Gengibre é bom para quem tem diabetes

Esta raiz de sabor picante tem um efeito termogénico no organismo: a sua digestão acelera o metabolismo, aumentando o gasto calórico e a eliminação de gordura corporal.

Colaboração

Dra. Iara Rodrigues (Nutricionista)

Parceria

Revista Prevenir

«Este superalimento de sabor picante e muito aromatizado pode ser usado das mais variadas formas. Pode ser consumido fresco ou seco, cru ou adicionado aos mais diversos pratos, salgados e doces, a bebidas, batidos, gelados ou iogurtes», conta a nutricionista Iara Rodrigues. Tome nota dos principais benefícios do gengibre não só na gestão do peso, mas também, na prevenção de vários problemas de saúde.

Gengibre: aliado da dieta

Queima calorias

«Durante a digestão do gengibre, o gasto calórico do organismo pode aumentar até 10 %, sendo um ótimo aliado na perda de peso quando associado a uma alimentação saudável e variada e à prática de exercício físico», conta Iara Rodrigues.

Promove a eliminação da gordura

O gengibre «contém substâncias termogénicas que aumentam a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e, nesse sentido, a queima de gordura. Usado como condimento, facilita a digestão de gorduras e simultaneamente melhora o funcionamento intestinal, evitando o desconforto e ajudando a combater a flatulência e a impedir a formação de gases», afirma Iara Rodrigues.

Previne a retenção de líquidos

«Usado como condimento e substituto do sal na confeção das refeições, o gengibre previne a retenção de líquidos, diminuindo a sensação de inchaço», refere igualmente a nutricionista.

Efeito anticelulite

O gengibre «tem uma ação anti-inflamatória que pode ser muito útil para combater a pele com aspeto “casca de laranja”.»

Gengibre é bom para quem tem diabetes

saber artigo

O gengibre é ainda…

Um aliado da saúde

Os efeitos terapêuticos do gengibre resultam principalmente da sinergia entre os seus constituintes fitoquímicos: óleo essencial, fenóis, lecitinas e aminoácidos.

  • Combate os enjoos, provocados pelo movimento (viagens de avião, barco, carro), bem como os originados por situações pós-operatórias.
  • Tem ação antioxidante, que, além de ajudar a combater os radicais livres e prevenir doenças, ajuda igualmente a evitar o envelhecimento da pele.
  • Possui propriedades antisséticas, pelo que a utilização da raíz do gengibre pode ser benéfica em casos de constipações e gripes.
  • É um estimulante circulatório, podendo ajudar em casos de frieiras, assim como na má circulação nas mãos e nos pés.
  • Funciona como um relaxante muscular, permitindo aliviar as dores articulares e musculares.É igualmente um bom aliado no tratamento de úlceras gastroduodenais por relaxamento do sistema digestivo.

Fonte: adaptado a partir de dados fornecidos por Iara Rodrigues, nutricionista

Mas há casos em que está contraindicado…

  • Pessoas com hipertiroidismo;
  • Crianças e grávidas;
  • Pessoas com cardiopatias, enxaquecas, úlceras e alergias;
  • Quem sofre de hipoglicemia, insónia, nervosismo e taquicardia;
  • Pessoas a fazer medicação anticoagulante.

Junte-se à comunidade Diabetes 365º!

Além de ser uma opção de bebida apreciada por seu sabor e por ser livre de cafeína, o chá de canela com gengibre é usado para aliviar dores nos ossos, artrite, dores musculares e outras ações terapêuticas ligadas ao processo digestivo. O chá é considerado um emagrecedor natural porque ajuda a saciar a fome e acelera o metabolismo, além de algumas pesquisas apontarem que a canela contém substâncias que reduzem os níveis de açúcar no sangue, o que a torna grande aliada no tratamento do diabetes. Este chá também é usado há milhares de anos para prevenir e tratar doenças respiratórias gripes e resfriados. Algumas pesquisas atribuem ao gengibre a qualidade de inibir danos oxidativos no nosso organismo, o que coloca o chá entre os terapêuticos de combate ao câncer e de ação rejuvenescedora. Ambos, canela e gengibre, são grandes aliados do estômago e do intestino, por isso o chá também é um ótimo digestivo.

Receita do Chá de Canela com Gengibre
Sabemos que existem várias receitas para o preparo deste chá. Uma das mais tradicionais é a seguinte:

- 1 colher de sopa de canela em pó ou dois pedaços de canela em pau;
- 1 colher de gengibre cortado;
- Meio litro de água;
- Mel a gosto.

Gengibre é bom para quem tem diabetes

Ferva a água, adicione a canela e o gengibre, deixe ferver por mais cinco minutos e desligue o fogo. Deixe a mistura em repouso por cinco minutos e adoce com mel a gosto. Mantenha o chá na geladeira. Tome meio copo na parte da manhã, de preferência em jejum e continue tomando aos poucos até à noite antes de dormir. Faça uma nova receita a cada dia.

Fonte: Mundo Boa Forma

Quem é diabético pode usar o gengibre?

A boa notícia vai para os pacientes com diabetes tipo 2: a ingestão diária de um comprimido à base de gengibre reduziria as taxas de açúcar no sangue. Uma pesquisa brasileira apontou que o gengibre (Zingiber officinale) pode diminuir a glicemia em pacientes com diabetes tipo 2.

Quais os benefícios do gengibre para diabéticos?

— O gengibre atua aumentando a síntese de insulina e diminuindo a resistência à ela. Com isso, reduz os índices de açúcar no sangue. Ele atua também como termogênico, acelerando o metabolismo e consequentemente reduzindo a gordura no sangue — explica a pesquisadora.

Como fazer o chá de gengibre para quem tem diabetes?

Ferva a água, adicione a canela e o gengibre, deixe ferver por mais cinco minutos e desligue o fogo. Deixe a mistura em repouso por cinco minutos e adoce com mel a gosto. Mantenha o chá na geladeira. Tome meio copo na parte da manhã, de preferência em jejum e continue tomando aos poucos até à noite antes de dormir.

Para que o gengibre é indicado?

O gengibre possui ação antioxidante e anti-inflamatória E por ter ação anti-inflamatória, melhora os sintomas de artrite, dor muscular e doenças respiratórias, como asma, bronquite e tosse.