Qual é o tamanho da rede de Voleibol?

Geralmente, as quadras de voleibol possuem uma cor alaranjada, contornadas por uma zona menor de cor verde. Essa área em volta da quadra é a chamada de "zona livre", que mede, no mínimo, 3 metros de largura em todos os lados.

Ela é dividida por uma linha, chamada de linha central, onde está posicionada verticalmente a rede do jogo, que possui cerca de 10 metros de comprimento. As duas equipes se posicionam uma em cada lado da quadra.

Qual é o tamanho da rede de Voleibol?
Desenho de uma quadra de voleibol

As linhas da quadra de vôlei

A quadra de vôlei apresenta algumas linhas de marcação, sendo que todas possuem 5 centímetros de largura e cor clara. São elas:

  • Linhas de demarcação: também denominada de "linhas da quadra de jogo", são formadas por 4 linhas (duas linhas laterais e duas linhas de fundo) responsáveis por demarcarem a quadra.
  • Linha central: divide a quadra em duas áreas de tamanhos iguais (9 x 9 metros).
  • Linha de ataque: são duas linhas próximas da rede (uma de cada lado da quadra) de 3 metros de largura. Também chamada de "zona da frente", ela está paralela a linha central e representa onde os jogadores atacam.
  • Linha de restrição do técnico: representa o local onde ficará o técnico do jogo. Essa linha pontilhada está nos quatro lados da quadra.

As zonas da quadra de vôlei

O quadra de voleibol possui algumas áreas chamadas de zonas. São elas:

  • Zona livre: circunda toda a quadra e possui, no mínimo, 3 metros de comprimento. A bola pode ser recebida por um jogador nessa zona, desde que não seja tocada no chão.
  • Zona de saque: em uma parte da zona livre está a zona de saque, onde os jogadores sacam as bolas.
  • Zona de ataque: próxima da rede central está essa área. Também chamada de "zona da frente", é ali que três jogadores do time se posicionam para atacar.
  • Zona de defesa: também chamada de "zona de trás", está localizada na parte final da quadra, atrás da zona de ataque. É nessa zona que três jogadores da equipe se posicionam para defender.

A rede da quadra de vôlei

A rede de voleibol, vertical sobre a linha central, fica localizada no centro da quadra. A altura da rede de vôlei é distinta nas diferentes modalidades.

Assim, no jogo de voleibol masculino, a rede é colocada a 2,43 metros do solo; já no voleibol feminino, ela é colocada 2,24 metros do solo.

À primeira vista, todas as redes de vôlei podem parecer iguais, mas há diferentes modelos disponíveis nas lojas de materiais esportivos.

Você sabe o que analisar ao comprar uma rede de vôlei? 

Não se preocupe se você não sabe quais critérios analisar ao comprar uma rede. Nós vamos te ajudar.

Venha com a gente! 

Como comprar uma rede de vôlei?

Qual é o tamanho da rede de Voleibol?

Entre todos os equipamentos usados para jogar vôlei, dois são imprescindíveis: a bola e a rede.

Nas lojas de materiais esportivos, é possível encontrar diferentes tipos de bolas de vôlei, com variações de tamanho e peso. 

As redes de vôlei podem parecer muito parecidas, mas também apresentam muitas diferenças.

Ao comprar a rede para jogar vôlei, é preciso ter atenção a alguns critérios, para que o treinamento, o jogo ou mesmo o momento de diversão saíam como o esperado.

Antes de decidir qual rede de vôlei comprar, lembre-se de analisar as seguintes características:

  • Tamanho da rede
  • Qualidade
  • Modalidade do vôlei
  • Uso profissional ou recreativo

Tamanho da rede de vôlei

Antes de comprar uma rede de voleibol, o primeiro passo é verificar o tamanho. Para quem quer fazer treinamentos ou competir, é fundamental observar se a rede tem as dimensões previstas nas regras oficiais do vôlei.

O tamanho oficial da rede  de vôlei é 1 metro de largura e 9,5 a 10 metros de comprimento. Na parte superior, há uma faixa horizontal de 7 centímetros de largura em toda a sua extensão. Essa faixa é conhecida em muitos lugares como fita.

Já para quem vai comprar uma rede apenas para jogar vôlei de forma recreativa, é importante que seja observada a largura do produto e o local onde ela será instalada. Para evitar qualquer frustração, é preciso medir a distância entre as antenas e, assim, ter certeza de que a rede terá lugar suficiente para aquela quadra.

É possível encontrar redes de vôlei de até 10 metros de largura, embora elas não sejam tão comuns. Se o espaço for pequeno, modelos menores tendem a atender perfeitamente ao que o comprador busca.

Você ama outros esportes além do Vôlei? Aqui na Esportelândia também falamos sobre:

  • Handebol
  • Basquete
  • Futebol
  • Tênis
  • Futebol Americano
  • Fórmula 1
  • Esports
  • Skate
  • Surf
  • Poker

Qualidade da rede

Apesar de serem parecidas à primeira vista, as redes de vôlei se diferenciam na qualidade do material utilizado em sua fabricação. Essa característica é muito importante no momento da compra para assegurar que a rede terá grande durabilidade.

Para contar com uma rede de voleibol de alta qualidade, busque sempre aquelas que são produzidas com matéria-prima virgem e que tenham proteção ultravioleta. Assim, elas vão ter maior durabilidade mesmo em ambientes com grandes mudanças nas condições climáticas.

