Quem é o técnico do Brasil hoje?

Quem é o técnico do Brasil hoje?

31 Dec, 2021

Os três clubes brasileiros hoje mais fortes caminham para terem técnicos estrangeiros em 2022: Abel Ferreira e Paulo Sousa já estão confirmados em, respectivamente, Palmeiras e Flamengo. O Atlético-MG negocia com Jorge Jesus.

Se até os clubes que podem disputar todos os títulos optaram por gringos, chegou a hora de qualquer nacionalismo bobo acabar e decretar: o substituto de Tite na seleção brasileiro após a Copa do Qatar deve ser um estrangeiro.

Quem é o técnico do Brasil hoje?

Abel Ferreira na final da Libertadores Cesar Greco / Palmeiras

Ganhando ou perdendo o Mundial, aposto que Tite se despede da seleção no final de 2022.

E sejamos francos: nenhum técnico brasileiro hoje tem tamanho para comandar a seleção.

Renato Gaúcho e Cuca pareciam fortes candidatos.  Mas o primeiro destruiu sua reputação com um trabalho medíocre no Flamengo.

Cuca arrebentou no Atlético-MG, mas o seu inesperado pedido de demissão prova que ele não tem a força mental suficiente para comandar a seleção por um longo ciclo de quatro anos até uma Copa.

Não consigo imaginar um técnico top da Europa, como Guardiola ou Klopp, aceitarem um convite da CBF.

Mas sobram técnicos portugueses melhores que os brasileiros. O argentino Marcelo Gallardo também poderia ficar seduzido por uma oferta. Joachim Low, o técnico alemão do 7 a 1, está no mercado.

A seleção brasileira não faz nada de novo realmente há muitos anos. Depois da Copa, chegou a hora de um estrangeiro sacudir essa pasmaceira.

Quem é o técnico do Brasil hoje?

Paulo Cobos10 Dec, 2022

Neymar completou sua terceira Copa do Mundo sem saber o que é conquistá-la. O sonho de ser eleito o melhor jogador do planeta também foi por água abaixo depois da eliminação nas quartas de final no Qatar diante da Croácia.

Cada vez fica mais difícil ele conseguir as duas coisas. Em 2026, já terá 34 anos, e ele mesmo coloca em dúvida sua sequência na seleção. No PSG, Mbappé vai ser a estrela maior.

As frustrações do melhor jogador brasileiro dos últimos 10 anos com o que aconteceu na Copa são muitas.

Quem é o técnico do Brasil hoje?

Neymar com olhar arrasado após eliminação do Brasil na Copa do Mundo Marvin Ibo Guengoer / Getty Images

Mas não tenho dúvida que ele sai da competição maior do que entrou nela.

E não foi por ter igualado Pelé como o maior goleador da história da seleção em jogos reconhecidos pela Fifa.

De comportamento desprezível dentro e fora de campo na Copa da Rússia, em 2018 anos, Neymar foi exemplar no Qatar.

Nada do cai-cai patético de quatro anos atrás. Sem essa de ficar batendo boca toda hora com os adversários e a arbitragem.

Neste Mundial, Neymar ficou em pé sempre, teve comportamento disciplinar perfeito.

Quando se machucou por uma entrada violenta de um sérvio, trabalhou duro até nas madrugadas para voltar a tempo do mata-mata.

Pelo menos publicamente, não fez da concentração da seleção uma extensão da sua casa com familiares e parças tomando conta do ambiente da seleção.

Depois da eliminação contra a Croácia, falou com os repórteres de uma forma serena e equilibrada.

Não jogou no seu melhor nível, mas a seleção só jogou bem de forma efetiva quando ele esteve em campo.

Bobagem culpá-lo por ter sido escolhido o último a bater o pênalti contra os croatas. Foi sim um erro estratégico, mas que não pode ter toda a culpa colocada nele.

Neymar foi adulto como nunca no Qatar. Que não deixe a seleção. O time ainda precisa muito dele.

Muito choro de Neymar e novatos abalados: as reações da eliminação do Brasil na Copa do Mundo

Quem é o técnico do Brasil hoje?

Paulo Cobos09 Dec, 2022

A Croácia é um país de pouco mais de 4 milhões de habitantes. Sua seleção tem ótimos jogadores, mas envelhecidos, longe dos melhores anos de  suas carreiras.

Ainda assim, foi melhor taticamente que o Brasil no duelo pelas quartas de final da Copa do MundoQatar, nesta sexta-feira (9).

CROÁCIA 1 (4) x (2) 1 BRASIL: ASSISTA PELA ESPN NO STAR+ AO COMPACTO DO JOGO COM NARRAÇÃO DE NIVALDO PRIETO E COMENTÁRIOS DE LEONARDO BERTOZZI

O time de Tite teve mais chances. Mas depois do empate em 1 a 1, com gols na prorrogação, não teve nada de injusto no triunfo do time europeu.

E o maestro da Croácia no jogo foi um atleta de 37 anos que seria o sonho de consumo para a seleção brasileira nos últimos 20 anos.

Se tivesse um jogador como Modric, o Brasil já teria conquistado o sonhado hexacampeonato. E faz tempo.

O futebol brasileiro é hoje um grande produtor de goleiros, zagueiros, volantes e atacantes.

Mas não é capaz de produzir um meia espetacular como Modric. O cara que pensa o jogo como ninguém, dá o ritmo, atua de um campo a outro de um jeito incrível. O atleta que corre certo, que parece estar no campo inteiro. Que faz passes curtos e longos com maestria.

