Qual a importância dos cuidados com os alimentos?

O programa "Alô Fronteira" da Rádio Nacional conversou com a enfermeira Sirlene Kuranrt sobre a higiene no preparo dos alimentos

​Os cuidados com a higiene na manipulação de alimentos são fundamentais para controlar a contaminação, evitando a formação de bactérias e problemas de intoxicação e doenças relacionadas ao consumo de alimentos. Sobre este assunto o Alô Fronteira conversou com a Silene Kunranth, enfermeira de Benjamim Constant.

Your browser does not support the audio element.

Silene passa dicas e explica que o mais importante para a higienização de alimentos é utilizar água potável.

Para os alimentos que passaram pelo processo de industrialização, ela indica somente lavá-los e deixar escorrer a água. Já os alimentos crus, conhecidos como in natura, devem passar pelo processo de sanitização. Segundo Silene, a sanitização é feita a partir da mistura de um litro de água com uma colher de sopa de água sanitária.

Ainda segundo a enfermeira, os alimentos devem ser mergulhados nessa mistura e deixado por 15 minutos, que é o tempo necessário para as bactérias serem mortas pelo cloro. Após esse tempo é só enxaguar o alimento.

Além desses cuidados, Silene destaca a importância de lavarmos as mão e mantermos os cabelos amarrados. Para quem trabalha em restaurante o cuidado é ainda maior, sendo necessário a utilização de máscaras e toucas. O ambiente em que será manipulado o alimento deve estar limpo e é importante evitar o uso de bijuterias, pois elas podem conter bactérias.

A enfermeira também explica o que deve ser feito quando se tem vontade de espirrar enquanto prepara o alimento. Possuindo todos esses cuidados, muitas doenças podem ser evitadas, inclusive a hepatite A e E.

A importância da higiene alimentícia

Enviado: 18 de abril de postado por: SS Embalagens

Qual a importância dos cuidados com os alimentos?

Os alimentos são como um combustível para o nosso corpo. São eles que nos dão a energia necessária para desenvolver todas as tarefas do nosso dia a dia. Portanto, a higiene alimentar é tão importante e envolve tantos cuidados, como a embalagem correta para cada alimento, o prazo de validade da comida que compramos, em quanto tempo vamos consumi-la, como manuseamos e onde comemos.

Ao final de uma vida inteira, um homem normal terá consumido cerca de cinquenta toneladas de alimento, o que garantiu a esse indivíduo sua longevidade. No entanto, essa longevidade só acontece de fato se os cuidados básicos foram tomados para que os alimentos atuem de fato como combustível para o organismo, e não como portadores de doenças.

As possibilidades de se contrair uma doença, muitas vezes fatal, são mais concretas do que supomos e, para que isso não ocorra, os alimentos devem ser preparados com higiene.

Comer qualquer alimento sem nenhuma precaução, pode trazer algumas consequências, principalmente se esse alimento não for embalado corretamente e ficar exporto de forma inadequada. Preocupada com o bem-estar do consumidor, a SS embalagens fornece todos os tipos de embalagens para o ramo alimentício. Por que não há nada mais gostoso do que comprar um pão quentinho na padaria e saber que ele foi preparado com atenção e carinho, não é mesmo?

As principais causas de infecções estomacais são as comidas compradas nas ruas, pois é possível que elas não se encontrem em bom estado de conservação, o calor pode gerar alterações biológicas e fazer com que elas se deteriorem mais rápido. Pensando nisso, separamos algumas dicas de higienização dos alimentos:

  • Evite comer na rua, só compre se tiver certeza de que é seguro e que o vendedor tem higiene no preparo;
  • Antes de comer, lave bem as mãos com água e sabão ou use álcool em gel para desinfetar;
  • As frutas, verduras e embalagens que forem guardadas na geladeira, devem ser lavadas antes de armazenadas e também de serem consumidas;

Busque certificar-se de que o alimento que comprou está dentro do prazo de validade e as embalagens não devem estar amassadas ou rompidas;

  • Não use utensílios de madeira no preparo dos alimentos: o material é propício a proliferação de micro-organismos;
  • Antes de começar a cozinhar, lave bem as mãos e prenda os cabelos;
  • Para desinfecção de frutas e verduras: dilua uma colher de água sanitária em um litro de água e deixe os alimentos de molho por 15 minutos. Depois, é só enxaguar em água corrente e pode ser consumido.

O cuidado com a saúde e o bem-estar passam diretamente por uma alimentação saudável e equilibrada. Os benefícios para quem come bem podem ser sentidos tanto física como mentalmente. Além de ter mais disposição para as tarefas diárias, quem se alimenta de forma saudável está menos suscetível a doenças como câncer, depressão, hipertensão, obesidade, anemia, diabetes, entre outras. Mas quais são os alimentos que compõem uma refeição equilibrada?

