O personagem que está no cinturão industrial está na região caracterizada também por qual produção

O personagem que está no cinturão industrial está na região caracterizada também por qual produção

1. (Mackenzie-SP) Considerando o mapa dos EUA, assinale a alternativa que corresponde à melhor descrição para a área destacada no mapa.

O personagem que está no cinturão industrial está na região caracterizada também por qual produção

a) Trata-se do Cinturão da Ferrugem americano, região dos EUA de economia baseada na indústria pesada e de manufatura, cujo nome é uma ironia referente à degradação da área e ao grande número de galpões industriais abandonados.

b) Refere-se à Cotton belt, especializada no cultivo do algodão, de ocorrência tradicional no sul, por ser uma região mais quente.

c) Trata-se do Vale do Silício, que abrange várias cidades do estado da Califórnia e sul de São Francisco, estendendo-se até os subúrbios de San José.

d) A região é notória pelo cultivo da laranja, mas também se destaca no turismo. Apresenta clima subtropical com temperaturas mais altas do que o padrão nacional. Possui uma sofisticada infraestrutura e um grande número de parques de diversões temáticos que atraem visitantes de todo o país e de outros lugares do mundo.

e) A indústria dessa região tem a peculiaridade de se destacar em setores de altíssima tecnologia, sobretudo, aeroespacial e de computação. Está muito próxima ao Canadá e tem, como destaque, a cidade de Seatle.

2. (Unirio-RJ) Nova York é uma cidade de múltiplos significados, expressos em sua paisagem, em suas formas e nas funções urbanas que exerce. Com relação a essa cidade, a afirmativa CORRETA é:

a) recebe, emite e controla informações em suas relações com o resto do mundo.

b) constitui-se como símbolo da hegemonia americana, o que a protege das ações e ataques terroristas.

c) caracteriza-se como a metrópole de maior população entre as principais cidades globais.

d) mantém sua posição na economia globalizada graças à sua produção industrial.

e) sustenta, por meio dos negócios em suas Bolsas, as cotações das ações do mundo inteiro.

3. (UFV-MG) Considerando a organização do espaço industrial norte-americano, analise as afirmativas abaixo, atribuindo V para as verdadeiras e F para as falsas.

(___) A concentração industrial na região nordeste está relacionada à ocorrência de recursos naturais e fontes de energia e aos volumosos investimentos ingleses.

(___) O Vale do Silício é uma região de industrialização recente, que abriga um complexo de indústrias de alta tecnologia, empregando mão de obra altamente qualificada.

(___) A região dos Grandes Lagos, de vital importância para a indústria norte-americana, vem diminuindo a sua participação na produção industrial do país.

(___) A região centro-sul (Dallas, Houston e Atlanta) vem despontando nos setores industriais químico e aeroespacial devido aos investimentos governamentais e à ocorrência de jazidas petrolíferas.

Assinale a sequência CORRETA.

a) F – V – F – V.

b) V – F – V – V.

c) F – V – V – V.

d) F – V – V – F.

e) V – V – F – F.

4. (FGV) Diversos gases expelidos pelas indústrias, principalmente os óxidos de enxofre e nitrogênio, podem reagir com a luz solar e a umidade presentes na atmosfera. Quando isso ocorre, transformam-se em soluções diluídas dos ácidos nítrico e sulfúrico. Em ambientes saturados por esses elementos, as precipitações atmosféricas (chuva e neve) apresentam alto poder corrosivo e contaminam os solos, lagos e oceanos. Por isso são chamadas chuvas ácidas. Sua distribuição geográfica está associada à presença de altos níveis de produção industrial. No mundo, as mais altas taxas de chuva ácida concentram-se:

a) nos países subdesenvolvidos com industrialização recente: China, Indonésia e Birmânia e na região do mar Mediterrâneo, mar fechado, circundado por regiões altamente industrializadas.

b) no Golfo do México e no eixo industrial da região sudeste brasileira até Buenos Aires, na Argentina.

c) no arquipélago japonês e em países de industrialização recente: Taiwan, Cingapura, Coréia do Sul e Filipinas.

d) nas regiões petrolíferas da Venezuela, do Golfo do México e do Oriente Médio.

e) na região dos Grandes Lagos, no Nordeste dos Estados Unidos e na Europa Centro-Ocidental.

