Qual o pigmento responsável pela fotossíntese?

A clorofila é um pigmento verde encontrado nos cloroplastos (organelas celulares de plantas e algas). Estão presentes nas folhas e outras partes que ficam expostas ao sol, sendo responsáveis pela absorção da luz solar no processo da fotossíntese. Também estão presentes nas cianobactérias e em organismos protistas (dinoflagelados, algas vermelhas) que são autótrofos.

Para que Serve a Clorofila?

A clorofila faz a absorção da energia luminosa, durante a fase clara da fotossíntese, que será transformada em energia química, sendo usada na produção dos carboidratos resultantes do processo.

Como é feita a absorção da luz?

As clorofilas a e b são substâncias que absorvem os comprimentos de onda correspondentes ao seu espectro de absorção e refletem os comprimentos de onda da sua cor, o verde. Desse modo, um pimentão verde absorve todos os comprimentos de onda do espectro visível exceto o verde, o qual reflete. Já o pimentão vermelho, absorve todos os comprimentos menos o vermelho que ele reflete.

Qual o pigmento responsável pela fotossíntese?
Espectro Eletromagnético

Vale lembrar que o espectro de luz visível compreende os comprimentos de onda desde 400 nm até 760 nm, composto pelas cores violeta, anil, azul, verde, amarelo, laranja e vermelho que são decompostas ao atravessar um prisma. As clorofilas a e b absorvem melhor as faixas que vão do violeta ao azul ( entre os 400 e 500 nm) e do vermelho (por volta de 700 nm).

Leia Também Espectro Eletromagnético.

Como é a Clorofila?

É uma molécula do grupo das porfirinas, assim como a hemoglobina (pigmento do sangue), composta por anéis que têm em sua composição carbono, hidrogênio e nitrogênio e o magnésio ao centro.Ligada a um dos anéis há uma cadeia de fitol (tipo de terpeno, com carbonos e hidrogênios).Existem 4 tipos: as clorofilasa e b nas plantas e em outros organismos existem as clorofilas c e d. A diferença entre as duas primeiras está na composição química, a clorofila a possui o radical CH3 no lugar do CHO presente na clorofila b.

Qual o pigmento responsável pela fotossíntese?
Molécula de Clorofila, com o radical R, que muda de acordo com o tipo a ou b

Onde é encontrada?

As moléculas de clorofila são produzidas pelos cloroplastos. Estão concentradas nas membranas dos tilacoides, que são estruturas lamelares localizadas no interior dos cloroplastos.

Se quiser saber mais sobre os cloroplastos, leia o artigo.

Outros Pigmentos Associados

Os carotenoides são pigmentos amarelos e alaranjados, localizados junto às clorofilas nos cloroplastos e em grande quantidade nos xantoplastos, conferindo cor às flores, frutos e outras partes das plantas. Possuem papel acessório na fotossíntese, pois eles absorvem comprimentos de onda diferentes daqueles captados pela clorofila e transferem energia para ela.

Carotenoides na alimentação

A zeaxantina (milho), o licopeno (tomate) são tipos de carotenoides; outro muito comum é o caroteno b, que é convertido em vitamina A durante o processo digestivo dos animais, sendo portanto essencial a ingestão de vegetais que o contenha. Exemplos de alimentos ricos em carotenoides são: mamão, manga, cenoura, milho, tomate, entre outros.

A fotossíntese é um processo pelo qual, utilizando a energia luminosa, os seres fotoautotróficos produzem matéria orgânica a partir de dióxido de carbono e água, com libertação de oxigénio.

A fotossíntese não se resume apenas às plantas; alguns protistas (por exemplo as algas) e as cianobactérias realizam-na também. Contudo, nestes últimos organismos, o processo tem lugar ao nível de lamelas internas localizadas no citoplasma ou em extensões da membrana citoplasmática. Nos seres eucariontes (plantas e algas), realiza-se nos cloroplastos.

Para a realização da fotossíntese são necessários pigmentos fotossintéticos que se localizam no interior dos cloroplastos. A função dos pigmentos é absorver energia luminosa e convertê-la em energia química, sendo responsáveis, também, pelas cores das folhas das plantas, nas diferentes fases do seu desenvolvimento. As clorofilas são as mais abundantes e imprimem uma cor verde; os carotenoides conferem tons amarelos e laranja característicos durante o outono, quando ocorre o processo de degradação das clorofilas, que deixam de mascarar a presenças dos carotenoides.

A energia emitida pelo Sol integra um largo espetro de radiações com diferentes comprimentos de onda designado por espetro eletromagnético. A radiação visível pelo olho humano corresponde aos comprimentos de onda entre 380 nm e 750 nm. Quando atravessa um prisma ótico, a luz visível decompõe-se nas suas radiações constituintes, desde o violeta até ao vermelho, como num arco-íris. A propagação da luz ocorre através de fotões.

Os vários tipos de pigmentos fotossintéticos apresentam estruturas diferentes e captam radiações de diferentes comprimentos de onda. Quando absorvem fotões, os eletrões dos pigmentos são excitados e passam para níveis energéticos superiores, podendo ser transmitidos a outras moléculas acetoras de eletrões. Ocorrem, assim, reações de oxidação-redução. Quando uma molécula perde um eletrão, sofre oxidação e fica oxidada. O aceitador de eletrões, por sua vez, ao receber o eletrão, sofre redução e fica reduzido.

Quando a luz incide sobre as folhas das plantas, as clorofilas absorvem, essencialmente, as radiações do espetro visível de comprimentos de onda correspondentes ao azul-violeta e ao laranja-vermelho, enquanto que as radiações correspondentes ao verde são refletidas e, por isso, vemos as folhas de cor verde. Há, deste modo, uma relação entre o espetro de absorção dos pigmentos fotossintéticos e o espetro de ação da fotossíntese, evidenciando a eficiência fotossintética em função dos comprimentos de onda das diferentes radiações absorvidas. As faixas com maior intensidade fotossintética são as azul-violeta e laranja-vermelho, pois são aquelas onde ocorre maior absorção. A menor intensidade fotossintética verifica-se na faixa do verde, pois existe uma menor absorção.

Qual o pigmento responsável pela fotossíntese?

Assim sendo, as plantas que possuem clorofila possuem coloração esverdeada. A clorofila é o pigmento responsável por captar a luz e garantir que organismos fotossintetizantes consigam produzir seu alimento por meio do processo da fotossíntese.

Qual o pigmento responsável pela fotossíntese e onde ele é encontrado?

A clorofila é um pigmento verde encontrado nos cloroplastos (organelas celulares de plantas e algas). Estão presentes nas folhas e outras partes que ficam expostas ao sol, sendo responsáveis pela absorção da luz solar no processo da fotossíntese.