Qual é o nome verdadeiro da Regina Duarte?

Regina Duarte é uma famosa atriz brasileira de cinema, teatro e televisão nascida em 5 de fevereiro de 1947 na cidade de Franca no interior de São Paulo. O papel mais marcante de Regina Duarte foi o de Viúva Porcina na novela 'Roque Santeiro' exibida na Rede Globo em 1985. Fique abaixo com a biografia da atriz que, em 2020, entrou para o mundo da política no governo de Jair Bolsonaro.

Início da carreira

Biografia de Regina DuarteFoto: Divulgação

Regina Duarte é filha de pai militar e mãe professora de piano. Começou sua experiência como atriz aos 14 anos quando entrou para o grupo TEC (Teatro do Estudante de Campinas). Sua primeira telenovela foi em 1965, 'A Deusa Vencida', exibida na TV Excelsior. No mesmo ano marcou sua estreia nos palcos, interpretando A Megera Domada de Shakespeare.

Namoradinha

Regina Duarte foi apelidada de Namoradinha do Brasil quando atuou na novela 'Minha Doce Namorada', em 1971, na TV Globo. Além da Viúva Porcina em 'Roque Santeiro', seus outros personagens marcantes em novelas foram Simone Marques de 'Selva de Pedra' em 1972, Malu no seriado 'Malu Mulher' de 1979 1980, a dupla personalidade Luana Camará/Priscila Capricce em 'Sétimo Sentido' de 1982, a politicamente correta Raquel Accioli em 'Vale Tudo' de 1988, a espalhafatosa Maria do Carmo de 'Rainha da Sucata' em 1990, além de ter sido a atriz que mais deu vida às Helenas de Manoel Carlos, nas novelas 'História de Amor' em 1995, 'Por Amor' de 1997 e 'Páginas da Vida' em 2006. Em 2008 viveu a cômica Waldete Maria, na novela '3 Irmãs', e em 2011 viveu a vilã Clô Ayala na novela 'O Astro'. A novela 'O Astro' de 2011 chegou a ter diversos finais filmados, como uma forma do verdadeiro final não ser revelado antes da hora.

Prêmios

Regina Duarte é uma atriz imensamente premiada, recebeu o Prêmio Contigo em 1971 pela atuação em 'Por Amor'; Prêmio Qualidade Profissional em 2002 pela atuação em 'Desejos de Mulher'; Prêmio Globo de Melhor Atriz em 1971 por Patrícia de 'Minha Doce Namorada'; venceu por sete vezes o Troféu Imprensa de Melhor Atriz e três vezes o Prêmio APCA/TV de Melhor Atriz.

OsPaparazzi destacou quando Regina Duarte recebeu o Troféu Mário Lago 2011 das mãos da apresentadora Hebe Camargo.

Política

Em 2020, no governo Jair Bolsonaro, assume a Secretaria Especial da Cultura. Ficou entre março e maio no cargo. Mas, distante de Brasília, foi encaminhada para a Cinemateca Brasileira, em São Paulo, com o objetivo de ficar mais perto dos filhos e netos. Foi exonerada do cargo na Cinemateca em 10 de junho de 2020.

Uma entrevista de Regina Duarte para a CNN Brasil causou muitos comentários durante a quarentena. Ela está sentada, rindo e cantando músicas do tempo da ditadura. Críticos afirmaram que Regina fez pouco caso de um período muito difícil da história do Brasil. Também cobraram mais posicionamento na defesa de artistas.

Vida pessoal, casamento, filhos

Regina Duarte se casou com o engenheiro Marcos Franco em 1969, com que teve dois filhos, André em 1970 e Gabriela em 1974, mas o casal se divorciou alguns anos depois. Regina Duarte também foi casada com o o publicitário argentino Daniel Gómez, com quem teve um filho, João Ricardo, nascido em 1981, mas este casal também não perdurou muito tempo após o nascimento do filho e também se divorciaram.

Depois Regina se casou com o pecuarista Eduardo Lippincott e tem três netos: Manuela e Frederico, filhos de Gabriela, e Théo, filho de André. A avó Regina Duarte vibrou com o nascimento de Frederico e postou uma foto do neto em seu blog.

Já foi namorada do diretor Daniel Filho.

Regina Duarte

Qual é o nome verdadeiro da Regina Duarte?
Regina Duarte - TV Globo - Arquivo Pessoal

Regina Blois Duarte, conhecida popularmente como Regina Duarte é uma atriz e diretora de teatro. Natural de Franca, SP, nasceu no dia 5 de fevereiro de 1947.

A carreira começou quando Regina tinha 14 anos, como atriz amadora do Teatro de Estudante de Campinas. Estreou profissionalmente em 1965, na TV Excelsior, na telenovela "A Deusa Vencida", sob a direção de Walter Avancini.

Chegou a cursar um ano de Comunicação na USP, mas decidiu se aceitar o convite de Boni para fazer "Véu de Noiva", na Rede Globo, em 1960, com a direção de Daniel Filho. Conquistou o título de "Namoradinha do Brasil" depois de fazer a telenovela "Minha Doce Namorada", em 1971

Fez personagens importantes da televisão, como Simone, de "Selva de Pedra", Luana/Priscilla em "Sétimo Sentido", Raquel de "Vale Tudo" e a Maria do Carmo de "Rainha da Sucata". Deu vida a grande parte das personagens com nome Helena, de Manoel Carlos. Foi a inesquecível Porcina, de "Roque Santeiro", que fazia cenas memoráveis com o ator Lima Duarte.

Assumiu a pasta da Secretaria Especial da Cultura no governo de Jair Bolsonaro em 4 de março de 2020, cargo que exerceu até 20 de maio do mesmo ano.

Regina foi casada com o engenheiro Marcos Flávio Franco Cunha, com quem teve dois filhos, o diretor André Duarte e a atriz Gabriela Duarte. Também já foi casada com o diretor Daniel Filho. Já viveu um relacionamento com o publicitário argentino Daniel Gómez, com quem teve seu terceiro filho, o cineasta João Gomez. A atriz já se casou com o diretor Del Rangel, e namorou o fazendeiro Eduardo Lippincott.


Artigos relacionados a Regina Duarte

Qual é o nome verdadeiro da Regina Duarte?

Qual é o nome verdadeiro da Regina Duarte?

Qual é o nome da Regina Duarte?

Regina Blois Duarte (Franca, 5 de fevereiro de 1947) é uma atriz e diretora de teatro brasileira.

Onde está a Regina Duarte?

Atriz e ex-secretária especial de Cultura do governo Jair Bolsonaro (PL), Regina Duarte foi vaiada neste sábado (29. out. 2022) no Teatro da Liberdade, no centro de São Paulo. Em vídeos divulgados nas redes sociais, a atriz aparece caminhando no local enquanto é vaiada com os gritos: “Fora Bolsonaro”; “Fora genocida”.

Onde nasceu Gabriela Duarte?

Campinas, São Paulo, BrasilGabriela Duarte / Local de nascimentonull