Qual o tempo verbal utilizado nas manchetes dos jornais do texto II por que esse recurso costuma ser utilizado?

O gênero jornalístico tem como principal característica a integração entre o leitor e o jornal, sendo que essa modalidade requer um tipo específico de linguagem, chamada de linguagem jornalística. Esta, por sua vez, é composta por algumas especificidades que têm objetivos bem delimitados, partindo do pressuposto de que todos e todas devem compreender o conteúdo a ser transmitido. Ser bem compreendido requer perícia com as palavras, pois não é interessante para o gênero em questão ser alvo de ambiguidades e diferentes interpretações.

A linguagem jornalística deve seguir alguns preceitos. São eles:

Objetividade: a linguagem jornalística deve ser objetiva e evitar termos literários, como metáforas e linguagem conotativa. Isso acontece porque a mensagem deve ser transmitida de maneira clara, a fim de que sejam evitadas diferentes interpretações e possíveis dificuldades do leitor em compreender aquilo que está sendo dito ou lido.

Simplicidade: a linguagem jornalística deve prezar por termos aceitos no registro formal da língua, evitando vícios de linguagem e vocábulos eruditos ou obsoletos.

Imparcialidade: deve evitar expressões que denunciem a opinião de quem escreve a notícia para que o leitor possa fazer seu próprio juízo de valor sobre aquilo que está expresso no jornal.

Linguagem referencial: o foco deve ser mantido na notícia.

Empatia com o leitor: a linguagem jornalística deve projetar no leitor os sentimentos daqueles que estão envolvidos na notícia.

Linguagem narrativa: predominantemente há a ocorrência da narração, gênero associado aos verbos carregados de ação. A narração confere maior ritmo aos fatos, assim como linearidade.

Universalidade: os fatos narrados devem ser de interesse geral, evitando assuntos que sejam de pouca relevância para a sociedade.

O estilo jornalístico pode ser facilmente notado em um texto, pois alguns elementos aparecem com bastante frequência:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Frases curtas: estão associadas à objetividade do texto, lembrando que a notícia deve demandar pouco tempo de leitura, por isso a preferência por esse tipo de construção frástica.

As locuções verbais devem ser evitadas: locuções verbais não são bem-vindas, sobretudo quando podem ser substituídas por um único verbo equivalente.

Uso da ordem direta da língua: as inversões são comuns no gênero literário, portanto, devem ser evitadas na linguagem jornalística. A linguagem direta da língua, sujeito+ verbo+complementos e adjuntos adverbiais, deve ser predominante.

Uso de repetições: as repetições, quando não estão em excesso, são aliadas no processo de memorização daquilo que está sendo dito ou lido, pois permitem que as informações sejam mais bem assimiladas.

Vejamos um exemplo em que a linguagem jornalística pode ser facilmente denotada no texto jornalístico:

É possível observar no texto acima vários elementos presentes na linguagem jornalística, cujos textos têm como principal objetivo demonstrar circunstâncias e também fornecer uma análise de suas causas e de seus efeitos.

Em Manchetes de jornais (1), havíamos deixado uma atividade para você.

Pedíamos que você reescrevesse as manchetes que reproduzimos aqui:

  • Moon american, says us senator
  • Opposition claim government responsible for crisis
  • Man held by police
  • Queen to visit Baffinland

    A ideia era saber se você era capaz de desenvolver cada uma delas. Veja os resultados:

  • A United States senator says that the moon is American
  • The opposition claim that the government is responsible for the crisis
  • A man is being held by the police
  • The queen of the United Kingdom is going to visit Baffinland

    Já mencionamos que as manchetes (headlines) de jornais ou revistas apresentam linguagem e formas linguísticas muito particulares. As manchetes precisam ser econômicas e, ao mesmo tempo, impactantes. Para isso, há a elaboração de construções sintáticas muito peculiares. Analisaremos aqui o uso que se faz dos tempos verbais nesses textos.

    Simplificando os tempos verbais
    Em geral, as manchetes simplificam os tempos verbais para que eles sejam adequados a seus propósitos. Um primeiro aspecto para o qual devemos chamar a atenção é para a ausência de formas verbais como o present continuous (is having) ou present perfect (has called).

    Elas são substituídas, de maneira geral, pelo simple present. É o caso de "China launches space satellite", em que se faz uso do simple present (launches), mas se quer expressar algo que já aconteceu.

    Algumas vezes, porém, o present continuous é usado sem o verbo auxiliar to be. Isso acontece, de forma geral, quando se descreve alguma coisa que está em desenvolvimento. Por exemplo: "Britain heading for new crisis", em vez de Britain is heading for a new crisis.

    O futuro aparece expresso por meio do uso do infinitivo. Veja em "Britain to spend more on cancer research" em que se quer dizer Britain is going to spend more on cancer research.

    Passive sentences
    Há, ainda, o caso das passive sentences que não são construídas com os verbos auxiliares, apenas com o past participle. É o que ocorre em "Young man killed in pub fight", que consiste na versão para A young man has been killed in a pub fight.

    Em relação às sentenças escritas na voz passiva, é preciso tomar cuidado para não confundir os tempos verbais. Por exemplo, quando lemos "Black teenagers attacked in school", significa que black teenagers were attacked in a school e não que eles atacaram alguém. Para dizer que eles realizaram o ataque, seria preciso que a manchete tivesse sido escrita assim: "Black teenagers attack".

    Agora que você já tem mais recursos para a análise, volte às manchetes que lhe serviram de tarefa e tente descobrir que mudanças de tempo verbal foram realizadas quando elas foram escritas.

Qual o tempo verbal utilizado nas manchetes dos jornais do texto II?

A utilização do presente do indicativo refere-se ao desejo do interlocutor (manchete de jornal) de repassar as informações e os acontecimentos de forma dinâmica, expressiva e síncrona. Desse modo, faz-se o uso desse tempo verbal.

Qual o tempo verbal utilizado nas manchetes?

Nas manchetes de jornal, o tempo verbal mais empregado é também o presente do indicativo. Mas isso não quer dizer que os fatos estejam ocorrendo no exato momento em que são registrados ou lidos.

Qual é o tempo verbal usado no texto da notícia?

Temos por hipótese que ambas as modalidades de texto jornalístico em análise, a notícia e a reportagem, são caracterizadas por verbos no pretérito perfeito do indicativo, pois trazem informações referentes a acontecimentos passados.

Que tempo verbal costuma ser usado no corpo da notícia por quê?

No corpo da notícia, o tempo verbal que costuma ser mais utilizado é o pretérito perfeito, pois é necessário situar, com precisão, os fatos no tempo e no espaço para que a notícia tenha mais credibilidade.