Qual é a importância de manter o corpo hidratado?

Com a correria do dia a dia, muitas pessoas acabam deixando de lado o hábito de ingerir água e isso pode trazer pequenas e até grandes consequências para o nosso organismo.

Mas afinal, qual a importância em manter o corpo hidratado? Nós somos constituídos em média por 70% de água, ou seja, o consumo dela é realmente essencial para manter as funções básicas do organismo e também a nossa saúde. A água ajuda a eliminar as toxinas que o nosso corpo não precisa. Como o corpo humano não possui um reservatório de água, devemos sempre nos reabastecer, ingerindo pequenos volumes várias vezes ao dia.

A falta de água em nossa rotina, causa alguns sintomas como por exemplo intestino preso, dor de cabeça, cansaço, pele seca, cãibras e a longo prazo pode prejudicar o funcionamento dos rins (órgão responsável pela filtração do sangue).

Muitas vezes, lembramos de tomar água somente quando estamos com sede. Mas fique atento! A sede já é um pequeno sinal de desidratação.

Para não se esquecer e ter sempre esse hábito no seu dia a dia, uma dica é andar sempre com uma garrafinha, usar a tecnologia a seu favor com aplicativos ou até mesmo dar um sabor à água colocando rodela de frutas.

Cuidar do seu corpo, o mantendo hidratado, só traz benefícios. Afinal, quem é que não gosta de uma pele bonita, intestino em dia, ânimo e boa disposição?

Posts relacionados

Qual é a importância de manter o corpo hidratado?

12jun

Quase todo mundo sabe que o corpo humano é composto por uma grande quantidade de água.

Quase 70% e que ela desempenha um papel fundamental para a nossa saúde! 

Sem água não há vida.

A todo instante temos reações químicas no nosso organismo que dependem de várias gotas de H2O para acontecer. 

É por isso que manter o corpo hidratado é tão importante.

Ao mesmo tempo, eliminamos água a todo momento, seja pelo suor, urina e até mesmo pela respiração.

Portanto, precisamos sempre repor nossos estoques para garantir que todas as “pecinhas” do nosso corpo permaneçam funcionando em harmonia! Para isso, precisamos consumir líquidos constantemente ao longo do dia.

A água ingerida é absorvida, e pela corrente sanguínea vai sendo distribuída com os outros nutrientes para todas as células do nosso organismo, com isso ela chega à células que formam os nossos órgãos e tecidos, hidratando e nutrindo estas células, proporcionando um funcionamento adequado dos nossos órgãos, além de manter pele e cabelos hidratados.

Você provavelmente já ouviu que o ideal é que a gente tome entre 2 e 3 litros de água por dia.

Mas devemos sempre lembrar que isso pode variar de pessoa para pessoa.

O consumo ideal para alguém de 1,90m pode ser diferente de alguém de 1,50m, por exemplo.

O importante é que a gente deve criar o hábito de sempre tomar muita água.

Então, para começar, que tal dar uma olhada na nossa linha de Purificadores de Água Soft by Everest para manter o corpo hidratado e levar uma vida mais saudável?


08 de outubro de 2020 5 minutes

A água participa de praticamente todas as funções vitais do organismo

Manter-se hidratado é tão importante quanto respirar, principalmente em dias secos. Porém, muitas pessoas se esquecem de beber água durante o dia.

Carregar uma garrafinha para todo canto ou colocar lembretes no celular são formas de manter a hidratação em dia. Mas qual a quantidade correta de água a consumir? De acordo com o Ministério da Saúde, isso varia de acordo com vários fatores, como idade, peso, atividades físicas praticadas e até mesmo o clima e temperatura do local onde vive.

Pessoas sedentárias devem beber, em média, de 2 e meio a 3 litros de água por dia, enquanto aquelas que se exercitam regularmente devem beber de 4 a 5 litros. Atletas de altíssimo rendimento chegam consumir de 8 a 10 litros.

por que a água é tão importante para o corpo?

Além de saciar a sede, a água é essencial para manter o corpo funcionando corretamente e com saúde, pois quase todos os principais sistemas do metabolismo dependem dela para funcionar.

No organismo, a água funciona como um solvente, carregando nutrientes e outros materiais pelo corpo, como as células do sangue, o que possibilita que cada órgão faça o seu trabalho. A água é necessária para:

● Regular a temperatura do corpo, que perde suor ao longo do dia – principalmente em ambientes quentes ou quando fazemos esforços, como subir escadas ou caminhar.

● Movimentar a comida pelo trato intestinal, digerir alimentos e dissolver os nutrientes presentes neles, para que possam passar pelas paredes intestinais até a corrente sanguínea.

● Fornecer um meio para que as principais reações bioquímicas do organismo ocorram, como digestão, produção de energia e construção de tecidos.

● Mandar mensagens elétricas entre as células para diferentes ações, como o movimento dos olhos.

● Lubrificar as partes do corpo para que possa realizar movimentos, como articulações, medula espinhal e tecidos.

● Fornecer nutrientes importantes a todas as células, em particular as musculares, o que retarda a fadiga muscular.

● Ajudar a “desintoxicar” o corpo, eliminando as toxinas no sistema e otimizando a função dos rins.

● Ajudar a evitar a constipação, apoiando os movimentos do intestino.

● Hidratar a pele.

como saber se estou me hidratando o suficiente

Um bom indicativo é a coloração da urina. Quando está mais clara, o corpo tende a estar bem hidratado. Além disso, se você raramente sente sede, provavelmente está bebendo bastante água.

Beber outros líquidos, como suco natural e chá, também é forma de se hidratar. Mas fique atento, pois certas bebidas podem ter muitas calorias e açúcar. Por isso, prefira concentrar os seus esforços de hidratação bebendo água e consuma o resto com moderação, como parte de uma alimentação balanceada.

Ao consumir a recomendação mínima de água, você ajuda o seu corpo a funcionar melhor e a sua saúde global. Hidrate-se!

Referências:

Ministério da Saúde. Beber mais água é uma ótima meta para o ano novo.

Ministério da Saúde. Saiba qual é a quantidade de água recomendada para evitar a desidratação.

Nutrição para Leigos. Carol Ann Rinzler. Tradutora Carla Cabrebra. Rio de Janeiro : Alta Books, 2011. 388p.

Ministério da Saúde.

Healthline. Why Is Water Important? 16 Reasons to Drink up.

Mayo Clinic Health System. Water: Essential to your body.

Mayo Clinic. Nutrition and Health Drinking.

Web Medical Team. How Much Water Should I Drink?

UCHealth. Cinq raisons pour lesquelles l’eau est si important pour votre santé.

LEIA MAIS