Qual a importância dos oceanos Atlântico e Índico para a sociedade?

Você já parou para pensar no quanto os oceanos são importantes para nossas vidas? Que tal fazer essa reflexão neste Dia dos Oceanos?

Continue a leitura para saber mais!

Dia dos Oceanos e d@s Oceanógraf@s

Em 8 de junho é celebrado o Dia Mundial dos Oceanos, ou World Ocean Day.

A data foi instaurada durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento no Rio de Janeiro, em 1992.

Embora o Dia dos Oceanos seja celebrado desde a Eco-92, a Organização das Nações Unidas (ONU) oficializou a comemoração apenas em 2008.

Desde então, o The Ocean Project e o World Ocean Network propõem anualmente um tema para guiar as reflexões na data. E em 2021, a temática escolhida é “O oceano: vida e meios de subsistência“!

É importante lembrar que essa data tão especial também celebra o dia de profissionais de Oceanografia. Isto é, comemoramos o trabalho de cientistas que se dedicam ao estudo dos oceanos!

A invisível importância dos oceanos

Diferente do que muitos dizem, os oceanos são o pulmão do mundo, e não a Amazônia.

Os responsáveis por grande parte da produção de oxigênio são as algas, seres aquáticos que podem ser microscópicos ou macroscópicos. Estes microrganismos formam o que chamamos de fitoplâncton.

O fitoplâncton, por sua vez, produz mais de 50% de todo o oxigênio da Terra, como resultado de sua fotossíntese.

E nesse mesmo processo, ele absorve entre 25% e 30% de todo o CO2 emitido pelo homem. Assim, os oceanos também atuam como reguladores do nosso clima.

Além disso, o fitoplâncton compõe a base da cadeia alimentar dos ambientes aquáticos. Ou seja, ele serve de alimento para organismos maiores, estruturando e equilibrando toda a teia trófica.

Qual a importância dos oceanos Atlântico e Índico para a sociedade?
Fitoplâncton visto no microscópio.

Os oceanos mantêm a vida

Os mares são e sempre foram grandes controladores do clima.

Nos últimos 200 anos, os oceanos absorveram 80% do calor adicionado pelo ser humano na atmosfera. Sem eles, estaríamos fritos, literalmente.

Com a evaporação da água dos mares, temos a circulação atmosférica retornando à água como chuva e neve, restaurando rios, lagos e aquíferos. Sem os oceanos não haveria nem água potável na Terra.

Tudo isso significa que os oceanos nos fornecem diversos serviços ecossistêmicos. Ou seja, eles garantem os benefícios da natureza para nós e para toda a vida.

Sem eles não há floresta, não há regulação do ambiente feita pelos ecossistemas e organismos, não há alimentos…

Logo, destruindo os oceanos, nós acabamos com a biodiversidade, impactamos o turismo, a economia, transporte de mercadorias… Pois estamos completamente interligados. Sem os oceanos, todas as formas de vida sofrerão consequências.

E quem estuda a conservação dos oceanos?

Oceanógraf@s, especialistas em oceano

Oceanografia é uma área de estudo considerada exata e interdisciplinar. Ela integra os processos físicos, químicos, biológicos, geológicos e sociais, que ocorrem em diferentes zonas, como:

  • Oceânica
  • Costeira
  • Manguezais
  • Estuários
  • E praias.

Se você parar pra pensar, todas essas áreas têm uma relação direta com os oceanos. E com a gente também.

Nos processos biológicos são estudados toda a vida nos oceanos. Desde o plâncton até grandes animais do topo de cadeia alimentar, como tubarões.

Os processos físicos buscam entender os efeitos da temperatura, salinidade, pressão, densidade e massas de água. E também como funcionam ondas, marés e a circulação geral dos oceanos.

Os processos geológicos investigam a origem e evolução dos fundos oceânicos. Bem como o relevo submarino e características dos sedimentos, como exemplo a areia da praia.

Já os processos químicos explicam a composição da água do mar, ciclo dos nutrientes e muito mais.

E por fim, mas não menos importante, a oceanografia que trata da visão socioambiental lida com toda relação do ser humano com o oceano, como:

  • Impactos na pesca e, consequentemente, nas comunidades caiçaras e tradicionais
  • Leis de conservação ambiental
  • Gerenciamento costeiro
  • Mudanças climáticas
  • Impactos na zona costeira, etc.

