O que é quando o olho fica pulando

Isso acontece porque o tremor pode afetar a pálpebra na parte superior ou na parte inferior. Além disso, os tremores podem ser repetitivos e, às vezes, leves ou com maior intensidade.

Geralmente, o olho tremendo pode durar um ou dois dias. No entanto, quando a condição permanece por semanas ou meses, é preciso se consultar com um médico, já que há prejuízos para a qualidade de vida de quem sofre com o olho tremendo.

Por que eu tenho a sensação de olhos tremendo? Causas principais

As causas para a sensação de olho tremendo podem ser diversas, mas listamos algumas que mais resultam em espasmos dos olhos:

1. Excesso de cafeína ou estimulantes

Substâncias como a cafeína, bebidas à base de cola ou guaraná, energéticos e alguns tipos de chá podem causar olho tremendo também.

Isso porque o consumo dessa substância causa a desidratação do nosso organismo, levando também ao ressecamento de nossos olhos e, consequentemente, a tremedeira dos olhos.  Aliás, abusar no consumo de bebidas alcoólicas ou cigarro causa espasmos no globo ocular. 

2. Falta de vitaminas ou minerais

Não ter uma alimentação balanceada pode resultar em um olho tremendo também. Isso porque a falta de alguns minerais, como potássio e magnésio, e de vitamina, causam espasmos nos olhos, especialmente a falta de vitamina B12.

A deficiência de potássio e magnésio, por exemplo, causa deficiência na contração muscular, provocando espasmos no olho.

Olho Seco

Outra causa bastante comum para o nosso olho tremer é a condição do olho seco, ou seja, nossos olhos estão ressecados.

Isso porque nossos músculos oculares trabalham muito mais em condição de ressecamento do olho, se contraindo com maior frequência para tentar lubrificar os olhos.

É importante lembrar que o ressecamento do olho tem diversas explicações.

Por exemplo, pode ser em decorrência da exposição a agentes ambientes, indo até hábitos diários, como exposição excessiva às telas dos eletrônicos.

Outra possível causa é o uso excessivo de lentes de contato ou até em decorrência do efeito colateral de medicamentos.

4. Cansaço

O cansaço visual pode afetar diretamente nossos olhos, provocando tremor dos olhos em algumas situações.

Todos nós precisamos dormir pelo menos 8 horas por noite, mas quando não conseguimos, os músculos das pálpebras podem ficar sobrecarregados, resultando no tremor dos olhos.

Mas não apenas dormir pouco causa um olho tremendo, uma noite de sono mal dormida pode também resultar em espasmos oculares. Por isso, você precisa sempre priorizar uma noite de sono de qualidade!

5. Estresse e Ansiedade

Infelizmente, situações de estresse ou ansiedade resultam em olho tremendo.

Isso acaba acontecendo pela liberação em excesso do hormônio cortisol, que acaba colaborando para o aumento dos espasmos do olho, já que afeta os músculos da nossa pálpebra.

Inclusive, essa causa é a que mais leva pessoas a procurarem atendimento oftalmológico quando estão enfrentando com frequência quadros de tremor dos olhos.

6. Problemas de visão

Existem alguns problemas de visão que podem causar tremor nos olhos. Listamos alguns para você conhecer:

  • Conjuntivite
  • Alergias
  • Ponto solto após cirurgia no olho
  • Ceratite (inflamação da córnea)

Cada um desses problemas requer tratamento individualizado e busca por atendimento médico especializado em casos como conjuntivite, alergias ou ceratite. 

Outro ponto que requer a sua atenção é que não apenas o tremor dos olhos acontece nessas situações. É comum você sentir outros sintomas, como: 

  • Vermelhidão nos olhos
  • Coceira
  • Inchaço do olho

7. Blefarospasmo

O Brefarospasmo É uma doença que afeta o nosso sistema nervoso e causa espasmos involuntários do nosso olho.

Além disso, é comum que a doença cause tantos espasmos que as pálpebras podem chegar a fechar por completo após episódios constantes de tremor.

O pior de tudo é que a doença prejudica muito a qualidade de vida de quem sofre com ela. Isso porque dependendo da frequência dos tremores que atingem a pálpebra, é possível que você fique com a sensação de que não está enxergando, já que as pálpebras estão fechadas.

Se trata de uma doença rara, mas que exige atendimento médico e tratamento correto.

8. Uso de óculos com grau incorreto

Não é tão comum, mas quando você usa óculos de grau que não é adequado ao seu grau, você pode acabar forçando demais a visão para conseguir enxergar.

Com isso, os músculos dos olhos sofrem fadiga e tremores no olho podem acontecer.

9. Hipoglicemia

Taxas baixas de açúcar no sangue podem causar hipoglicemia e tremor dos olhos. Quadros de hipoglicemia são comuns em diabéticos e é necessário controle adequado da doença.

10. Doenças que afetam o sistema nervoso e cérebro

Várias síndromes e doenças neurológicas (como Doença de Parkinson) podem afetar nossos olhos, causando espasmos.

Isso porque são doenças que afetam diretamente o sistema nervoso, responsável por controlar os impulsos nervosos de nossos músculos de vários órgãos do corpo, incluindo os olhos.

11. Efeito colateral de medicamento

Alguns medicamentos para tratar asma, epilepsia ou enfisema podem resultar em tremor do olho involuntário. Isso porque as substâncias dos medicamentos causam espasmos.

Remédios como corticóides, valproato, teofilina e agonistas beta-adrenérgicos precisam ser administrados em doses certas para não afetarem as contrações das pálpebras.

