Qual o planeta tem o dia mais curto qual tem o dia mais longo justifique?


Qual o planeta tem o dia mais curto qual tem o dia mais longo justifique?

Quem tem medo de envelhecer poderia se mudar para o Planeta Netuno, se isso fosse possível. É que nesse que é considerado um dos mais enigmáticos planetas do sistema solar, um ano dura o equivalente a 164 anos na Terra, logo, não precisaria esconder a idade.

Brincadeiras à parte, Netuno foi descoberto em setembro de 1846 pelo astrônomo inglês William Lassell e foi o primeiro encontrado a partir de uma previsão matemática, antes de ser visto por meio de um telescópio em 23 de setembro de 1846.

Recebeu o nome de Netuno em referência ao deus dos mares na mitologia romana, Poseidon. É o oitavo e último planeta em afastamento do Sol (antes da classificação de Plutão na categoria planeta-anão, Netuno era o penúltimo).

 Se a Terra estivesse a 1 metro do Sol, Netuno estaria a quase 40 metros. E o dia em Netuno tem cerca de 16 horas. O planeta possui 17 vezes a massa da Terra e é o terceiro maior planeta do sistema solar em massa.

O primeiro a ver Netuno foi Galileu, que o registrou como uma estrela em um de seus desenhos e por isso não ganhou o crédito da descoberta.

Em 1781, logo após a descoberta do planeta Urano, surgiu uma pista sobre esse novo planeta, oportunidade em que os cientistas identificaram que havia flutuações inesperadas na órbita de Urano. Para resolver o mistério, propuseram a existência de um outro planeta, cujo campo gravitacional poderia justificar as variações orbitais.

Só em 1845, o astrônomo inglês John Couch Adams realizou seus cálculos visando definir a posição deste planeta desconhecido, mas seu trabalho não foi na Royal Society.

Um ano depois, o astrônomo francês Jean Joseph Le Verrier teve conclusão semelhante à de Adams, despertando na comunidade científica o interesse em confirmar a descoberta.  Em 23 de setembro de 1846, o astrônomo alemão Johann Gall observou o novo planeta, perto de onde os cálculos de Adam e Le Verrier haviam previsto.

ANÉIS 

Assim como Saturno, que tem sistema de anéis, Netuno também possui essa característica, tendo cinco deles. E é o planeta com os ventos mais velozes do Sistema Solar, chegando a 2.000 km/hora.

Lá existe uma tempestade maior do que a Terra, chamada de Grande Mancha Negra, levando 10 dias para dar a volta no planeta.

Das 14 luas que possui, a mais conhecida é Tritão, que é também o lugar mais frio do Sistema Solar, com temperaturas que podem alcançar -240º Celsius.

Outro detalhe sobre Tritão é o de ser a lua mais fedorenta do Sistema Solar, pois tem cheiro de amoníaco.

A cor azulada do planeta pode ser resultado do reflexo da luz solar sobre o metano, um dos elementos que formam a atmosfera de Netuno. Sua atmosfera é constituída de hidrogênio e hélio, além de vestígios de hidrocarbonetos, nitrogênio, água, amônia e metano.

O planeta já foi visitado pela espaçonave Voyager 2, da NASA, durante a sua grande volta pelo Sistema Solar. No sobrevoo em Netuno em 25 de agosto de 1989, a espaçonave passou a 3.000 km do polo norte do planeta, sendo essa a maior proximidade conseguida.

Durante o sobrevoo, foram realizados estudos na atmosfera de Netuno, seus anéis, a magnetosfera e também feito um sobrevoo em Tritão.

Siga-nos no

Qual o planeta tem o dia mais curto qual tem o dia mais longo justifique?

Qual o planeta tem o dia mais curto qual tem o dia mais longo justifique?

O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.


ASSUNTOS: Curiosidades

+ Curiosidades



Notificação Push Onsignal

Notificação enviada!

Um estudo realizado por cientistas da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) descobriu novas informações sobre Vênus. O maior destaque, porém, é a comprovação de que o planeta tem o dia mais longo do Sistema Solar. Para realizar uma única rotação em seu eixo, o astro leva, em média, 243 dias terrestres. E mais: um dia leva mais tempo do que um ano em Vênus. A volta completa ao redor do sol é de 225 dias terrestres.

Leia mais:
Astronautas da SpaceX voltam à Terra; veja o pouso no oceano
Quantos anos você teria se morasse em outros planetas do Sistema Solar?
Cientistas apontam possibilidade de criar peixes na Lua

Para descobrir com precisão a duração do dia mais longo do Sistema Solar, os pesquisadores de UCLA direcionaram ondas de rádio para Vênus, a partir da Antena Goldstone, localizada no deserto de Mojave, na Califórnia (EUA). Esse movimento foi realizado 21 vezes entre 2006 e 2020. Em cada ocasião, os cientistas estudaram o eco do rádio. Isso é, como as ondas ricocheteavam em Vênus e voltavam para a Terra.

Além de descobrir a duração do dia mais longo do Sistema Solar, o estudo da UCLA revelou outras dados sobre o Vênus. A inclinação do planeta, por exemplo, é de precisamente 2,6392 graus. Já quando o assunto é diâmetro, o núcleo do astro tem cerca de 3.500 km. Em comparação, a Terra pende aproximadamente 23 graus para um lado e tem núcleo com diâmetro de 2.900 km.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Qual planeta tem o dia mais curto justifique?

Júpiter é o planeta que tem os menores dias e noites quando comparado com a Terra – a cada 10 horas ele completa um ciclo de dia e noite.

Qual é o planeta mais curto?

Veja quanto dura o dia em cada um deles!.
Mercúrio. 1.408 horas = 58 dias e 16 horas terrestres..
Vênus. 5.832 horas = 243 dias terrestres..
Marte. 25 horas = 1 dia e uma hora terrestres..
Júpiter. 10 horas terrestres..
Saturno. 11 horas terrestres..
Urano. 17 horas terrestres..
Netuno. 16 horas terrestres..

Qual é o planeta que tem o dia mais longo?

Já se sabia que Vênus tem o dia mais longo – o tempo que o planeta leva para realizar uma única rotação em seu eixo – de qualquer planeta de nosso sistema solar, mas havia discrepâncias entre estimativas anteriores. O estudo revelou que uma única rotação venusiana demora 243,0226 dias terrestres.

Quais são os dois planetas que tem os dias mais curtos?

Na faixa equatorial, o dia é aproximadamente 5 minutos mais curto do que no resto do planeta. O mais lento nesse quesito é Vênus, cuja rotação leva 243 dias dos nossos. Na translação, o recordista é Mercúrio, cujo ano dura apenas 88 dias.