Além de buscar um técnico estrangeiro para a seleção, o futebol brasileiro precisa encontrar uma fórmula para produzir jogadores com o estilo de Modric, que antes eram comuns por aqui.

Só lembrar que o Brasil nas últimas Copas teve como carrascos meias tão bons como Modric: Zidane, Sneijder, Kross e De Bruyne.

Quem é o técnico do Brasil hoje?

Luka Modric observa Neymar durante Brasil x Croácia na Copa do Mundo Getty Images

Quem é o técnico do Brasil hoje?

Paulo Cobos09 Dec, 2022

O Brasil completou sua quinta Copa do Mundo de fracassos.

Desta vez, no Qatar, o carrasco nacional nem foi um adversário de vasta tradição, como a França em 1998 e 2006, a Holanda em 2010, ou a Alemanha em 2014.

CROÁCIA 1 (4) x (2) 1 BRASIL: ASSISTA PELA ESPN NO STAR+ AO COMPACTO DO JOGO COM NARRAÇÃO DE NIVALDO PRIETO E COMENTÁRIOS DE LEONARDO BERTOZZI

Nem um time da moda, como era a Bélgica em 2018.

A seleção foi mandada embora para casa nesta sexta-feira pela Croácia, um país com pouco mais de 4 milhões e com um time envelhecido e que está longe do seu auge.

E pior. O triunfo dos croatas não foi por acaso. O time europeu foi melhor taticamente no duelo pelas quartas de final do Mundial.

A equipe de Neymar teve mais chances, mas o empate sem gols no tempo normal e depois em 1 a 1 na prorrogação foi justo. E os croatas levaram a melhor nos pênaltis.

O Brasil vai ficar agora pelo menos 24 anos sem ganhar uma Copa, uma enormidade para quem ainda acredita que o país pratica o melhor futebol do mundo.

Pura balela.

O único país pentacampeão do mundo tem sim bons jogadores. Como uma outra penca de países atualmente.

Mas as seguidas derrotas para seleções europeias nos últimos cinco Mundiais mostram que os técnicos brasileiros pararam no tempo.

Tite disse que deixaria a seleção independente do resultado.

Ele teve duas chances de ganhar uma Copa. Ficou longe da missão e provou que só conseguiu fazer seu time jogar na decadente América do Sul.

A CBF não deve hesitar um momento.

O próximo técnico da seleção brasileira precisa ser um estrangeiro.

Não adianta sonhar com Guardiola. Mas não é nada difícil achar um forasteiro melhor que os treinadores nacionais.

Chega de passar vergonha. Técnico estrangeiro já.

Quem é o técnico do Brasil hoje?

Petkovic comemora após marcar para a Croácia sobre o Brasil Hector Vivas/FIFA via Getty Images

Quem é o técnico do Brasil hoje?

Paulo Cobos09 Dec, 2022

Louis van Gaal, o polêmico técnico da Holanda, causou nova polêmica e irritou a torcida brasileira ao fazer este comentário em entrevista para os colegas da ESPN do seu país.

"A coisa mais estranha que leio na mídia, através do que meus amigos me mostram, é que falam que o futebol do Brasil (contra a Coreia) foi 'futebol brilhante', enquanto nós fizemos exatamente a mesma coisa", disparou.

Nesta segunda-feira, na véspera do duelo da Argentina contra a Holanda, ele voltou ao assunto.

Quem é o técnico do Brasil hoje?

Louis Van Gaal, técnico da Holanda, durante partida da Copa do Mundo do Qatar Tom Weller/picture alliance via Getty Im

 verdade que o Brasil tem quase o mesmo estilo de jogo da seleção holandesa. E, sim, eles têm jogadores que são maravilhosos tecnicamente, quando eles vão bem podem fazer partidas fantásticas, mas nessa Copa eles também fizeram partidas que foram apenas moderadas e sem grande atratividade"

As opiniões do treinador fizeram brasileiros relembrarem todas as tretas que ele já teve com jogadores sul-americanos, principalmente Rivaldo, e decretarem que ele é um idiota completo.

Nem tanto ao céu, nem tanto à terra.

Van Gaal realmente falou muitas bobagens na sua vida. E cansou de treinar times (muitos grandes) que não foram brilhantes. Assim com a Holanda que comandou na Copa de 2014 e a atual (apesar das boas campanhas).

Mas o fato é que a Copa do Qatar não terá nenhuma seleção realmente 100% brilhante.

Inglaterra, Portugal, França, Holanda, Argentina, Brasil. Todas elas têm jogadores "maravilhosos tecnicamente", mas exibições fantásticas foram minoritárias nos quatro jogos que elas fizeram até as oitavas de final.

A seleção brasileira só teve 45 minutos realmente brilhantes, no primeiro tempo contra a Coreia do Sul.

O vencedor da Copa do Qatar será lembrado sempre pelo título. Não por ter jogado um futebol brilhante.

Van Gaal projeta quartas de final contra a Argentina, relembra copa de 2014 e dispara: 'Temos contas a acertar'

Quem é o técnico do Brasil hoje?

Paulo Cobos08 Dec, 2022

Se você gosta de jogar algum Fantasy de Copa do Mundo, deu sorte se apostou em jogadores da seleção brasileira no Qatar.

O TruMedia, a ferramenta de estatísticas da ESPN, faz um ranking dos jogadores com os melhores índices de Fantasy do Mundial.

São avaliados vários itens: como gols marcados, assistências, passes certos, chances criadas, desarmes, faltas, cartões e defesas e "cleansheets" para goleiros.

