Como saber se o meu iPhone está sob escuta

Como saber se o meu iPhone está sob escuta

Privacidade é algo que tem entrado em pauta no mundo da tecnologia nos últimos meses, especialmente depois que a Apple se recusou a ajudar o FBI a desbloquear o iPhone de um terrorista para que o governo americano pudesse obter suas informações pessoais.

Diversas firmas ao redor do mundo já oferecem soluções de espionagem em aparelhos Android, mas no caso do iPhone em particular, quase sempre esse tipo de software requer a instalação de aplicativos de terceiros especializados em rastreio coleta de informações, algo que dificilmente seria aprovado pelas políticas estritas da App Store, obrigando que o aparelho a ser espionado tenha de passar por um processo de jaibreak para poder instalá-los.

Muitos pais ao redor do mundo, preocupados com o conteúdo que seus filhos acessam na web e com a comunicação que eles mantém com outras pessoas, acabam apelando para essas práticas invasivas de privacidade, e o pior de tudo, é que não há uma forma simples de verificar se o iPhone tem ou não Jailbreak — a não ser, é claro, que ele esteja sempre na versão mais atual do firmware, algo que alguns usuários sequer percebem, dependendo de seu perfil, é claro.

Pensando nesses “desavisados” sobre o estado de segurança de seus iPhones, um novo aplicativo chamado System and Security info acaba de chegar na App Store, prometendo reportar caso seu iDevice esteja ou não sendo monitorado.

O app custa apenas US$0.99 e traz uma série de ferramentas que detalham desde o uso da CPU e memória, até a deteção de malwares, jailbreak e lista de processos ativos. Para baixá-lo, basta clicar no link abaixo:

  • Download System and Security Info para iOS

ATUALIZAÇÃO: O app foi removido da App Store.


Saiba o que fazer se não conseguir ouvir a voz de uma pessoa claramente, se ouvir estalidos, estática ou se se deparar com problemas de qualidade de som.

Siga os passos indicados abaixo

  1. Se o dispositivo tiver um botão Toque/Silêncio, mova-o para a frente, na direção do ecrã do dispositivo, de forma a que a marcação cor de laranja não fique visível. Se estiver a utilizar um iPad, também pode passar o dedo para baixo a partir do canto superior direito para abrir a Central de controlo e certificar-se de que o Modo sem som está desativado. 
    Como saber se o meu iPhone está sob escuta
  2. Abra as Definições > Concentração > Não incomodar e certifique-se de que a opção Não incomodar está inativa.

Contactar o Suporte Apple

Se verificou as definições de som e o dispositivo continuar com problemas de som, contacte o Suporte Apple para conhecer as opções de assistência.

Se pretender experimentar mais passos

Se preferir, seguem-se mais alguns passos que pode experimentar. Após seguir estes passos, poderá continuar a precisar de contactar o Suporte Apple para conhecer as opções de assistência.

  1. Remova todos os protetores de ecrã, películas ou capas do seu dispositivo. 
  2. Verifique se a abertura do altifalante está bloqueada ou suja. Apenas no iPhone, certifique-se de que o auscultador não está bloqueado ou sujo. 
  3. Se for necessário, limpe a abertura do altifalante ou auscultador com uma escova pequena e suave. Certifique-se de que a escova está limpa e seca.
  4. Aceda a Definições > Sons (ou a Definições > Sons e háptica) e arraste o nivelador Toque e avisos para a frente e para trás algumas vezes. Se não ouvir qualquer som, ou se o botão do altifalante no nivelador Toque e avisos estiver indisponível, o altifalante poderá necessitar de assistência.
  5. Se ouvir som, experimente efetuar uma chamada com o seu iPhone e ativar a alta-voz. No iPad ou iPod touch, efetue uma chamada FaceTime. Se ainda não conseguir ouvir, ou se ouvir estática ou estalidos, o problema pode estar na rede ou no sinal. Tente telefonar novamente mais tarde ou a partir de uma localização diferente.

O FaceTime não está disponível em todos os países ou regiões.

Data de publicação: 23 de junho de 2022

Como saber se meu iPhone tá com escuta?

“Um indicador aparece na parte superior da tela sempre que um aplicativo está usando seu microfone ou câmera”, afirma a Apple. No Centro de Controle, os usuários podem conferir qual aplicativo está “espionando” suas atividades através do uso do microfone ou da câmera.

Como saber se o meu celular está com escuta?

Alguns sinais no seu telefone podem ser indícios de que ele esteja hackeado. Consumo maior de dados, superaquecimento e mensagens que você não reconhece podem ser resultado de uma espionagem.

É possível saber se o seu celular está sendo espionado?

Se esse for o caso, pode ser interessante usar uma ferramenta de detecção. Uma opção é o Hidden Apps Detector, disponível na Google Play, que mostra programas que estão ocultos no celular. Se houver apps indesejados, basta tocar neles e desinstalar.

Como saber se o seu telefone está sendo vigiado?

Fique atento: Observe se o seu telefone está esquentando além do comum, ou se a bateria está descarregando de forma repentina; confira se os alertas e notificações recebidas estão abrindo de forma automática, sem que você tenha dado algum comando ou visualizado as mensagens previamente.