Dentre as orações abaixo, a única na qual se encontra uma oração subordinada adjetiva e

1.(UFSCAR) Marque a opção que contém oração subordinada substantiva completiva nominal:

a)”Tanto eu como Pascoal tínhamos medo de que o patrão topasse Pedro Barqueiro nas ruas da cidade.” b)”Era preciso que ninguém desconfiasse do nosso conluio para prendermos o Pedro Barqueiro.” c) “Para encurtar a história, patrãozinho, achamos Pedro Barqueiro no rancho, que só tinha três divisões: a sala, o quarto dele e a cozinha.” d) “Quando chegamos, Pedro estava no terreiro debulhando milho, que havia colhido em sua rocinha, ali perto.”

e)”Pascoal me fez um sinalzinho, eu dei a volta e entrei pela porta do fundo para agarrar o Barqueiro pelas costas.”

2.(PUC) Assinale a alternativa que apresenta um período composto onde uma das orações é subordinada adjetiva:

a) “… a nenhuma pedi ainda que me desse fé: pelo contrário, digo a todas como sou”. b) “Todavia, eu a ninguém escondo os sentimentos que ainda há pouco mostrei.” c) “… em toda a parte confesso que sou volúvel, inconstante e incapaz de amar três dias um mesmo objeto”. d) “Mas entre nós há sempre uma grande diferença; vós enganais e eu desengano.”

e) ” – Está romântico!… está romântico… – exclamaram os três…”

3. (PUC) Nos trechos: “… não é impossível que a notícia da morte me deixasse alguma tranqüilidade, alívio e um ou dois minutos de prazer” e “Digo-vos que as lágrimas eram verdadeiras”. A palavra “que” está introduzindo, respectivamente, orações:

a) subordinada substantiva subjetiva, subordinada substantiva objetiva direta b) subordinada substantiva objetiva direta, subordinada substantiva objetiva direta c) subordinada substantiva subjetiva, subordinada substantiva predicativa d) subordinada substantiva completiva nominal, subordinada adjetiva explicativa

e) subordinada adjetiva explicativa, subordinada substantiva predicativa

4.(FUVEST) “Maria das Dores entra e vai abrir o comutador. Detenho-a: não quero luz.” Os dois pontos (:) usados acima estabelecem uma relação de subordinação entre as orações. Que tipo de subordinação?

a) temporal b) concessiva c) final d) conclusiva

e) causal

5. (CESGRANRIO) Assinale o período em que ocorre a mesma relação significativa indicada pelos termos destacados em: “A atividade científica é tão natural quanto qualquer outra atividade econômica.”

a) Ele era tão aplicado, que em pouco tempo foi promovido. b) Quanto mais estuda, menos aprende. c) Tenho tudo quanto quero. d) Sabia a lição tão bem como eu.

e) Todos estavam exaustos, tanto que se recolheram logo.

6. (PUC) No período: “Apesar disso a palestra de Seu Ribeiro e D. Glória é bastante clara”, a palavra grifada veicula uma idéia de:

a) concessão b) condição c) comparação d) modo

e) consequência

7. (FUVEST) No período: “Ainda que fosse bom jogador, não ganharia a partida”, a oração destacada encerra idéia de:

a) causa b) condição c) concessão d) proporção

e) fim

8. (FUVEST) Na frase “Entrando na faculdade, procurarei emprego.”, a oração subordinada indica idéia de:

a) concessão b) lugar c) oposição d) consequência

e) condição

9. (PUC) Assinale a alternativa em que a subordinada não traduza idéia de consequência, comparação, concessão e causa:

a) Porquanto não fosse um ancião convencional, enterrou-se de sobrecasaca e polainas. b) Desde que era um ancião convencional, enterrou-se de sobrecasaca e polainas. c) Ele era um ancião tão convencional que se enterrou de sobrecasaca e polainas. d) Ele era um ancião mais convencional do que o que se enterrou de sobrecasaca e polainas.

e) Ele era um ancião convencional, na medida em que se enterrou de sobrecasaca e polaina.