Como o número de jogos dos atletas é diferente, muitas seleções pouparam jogadores na última rodada da fase de grupos, a melhor régua para medir a eficiência no ranking de pontuação do Fantasy é a média de pontos por jogo.

Quem é o técnico do Brasil hoje?

Richarlison comemorando gol contra a Coreia do Sul nas oitavas de final da Copa do Mundo do Qatar Lucas Figueiredo/CBF

Entre os 20 primeiros do ranking, o Brasil é disparado a seleção com mais jogadores: Richarlison (9º colocado), Neymar (10º), Vinicius Jr. (12º) e Alex Sandro (14º).

A França tem Mbappé como o líder no Fantasy elaborado pelo TruMedia. Mas o próximo francês na lista é Giroud, em uma modesta 73ª posição.

Messi é o vice-líder no ranking, mas a Argentina não tem mais nenhum jogador no top 30.

Entre as outras seleções das quartas de final, quem chega mais perto na presença do Brasil no top 20 do Fantasy é a Inglaterra, com Saka, na 6ª posição, e Bellingham, em 17º.

Portugal só tem Bruno Fernandes, no 4º posto. Holanda e Marrocos só têm seus goleiros. A Croácia, ninguém. 

Até agora, o Brasil não tem candidato a maior craque da Copa. Mas, para levar a taça, nenhuma seleção tem tantos jogadores que decidem como a equipe de Tite.

André Kfouri aponta semelhança nas eliminações do Brasil para europeus em Copas: 'A seleção deve prestar atenção'

Quem é o técnico do Brasil hoje?

Paulo Cobos07 Dec, 2022

O Real Madrid virou o grande favorito para contratar o jogador brasileiro mais desejado do momento pelos gigantes europeus.

Disposto até a pagar mais que os 60 milhões de euros da multa rescisória, o clube espanhol acena com 72 milhões de euros ao Palmeiras para ter o centroavante só a partir de 2024, quando ele irá completar 18 anos.

Vai dar mais um passo no seu papel de clube que mais faz pelo futebol brasileiro.

Quem é o técnico do Brasil hoje?

O atacante Endrick comemora seu primeiro gol pelo profissional do Palmeiras Cesar Greco / Palmeiras

Desde que pagou 45 milhões de euros por Vinícius Jr. em 2017, o Real Madrid mudou o mercado de revelações brasileiros.

Antes, na maioria dos casos, os europeus faziam propostas muitas vezes indecentes, se aproveitando da penúria da maioria dos clubes brasileiros.

Com Vinicius Jr, Rodrygo, Reinier e fechando Endrick, o Real Madrid terá investido mais de R$ 1 bilhão em revelações de clubes brasileiros nos últimos cinco anos.

O clube ainda investe pesado em brasileiros que já estavam na Europa: pagou 50 milhões de euros ao Porto por Eder Militão.

Além de pagar o justo por jogadores do Brasil, o maior time do mundo ainda dá confiança a eles.

Vinicius Jr. virou protagonista na seleção por que Carlo Ancelotti, o técnico do Real Madrid, fez um trabalho fantástico com ele, assim como nos casos de Rodrygo e Militão.

Não existe opção melhor para Endrick do que o Real Madrid. Vai chegar quando a vaga de centroavante deve estar vaga: Benzema terá 36 anos em 2024. Poderá formar um trio de ataque 100% brasileiro com Rodrygo e Vinicius Jr.

Não sabemos ainda quem vai ser o técnico da seleção na Copa de 2026. Mas dá para cravar que a base do time titular será o Real Madrid.

Real Madrid avança nas negociações por Endrick, diz jornalista; VEJA detalhes

Quem é o técnico do Brasil hoje?

Paulo Cobos06 Dec, 2022

A Espanha começou a Copa do Qatar de forma arrasadora, massacrando a frágil Costa Rica por 7 a 0. Começou a dar sinais que não era tudo isso no empate com a Alemanha. Fez um jogo medonho na derrota para Japão no encerramento da primeira fase e por pouco não foi eliminada.

Nesta terça-feira, pelas oitavas de final, outra atuação decepcionante, com muita posse de bola e poucas finalizações, na derrota nos pênaltis para o Marrocos. E os espanhóis já podem voltar para a casa com apenas uma vitória em quatro jogos no Mundial.

No meio de tudo isso, seu treinador, Luis Enrique, virou o grande personagem desta Copa. Não pelo campo.

Sua lives foram divertidas, polêmicas, provocadoras.

Quem é o técnico do Brasil hoje?

Luis Enrique, técnico da Espanha Getty Images

Ainda na primeira fase, escrevi que o treinador terminaria a Copa do Qatar como o maior treinador do torneio se a conquistasse com o futebol jogado diante da Costa Rica. Ou acabaria como um grande fanfarrão.

Infelizmente, pelas minhas raízes, o que aconteceu foi a opção 2.

Luis Enrique foi um sucesso como streamer. Provavelmente ganhou milhões de seguidores e teria um futuro brilhante se investir na carreira (prometeu que vai acabar com eles depois da Copa).

Mas, dentro de campo, a Espanha acabou sendo uma grande decepção com seu tiki-taka que só funcionou contra a débil Costa Rica.

Não dá para esquecer que Luis Enrique deixou Sergio Ramos, o maior zagueiro da história, fora de sua lista, mesmo com o atleta em boa forma no PSG. Um erro imperdoável para quem tinha nas mãos um time cheio de garotos que precisava de uma liderança de peso.

