Como como comparar as fracoes tres quartos e dois tersos

Comparar frações significa olhar para duas frações e descobrir qual é a maior. Para comparar frações, tudo o que precisa fazer é deixá-las com o mesmo denominador e ver qual tem o maior numerador, assim você dirá qual é maior. A parte mais difícil é saber como ter certeza que as frações têm denominadores comuns, mas não é tão complicado assim. Se quiser saber como comparar frações, siga os Passos abaixo.

  1. 1

    Veja se as frações têm os mesmos denominadores. Esse é o primeiro passo para compará-las. O denominador é o número de baixo da fração e o numerador, o de cima.[1] X Fonte de pesquisa Ir à fonte Por exemplo, as frações 5/7 e 9/13 não têm o mesmo denominador porque 7 não é igual a 13. Dessa forma, você precisar fazer algumas coisas para compará-las.[2] X Fonte de pesquisa Ir à fonte

    • Se o denominador das frações for o mesmo, você só precisa olhar o numerador para saber qual é maior. Por exemplo, com as frações 5/12 e 7/12, você sabe que 7/12 é maior que 5/12 porque 7 é maior que 5.

  2. 2

    Encontre um denominador comum para saber qual fração é maior.[3] X Fonte de pesquisa Ir à fonte Para somar e subtrair frações, você deve encontrar o menor denominador comum entre elas, mas como está só comparando-as, pode cortar o caminho e multiplicar os denominadores das duas frações para descobrir um denominador comum.

    • 7 x 13 = 91, portanto o denominador comum entre essas duas frações será 91.

  3. 3

    Altere os numeradores das frações.[4] X Fonte de pesquisa Ir à fonte Agora, você precisará alterar os numeradores para que os valores das frações continuem os mesmos. Para fazer isso, você precisará multiplicar o numerador de cada fração pelo mesmo número que multiplicou o denominador para chegar a 91.

    • Com a fração original 5/7, você multiplicou 7 por 13 para chegar no denominador 91, portanto precisará multiplicar 5 por 13 para ter o novo numerador. Basicamente, você estará multiplicando o numerador e o denominador da fração por 13/13 (que é igual a 1). 5/7 x 13/13 = 65/91.
    • Com a fração original 9/13, você multiplicou 13 por 7 para chegar no denominador 91, portanto precisará multiplicar 9 por 7 para ter o novo numerador. 9 x 7 = 63, portanto a nova fração é 63/91.

  4. 4

    Compare os numeradores das frações. A fração com o maior numerador é a maior.[5] X Fonte de pesquisa Ir à fonte Portanto, 65/91 é maior do que 63/91 porque 65 é maior que 63. Isso significa que a fração original, 5/7, é maior do que 9/13.

O wikiHow é uma "wiki"; ou seja, muitos de nossos artigos são escritos em parceria com várias pessoas. Para criar este artigo, autores voluntários trabalharam para editá-lo e melhorá-lo desde seu início. Este artigo foi visualizado 117 864 vezes.

Categorias: Matemática

Esta página foi acessada 117 864 vezes.

Frações equivalentes dizem respeito a uma propriedade das frações, representantes do conjunto dos números racionais. Essa propriedade mostra que existe uma infinidade de frações que representam a mesma quantidade, isto é, expressam o mesmo número.

Em matemática, quando dizermos que dois elementos são equivalentes é o mesmo que dizer que eles são iguais. Assim, quando dizemos que A é equivalente a B, podemos representá-los por:

A = B

Saiba mais: Fração e as operações matemáticas: saiba como resolvê-las

O que são frações?

Fração é uma forma de representar partes de um ou mais inteiros. Por exemplo, ao dividir uma pizza em 8 fatias, teremos que cada parte corresponde a um oitavo do total. Confira na figura:

Ou seja, se somarmos todas as partes, obteremos um inteiro, veja:

O número que se encontra na parte de cima da fração chamamos de numerador, e o número que está na parte de baixo chamamos de denominador. Assim, no exemplo anterior, o número 1 é o numerador e o número 8 é o denominador.

O que são frações equivalentes?