5. (UFSCAR-SP) Sobre a atual organização industrial dos Estados Unidos, é correto afirmar que:

a) o Nordeste apresentou um sensível declínio do setor industrial e está em franca decadência econômica. 

b) a região das planícies centrais substituiu as tradicionais atividades agrícolas pela indústria. 

c) as regiões Sul e Oeste formam o "Sun Belt" (cinturão do Sol), que se destaca pela presença de indústrias de alta tecnologia. 

d) a região de fronteira com o Canadá transformou-se em área industrial degradada, o chamado "Rust Belt" (cinturão da ferrugem). 

e) as Rochosas apresentaram forte crescimento industrial graças à descoberta de inúmeras reservas minerais.


6. O Manufacturing Belt no Nordeste americano apresentava, na década de 50, cerca de 69% da produção industrial dos Estados Unidos, baixando essa participação, três décadas depois, para 48%. Milhões de trabalhadores migraram para o Sul e o Oeste que despontavam como áreas mais dinâmicas. O mesmo Manufacturing Belt, orgulho dos americanos, ganhava uma nova designação pejorativa – o Rust Belt – o “cinturão da ferrugem”.

Assinale a alternativa que melhor se relaciona ao texto:

a) A sociedade industrial norte-americana se reestrutura frente as novas exigências do mercado mundial.

b) A terceirização das atividades econômicas no Leste americano tem promovido o intervencionismo do Estado, para garantir a estabilidade do emprego de milhares de americanos.

c) Os investimentos das grandes transnacionais americanas no exterior esvaziaram a produção industrial e aumentaram o desemprego.

d) A redução contínua das taxas de natalidade e o crescente aumento da imigração tem provocado sucessivas crises sociais na classe operária-norte americana.

e) O espaço geoeconômico norte-americano está se reorganizando com o surgimento de novos polos industriais. 

7. (UNIFESP-2005) A costa oeste dos Estados Unidos da América apresenta

a) polos tecnológicos na região conhecida como Vale do Silício, que combina universidades e empresas.

b) grande presença de mão-de-obra migrante, devido à proximidade com a fronteira mexicana.

c) maior possibilidade de furacões que a costa leste, devido à presença de falhas geológicas.

d) menor densidade populacional na porção sul que no norte, em função das temperaturas mais baixas.

e) produção de laranja orgânica em larga escala, competindo com a produção brasileira.

8. (Fuvest-1996) A região do "Sun Belt", nos EUA, tem se caracterizado por um acalorado crescimento econômico, Grandes obras de infraestrutura, instalação de centros de desenvolvimento tecnológico e uma fantástica expansão do turismo, entre outros aspectos. Exemplos de áreas que apresentam estas características são:

a) São Francisco - indústria da informática e centros de pesquisa - e Houston - indústria petrolífera, biotecnologia e tecnologia de ponta.

b) Seatle - indústria aeronáutica a informática - a Portland - produção de alumínio e indústria bélica.

c) Boston - indústria de informática a centro aeroespacial - e São Francisco - indústria da informática e centros de pesquisa.

d) Atlanta - indústrias têxteis, químicas o de defesa – e Portland - produção de alumínio e indústria bélica.

e) Seatle - indústria aeronáutica e informática - e Houston -indústria petrolífera, biotecnologia de ponta.

9. (FGV-2001) Com uma produção diversificada, abrangendo indústrias têxteis, siderúrgicas e de equipamentos ferroviários, a região do Manufacturing Belt, comparada a outras regiões industriais dos EUA:

a) vem aumentando sua participação relativa no total da produção do país, desde o pós-guerra.

b) é uma região de fortes investimentos (hot belt) graças à vertiginosa expansão da indústria automobilística nas duas últimas décadas.

c) perdeu sua posição de comando nas decisões econômicas do país, devido ao deslocamento significativo de indústrias, serviços e rede bancária para o Noroeste.

d) apresenta organização predominantemente fordista, diferenciando-se dos novos centros industriais do Sun Belt, pautados pela acumulação flexível.

e) caracteriza-se por dispersão territorial de suas indústrias, grande automação e pequena dependência das fontes de energia.

10. (Mack-2000) Os polos mundiais de alta tecnologia, chamados tecnopolos, agrupam os centros de pesquisa de grandes empresas, localizam-se próximos a importantes universidades e contam com eficientes sistemas de transmissão de dados e informações, como é o caso:

a) do Vale do Rhur, na Alemanha.

b) da região industrial dos Grandes Lagos nos E.U.A.

c) do Vale do Silício na Califórnia.

d) da Bacia de Londres, na Inglaterra.

e) da região industrial dos Urais, na Rússia.