Sobrou live para o técnico da Espanha. Faltaram boas ideias e Sergio Ramos e seus gols salvadores nos momentos mais difíceis.

Quem é o técnico do Brasil hoje?

Paulo Cobos06 Dec, 2022

Nesta terça-feira (dia 6), no último jogo das oitavas de final da Copa do Qatar, Cristiano Ronaldo começa a correr o risco de fazer o que seria provavelmente o último jogo da sua gloriosa carreira por um Mundial de seleções.

A partir de agora, se Portugal perder no jogo ou nos pênaltis, será eliminada. O primeiro mata-mata é contra a Suíça.

Pelo que apresentou até agora, difícil acreditar em um título português. Ou que Cristiano Ronaldo jogue o suficiente para ser o artilheiro ou o melhor jogador da competição.

Quem é o técnico do Brasil hoje?

Cristiano Ronaldo é substituído durante jogo entre Portugal e Coreia do Sul EFE/EPA/Abir Sultan

A partir do momento da despedida da Copa, uma coisa parece certa para o astro português. 

Ninguém deve sair tão rico do Qatar como ele. Boa parte da mídia de Espanha e Portugal cravam que ele já acertou com um time saudita que vai lhe pagar 200 milhões de euros por temporada (mais de R$ 1 bilhão, ou cerca de R$ 3 milhões por dia). Se concretizado, será o maior salário da história do futebol ou de qualquer outra modalidade esportiva.

Bolso cheio, mas a despedida da Copa pode chegar também junto com Cristiano Ronaldo sendo, entre os grandes craques do mundo, quem mais sai menor do Qatar.

Apenas um gol marcado, de pênalti. Fome para conseguir marcas individuais e entrar em campo mesmo com todos os outros companheiros poupados. Chilique quando foi substituído. Não ter a garantia do treinador que será titular nas oitavas de final. Enquete de jornal com maioria dos portugueses pedindo sua saída do time.

Outros grandes craques mundiais decepcionaram no Qatar. Mas nas próximas semanas já estarão atuando por gigantes europeus, como De Bruyne no Manchester City e Lewandovski no Barcelona.

Depois do Qatar, a realidade esportiva de Cristiano Ronaldo será a liga da Arábia Saudita, com um futebol medíocre em um país com uma longa lista de desrespeito aos direitos humanos.

Mais digno e esportivamente falando seria acreditar nos supostos planos de Corinthians e Flamengo para contratá-lo.

CR7 em câmera exclusiva! Muita risada, treino 'diferentão' e tudo do dia de Cristiano Ronaldo no Qatar

Quem é o técnico do Brasil hoje?

Paulo Cobos05 Dec, 2022

A Coreia do Sul é um time medíocre. Teve sorte de enfrentar os reservas de Portugal para chegar nas oitavas de final da Copa do Mundo do Qatar.

Mas isso não importa na avaliação do desempenho do Brasil no massacre de 4 a 1 nesta segunda-feira (5), que classificou o time de Tite para as quartas de final do Mundial, quando enfrentará a Croácia na próxima sexta-feira (9).

BRASIL 4 x 1 COREIA DO SUL: ASSISTA PELA ESPN NO STAR+ AO COMPACTO DO JOGO COM NARRAÇÃO DE PAULO ANDRADE E COMENTÁRIOS DE GUSTAVO ZUPAK

Nos 45 minutos inicias, quando marcou todos os seus gols, a equipe nacional praticou o melhor futebol desta Copa até agora.

Se não fosse a queda de produção do segundo tempo, teria sido a melhor atuação da seleção brasileira em uma Copa do Mundo depois da conquista do penta, há 20 anos.

Em 2006, o time cheio de estrelas de Carlos Alberto Parreira foi uma decepção. Em 2010, a bem montada equipe de Dunga sucumbiu na primeira adversidade. No Mundial em casa, de 2014, Felipão não conseguiu nenhuma exibição de gala.

Nas duas Copas com Tite, agora e em 2018, o time nunca fez o torcedor ficar tão feliz como aconteceu na primeira metade do duelo contra os coreanos nesta segunda.

Entre a final do Mundial de 2002 e o duelo contra os asiáticos no Qatar, o Brasil disputou outros 25 jogos de Mundial.

Em nenhum deles teve tanta fome de jogo como no primeiro tempo contra a Coreia. O Brasil foi marcando gols em jogadas coletivas junto com lances individuais de pura beleza.

Foram quatro gols marcados por quatro jogadores diferentes.

Daqui para a frente, a seleção não terá outra moleza como foi a Coreia do Sul na busca pelo hexa no Qatar.

Mas não custa sonhar que o Brasil possa jogar outra vez tão bem como fez nos 45 minutos inicias contra os asiáticos.

E nem pensar em outra atuação como a do segundo tempo. Se isso acontecer, o sonho vai virar pesadelo.

Quem é o técnico do Brasil hoje?

Jogadores do Brasil comemoram gol contra a Coreia do Sul Getty Images

Quem é o técnico do Brasil hoje?

Paulo Cobos05 Dec, 2022

Em setembro passado, Mbappé deixou claro que não aprova a forma como joga no PSG e elogiou o esquema da seleção francesa.

"Tenho muito mais liberdade aqui (seleção francesa). Posso andar por aí, ir para o espaço, pedir bolas. Em Paris é diferente, não tem isso, me pedem para fazer pivô", se queixou o camisa 10 da França (no PSG quem veste a 10 é Neymar)

Depois de quatro jogos da França na Copa do Qatar, não há como negar que Mbappé funciona muito mais com a camisa da seleção do que com a do PSG.

