Você já deve ter ouvido a pergunta quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha

Você já deve ter ouvido a pergunta quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha

Giupignato1010 @Giupignato1010

December 2019 1 7 Report

Você já deve ter ouvido a pergunta: “Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha?”. Raciocinando de acordo com a história evolutiva dos vertebrados, tente responder a essa pergunta.

O ovo. Prontinho, eis a resposta. Explicação, há duas possíveis – depende de como você interpreta a pergunta.

Se estivermos pensando em ovo como um conceito mais amplo – qualquer ovo, de qualquer animal –, precisamos embarcar na máquina do tempo. Todas as aves põem ovos, não só as galinhas. E as aves descendem de dinossauros, répteis que também eram todos botadores.

De fato, todos os animais vertebrados possuíam ovos originalmente. Alguns ramos, como os mamíferos, abandonaram esse método ao longo de sua evolução em prol da gestação que conhecemos. Mas isso é exceção.

Inclua na conta os invertebrados, como crustáceos e insetos, temos que 99% dos animais se reproduzem com ovos.

Pensando nisso, essa moda reprodutiva começou há no mínimo 500 milhões anos, no período Cambriano, quando uma explosão de biodiversidade deu origem aos ancestrais de quase todos os bichos que a gente conhece hoje. Esses ancestrais foram se ramificando em incontáveis espécies, e a maioria delas manteve os ovos como meio preferencial de trazer bebês ao mundo.

O único empecilho nesse raciocínio é que nem todo ovo para os biólogos é o que você chama de ovo: peixes, por exemplo, têm ovos minúsculos e molengas, sem casca calcária nem nada parecido com clara ou gema. São feitos para o ambiente aquático.

Continua após a publicidade

Sendo assim, talvez seja sensato delimitar a busca a ovos amnióticos – os ovos cascudos que conhecemos. Essa é um invenção dos ancestrais dos répteis atuais, e surgiu há algo entre 370 e 340 milhões de anos. Nessa época, nem a galinha nem qualquer outra ave sonhavam em existir. Portanto, o ovo veio primeiro.

Ovos amnióticos são um tipo impressionante de engenharia biológica. Impermeáveis ao mundo exterior, fornecem nutrientes e oxigênio para o embrião, e lidam com as excreções do futuro bebê sem precisar eliminá-las no ambiente.

Agora, vamos dar a outra explicação: e no caso específico do ovo da galinha? 

As galinhas são animais domésticos. O nome científico já diz: Gallus gallus domesticus. O Gallus gallus original, selvagem, era uma ave com muito menos carne e muito mais vontade de bicar humanos. Seu nome leigo é galo-banquiva, e sua história com os humanos começou no sul da Ásia, provavelmente há uns 10 mil anos.

Os pintinhos de galo-banquiva mais dóceis e gordinhos eram selecionados e postos para cruzar, dando origem a gerações progressivamente mais tranquilas com o passar dos anos. Ninguém sabe os detalhes de como isso aconteceu, mas é possível que grande parte do processo tenha sido inconsciente.

Os humanos pré-históricos criavam as aves mais suculentas e bem humoradas porque elas forneciam mais comida e davam menos trabalho, mas não ocorreu a ninguém que esse era um processo de seleção artificial, capaz de criar uma nova espécie. Assim surgiu um bicho fácil de ter em casa, que dá um bom almoço e é uma máquina de ovos. Galinhas são tão artificiais quanto iPhones.

Dentro dessa linha de pensamento, a questão do ovo se resume ao seguinte: um belo dia, uma “quase galinha” pôs um ovo cujo pintinho era só um pouquinho mais tranquilo que a mãe. E esse pintinho foi a primeira galinha – tudo depende do quão calmo e gordo você exige que o pintinho fique para declará-lo uma galinha oficialmente, e não mais a ave ancestral selvagem. Portanto, pela segunda vez neste texto, o ovo veio primeiro.

Uma das perguntas mais instigantes que podemos nos fazer é sobre nossa origem. De onde viemos? E, estabelecendo essa referência, podemos refletir melhor sobre para onde vamos… Mas vamos nos tirar da conversa pra facilitar, e vamos usar uma ave. Por exemplo, uma galinha. Qual a origem de uma galinha? Um ovo, que choca num pintinho que vai se desenvolver numa galinha (ou galo!). Até aí é fácil, mas se o ovo vem da galinha, de onde veio o primeiro ovo, que gerou a primeira galinha? Essa resposta passa pelo trabalho de um cientista inglês, nascido no início de 1809, chamado Charles Darwin.

