São pessoas jurídicas de direito público interno de acordo com o Código Civil?

Uma pessoa jurídica representa uma empresa, organização ou governo. Desse modo, ela possui responsabilidades e direitos perante a justiça, de acordo com a sua classificação.

As pessoas jurídicas podem ser de diferentes tipos, segundo a sua constituição e as leis que respondem. Por exemplo, uma pessoa jurídica de direito público interno é aquela criada por lei, representando juridicamente a união, os estados e os municípios. 

Por outro lado, temos também as pessoas físicas. A diferença entre ambas é que uma pessoa física é um ser humano individual e concreto. Já a pessoa jurídica, é a representação de uma empresa ou organização. 

O que é pessoa jurídica

A pessoa jurídica, ou simplesmente PJ, é a entidade constituída por uma ou mais pessoas físicas. Dessa maneira, uma PJ pode ser governos, empresas ou organizações. Sendo assim, possuem diversos direitos e deveres.

São pessoas jurídicas de direito público interno de acordo com o Código Civil?

Shutterstock

Apesar da possibilidade da pessoa jurídica ser um grupo de pessoas físicas, cada PJ possui uma personalidade jurídica independente e diferente dos demais membros.

Logo, cada pessoa responde individualmente como entidade por seus atos perante a Justiça e o Estado. Ou seja, inicialmente, a PJ e a pessoa física que compõe uma empresa, não se misturam.

Entretanto, os membros PJs podem ser responsabilizados na Justiça, individualmente, pelos atos da empresa que elas representam. Esta situação ocorre quando o delito cometido por uma organização, foi resultado das decisões dos seus gestores. Portanto, nesta situação, a empresa e os gestores podem responder separadamente junto à justiça. 

Tipos de PJs

De acordo com a maneira em que são constituídas e às leis que respondem, as pessoas jurídicas são classificadas de acordo com o Código Civil em: 

1- Pessoa jurídica de direito público interno

Este tipo de pessoa jurídica normalmente é criado por meio de uma lei. Dessa forma, elas são as autarquias e órgãos que constituem a administração pública, representando juridicamente o Brasil, os estados e os municípios.

São pessoas jurídicas de direito público interno de acordo com o Código Civil?

Coindesk

2- Direito público externo

São formadas pelos organismos internacionais e Estados estrangeiros. Logo, elas respondem às normas do direito internacional, que são devidamente aceitas pela legislação brasileira. Um exemplo deste tipo de PJ é o Fundo Monetário Internacional (FMI) e a Organização das Nações Unidas (ONU)

3- Direito privado

A pessoa jurídica de direito privado, é criada por iniciativa dos seus próprios membros, o que a diferencia das PJs de direito público interno, que são criadas por leis. 

Desse modo, as PJs de direito privado devem ser legalizadas por meio do registros nos órgãos competentes. Normalmente, este registro é o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), e também as inscrições estaduais ou municipais. Enfim, este trâmite administrativo que cria uma PJ é chamado de constituição.

São pessoas jurídicas de direito público interno de acordo com o Código Civil?

Shutterstock

As pessoas físicas de direito privado podem ser associações, sociedades, organizações religiosas, fundações, empresas individuais de responsabilidade limitada e partidos políticos. Além disso, as pessoas jurídicas de direito privado podem ser particulares ou estatais, de acordo com a fonte dos seus recursos:

  • Particular: Como o próprio nome sugere, esta PJ é constituída inteiramente com dinheiro de origem particular. 
  • Estatais: As estatais são as empresas públicas e as de economia mista. Sendo assim, elas possuem participação do poder público.

Pessoa jurídica x pessoa física

As PJs representam uma empresa, organização ou entidade. Já as pessoas físicas (PF) são todos os cidadãos. Ou seja, ao nascer, uma pessoa já recebe o título de pessoa física. Por outro lado, as pessoas jurídicas precisam representar uma empresa para serem consideradas como tal. 

São pessoas jurídicas de direito público interno de acordo com o Código Civil?

Jvi contabilidade

Assim como existe o CNPJ para as PJs, existe também o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), para as PFs. No entanto, mesmo sem o cadastro, a pessoa é considerada como PF com direitos e deveres, e não existem distinções nem tipos. 

E aí, gostou de conhecer sobre as pessoas jurídicas? Se você estiver pensando em abrir uma empresa, saiba que existem diversos outros termos importantes como opex, capex e Reservas de lucros, o que são? Definição, como funcionam e tipos. 

Fontes: Dicionário financeiro, Nubank e E-gestor

Imagens: Jvi contabilidade, Shutterstock, Coindesk, Cci-oman e Shutterstock

Quem são as pessoas jurídicas de direito público interno segundo o Código Civil?

São a União, os estados, o Distrito Federal e os territórios, os municípios, as autarquias e as demais entidades de caráter público criadas por lei.

Quais são os tipos de pessoas jurídicas de acordo com o Código Civil?

As pessoas jurídicas classificam-se, de acordo com o artigo 40 do Código Civil, em pessoa jurídica de direito público, podendo esta ser de direito público interno ou externo (internacional), e pessoa jurídica de direito privado.

São pessoas jurídicas de direito interno privado segundo o Código Civil?

São pessoas jurídicas de direito privado: as associações; as sociedades e as fundações. Iniciam sua personalidade jurídica com a inscrição do ato constitutivo no respectivo registro, precedida, quando necessário, de autorização do Poder Executivo. Ver artigo 44 e seguintes do Código Civil.

Quais são as pessoas jurídicas de direito público interno e externo?

Conforme o artigo 40 do Código Civil brasileiro de 2002, as pessoas jurídicas (admitidas pelo Direito brasileiro) são de direito público (interno ou externo), como fundações públicas e autarquias, e de direito privado, como associações e organizações religiosas.