Evite também as redes que são feitas com nós. Sempre dê preferência para aquelas que têm as malhas entrelaçadas.

Modalidade do vôlei

Para cada modalidade de vôlei, uma rede é a mais adequada. Portanto, antes da compra, lembre-se de avaliar se as partidas serão disputadas em quadras ou na areia e se as redes serão utilizadas para futevôlei.

Principalmente se as redes forem utilizadas para competições profissionais, avalie as medidas e especificações necessárias para cada modalidade de vôlei.

Uso recreativo ou profissional

As redes de vôlei podem ser utilizadas tanto em treinamentos e competições profissionais quanto para atividades de lazer.

Se você busca redes de vôlei apenas para se divertir com os amigos e a família, não é necessário gastar tanto e comprar um modelo profissional. É possível encontrar redes para uso recreativo com alta qualidade.

Já quem pratica vôlei profissionalmente deve sempre buscar as redes de vôlei e outros equipamentos, como as bolas, que sejam certificados pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB).

Saiba, a seguir, quais os preços das redes de vôlei!

Quanto custa uma rede de vôlei?

O preço da rede de vôlei depende, principalmente, se será para uso recreativo ou profissional. Quem quer comprar uma rede apenas para se divertir com amigos e familiares, pode encontrar modelos de qualidade por cerca de R$ 100.

Já quem pretende comprar uma rede de vôlei para treinamentos e competições profissionais, precisará gastar um pouco mais. Os melhores modelos e que oferecem alta durabilidade chegam a custar aproximadamente R$ 400.

Antes de partir para as compras, lembre-se de observar um ponto importante sobre as redes de vôlei: tamanho e altura!

Vá além do vôlei! Confira também nossos conteúdos:

  • Os melhores sites para assistir NBA ao vivo e online
  • Bolas de futebol: história, as melhores e versões das Copas
  • As 11 melhores praias para surfar no Brasil
  • Principais campeonatos de CS:GO do mundo: Conheça todos!
  • Guia da bola de futebol americano: o que você precisa saber

Altura da rede oficial do vôlei de quadra

Qual é o tamanho da rede de Voleibol?

De acordo com as regras do vôlei, no vôlei masculino profissional, a altura da rede é de 2,43 metros. Já no vôlei feminino, é de 2,24 metros.

Tanto no masculino quanto no feminino, o tamanho oficial da rede é 1 metro de largura e 9,5 a 10 metros de comprimento. Na parte superior, há uma faixa horizontal de 7 centímetros de largura em toda a sua extensão.

Altura da rede oficial do vôlei de praia

Qual é o tamanho da rede de Voleibol?

Assim como na quadra, no vôlei de praia, a parte superior da rede deve ter altura de 2,43 metros em jogos masculinos e de 2,24 metros em partidas disputadas por duplas femininas.

As regras de vôlei de praia determinam ainda que, para jogos de duplas sub-15, a altura da rede diminui e fica em 2,12 metros, tanto para homens quanto para mulheres. Já em competições sub-13, a altura é de 2 metros.

Lembre-se que a escolha dos materiais adequados é fundamental para que os treinamentos e jogos sejam desenvolvidos da melhor forma.

Agora que você já sabe tudo sobre as redes de vôlei, aproveite para desfrutar sua paixão pelo esporte com outros conteúdos:

  • Os melhores sites para assistir vôlei ao vivo e online
  • Tudo sobre o saque no vôlei: as regras e os diferentes tipos
  • Equipamentos de vôlei: tudo o que você precisa para jogar
  • Como jogar vôlei: Guia de fundamentos e acessórios do esporte
  • Posições do vôlei: entenda as funções e o rodízio em quadra

Qual é o tamanho da rede de Voleibol?

Gustavo Andrade

Gustavo Andrade é jornalista, com MBAs em Comunicação e Marketing Digital e Gestão de Negócios. Foi repórter do UOL Esporte e do Superesportes, portal dos Diários Associados. Cobriu a Copa das Confederações de 2013, a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. Fanático por esportes, acredita que informação é fundamental até para um bom debate de boteco!

Qual é o tamanho de uma rede de Voleibol?

5 º - Para a categoria sub 14 e sub 16 feminina a altura da rede será de 2,20m, para a categoria adulto feminina a altura da rede será de 2,24m, categoria sub18 e adulto masculino a altura será de 2,43m. mesma maneira não podem ser impedido).

Como medir a altura da rede de vôlei?

Os Postes da Rede de Vôlei São fixados de 50 centímetros a 1 metro da linha lateral de cada lado da quadra. Os postes da rede de Voleibol possuem 2,55 metros de altura. Nos postes não pode haver nada que ponha em risco a integridade física dos atletas ou que atrapalhe os jogadores durante o jogo.

Qual o tamanho da rede de Voleibol sub 15?

No masculino, a categoria pré-mirim vale para os nascidos de 1998, com altura da rede de 2, 15 metros; mirim, 1997, com rede a 2,30 metros do chão; infantil, 1996, (rede de 2,38 metros); infanto juvenil, 1995 (rede 2,43 metros); juvenil, 1993 (rede 2,43 metros); adulto, idade livre (rede 2,43 metros) e máster, 35 anos ...