O que é a sensação de olhos tremendo?

Olho tremendo, também conhecido por tremor nos olhos ou espasmo do olho, são sempre involuntários e podem durar pouco tempo, alguns dias, ou persistir e durar semanas ou meses.

Geralmente não são graves e passados alguns dias o tremor tende a parar por completo, não mais incomodando.

Além disso, sempre afeta a pálpebra do nosso olho, podendo ser a parte superior ou inferior.

Os espasmos são sem indolores, mas podem incomodar bastante, já que em casos mais graves causa o fechamento por completo da nossa pálpebra. 

Assim, é preciso descobrir sempre a causa para o olho estar tremendo e investigar junto ao médico se a condição não é grave, como nos casos de blefarospasmo.

Como fazer o olho parar de tremer? Tratamentos disponíveis

Na maioria das vezes, os tremores nos olhos param sozinhos dentro de alguns dias. Uma opção ideal de tratamento é avaliar a possível causa para o tremor

Por isso, analise se, por exemplo, está consumindo muita bebida à base de cafeína, se está dormindo pouco ou enfrentando situações de muito estresse.

Além disso, em alguns casos você pode:

  • Manter a superfície dos olhos lubrificada;
  • Aplicar uma compressa quente nos olhos quando um espasmo começar.

E não se esqueça de que há ainda intervenções médicas que podem ser necessárias para tratar o olho tremendo:

  • Aplicação de toxina botulínica (botox): alivia os espasmos involuntários por alguns meses e pode ser recomendado em casos de blefarospasmo 
  • Cirurgia para remover alguns músculos e nervos das pálpebras (miectomia). 

O que é recomendado fazer para olhos tremendo

Para fazer o olho tremendo parar com os espasmos involuntários, você deve sempre prezar por uma qualidade de vida que inclua alimentação saudável e uma boa noite de sono.

Evite também situações de muita preocupação, especialmente se estiver com tremor nos olhos.

A preocupação não vai te ajudar, apenas vai aumentar a frequência dos espasmos no olho.

Ao invés, procure orientação médica se sentir que os olhos não param de tremer, mesmo seguindo as recomendações e dicas. 

E lembre-se sempre de descansar bastante e de massagear suavemente a área afetada pelo espasmo. Isso pode ajudar os músculos que estejam sofrendo contrações. 

Complicações do tremor nos olhos?

Geralmente, olhos tremendo não representam risco à nossa saúde ocular. No entanto, em alguns casos poderá ser necessário consultar o médico especialista.

Isso porque, conforme os espasmos acontecem em intervalos pequenos e constantes, pode ser que você apresente complicações.

Doenças neurológicas geralmente afetam muito nossos olhos, especialmente os músculos das pálpebras.

Por isso é comum que uma pessoa que tenha Mal de Parkinson apresenta complicações como tremor nos olhos.

Assim, antes de tudo, é preciso consultar-se com um neurologista para avaliar o seu quadro de saúde e evitar complicações.

Listamos a seguir doenças que atingem o sistema nervoso e o cérebro e que podem ocasionar em complicações, como tremor nos olhos:

  • Esclerose Múltipla (EM): doença cognitiva que afeta o sistema nervoso. Pode ocasionar em espasmos dos olhos
  • Doença de Parkinson: causa diversos problemas de tremores de vários membros do corpo, inclusive dos olhos. Dificuldade para falar e para se equilibrar também. 
  • Síndrome de Tourette: comum causar “tiques” verbais e comportamentais, sendo todos involuntários
  • Distonia: causa espasmos involuntários e várias partes do corpo podem sofrer tremores.
  • Distonia cervical: causa espasmos involuntários afetando mais a cabeça e o pescoço
  • Paralisia facial (paralisia de Bell): causa paralisia de um lado da face, fazendo a parte do rosto afetada ficar “caída” para baixo. 

Quando ir ao médico?

Na maioria das vezes, olho tremendo não representa gravidade para nossa saúde. No entanto, se você notar que os espasmos são constantes e outros sintomas aparecem junto, você deve buscar atendimento médico.

Confira a seguir os sintomas:

  • Tremor dura mais de uma semana
  • Tremor afeta outras partes do rosto
  • Pálpebras se fecham por completo durante os espasmos
  • Pálpebras ficam caídas mais que o normal. 

Prevenção

Há formas muito práticas que você mesmo pode fazer em sua casa para prevenir tremores no olho:

  • Tenha uma alimentação balanceada: consuma alimentos ricos em vitamina B12 (alimentos de origem animal, como carne de boi, leite, ovos) ou peixes gordurosos (salmão), além de ingerir potássio e magnésio

    Quando o olho fica pulando o que significa?

    Ter o olho tremendo geralmente é sinal de excesso de estresse, poucas horas de sono ou falta de vitaminas. No entanto, o tremor do olho também pode indicar alguma condição mais séria, como problemas de visão, olho seco ou alterações no sistema nervoso.

    É perigoso quando o olho fica tremendo?

    Olho e pálpebra tremendo ou “pulando” sozinha, olho tremendo sozinho involuntariamente… Se você está com esse sintoma, não se desespere, pois geralmente o problema não é grave e costuma estar ligado ao estresse excessivo da rotina.

    O que fazer quando o olho começa a tremer?

    Quando procurar um médico Agora que você já sabe o que são as contrações das pálpebras, provavelmente está se perguntando o que deve fazer ao sentir o olho tremendo. Quando isso acontecer, descanso e a redução do estresse podem acabar com os espasmos oculares, desde de alguns dias ou semanas.