Uma das maiores contribuições de Charles Darwin para a ciência foi a idéia de que todos os seres que existem em nosso planeta possuem uma mesma origem. Sim, todas as pessoas possuem algum grau de parentesco, assim como você com seu cachorrinho de estimação e as plantas da varanda, por mais estranho que seja. Mas alguns são parentes próximos e outros são parentes muito, muito distantes (tipo aqueles que aparecem em casamentos e que vc nunca viu na vida, mas muito mais distantes ainda…). Essa ideia, de que toda as formas de vida são conectadas, levou Darwin a associar o padrão de evolução a uma árvore.

Nesta “árvore”, a base do tronco seria o primeiro organismo a surgir na Terra, um organismo primitivo que é o ancestral de toda a vida na Terra como observada hoje. Quando os galhos se bifurcam, significa que um organismo deu origem a dois outros, diferentes do primeiro. Assim, onde havia um organismo, em determinado momento passam a haver dois. Cada um desses, por sua vez, poderá dar origem a outros dois, e assim por diante. Esse processo de mudança dos organismos com o passar do tempo ficou conhecido como evolução, e podemos usá-lo para explicar o problema de onde veio o primeiro ovo, que daria origem à primeira galinha. Como os organismos mudam com o passar o tempo, houve no passado um organismo que colocava ovos, mas que ainda não era uma galinha. Assim, foi o ovo quem veio antes, pois ele já era posto por outros animais, antes de existir a galinha que conhecemos hoje. Ou você nunca ouviu falar em ovos de dinossauros? Sim, a galinha é um primo distante dos dinossauros.

A representação da vida em uma árvore com ramos que se bifurcam sucessivamente, entretanto, esbarra em um problema: nós conhecemos o que existe vivo hoje em dia (os galhos das extremidades da árvore), mas como saber quem (ou como) eram os ancestrais desses organismos? Para muitos casos, a paleontologia dá as respostas, por meio de fósseis e outros registros. Entretanto, não existem fósseis para todos os nossos antepassados, ou eles são muito difíceis de serem obtidos, e essa é uma das situações onde a bioinformática entra.

A bioinformática (na verdade uma parte dela, chamada filogenética molecular) busca recontar a história evolutiva de organismos (ou seja, montar essa árvore) através das moléculas que os compõe (como DNA ou proteínas). Através desses métodos sabemos que, por exemplo, as moléculas de hemoglobina no nosso sangue são parecidas com as leghemoblobinas de vegetais, ou ainda que algumas enzimas que produzem energia em protozoários são assemelham às humanas.

Mas se você está achando que isso tudo é só curiosidade, conhecimento sem muita aplicação no mundo real, pode parar para repensar suas idéias. A história evolutiva de organismos e suas moléculas possui muitas aplicações no mundo que nos cerca. O principal exemplo talvez na busca por tratamentos a doenças. Imagine um vírus muito parecido que infecta vários animais, mas em uns causa doenças e em outros não. Se entendemos porque um animal sofre da doença e outro não, podemos desenvolver novos tratamentos para aqueles que sofrem da doença.

Você já deve ter ouvido a pergunta quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha

Esboço de Charles Darwin para seu primeiro diagrama de uma árvore evolutiva (Primeiro Caderno sobre Transmutação das Espécies, 1937) [Fonte: http://darwin-online.org.uk/]

Você já deve ter ouvido a pergunta quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha

Quem nunca ouviu ou fez essa clássica pergunta: Quem veio primeiro, o ovo ou a galinha? Várias crianças nos enviaram essa dúvida.

Sabemos que a galinha sai de dentro do ovo, e que o ovo sai de dentro da galinha. Ixi! Dá para ficar confuso, hein! Quem nos dá uma luz sobre esse questionamento é o professor Fabrício Santos, do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG:

“O ovo veio primeiro. As galinhas, assim como todas as aves são descendentes dos répteis. Ou seja, répteis muito antigos e que nem existem mais, foram se reproduzindo e geraram diferentes filhotes que se reproduziram e geraram filhotes mais diferentes ainda. Dessa forma, depois de milhões de anos, eles originaram as diferentes aves, sendo a galinha uma delas.

Os répteis botam ovos e as aves que descendem deles também botam ovos, pois herdaram essa característica. Portanto, é possível concluir que o ovo surgiu antes da galinha.

O ovo existe, na história evolutiva, há muitos milhões de anos, bem antes até dos peixes, que também botam ovos e surgiram antes dos répteis. No entanto, os ovos dos peixes não têm a casca dura como os ovos das galinhas.”

Muito interessante, não é? A partir de agora, se alguém chegar perguntando, você já sabe o que responder.