10. (FUVEST) No período: “Era tal a serenidade da tarde, que se percebia o sino de uma freguesia distante, dobrando a finados.”, a segunda oração é:

a) subordinada adverbial causal b) subordinada adverbial consecutiva c) subordinada adverbial concessiva d) subordinada adverbial comparativa

e) subordinada adverbial subjetiva

11. (ENEM 2016)

O senso comum é que só os seres humanos são capazes de rir. Isso não é verdade? Não. O riso básico — o da brincadeira, da diversão, da expressão física do riso, do movimento da face e da vocalização — nós compartilhamos com diversos animais. Em ratos, já foram observadas vocalizações ultrassônicas — que nós não somos capazes de perceber — e que eles emitem quando estão brincando de “rolar no chão”. Acontecendo de o cientista provocar um dano em um local específico no cérebro, o rato deixa de fazer essa vocalização e a brincadeira vira briga séria. Sem o riso, o outro pensa que está sendo atacado. O que nos diferencia dos animais é que não temos apenas esse mecanismo básico. Temos um outro mais evoluído. Os animais têm o senso de brincadeira, como nós, mas não têm senso de humor. O córtex, a parte superficial do cérebro deles, não é tão evoluído como o nosso. Temos mecanismos corticais que nos permitem, por exemplo, interpretar uma piada.

Disponível em: http://globonews.globo.com. Acesso em: 31 maio 2012 (adaptado).

A coesão textual é responsável por estabelecer relações ntre as partes do texto. Analisando o trecho “Acontecendo de o cientista provocar um dano em um local específico no cérebro “, verifica-se que ele se estabelece com a oração seguinte uma relação de

a)finalidade, porque os danos causados ao cerébro têm por finalidade provocar a falta de vocalização dos ratos b) oposição, visto que o dano causado em um local específico no cérebro é contrário à vocalização dos ratos. c) condição, pois é preciso que se tenha lesão específica no cérebro para que não haja vocalização dos ratos. d) consequência, uma vez que o motivo de não haver mais vocalização dos ratos é o dano causado no cérebro.

e) proporção, já que à medida que se lesiona o cérebro não é mais possível que haja vocalização dos ratos.

12. (UFPR 2013) Considere a seguinte informação extraída de uma notícia de jornal:

43% dos domicílios do Brasil são inadequados para moradia, diz IBGE. Taxa representa 24,7 milhões dos 57,5 milhões de lares no país em 2008. Em 1992,

porém, 63,2% das casas não eram consideradas adequadas.

A conexão entre as afirmações feita com o uso de “porém” destaca que os índices de domicílios inadequados para moradia em 2008 e 1992:

a) são semelhantes: os índices eram muito altos em 1992 e continuam altos em 2008. b) estão em oposição: mesmo altos, os índices de 2008 revelam uma melhoria em relação a 1992. c) são contraditórios: os dados de 2008 mostram resultados opostos ao que se poderia prever a partir dos dados de 1992. d) apontam para direções contrárias: revelam um retrocesso na adequação das moradias entre 1992 e 2008.

e) são complementares: os índices de 2008 eram previsíveis a partir dos dados de 1992.

13. (IFCE 2016)

Dentre as orações abaixo, a única na qual se encontra uma oração subordinada adjetiva e

Com relação à classificação dos períodos compostos por subordinação na tirinha acima, é correto afirmar-se que no

a) terceiro quadrinho temos uma oração adjetiva explicativa. b) último quadrinho temos uma oração substantiva. c) primeiro quadrinho temos uma oração substantiva. d) segundo quadrinho temos uma oração adverbial temporal.

e) terceiro quadrinho temos uma oração adjetiva restritiva.

14. (Espcex (Aman) 2017) Em “A velha disse-lhe que descansasse”, do conto Noite de Almirante, de Machado de Assis, a oração grifada é uma subordinada

a) substantiva objetiva indireta. b) adverbial final. c) adverbial conformativa. d) adjetiva restritiva.

e) substantiva objetiva direta.

15. (FATEC 2017)

Mais escolarizadas, mulheres ainda ganham menos e têm dificuldades de subir na carreira

As mulheres brasileiras já engravidam menos na adolescência, estudam mais do que os homens e tiveram aumento maior na renda média mensal, segundo mostram as Estatísticas de Gênero do IBGE, retiradas da base de dados do Censo de 2010, mas elas ainda ganham salários menores e tem dificuldades em ascender na carreira. <http://tinyurl.com/gnbsmbs&gt; Acesso em: 29.08.2016. Adaptado.

O título do artigo – Mais escolarizadas, mulheres ainda ganham menos e têm dificuldades de subir na carreira – poderia ser substituído, sem causar prejuízo de sentido, por:

a) Mulheres, mais escolarizadas, porventura ganham mais, entretanto possuem empecilhos para subir na carreira. b) Mulheres, mais escolarizadas, ainda ganham menos, bem como enfrentam obstáculos para subir na carreira. c) Mulheres, mais escolarizadas, às vezes ganham menos, por conseguinte apresentam especificidades para se elevarem na carreira. d) Mais escolarizadas, mulheres, ainda que enfrentem dificuldades para progredirem na carreira, ganham o mesmo ou mais.

e) Mais escolarizadas, mulheres apresentam particularidades para subir na carreira, porquanto já ganham mais.

