Quando comparada a mao suja para mao higienizada observamos

Coronavírus

Quando comparada a mao suja para mao higienizada observamos

A preocupação com o novo coronavírus, o Covid-19, elevou o alerta mundial com os cuidados básicos de higiene, como lavar as mãos e utilizar o álcool etílico (etanol), um antisséptico que tem a função de desinfetar a pele humana.

No Brasil, até as 9h30 desta terça-feira (17/3) o número de casos do coronavírus no país chegou a 234, segundo o último balanço oficial do Ministério da Saúde, enquanto as secretarias estaduais contabilizaram 301. Em meio à avalanche de informações na internet, as autoridades alertam as pessoas para não compartilhar notícias falsas, as conhecidas fake news, que espalham desinformação. Por isso, conversamos com o professor do Departamento que Química da Universidade Federal de Lavras (UFLA) Sérgio Scherrer Thomasi, que falou sobre o uso do álcool em gel.

O álcool em gel 70% é considerado pelo Conselho Federal de Química (CFQ) uma medida eficiente para se proteger de vírus e bactérias, bem como lavar as mãos com água e sabão.

A higienização das mãos é uma das principais formas de prevenir-se de doenças. Isso porque as mãos tocam diversas superfícies ou até mesmo outras pessoas que podem estar infectadas por microrganismos e, ao levar as mãos à boca ou aos olhos, esses seres podem entrar em nosso corpo causando as doenças.

É importante adotar medidas de prevenção para evitar a contaminação:

  1. lave as mãos com água e sabão e, sempre que possível, use álcool gel 70%;
  2. cubra nariz e boca ao espirrar ou tossir;
  3. evite aglomerações;
  4. não compartilhe objetos de uso pessoal, como copos, talheres, garrafas;
  5. mantenha os ambientes bem ventilados;
  6. não toque as regiões dos olhos, nariz e boca sem antes lavar as mãos;
  7. mantenha-se hidratado;
  8. realize o isolamento domiciliar preventivo, de sete dias corridos, caso esteja vindo do exterior;
  9. evite contato direto da boca com as torneiras de bebedouros;
  10. mantenha atenção para indivíduos que apresentem febre e sintomas respiratórios (tosse, coriza etc.). Oriente-os a procurar atendimento em serviço de saúde e, conforme recomendação médica, manter afastamento das atividades;
  11. comunique às autoridades sanitárias a ocorrência de suspeita de caso(s) de infecção humana pelo novo coronavírus (COVID-19).

Confira a reportagem com o professor Sérgio Scherrer Thomasi e adote medidas para sua segurança.

Reportagem: Karina Mascarenhas, jornalista - bolsista Dcom/Fapemig

Imagens e Edição do Vídeo: Luiz Felipe - Dcom/ UFLA 

Quando comparada a mao suja para mao higienizada observamos
Atualizado em: 06/05/2020 15h06

Ter o hábito de lavar as mãos é tão importante para a saúde das pessoas que foi criada uma data dedicada a lembrar dessa simples ação: 05 de maio, é comemorado o Dia Mundial de Higiene das Mãos. A data foi criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para lembrar a importância de adotar essa medida simples fácil, mas que previne várias doenças, inclusive a Covid-19. A lavagem das mãos passou a fazer parte do nosso cotidiano depois da divulgação da sua eficácia na prevenção do contágio do novo coronavírus. Na Fundação de Apoio Tecnológico e Científico do Tocantins (Fapto) a orientação é que todos usem máscaras, lavem as mãos com água e sabão e usem álcool em gel para evitar a contaminação com o vírus. A analista de recursos humanos da Fapto, Aline Araújo, orienta que a cada intervalo de atendimentos os colaboradores façam a higienização das mãos. “Observamos que em meio a pandemia do Covid-19, a prática de higienizar as mãos se tornou mais comum, pois sabemos que é mais uma forma de prevenir a proliferação de doenças”, conta. Acompanhe abaixo o passo a passo de como lavar as mãos de forma correta. O procedimento todo deve durar, pelo menos, entre 40 e 50 segundos: Abra a torneira e molhe as mãos, evitando encostar na pia. Aplique na palma da mão quantidade suficiente de sabonete, detergente ou sabão para cobrir todas as superfícies das mãos. Ensaboe as palmas das mãos, friccionando-as entre si. Esfregue a palma de uma mão contra o dorso da outra, entrelaçando os dedos. Esfregue o dorso dos dedos de uma mão com a palma da mão oposta, segurando os dedos, com movimento de vai e vem. Esfregue o polegar de uma mão com auxílio da outra, utilizando movimentos circulares. Esfregue, com movimentos circulares, um dos punhos com o auxílio da palma da mão oposta. Enxágue as mãos, evitando contato direto das mãos ensaboadas com a torneira. Se não for possível abrir a torneira sem o uso das mãos, utilize um pedaço de papel. Seque as mãos com papel-toalha descartável, iniciando pelas mãos e seguindo pelos punhos. Utilize o álcool em gel. Ele é eficaz contra todos os tipos de germes (incluindo o vírus da gripe H1N1), além de matar 99,99% das bactérias.