A nutricionista e professora do curso de Nutrição da Escola de Saúde da Unisinos, Luísa Rihl Castro, explica: “De acordo com nosso Guia Alimentar para a População Brasileira, a regra de ouro para uma alimentação adequada e saudável é preferir sempre alimentos in natura ou minimamente processados e preparações culinárias a alimentos ultraprocessados”. Ou seja, prefira sempre água, leite e frutas no lugar de refrigerantes, bebidas lácteas ou biscoitos recheados e não troque a comida feita na hora por alimentos que não exigem preparação, como congelados industrializados.

Além das escolhas certas para as refeições, outros hábitos são necessários para considerar que a sua alimentação é saudável. Um deles é ter uma rotina e um cronograma de horários para comer: “Nosso corpo regula suas atividades através de um ‘relógio interno’ que controla os processos de vigília e sono, o chamado ciclo circadiano. Além de controlar os horários de sono, ele regula outros hábitos que adotamos no dia a dia, como a alimentação”, explica a professora.

Fazer as refeições em horários pré-estabelecidos ajuda na digestão e na absorção dos nutrientes ingeridos. Outro hábito importante é saber diferenciar a sensação de fome com a simples vontade de comer, para tomar uma decisão mais adequada na hora de se alimentar.

Uma alimentação adequada garante uma boa nutrição e o bom funcionamento de todo o corpo. De acordo com a professora Luísa, frutas, legumes, verduras, grãos diversos, oleaginosas, tubérculos, raízes, carnes e ovos são saudáveis e excelentes fontes de fibras, vitaminas e minerais, além de vários compostos que são essenciais para a manutenção da saúde e a prevenção de muitas doenças. “Alimentos processados podem integrar a alimentação, desde que consumidos em pequenas quantidades e sempre como parte ou acompanhamento de preparações culinárias com base em alimentos in natura ou minimamente processados. Alimentos ultraprocessados devem ser evitados”, completa.

A professora Luísa ainda destaca que nos últimos anos, um número crescente de pesquisas mostra que a alimentação não só tem um papel crucial em nossa saúde física, como também na mental. Uma das metanálises mais recentes publicadas sobre os efeitos da nutrição na saúde mental, da qual participaram cientistas do mundo todo, descobriu que manter uma dieta saudável, adequada e variada, parece dar certa proteção contra a depressão. Segundo a professora, “a alimentação com equilíbrio, variada e harmônica fornece nutrientes fundamentais para o cérebro, como diversos minerais, vitaminas, aminoácidos e ácidos graxos essenciais”. Ela ainda acrescenta que algumas pesquisas nessa área estão proporcionando descobertas satisfatórias. Por exemplo, se sabe que pessoas que seguem dietas ricas em verduras, frutas, grãos sem processar, peixes e mariscos, que contêm poucas quantidades de carnes magras e laticínios têm risco de depressão de 25% a 35% mais baixo. Além disso, uma má hidratação, o consumo de álcool, de cafeína e o hábito de fumar podem precipitar e estimular os sintomas de ansiedade.

Para finalizar, a professora do curso de Nutrição da Unisinos lista os Dez Passos para uma Alimentação Adequada e Saudável, propostos pelo Guia Alimentar:

1. Priorize alimentos in natura ou minimamente processados.

2. Utilize óleo, sal e açúcar com moderação.

3. Limite o consumo de alimentos processados.

4. Evite o consumo de alimentos ultraprocessados.

5. Coma com regularidade e atenção.

6. Compre alimentos na feira.

7. Cozinhe!

8. Planeje as compras e o preparo das refeições.

9. Evite fast-food.

10. Seja crítico(a) com a publicidade de alimentos.

Campanha UniSolidária

Pensando na alimentação de famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social, a Unisinos está com a campanha UniSolidária. A meta é arrecadar recursos para a compra de 2.000 cestas de alimentos nos quatro meses de campanha. Sabia como participar e ajudar a manter vivo o espírito da solidariedade, clique aqui.

Qual a importância do cuidado com a alimentação?

Se alimentar de forma saudável e equilibrada é essencial para garantir qualidade de vida. Isso porque, além de fornecer energia e bem-estar geral, através de uma boa alimentação é possível prevenir e combater doenças, manter o peso corporal saudável e ter um bom desenvolvimento físico.

Quais são os cuidados importantes para a preservação dos alimentos?

Restos de comida e carnes devem ficar em potes com tampa e na segunda prateleira. Na porta, apenas condimentos e bebidas. Frutas, legumes e verduras ficam na gaveta da parte inferior. Com os alimentos em seu devido lugar, a geladeira não deve ter mau cheiro, mas a limpeza continua sendo indispensável.