivo do que parece.

Combinar gastronomia com os melhores rótulos é uma arte e alcançar boas harmonias demanda tempo e tentativas, mas para facilitar o processo preparamos tópicos essenciais para você, confira abaixo:

  • vinhos secos leves: harmonizam bem com queijos brie e outros clássicos, carnes brancas, opções em pizza, peixes na grelha e culinária igualmente leve;
  • vinhos secos brancos: são itens perfeitos para acompanhar frutos do mar, aves no geral e risotos;
  • vinhos secos rosés: harmonizam bem com carnes brancas, frutos do mar e saladas.

Já entre as opções suaves, as combinações são mais simples e harmonizam com carnes vermelhas em refeições, pães e massas, além de peixe assado. Hmm, abriu o apetite deste lado também?

Qual vinho faz bem a saúde: seco ou suave?

Entre o vinho seco ou suave, o que faz bem a saúde vai depender dos benefícios de cada ingrediente, mas em geral, os vinhos secos possuem propriedades mais saudáveis do que os suaves.

Os rótulos brancos eliminam sementes e cascas no processo de produção, partes da uva com alta concentração de componentes orgânicos importantes, enquanto os vinhos tintos possuem inclusão destes antioxidantes.

Em relação a concentração de açúcar, as opções secas são mais saudáveis, afinal, o alto consumo de glicose acarreta doenças como diabetes, obesidade, pressão alta, dentre outras condições orgânicas .

Gostou de conhecer mais sobre o assunto? Aprenda com a Werle Comercial como escolher vinho para presente e ofereça para aqueles que você mais ama e respeita, a experiência única de um bom vinho servido em taças.

Aproveite também para compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais e permitir que mais pessoas conheçam as diferenças entre os vinhos seco e suave. Confira sempre os conteúdos semanalmente preparados aqui no nosso blog: nós produzimos com máximo primor: até a próxima!

Qual vinho é o melhor para a saúde o seco ou suave?

O vinho tinto seco é rico em antioxidantes e flavonoides, presentes nas uvas roxas e em outras frutas vermelhas também. Por ter maior concentração de polifenóis, é o mais indicado para quem deseja melhorar a saúde cardiovascular.

Por que beber vinho seco?

Prevenção de doenças cardiovasculares Principalmente os vinhos tintos secos contêm antioxidantes que inibem a ação de radicais livres, que são causadores de diversos problemas de saúde, inclusive de doenças cardiovasculares e envelhecimento precoce.

Qual é o melhor vinho para tomar?

Confira os melhores vinhos tintos de 2022, de acordo com o sommelier Adão Andrade..
Vinho Tinto Catena Cabernet Sauvignon..
Vinho Tinto Alma Negra Mistério..
Vinho Argentino Alamos Malbec..
Vinho Carmen Insigne Carménère..
Vinho Gran Sasso Montepulciano D'Abruzzo..
Vinho Tinto Castello Di Montepò Sassoalloro IGT..

Qual a diferença entre o vinho seco e suave?

A categorização de vinho seco, meio-seco e doce (ou suave) é feita a partir da quantidade de açúcar residual por litro de vinho. Na legislação brasileira, o vinho seco tem até 4g de açúcar por litro; das 4,1g/L até 25g/L o vinho é meio-seco; acima disso, o vinho pode ser considerado doce ou suave.