Quem é o técnico do Brasil hoje?

Kylian Mbappé brilhou pela França contra a Polônia, nas oitavas de final da Copa do Mundo do Qatar, no Estádio Al Thumama Odd Andersen/Getty Images

Ele é o artilheiro do Mundial com cinco gols.Como havia marcado quatro no título de 2018, já tem nove gols em Copas. Com apenas 23 anos, caminha para ser o maior goleador da história da competição.

Com seu craque arrebentando e outros jogadores muito bem, a França, mesmo com tantos desfalques, pinta como a grande favorita ao título no Qatar.

Fico imaginando os efeitos no já conturbado PSG se Mbappé liderar a seleção francesa para o tricampeonato mundial, sendo o craque da Copa e muito provavelmente eleito o melhor do mundo no prêmio da Fifa.

E me dá medo.

Depois de topar por anos ser um coadjuvante de Neymar no PSG, Mbappé assumiu o papel de dono do time depois de recusar oferta do Real Madrid, renovar o contrato com o time francês e se tornar o jogador de futebol mais bem pago do mundo.

A partir deste momento, Mbappé passou a "demitir" técnico, escolher diretor de futebol e até opinar sobre quem o PSG deveria contratar ou dispensar.

Mas não teve sucesso em convencer o clube a se desfazer de Neymar, que virou seu desafeto e a quem pouco passa a bola.

Tomara que o sucesso na Copa faça Mbappé amadurecer e deixar de ser o menino mimado em que se transformou. Mas, por suas atitudes recentes, é mais fácil acreditar que ele vai querer ainda mais poder no PSG.

Melhor Neymar voltar para a seleção brasileira e liderar o time para o hexa. Se não conseguir e a França ganhar, capaz de Mbappé até exigir que o PSG tire do brasileiro a camisa 10 e a entregue a ele.

Zupak exalta atuação de Mbappé na Copa e afirma: 'Fenômeno não é um adjetivo exagerado para ele'

Quem é o técnico do Brasil hoje?

Paulo Cobos04 Dec, 2022

Pelos esquemas táticos que utiliza, Tite tem três ou quatro vagas para atacantes no time titular que disputa a Copa do Qatar.

Mas o treinador foi generoso com jogadores da posição na sua lista para o Mundial, levando nove atacantes, o que significa que em alguns jogos, antes do corte de Gabriel Jesus, seis deles ficavam no banco.

O Brasil joga sempre com uma linha de quatro defensores. Tite levou para o Qatar apenas quatro laterais e quatro zagueiros. Só um reserva para cada posição, e isso nem existe mais agora depois do corte de Alex Telles.

Quem é o técnico do Brasil hoje?

Gabriel Jesus e Tite em jogo da seleção brasileira Luis Acosta/AFP/Getty Images

Vamos ver quantos atacantes cada uma das seleções que chegaram na Copa como favoritas levaram para o Qatar.

Argentina, Inglaterra, Alemanha e Uruguai convocaram só seis. Holanda e Portugal chamaram sete. França e Espanha, oito.

Entre as seleções favoritas, só uma "ousou" como Tite e levou nove atacantes para a Copa: a Bélgica, que foi um grande fiasco sendo eliminada na primeira fase.

Muitos não atacantes não significa, necessariamente, muitos gols. O Brasil fez só três na primeira fase. A Bélgica apenas um.

Zagueiros são muito mais suscetíveis a receberem cartões, o que exige mais prudência na hora de fazer a lista dos convocados para um torneio curto como a Copa.

Tite pautou toda sua carreira falando de "equilíbrio" entre defender e atacar. Na sua segunda Copa, foi mal na aritmética da convocação. Pode pagar caro por isso. 

Brasil tem retrospecto avassalador em oitavas de final em Copas; Relembre os jogos

Quem é o técnico do Brasil hoje?

Paulo Cobos03 Dec, 2022

A Argentina já disputou quatro jogos na Copa do Mundo do Qatar depois da vitória nas oitavas de final contra a Austrália. Messi ficou em campo por todos os minutos dessas quatro partidas.

Portugal, depois de garantir vaga nas oitavas ainda na segunda rodada da fase de grupos, escalou um time quase inteiro reserva contra a Coreia do Sul. Uma rara exceção foi Cristiano Ronaldo, que enfrentou os asiáticos enquanto os outros titulares descansavam.

Não resta dúvida. Os dois melhores jogadores do mundo deste século são dois fominhas, querendo ficar em campo mesmo com a idade avançada: Messi tem 35 anos e Cristiano Ronaldo já fez 37.

Quem é o técnico do Brasil hoje?

Lionel Messi aplaude torcida da Argentina após classificação às quartas de final da Copa do Mundo Getty Images

Mas basta ver o que acontece nos jogos do Mundial do Qatar para perceber que a "fome" dos dois têm motivações diferentes.

Messi deixa a vida no campo pela Argentina. Mesmo quando pode ele mesmo tentar decidir, passa a bola para seus companheiros. Para o craque do PSG, ganhar a Copa é muito mais importante que marcas individuais.

Cristiano Ronaldo parece estar na Copa muito mais para massagear seu ego sem limites do que ser um soldado na batalha para Portugal ganhar a Copa. Pensa em marcar gols primeiro para aumentar sua lenda no futebol.

Messi merece ganhar uma Copa muito mais que Cristiano Ronaldo.

Quem é o técnico do Brasil hoje?

