Qual a importância do conhecimento popular para as gerações passadas?

Qual a importância do conhecimento popular para as gerações passadas?
Ana Claudia Correia Oliveira

O conhecimento popular é o tipo de conhecimento com o qual nos deparamos em nosso dia-a-dia, com informações passadas de pessoas para outras, de geração em geração. Também chamado de senso comum, este tipo de conhecimento é adquirido de maneira informal, pela forma verbal (quando uma pessoa informa outra, que informa uma terceira, e assim por diante) e por vezes é comprovado pela

Qual a importância do conhecimento popular para as gerações passadas?

Qual a importância dos saberes populares?

Saberes Populares e Conhecimento Científico Têm como objetivo explicar os fenômenos da natureza, da sociedade, etc., e baseia-se em problemas de pesquisa muito bem definidos e que são esmiuçados seguindo metodologias e processos na busca de resultados para o problema inicial.

Qual a importância de se valorizar os saberes populares da população?

Por isso é importante conhecer os saberes e os costumes da comunidade, como base para um processo de educação em saúde que valoriza a subjetividade do usuário e a transferência de conhecimentos. Isso implica práticas respeitosas e solidárias2.

O que são saberes técnicos?

Mas, quais seriam realmente, nesse rol de novos conhecimentos adquiridos pelo homem, os elementos que podem ser considerados “pensamento científico” e aqueles que se configurariam como “saber técnico”, definidos como aqueles saberes surgidos da necessidade, e que resultam em instrumentos e objetos para facilitar o ...

O conhecimento engloba todos os tipos de experiências que o homem adquiriu, desde sua origem até os dias de hoje. ... Os resultados apontarão que o conhecimento científico precisa se valer bastante do conhecimento popular para que novos horizontes sejam conquistados.

Qual a importância do conhecimento científico e da cultura para explicar o que é o ser humano?

O conhecimento científico é extremamente importante para a sociedade, pois é a partir dele que é possível a transformação social e tecnológica. O conhecimento científico gerado por uma determinada sociedade consolida o saber e desafia as estruturas cristalizadas, tidas como verdades absolutas.

'A educação popular é importante porque reconhece as condições de vida, atua a partir da realidade, promove e organiza redes de apoio social que, neste momento, são fundamentais'

O conhecimento vulgar ou popular, também chamado de senso comum, não se distingue do conhecimento nem pela veracidade, nem pela natureza do objeto conhecido. O que leva um ao conhecimento científico e outro ao vulgar ou popular é a forma de observação. ...

Qual a importância do conhecimento popular para as gerações passadas?

Saber Popular - é baseado no Senso Comum, ou seja, nas narrativas e histórias passadas por gerações anteriores (avós, pais). Este tipo de conhecimento é bastante propagado em nosso cotidiano e não possui comprovação científica. exemplo: sexta feira 13 é puro azar!”?

Quais são os saberes populares?

Dessa forma, consideramos os saberes populares como um conjunto de conhecimentos elaborados por pequenos grupos (famílias, comunidades), fun- damentados em experiências ou em crenças e superstições, e transmitidos de um indivíduo para outro, principalmente por meio da linguagem oral e dos gestos.

O conhecimento popular diz respeito às informações acumuladas ao longo do tempo por uma determinada comunidade em relação às suas práticas, seus valores, sua cultura, enfim, suas vivências e experiências. ... pode ser um conhecimento verdadeiro e comprovável, mas, nem por isso, científico.

Quais são os exemplos de saberes populares?

  • Como exemplos de saberes populares, podemos destacar: 1º) falar que comer manga com leite faz mal à saúde; 2º) falar que jogar o dente no telhado da casa contribui para uma dentição mais saudável para a criança. Siga firme na direção dos seus sonhos!
  • Significado de Sabedoria popular: É o saber que permite discernir qual o melhor caminho a seguir, a melhor atitude a adotar nos diferentes contextos que a vida nos apresenta a partir do conhecimento próprio e rotineiro do povo. Exemplo do uso da palavra Sabedoria popular: A sabedoria popular nos ensina sobre:-remédios caseiros

Por que os pesquisadores não valorizam os saberes populares?

  • Cada vez maiores parcelas de estudiosos e pesquisadores se empenham em diálogos e caminhos com vistas a conexão dos saberes científicos e populares em sentido de mão dupla. Ainda há estudiosos e pesquisadores que em função de visão estreita e preconceituosa não valorizam os saberes populares.
  • O saber técnico, ao se confrontar com o saber popular, não pode dominá-lo, impor-se a ele. A relação entre estes dois saberes não poderá ser a transmissão unidirecional, vertical, autoritária, mas deverá ser uma relação de diálogo, relação horizontal, bidirecional, democrática.

O saber popular desde muito tempo é uma ferramenta muito importante na vida da população, devido ao seu modo cultural de dar significados e explicações para o acontecimento das coisas, além de ser de grande benefício financeiro para quem o pratica, que é transmitido de geração em geração.
Esse conhecimento é de fundamental importância para a conservação, pois através dele é possível relacionar as espécies de acordo com o tipo de vegetação e perceber quais delas estão expandindo ou contraindo sua distribuição, quais foram introduzidas e quais foram extintas.

Qual é a importância do conhecimento para a sociedade?

A pessoa que detêm o conhecimento é capaz de saber alguma informação ou instrução e a mesma pode mudar comportamentos e auxiliar na tomada de decisões. O conhecimento é capaz de transformar vidas e, se utilizado devidamente, contribui significativamente para a construção de um mundo melhor.
O conhecimento popular ou vulgar também denominado de senso comum se distingue do conhecimento científico pelo método e pelos Instrumentos do conhecer, através da forma de observação, experimentação e mensuração, e que estão atrelados aos fundamentos do método científico em sua forma experimental.