Viroses respiratórias como a covid-19 se espalham quando muco ou gotículas (tosse ou espirro) que contêm o vírus entram no seu corpo através dos olhos, nariz ou garganta. Na maioria das vezes, isso acontece por meio de suas mãos. As mãos também são um dos meios mais comuns pelos quais o vírus se transmite de uma pessoa para a outra.

Durante uma pandemia, uma das maneiras mais baratas, mais fáceis e mais importantes de impedir a propagação de um vírus é lavar as mãos frequentemente com água e sabão.

Aqui está tudo o que você precisa saber sobre como lavar as mãos da forma certa:

Para eliminar todos os vestígios do vírus em suas mãos, uma ensaboada e uma enxaguada rápidas não serão suficientes. Abaixo está um processo passo a passo para uma lavagem eficaz das mãos.

  • Passo 1: Molhe as mãos e os pulsos com água corrente
  • Passo 2: Aplique sabão suficiente para cobrir as mãos e os pulsos molhados
  • Passo 3: Esfregue todas as superfícies, incluindo as costas das mãos, entre os dedos e as unhas, e punhos por pelo menos 20 segundos
  • Passo 4: Enxágue abundantemente com água corrente
  • Passo 5: Seque as mãos com um pano limpo ou toalha de uso individual, ou toalha descartável.

Você deve lavar as mãos por pelo menos 20-30 segundos. Uma maneira fácil de cronometrar é cantando a música “Parabéns pra você” duas vezes.

O mesmo vale para o álcool em gel. Use um desinfetante para mãos que contenha pelo menos 70% de álcool e esfregue-o nas mãos por pelo menos 20 segundos para garantir a cobertura total.

No contexto da prevenção do covid-19, lave as mãos:

  • Depois de assoar o nariz, tossir ou espirrar
  • Depois de visitar um espaço público, incluindo transporte público, mercados e locais de culto religioso
  • Depois de tocar em superfícies fora de casa, incluindo dinheiro
  • Antes, durante e depois de cuidar de uma pessoa doente
  • Antes e depois de comer

Em geral, você deve sempre lavar as mãos:

  • Depois de usar o banheiro
  • Antes e depois de comer
  • Depois de manusear lixo
  • Depois de tocar em animais e animais de estimação
  • Antes e depois de trocar as fraldas dos bebês ou ajudar uma criança a usar o banheiro
  • Quando suas mãos estiverem visivelmente sujas

Você pode ajudar facilitando a lavagem das mãos para a criança, por exemplo, colocando um banquinho para que ela possa alcançar água e sabão sozinha. Você pode tornar o momento divertido cantando as músicas favoritas dela enquanto a ensina e ajuda a esfregar as mãos.

Existem músicas divertidas sobre lavagem de mãos que você pode ensinar para a criança. Aqui estão alguns exemplos: Lava a mão, da Galinha Pintadinha e Lavar as mãos, do Palavra Cantada.

Não, você pode usar qualquer temperatura da água para lavar as mãos. Água fria e água morna são igualmente eficazes para matar germes e vírus – desde que você use sabão!

Os germes se espalham mais facilmente pela pele úmida do que pela pele seca; portanto, secar suas mãos completamente é um passo importante. Toalhas de papel ou panos limpos – o ideal é ter um pano/toalha para cada pessoa – são a maneira mais eficaz de remover germes sem espalhá-los para outras superfícies.

Em geral, a lavagem das mãos com sabão e água e o álcool em gel, quando praticadas/usados corretamente, são altamente eficazes para matar a maioria dos germes e patógenos. O álcool em gel geralmente é mais conveniente quando você está fora de casa, mas pode ser caro ou difícil de encontrar em contextos de emergência. Além disso, o álcool em gel mata o coronavírus, mas não mata todos os tipos de bactérias e vírus. Por exemplo, é relativamente ineficaz contra o norovírus e o rotavírus.

  • Adote os procedimentos adequados quando tossir ou espirrar: cubra a boca e o nariz com a parte interna do cotovelo flexionado ou com um lenço de papel ao tossir ou espirrar, descarte imediatamente o lenço de papel usado em uma lixeira com tampa ou em saco plástico e lave as mãos
  • Evite tocar seu rosto (boca, nariz, olhos)
  • Pratique o “distanciamento social”, evitando apertar as mãos, abraçar ou beijar pessoas, compartilhar comida, utensílios, garfos, colheres, copos, xícaras e toalhas
  • Evite contato próximo com qualquer pessoa com sintomas de resfriado ou gripe
  • Procure atendimento médico se você ou sua criança tiver agravamento dos sintomas, como febre alta, tosse ou dificuldade em respirar.
  • Limpe as superfícies que podem ter entrado em contato com o vírus (celulares, telefones fixos, teclados, maçanetas, corrimões, etc.) e, de maneira geral, limpe as superfícies com mais frequência (especialmente em espaços públicos)