Paulo Cobos02 Dec, 2022

No primeiro jogo do Brasil na Copa do Qatar, contra a Sérvia, fui muito mais pessimista que a maioria.

Escrevi que o time de Tite só não havia decepcionado pela atuação monstruosa de Richarlison. Na segunda rodada, contra a Suíça, achei a defesa fantástica, mas o ataque pouco inspirado.

CAMARÕES 1 x 0 BRASIL: ASSISTA PELA ESPN NO STAR+ AO COMPACTO DO JOGO COM NARRAÇÃO DE NIVALDO PRIETO E COMENTÁRIOS DE PAULO CALÇADE

Nesta sexta-feira, na rodada derradeira da fase de grupos, com reservas, o Brasil teve um resultado desastroso, perdendo para Camarões por 1 a 0. 

O jogo começou com o time inteiro reserva. Quando muitos titulares entraram no segundo tempo, a performance da equipe nacional foi ainda pior, levando o gol de Camarões já nos acréscimos.

O saldo do time de Tite nos três primeiros  jogos da Copa é razoável na classificação, garantindo o primeiro lugar da chave, mas, na bola, ficou devendo bastante.

A defesa terminou a primeira fase com apenas um gol sofrido. Mas também é fato que nenhum dos três rivais do Brasil tem um ataque realmente ameaçador.

Pior foi no ataque. Uma seleção que convocou tantos atacantes terminar três jogos contra seleções medianas com apenas três gols é uma decepção.

Para ganhar a Copa, o Brasil precisa jogar muito mais do que fez contra Sérvia, Suíça e Camarões. E melhor torcer para Neymar se recuperar e voltar. Sem ele, o hexa vai ser muito difícil.

Quem é o técnico do Brasil hoje?

Gabriel Jesus em ação durante Camarões x Brasil Lucas Figueiredo/CBF

Quem é o técnico do Brasil hoje?

Paulo Cobos02 Dec, 2022

Nesta sexta-feira, contra Camarões, Tite disputa seu oitavo jogo de Copa do Mundo comandando a seleção brasileira.

Pelo que fez nos treinos nos últimos dias, vai usar um time totalmente reserva, com o Brasil já classificado para as oitavas de final.

A partir do apito inicial da partida contra Camarões, 23 dos 26 convocados para o Mundial do Qatar terão participado dos jogos da seleção na competição.

Quem é o técnico do Brasil hoje?

Pedro durante treino da seleção brasileira sob os olhares de Tite, ao fundo Lucas Figueiredo/CBF

Os três últimos que ainda não terão tido uma chance são justamente os três que jogam em clubes brasileiros: o goleiro palmeirense Weverton, e os flamenguistas Everton Ribeiro e Pedro

Imagino que pelo menos no segundo tempo o meia e o atacante do rubro-negro tenham uma chance, mas isso não vai mudar a evidente falta de confiança de Tite em jogadores que atuam no Brasil em Copas.

Na Rússia, em 2018, ele também levou apenas três atletas de clubes nacionais: o goleiro Cássio, o lateral direito Fagner, ambos do Corinthians, e o zagueiro gremista Geromel.

O único que entrou em campo foi Fagner, e ainda assim por uma emergência. Ele ganhou a posição depois que o titular Danilo, então no Manchester City, se lesionou.

Na convocação para o Qatar, Tite já havia desprezado Gabigol, o melhor jogador que atua no futebol brasileiro nos últimos quatro anos.

Mas levou Everton Ribeiro, que teve muitas chances antes da Copa, e Pedro, que recebeu entusiasmados elogios de Tite nos últimos meses. Mas, na hora que vale Copa, os dois ficaram no fim da fila.

24 anos sem derrota e 14 Copas se classificando: a hegemonia do Brasil em fases de grupos

Quem é o técnico do Brasil hoje?

Paulo Cobos01 Dec, 2022

A Bélgica é o maior fracasso da Copa do Mundo do Qatar. Marcou apenas um gol na primeira fase, diante do frágil Canadá, e foi eliminada precocemente nesta quinta-feira (1º) após empatar com a Croácia por 0 a 0.

E lá vem todo tipo de piada e meme que a famosa "ótima geração belga" vai chegando a seu fim sem ganhar nada.

CROÁCIA 0 x 0 BÉLGICA: ASSISTA PELA ESPN NO STAR+ AO COMPACTO DO JOGO COM NARRAÇÃO DE RENAN DO COUTO E COMENTÁRIOS DE RENATO RODRIGUES

Não há dúvida que a Bélgica poderia ter feito muito mais no Qatar e também quando sua geração de ouro estava no auge (o que já não acontece há alguns anos).

Mas, antes de ironizar, lembre que a verdade do futebol está muito mais nos clubes do que nas seleções.

E então não existe discussão que a Bélgica teve não uma "ótima", mas uma excelente geração.

Não é pelo fracasso no Qatar que Courtois vai deixar de ser o melhor goleiro do mundo. Que De Bruyne é um dos 5 melhores jogadores do planeta. Que Hazard e Lukaku, hoje decadentes, foram excelentes jogadores.

Duvido que o piadista da "ótima geração" vai preferir contratar a seleção inteira do Marrocos e não a da Bélgica para vestir a camisa do seu clube.

Quem é o técnico do Brasil hoje?

De Bruyne lamentando na partida entre Croácia e Bélgica pela Copa do Mundo Getty Images

Quem é o técnico do Brasil hoje?