11. (Mack-2001) Sobre a economia dos Estados Unidos é INCORRETO afirmar:

a) As grandes extensões de solos férteis, a maior parte do relevo de topografia plana e o clima temperado favorece a agricultura na porção central, que se caracteriza pelo emprego maciço da mecanização e pela baixa utilização de mão-de-obra.

b) A região das Planícies Centrais é dividida em cinturões de cultivo, onde a agricultura é altamente especializada, com alta produtividade.

c) A atividade industrial, tradicionalmente concentrada na região Nordeste e em torno dos Grandes Lagos, beneficiou-se da riqueza mineral e energética da região.

d) Atualmente verifica-se uma descentralização industrial, em direção à Costa Oeste (indústrias de alta tecnologia) e à região do Golfo (indústria petrolífera).

e) Apesar da grande dependência de carvão e petróleo e, em menor grau, de minerais metálicos, o país ainda é responsável pela maior produção industrial do mundo.

12. (ENEM-2004) Um certo carro esporte é desenhado na Califórnia, financiado por Tóquio, o protótipo criado em Worthing (Inglaterra) e a montagem é feita nos EUA e México, com componentes eletrônicos inventados em Nova Jérsei (EUA), fabricados no Japão. (…). Já a indústria de confecção norte-americana, quando inscreve em seus produtos ‘made in USA’, esquece de mencionar que eles foram produzidos no México, Caribe ou Filipinas.

(Renato Ortiz, Mundialização e Cultura)

O texto ilustra como em certos países produz-se tanto um carro esporte caro e sofisticado, quanto roupas que nem sequer levam uma etiqueta identificando o país produtor. De fato, tais roupas costumam ser feitas em fábricas — chamadas “maquiladoras” — situadas em zonas-francas, onde os trabalhadores nem sempre têm direitos trabalhistas garantidos.

A produção nessas condições indicaria um processo de globalização que

a) fortalece os Estados Nacionais e diminui as disparidades econômicas entre eles pela aproximação entre um centro rico e uma periferia pobre.

b) garante a soberania dos Estados Nacionais por meio da identificação da origem de produção dos bens e mercadorias.

c) fortalece igualmente os Estados Nacionais por meio da circulação de bens e capitais e do intercâmbio de tecnologia.

d) compensa as disparidades econômicas pela socialização de novas tecnologias e pela circulação globalizada da mão-de-obra.

e) reafirma as diferenças entre um centro rico e uma periferia pobre, tanto dentro como fora das fronteiras dos Estados Nacionais.

GABARITO

O personagem que está no cinturão industrial está na região caracterizada também por qual produção

O personagem que está no cinturão industrial está na região caracterizada também por qual produção

O personagem que está no cinturão industrial está na região caracterizada também por qual produção

Que personagens estão na região do Sun Belt que produtos industriais e agrícolas são produzidos nessa área?

Resposta verificada por especialistas. De acordo com a imagem da questão, os personagens D e B estão na região do sun belt. E os produtos industriais nessas áreas são: aeroespacial, biotecnologia, petroquímica. E os produtos agrícolas são: de agricultura irrigada, pecuária extensiva, algodão, cana e açúcar.

O que é produzido no Manufacturing Belt?

O manufacturing belt concentrou indústrias tradicionais, típicas da Primeira e da Segunda Revolução Industrial (fordismo), como automobilísticas, metalúrgicas e de equipamentos. O sul belt reúne indústrias típicas da Terceira Revolução Industrial, (toyotismo), como microeletrônica, biotecnologia e aeroespacial.

Quais personagens estão na região do sul que produtos industriais e agrícolas são produzidos nessa área?

Que produtos industriais e agrícolas são produzidos nessa área? RESPOSTA: a) A e E.

Quais motivos contribuíram para a formação desse cinturão industrial?

A existência de recursos naturais, notadamente a jazida de minério de ferro nos Grandes Lagos, o que atraiu o desenvolvimento de indústrias siderúrgicas, automobilísticas e ferroviárias - e as jazidas de carvão mineral dos Montes Apalaches, localizadas mais ao sul e de fácil exploração.