Portanto, profissionais de oceanografia devem colocar em prática esse olhar plural, multi e interdisciplinar.

Qual a importância dos oceanos Atlântico e Índico para a sociedade?
Preparação de equipamento oceanográfico de coleta de água (Foto: Mariana Borsari)

A Oceanografia ainda é uma área de estudo pouco conhecida pela sociedade. Porém, vem se mostrando cada vez mais necessária.

No Brasil, a graduação em ciências do mar começou em 1971, no Rio Grande do Sul e foi se espalhando pelo país. Atualmente, há um total de 14 instituições que oferecem o bacharelado.

Os oceanos precisam da nossa ajuda

É fato que conhecemos mais a lua do que os nossos oceanos. E nesse 8 de junho, vamos voltar nossa atenção a eles?

Nosso planeta está conectado, interligado entre redes de ecossistemas que compõem o mosaico da vida na Terra.

Todos os seres vivos dependem uns dos outros para sobreviver. Há razão melhor do que essa para conservarmos os nossos oceanos?

Nas palavras de , grande pesquisadora sobre os oceanos:

“As pessoas perguntam: Por que eu deveria me importar com o oceano? Como o oceano é a essencial no sistema de suporte de vida da Terra, ele molda o clima. Ele mantém a maior parte da vida na terra. 97% da água da Terra está lá. É o coração azul do planeta, e devemos cuidar do nosso coração. É o que torna a vida possível para nós. Ainda temos uma boa chance de melhorar as coisas do que são. Eles não vão melhorar a menos que tomemos a ação e inspiremos outras pessoas a fazerem a mesma coisa. Ninguém está sem poder. Todo mundo tem a capacidade de fazer alguma coisa”.

Para que você possa se inspirar ainda mais, recomendamos esse TED da Sylvia Earle!

Texto por Maria Eugênia Fernandes e Mariana Borsari

O que podemos fazer pelos oceanos?

Algumas medidas simples podem contribuir para a proteção de mares e oceanos. Como, por exemplo:

  • Reduzir o consumo de plásticos, especialmente os de uso único.
  • Apoie organizações e institutos que lutam pela preservação dos ambientes marítimos.
  • Ajude na limpeza das praias.
  • Não adquira produtos que prejudicam a vida marinha.
  • Opte por produtos com embalagens recicláveis e recicladas.

Aqui na Positiv.a, nos preocupamos muito com a preservação ambiental nos diversos ecossistemas. Com os oceanos não é diferente!

Sempre que possível, optamos pela produção de embalagens zero plástico.

Mas quando não conseguimos fugir desse material, utilizamos plástico reciclável e reciclado, feito do lixo coletado do litoral.

Este é o caso do nosso Kit Multiuso, por exemplo.

Também reutilizamos redes de pescas descartadas para produzir nossos saquinhos granel e o esfregão ecológico 😉

Agora que você já sabe mais sobre o Dia dos Oceanos e d@s Oceanógraf@s, aproveite para seguir a @Positiv.a no Instagram e receber mais conteúdos como este direto no seu feed.

Qual a importância dos oceanos para a sociedade?

Os oceanos têm uma grande importância ecológica, econômica, política e sociocultural. São eles responsáveis pelo regulamento do clima, proporcionam alimentação, lazer, transporte e gera renda. Por conta disso, os oceanos são fundamentais para a sobrevivência da espécie humana e de todos os seres vivos do planeta.

Qual a importância do Oceano Atlântico para a sociedade brasileira?

Possui grande importância econômica uma vez que nele ocorrem os maiores fluxos comerciais (exportação e importação) do mundo. Além do transporte de mercadorias, o turismo e o transporte de pessoas tem sido uma atividade bastante desenvolvida.

Qual a importância do Oceano Índico para o mundo?

O Oceano Índico é um importante centro de produção petrolífera do mundo. Estima-se que cerca de 40% da produção mundial de petróleo seja retirada das suas profundezas.

Qual é a importância do Oceano Atlântico?

O Oceano Atlântico também é um dos oceanos mais movimentados do mundo em decorrência de sua localização geográfica estratégica. Com isso, ele possui um grande fluxo de mercadorias e pessoas, tornando-se uma importante rota de navegação. Ainda, ele fornece peixes para alimentar grande parte da população mundial.