Paulo Cobos01 Dec, 2022

Vinicius Jr. fez seu primeiro jogo no profissional do Flamengo, o time mais popular do Brasil, com 16 anos. Com 18, estreou no Real Madrid, o maior clube do mundo. Aos 19, vestiu a camisa da maior seleção do planeta. Com 22, joga uma Copa do Mundo, como titular.

A história do camisa 20 não é inédita. Vários outros jogadores talentosos como ele também tiveram a precocidade como marca.

Mas existe uma diferença muito grande entre Vinicius Jr. e a maioria dos grande jogadores que passaram por tantas coisas grandes no futebol tão jovens.

Quem é o técnico do Brasil hoje?

Vinícius Jr. durante partida do Brasil na Copa do Mundo do Qatar André Durão / MoWA Press

O atacante nunca foi um menino deslumbrado em campo e fora dele. Desde a adolescência, suportou críticas, muitas injustas, e várias ironias canalhas. Apanhou de adversários, sofreu ofensas racistas.

Nunca abaixou a cabeça, desde os 16 anos. Trabalhou, respondeu a tudo jogando bola.

Já escrevei que Vinicius Jr. é o jogador jovem mentalmente mais forte que o Brasil produziu em décadas.

Na Copa do Mundo do Qatar, mais uma vez demonstra isso.

Nos dois primeiros jogos do Brasil, ele esteve entre os três melhores do time de Tite, que agora não tem nenhum argumento mais para colocá-lo no banco.

Ignorou provocações. Driblou, deu passe para gol. Marcou uma vez, mas o tento foi anulado.

Vinicius Jr. sempre teve a alegria de um menino para jogar bola. Mas nunca foi o "menino Vini" irresponsável e infantil em campo. Profissional, no melhor da palavra, desde os 16. Seja no Cariocão como numa Copa do Mundo.

Pedro Ivo aponta fator que o 'preocupa' em relação aos bastidores da seleção brasileira no Qatar: 'Assusta'

Quem é o técnico do Brasil hoje?

Paulo Cobos30 Nov, 2022

Não tenho dúvida. O melhor futebol apresentado até agora na Copa do Mundo do Qatar foi o da seleção espanhola.

O famoso tiki-taka espanhol desta vez não é só uma longa troca de passes inúteis. Com uma geração de jovens mega talentosos, esta Espanha chega muitas vezes no gol adversário. 

O comandante da equipe é, entre os treinadores do Mundial, um dos que teve mais sucesso em clubes.

Quem é o técnico do Brasil hoje?

Luis Enrique, técnico da Espanha, durante partida da seleção na Copa do Mundo do Qatar Tom Weller/Getty Images

Luis Enrique, que foi um bom jogador tanto no Real Madrid como Barcelona, ganhou até Champions quando virou técnico do gigante catalão.

Além do bom futebol da sua seleção, Luis Enrique virou uma celebridade por suas bombásticas lives na Twitch, rede social de streamings, que já chegaram a reunir 200 mil pessoas.

Nelas, o treinador não hesita em apontar seu time como o melhor da Copa e aponta que França e Brasil não assustam por não "terem novidades". 

Nas entrevistas coletivas, ele também não prima pela humildade.

No anúncio da convocação para a Copa do Qatar, abusou da ironia. 

"Eu não posso ter dúvidas (sobre os convocados). Com todas as críticas que vou receber, digo que sou o melhor treinador da Terra", disparou. "Como vou ter dúvidas? Não há selecionador melhor do que eu na história do futebol mundial. Outra coisa é o que eu acredito, mas não posso ter dúvidas jamais", sentenciou.

Luis Enrique resolveu sair da pasmaceira que é o comportamento aborrecido da maioria dos treinadores (só lembrar de Tite). 

Se ganhar a Copa com a Espanha, vai ser o melhor técnico do ano. Se fracassar, terá que ouvir que não passou do fanfarrão das lives.

Espanha se prepara para enfrentar Japão pela última rodada da fase de grupos e selar classificação às oitavas

Quem é o técnico do Brasil hoje?

Paulo Cobos29 Nov, 2022

2022 vai ficar marcado por duas atitudes lamentáveis de dois técnicos portugueses que comandaram os clubes mais populares do país.

Sucesso absoluto dentro de campo no time carioca, Jorge Jesus fez um papelão em maio passado se oferecendo para voltar ao Flamengo praticamente intimando o clube, que na época tinha treinador: seu compatriota Paulo Sousa.

Vítor Pereira não teve o mesmo sucesso que Jesus no Corinthians. Não ganhou nada, mas conquistou a torcida do clube. Alegando doença da sogra, não renovou contrato e prometeu que estava voltando para Portugal.

Menos de 15 dias depois, passou a negociar com o Flamengo, que admite que o acerto com o treinador é praticamente certo.

Quem é o técnico do Brasil hoje?

Abel Ferreira durante a festa do título do Brasileirão conquistado pelo Palmeiras Cesar Greco/Palmeiras

Quanto mais me decepciono com Jorge Jesus e Vítor Pereira, mas admiro outro treinador português: o palmeirense Abel Ferreira.

Não é o caso de discutir quem é melhor taticamente. Ou nem mesmo o fato que Abel dá mostras claras que seu projeto com o Palmeiras é de longo prazo, e não será abreviado por uma proposta melhor do exterior ou questões particulares.

O que mais admiro em Abel Ferreira não é o quanto ele é bom, mas ter a certeza que ele sabe que o Palmeiras é maior do que qualquer treinador. O contrário de Jesus e Vítor Pereira, que se acham maiores que Flamengo e Corinthians.