Frações equivalentes são aquelas que representam a mesma quantidade ou o mesmo número. Veja o exemplo:

Olhando para essas imagens, podemos encontrar algumas equivalências, por exemplo: considerar 6/24 é o mesmo que considerar 1/4. Ou seja:

Podemos dizer também que 12/24 é o mesmo que considerar 1/2. Ou seja:

Ou, por exemplo, considerar 18/24 é o mesmo que considerar 1/3.

Tais frações são todas equivalentes, pois elas representam a mesma quantidade. Perceba também que se a simplificarmos encontraremos outras frações equivalentes.

Vamos dizer que duas frações são equivalentes quando as multiplicamos de forma cruzada e o resultado da igualdade é verdadeiro. Veja o próximo exemplo:

Verifique se as frações 18/24 e 3/4 são equivalentes.

Como como comparar as fracoes tres quartos e dois tersos
Como a igualdade é verdadeira, as frações são equivalentes.

Leia mais: Redução de fração ao mesmo denominador

Como encontrar frações equivalentes?

Como como comparar as fracoes tres quartos e dois tersos
A equivalência entre frações é a possibilidade de representar a mesma quantidade em frações diferentes.

Para encontrar a fração ou as frações equivalentes, basta dividir ou multiplicar o numerador e o denominador da fração por um mesmo número diferente de zero. Quando realizamos a operação de divisão, estamos simplificando a fração.

Vamos determinar algumas frações equivalentes a 2/8.

Exercícios resolvidos

Questão 1 - Verifique se as frações a seguir são equivalentes:

Resolução

Questão 2 - Sabendo que estas frações são equivalentes, determine o valor de x:

Resolução

Por Robson Luiz
Professor de Matemática

As frações possuem o objetivo de representar partes de um inteiro através de situações geométricas ou numéricas. Podemos comparar frações utilizando a representação numérica através de algumas técnicas e propriedades. Comparar significa analisar qual representa a maior ou menor quantidade ou se elas são iguais.

1º situação

Quando os denominadores são iguais, basta compararmos somente o valor dos numeradores. Observe a comparação entre as frações

Como como comparar as fracoes tres quartos e dois tersos
 .

Note que os denominadores são iguais, dessa forma, vamos comparar os numeradores:

4 > 2 (quatro é maior que dois), então 

Como como comparar as fracoes tres quartos e dois tersos
 .

Veja outra comparação envolvendo as frações

Como como comparar as fracoes tres quartos e dois tersos
 .


Os denominadores também são iguais, assim basta identificarmos qual dos numeradores é maior. Percebemos que 15 é maior que 7 (15 > 7), portanto
Como como comparar as fracoes tres quartos e dois tersos
 .

2ª situação

Quando os denominadores são diferentes, devemos realizar operações no intuito dos denominadores se tornarem iguais. Quando eles se tornam iguais aplicamos as definições da 1ª situação. O processo que irá transformar os denominadores em valores iguais é chamado de redução e consiste em descobrir um número pelo qual iremos multiplicar os membros de uma fração para que os denominadores assumam o mesmo valor. Observe:

Como como comparar as fracoes tres quartos e dois tersos

As frações dadas possuem denominador 6 e 3, respectivamente. Vamos multiplicar os membros da 1ª equação por 3 e multiplicar os membros da 2ª equação por 6. Veja:

Note que

Como como comparar as fracoes tres quartos e dois tersos
 , portanto
Como como comparar as fracoes tres quartos e dois tersos
 . Observe que multiplicamos os membros da 1ª equação pelo denominador da 2ª equação e os membros da 2ª equação pelo denominador da 1ª equação. Veja mais um exemplo:

Vamos comparar as frações

Como como comparar as fracoes tres quartos e dois tersos
 .

Vamos aplicar as reduções nas frações utilizando a regra prática já enunciada.

Observe que

Como como comparar as fracoes tres quartos e dois tersos
 , dessa forma temos que
Como como comparar as fracoes tres quartos e dois tersos
 .

Por Marcos Noé Graduado em Matemática

Equipe Brasil Escola

Fração - Matemática - Brasil Escola