Qual as desvantagens da energia nuclear?

Índice

  • Vantagens da energia nuclear
  • Desvantagens ou desvantagens da energia nuclear
  • Usos alternativos

A energia nuclear, como podemos supor, possui uma série de vantagens que podem ser destacadas e que a posicionam como uma das principais fontes de energia que nosso planeta possui. No entanto, da mesma forma, esta energia não renovável também tem desvantagens.

Antes de continuar com o artigo, devemos saber o que é energia nuclear.

A energia nuclear é a energia produzida quando ocorre uma reação nuclear. Ou seja, uma reação que ocorre no núcleo do átomo e que, após uma série de processos, acaba sendo convertida em energia. Energia que é subsequentemente usada para muitos propósitos.

Essas reações ocorrem no que conhecemos como usinas nucleares, usinas que convertem essa reação em energia. Portanto, estamos falando de usinas de grande porte, nas quais a energia é liberada e, como dissemos, ela se transforma.

O seu aspecto é facilmente reconhecível, visto que possui grandes chaminés que se avistam a grande distância.

Qual as desvantagens da energia nuclear?

Desastres como Chernobyl ou Fukushima, ou mesmo sua aparição na televisão em séries conhecidas como "Os Simpsons", também tornaram essas usinas nucleares famosas em todo o mundo.

A energia nuclear tem muitas vantagens que a tornam uma energia altamente demandada pela sociedade. No entanto, os riscos de desastres, ou o próprio custo de construção de uma usina nuclear, são desvantagens que devem ser consideradas.

Por este motivo, em Economy-Wiki.com compilamos as principais vantagens e desvantagens da energia nuclear, que apresentamos a seguir.

Em primeiro lugar, as vantagens da energia nuclear incluem o seguinte:

É uma energia muito poderosa

A energia nuclear é uma energia muito poderosa. Ele gera uma grande quantidade de eletricidade. Essa é uma grande vantagem para esse tipo de energia, que pode oferecer abastecimento a grandes populações sem o risco de cortes por insuficiência de abastecimento.

É uma energia muito estável

As usinas nucleares estão em operação, gerando eletricidade sem interrupção, quase 90% do ano. Isso torna o fornecimento bastante estável.

O preço também apresenta grande estabilidade

Diante do exposto, essa regularidade no fornecimento torna o preço também bastante estável, não sofrendo alterações drásticas ao longo das semanas e meses. Além disso, produzi-lo é bastante barato, então esta última entrada também beneficia você.

Eles não emitem gases de efeito estufa

Devemos saber que essas grandes chaminés que vemos em uma usina nuclear não emitem nenhum gás. A fumaça que vemos saindo dessas grandes chaminés é, na verdade, vapor d'água. Durante o processo de fissão dos núcleos dos átomos, é utilizada água, que posteriormente evapora e sai pelas chaminés.

Portanto, o que vemos não é CO2 ou N2O, mas vapor d'água que não polui.

Reduzir o uso de combustíveis fósseis

Embora estejamos falando de um tipo de energia não renovável, é muito mais respeitoso com o meio ambiente do que o combustível fóssil.

Portanto, a existência de alternativas como a energia nuclear reduz o uso de um combustível fóssil que se posiciona como o combustível mais poluente do mundo.

Mais respeitoso com o meio ambiente

Não emite gases de efeito estufa, nem promove o uso de combustíveis fósseis, por isso essa energia é mais respeitosa com o meio ambiente. Ou seja, menos erosão para o ecossistema é claramente observada.

Apesar de não ser renovável, é quase inesgotável

Ao longo do artigo referimo-nos à energia nuclear como uma energia não renovável, uma vez que é obtida graças à fissão de isótopos de urânio. No entanto, muitos especialistas concordam que é uma fonte de energia que não vai embora facilmente.

Devido às grandes reservas de urânio, essa energia é praticamente inesgotável. Na verdade, muitos especialistas consideraram mudar sua tipologia e incluí-la como uma das fontes de energia renováveis.

Desvantagens ou desvantagens da energia nuclear

Da mesma forma, uma vez que vimos as vantagens deste tipo de energia, vejamos suas desvantagens ou desvantagens, entre as quais as seguintes:

Acidentes têm consequências catastróficas

Chernobyl ou Fukushima são exemplos muito populares das consequências de um desastre nuclear. Apesar de sua segurança, acidentes em usinas nucleares mataram milhares de civis, que foram vítimas de outros casos tão notórios quanto os anteriores, como o de Three Mile Island, nos Estados Unidos.

Resíduos também têm consequências perigosas

Como sabemos, o lixo radioativo tem consequências e não exatamente aquelas que estamos acostumados a ver nas séries de desenhos animados. Nesse sentido, esses resíduos demoram muito para se degradar, enquanto a exposição humana a eles pode causar doenças que podem acabar com a vida das pessoas.

Construir uma usina nuclear não é barato

Já dissemos que as usinas nucleares têm um tamanho grande e uma infraestrutura robusta. E isso porque nenhum custo é poupado durante sua construção.

Construir uma usina nuclear tem um custo muito alto, então não é uma opção para quem quer.

Dependência excessiva de urânio

As centrais nucleares dependem exclusivamente do urânio para o desenvolvimento da sua atividade. Isso pode levar à superexploração que, em última análise, leva à escassez e a custos mais altos.

Não é útil para tudo

Não podemos usá-lo para fornecer energia aos meios de transporte. Portanto, seu uso, embora seja mais benéfico para o meio ambiente, não pode ser estendido aos setores mais poluentes.

Usos alternativos

Como arma nuclear, ou mesmo como alvo de uma gangue terrorista, as usinas nucleares são muito perigosas e apresentam usos alternativos que podem colocar em perigo a vida de muitas pessoas.

Outra desvantagem a ter em conta, especialmente se você mora perto de um e em um território com constante atividade de guerra.

Quais são as vantagens e desvantagens da nuclear?

Vantagens e desvantagens da usina nuclear.

Quais são as vantagens e as desvantagens da energia nuclear Brainly?

Cite duas vantagens e duas desvantagens da energia nuclear.
Vantagens da energia nuclear: Não libera gases estufa, Exigência de pequena área para construção da usina. Desvantagens da energia nuclear: O lixo nuclear radioativo deve ser armazenado em locais seguros e isolados: ... .
Obg. report flag outlined..

Por que a energia nuclear é perigosa?

As usinas nucleares produzem uma elevada e variada quantidade de rejeitos, que incluem o próprio urânio utilizado nos reatores e os equipamentos contaminados pelo urânio e por outros elementos resultantes das reações ocorridas. Esses resíduos são altamente tóxicos e nocivos ao meio ambiente e à saúde humana.

Por que não usar energia nuclear?

A energia nuclear tem altíssimos custos (na construção) e no processo de enriquecer o urânio. Também altos custos para o depósito do lixo atômico, além dos custos de descontaminação e demolição (decommissioning) dos reatores velhos que não são declarados.