Portugueses no Qatar reagem sobre polêmica envolvendo Vítor Pereira, Flamengo e Corinthians: 'Não teria paz'; VEJA

Quem é o técnico do Brasil hoje?

Paulo Cobos28 Nov, 2022

Em agosto, no Resenha ESPN, Tite já dava sinais que convocaria o flamenguista Pedro para a Copa do Mundo do Qatar.

"Ele tem uma característica única, um jogador 9 em uma equipe que joga baixo, que tem poder de cabeceio. Quando uma equipe joga muito baixo, você tem algumas alternativas para furar esse bloqueio, e a infiltração fica muito difícil. Finalização de média distância é importante, fazer cruzamento pelos lados também é importante. Um jogador que faça uma parede, porque não vai ter espaço para atacar, ele tem essa condição. Ele vai acompanhar o raciocínio inteligente do meia e ele tem essa capacidade'', disse o técnico no programa.

BRASIL 1 x 0 SUÍÇA: ASSISTA PELA ESPN NO STAR+ AO COMPACTO DO JOGO COM NARRAÇÃO DE PAULO ANDRADE E COMENTÁRIOS DE MÁRIO MARRA

Nesta segunda-feira (28), diante da Suíça, a seleção brasileira enfrentou um adversário que joga fechado e ficou numa situação que Pedro, pelo raciocínio de Tite, poderia ter uma chance no segundo tempo.

Mas Tite fez cinco substituições, sendo que três atacantes entraram. Nenhum foi Pedro.

Quando convocou Daniel Alves, o nome mais polêmico da sua lista de 26 jogadores, o treinador disse que o lateral-direito estava sendo chamado por sua condição física e técnica, e não por sua liderança ou histórico na seleção.

Contra a Suíça, sem Danilo, o titular da posição, Tite preferiu improvisar Éder Militão na lateral, e Daniel Alves não saiu do banco.

Se numa ocasião em que Pedro e Daniel Alves deveriam jogar em uma partida que não era de vida ou morte, fica difícil acreditar que Tite confia mesmo em usar o atacante e o lateral na Copa do Qatar (o jogo contra Camarões, que praticamente não vale nada na próxima sexta-feira, 2 - não conta).

Os elogios, pelo jeito, eram suficientes apenas para serem reservas.

Quem é o técnico do Brasil hoje?

Tite em ação na beira do campo durante a vitória do Brasil sobre a Suíça na Copa do Mundo de 2022 Lucas Figueiredo/CBF

Quem é o técnico do Brasil hoje?

Paulo Cobos28 Nov, 2022

Tite levou quase dez atacantes para a Copa do Mundo do Qatar. Mas, depois da vitória suada contra a Suíça, pela segunda rodada da fase de grupos, fica evidente que seu time tem mais a ver com o Brasil tetracampeão em 1994, nos EUA, do que com outras seleções brasileiras famosas pelo jogo ofensivo.

Começando pela solidez defensiva. Tanto contra a Sérvia como diante dos suíços, Alisson pouco trabalhou - nesta segunda-feira (28), nenhuma das seis finalizações da equipe europeia foi ao gol.

BRASIL 1 x 0 SUÍÇA: ASSISTA PELA ESPN NO STAR+ AO COMPACTO DO JOGO COM NARRAÇÃO DE PAULO ANDRADE E COMENTÁRIOS DE MÁRIO MARRA

Não espero goleadas brasileiras na Copa (no máximo isso pode acontecer contra Camarões). Assim como aconteceu na campanha do tetra, quando o pragmatismo era o que prevalecia: a vitória era mais importante que o show.

Uma diferença está no maior craque de cada time. Em 1994, Romário sempre jogava e decidia. Neymar se lesiona e não consegue jogar agora.

Mas é na semelhança entre dois jogadores que o time de Tite dá a impressão de repetir o pragmatismo.

Dunga era o líder do time, o cara que protegia a defesa, acertava quase todos os passes e intimidava os adversários.

A mesma coisa que Casemiro faz.

Mas o jogador do Manchester United é melhor que Dunga. Basta ver o golaço que ele fez contra a Suíça que deu os três pontos ao Brasil.

Neymar ainda pode ter o papel de Romário. Mas é melhor o Brasil confiar mais em Casemiro. Ele é essencial para o hexa.

Quem é o técnico do Brasil hoje?

Casemiro em Brasil x Suíça, pela Copa do Mundo do Qatar Getty Images

mais postsLoading

Quem vai ser o técnico da seleção brasileira agora?

Juninho foi contratado em abril de 2019 como diretor de desenvolvimento da CBF pelo ex-presidente Rogério Caboclo. Três meses depois, mudou de cargo e passou a trabalhar com Tite após a saída do então coordenador Edu Gaspar, que aceitou proposta para ser executivo do Arsenal, da Inglaterra.

Quem é o novo técnico da seleção brasileira 2026?

Ficará a cargo do novo treinador convencer Ney a estar neste ciclo de 2026 com um novo papel, que não seja de tanta responsabilidade e dependência de uma única peça. O que foi um problema para Tite nesses últimos anos será também para o novo treinador.

Quem é o técnico do Brasil 2022?

Tite: a carreira do técnico do Brasil na Copa do Mundo de 2022.

Quem comanda a seleção brasileira?

Tite deixará o comando técnico após seis anos à frente da equipe canarinho, e presidente Ednaldo Rodrigues tem a missão de encontrar um substituto. Primeira Data Fifa é em março. Uma nova era se inicia na Seleção Brasileira após a eliminação na Copa do Mundo de 2022.