16. (Espcex (Aman) 2017)

“Pela primeira vez na história, pesquisadores conseguiram projetar do zero o genoma de um ser vivo (uma bactéria, para ser mais exato) e ‘instalá-lo’ com sucesso numa célula, como quem instala um aplicativo no celular.

É um feito e tanto, sem dúvida. Paradoxalmente, porém, o próprio sucesso do americano Craig Venter e de seus colegas deixa claro o quanto ainda falta para que a humanidade domine os segredos da vida. Cerca de um terço do DNA da nova bactéria (apelidada de syn3.0) foi colocado lá por puro processo de tentativa e erro – os cientistas não fazem a menor ideia do porquê ele é essencial.”

Folha de S. Paulo, 26/03/2016.

O texto informativo acima, que apresenta ao público a criação de uma bactéria apenas com genes essenciais à vida, contém vários conectivos, propositadamente destacados. Pode-se afirmar que

a) para inicia uma oração adverbial condicional, pois restringe o genoma à condição de bactéria. b) e introduz uma oração coordenada sindética aditiva, pois adiciona o projeto à instalação do genoma. c) como introduz uma oração adverbial conformativa, pois exprime acordo ou conformidade de um fato com outro. d) porém indica concessão, pois expressa um fato que se admite em oposição ao da oração principal.

e) para que exprime uma explicação: falta muito para a humanidade dominar os segredos da vida.

17. (ITA 2018)

O Brasil será, em poucas décadas, um dos países com maior número de idosos do mundo, e precisa correr para poder atendê-los no que eles têm de melhor e mais saudável: o desejo de viver com independência e autonomia. […] O mantra da velhice no século XXI é “envelhecer no lugar”, o que os americanos chamam de aging in place. O conceito que guia novas políticas e negócios voltados para os longevos tem como principal objetivo fazer com que as pessoas consigam permanecer em casa o maior tempo possível, sem que, para isso, precisem de um familiar por perto. Não se trata de apologia da solidão, mas de encarar um dado da realidade contemporânea: as residências não abrigam mais três gerações sob o mesmo teto e boa parte dos idosos de hoje prefere, de fato, morar sozinha, mantendo-se dona do próprio nariz.

Disponível em: <http://veja.abril.com.br/brasillenvelhecer-no-seculo-xxi/&gt;, 18 mar. 2016.Adaptado. Acesso em: 10 ago. 17.

A conjunção em destaque na frase “Não se trata de apologia da solidão, mas de encarar um dado da realidade contemporânea: …” possui a função semântica de

a) retificação. b) compensação. c) complementação. d) separação.

e) acréscimo.

18. (FUVEST 2000)

Texto para as questões de 19 a 21

Óbito do autor

Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte. Suposto o uso vulgar seja começar pelo nascimento, duas considerações me levaram a adotar diferente método: a primeira é que eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço; a segunda é que o escrito ficaria assim mais galante e mais novo.

(Machado de Assis, Memórias póstumas de Brás Cubas,Capítulo primeiro)

No texto, o particípio suposto expressa uma idéia de

a)causa. b)finalidade. c)tempo. d)concessão.

e)conformidade.

19. (PUC-SP) Dentre as orações abaixo, a única na qual se encontra uma oração subordinada adjetiva é

a)”… a nenhuma pedi ainda que me desse fé: pelo contrário, digo a todas como sou”. b) “Todavia, eu a ninguém escondo os sentimentos que ainda há pouco mostrei.” c) “… em toda a parte confesso que sou volúvel, inconstante e incapaz de amar três dias um mesmo objeto”. d) “Mas entre nós há sempre uma grande diferença; vós enganais e eu desengano.”

e)” – Está romântico!… está romântico… – exclamaram os três…”

20. (PUC)  “É preciso (I) levar tudo isso em conta (II) quando se analisa o (III) que está ocorrendo em nossos dias.” A classificação das orações subordinadas sublinhadas é, respectivamente:

a) adjetiva (I), adverbial (II), substantiva (III); b) substantiva (I), adjetiva (II), substantiva (III); c) adverbial (I), substantiva (II), adjetiva (III); d) substantiva (I), adverbial (II), adjetiva (III);

e) adverbial (I), adverbial (II), substantiva (III).

Ver todos os posts por aqualtunegramatica

  • DIÁRIO DE UM LINGUISTA
  • WordPress.com em Português (Brasil)
Posts Selecionar o mês agosto 2020  (1) janeiro 2019  (2) outubro 2018  (6) setembro 2018  (2) agosto 2018  (2)