Qual é a diferencia entre a célula animal e vegetal?

As células animais são geralmente as mesmas quando se trata da presença das organelas celulares e da membrana celular. O ponto que a distingue da célula vegetal é que ela não possui parede celular e cloroplasto. As células animais têm a membrana plasmática como o limite mais externo, em vez da parede celular de celulose presente na célula vegetal. Por outro lado, as células animais não possuem cloroplasto, pois são heterótrofas e não precisam preparar alimentos para si mesmas. A célula animal é geralmente arredondada ou de forma irregular. O tamanho da célula animal varia de 10 a 30 micrômetros, o que a torna menor em relação à célula vegetal. A célula animal possui vários pequenos vacúolos, que têm a função principal de armazenar água, resíduos e íons.

Células animais e vegetais são chamadas eucariontes, pois ambas possuem núcleo bem definido, individualizado e coberto por uma membrana celular.

Essa definição para ambas, nos diz que elas são as estruturas microscópicas mais complexas que existem no mundo.

E apesar de apresentarem muitas das mesmas estruturas rugosas que as compõem, existem diferenças importantes entre elas que são de fácil compreensão e visualização quando comparadas.

A seguir você irá entender melhor quais as estruturas que diferem uma da outra. Siga lendo para descobrir!

Estruturas presentes em células vegetais e ausentes em células animais

Há muitas estruturas celulares que são de exclusividade das células vegetais e que não são de forma alguma encontradas nos animais. Abaixo você confere uma lista delas:

  • Parede celular celulósica: em células vegetais, externamente, é possível observar a presença de outro envoltório celular, a parede celular. Essa parede diferencia-se da parede encontrada em outros organismos por ser rica em celulose.
  • Plastos ou plastídeos: essas estruturas destacam-se pela presença de dupla membrana e DNA, o que sugere que essas organelas surgiram por um processo de endossimbiose. Cloroplastos, cromoplastos e leucoplastos são tipos de plastos.
  • Vacúolos de suco celular ou vacúolo central: vacúolos são estruturas formadas por uma única membrana (tonoplasto), com um líquido em seu interior chamado suco celular. Esse vacúolo destaca-se por garantir que a célula consiga manter seu equilíbrio osmótico e também por armazenar substâncias.
  • Glioxissomos: estruturas que apresentam a função de garantir a transformação de lipídios em glicídios. Eles são importantes na germinação de sementes e são organelas como os peroxissomos.

Estruturas presentes em células animais e ausentes em vegetais

Da mesma forma que as células vegetais, as células animais apresentam particularidades em suas estruturas, as chamadas organelas.

Parede celular, plastos, vacúolo central e glioxissomos se ausentam nas células animais. Em contrapartida, a organela que é exclusiva desses tipos de células, são os lisossomos.

  • Lisossomos: são estruturas esféricas que apresentam mais de 40 enzimas distintas. A função dessa organela é realizar a digestão intracelular. Na fagocitose, observa-se o englobamento de uma substância, a formação do vacúolo alimentar e posteriormente o lisossomo, fundindo-se a esse vacúolo e liberando enzimas. Além de atuar na digestão de moléculas, os lisossomos atuam no processo de autofagia, em que agem reciclando o próprio material da célula.

Vale lembrar que fora essas estruturas, todas as outras demais são encontradas tanto em uma, quanto na outra. Falo aqui dos ribossomos, complexo golgiense, mitocôndria e retículo endoplasmático, por exemplo.

Esse artigo te ajudou em seus estudos? Deixe um UP nos comentários!

Qual é a diferencia entre a célula animal e vegetal?
“Quais as diferenças entre uma célula animal e uma vegetal?”

Escola em Pinhais – IEPI

Pensar em Educação nos dias de hoje é compreender que o mundo nos proporciona muitas possibilidades de aprendizagem e diferentes interações que extrapolam o ambiente escolar. A par desse contexto, o IEPI – Escola Pinhais assume essa desafiadora tarefa e, para isso, conta com uma equipe de profissionais especializados e dedicados, que não medem esforços para proporcionar aos nossos alunos uma educação de qualidade em um ambiente acolhedor.

Educação atualizada

Nesta escola, nossos alunos contam com uma educação moderna, pautada em valores e princípios éticos. Percorrem caminhos inovadores e fundamentados em uma proposta dinâmica e desafiadora. As aulas acontecem através de pesquisas, com projetos diferenciados, vivências e aprendizagem significativa, de forma a ampliar a construção do conhecimento. Esse é o nosso compromisso, ao qual se agrega o suporte do amplo conjunto de soluções educacionais do Sistema de Ensino Positivo.

O IEPI sabe que o futuro de nossos alunos depende de práticas educacionais diferenciadas e de muita dedicação por parte do corpo docente.

Acreditamos que a Educação só germina através do compromisso e do amor. Amor em tudo o que fazemos tem sido o nosso diferencial!

Qual a diferença entre a célula animal e a vegetal?

As células animais e vegetais são células do tipo eucarionte, ou seja, possuem núcleo definido. As principais diferenças entre as células animais e vegetais são a presença de parede celular celulósica, plastos, vacúolos de suco celular e glioxissomos nas células vegetais e a ausência dessas estruturas na célula animal.

Quais são as principais diferenças entre uma célula animal e vegetal Brainly?

As diferenças entre célula animal e vegetal são sua estrutura - a vegetal tem parede celular - e a presença ou ausência de algumas organelas, como o cloroplasto na vegetal e o lisossomo na animal. Tanto os animais quanto os vegetais são seres eucariontes e pluricelulares.

Qual é a principal diferença entre uma célula animal ou vegetal é uma célula de um ser vivo Procariotico?

A diferença entre elas é a estrutura celular. As procarióticas caracterizam-se por terem uma estrutura simples e a ausência de núcleo, enquanto as eucarióticas têm um núcleo definido e uma estrutura complexa.

Qual a diferença entre a célula animal e a célula humana?

Resposta. a diferença entre suas formação dentro do citoplasma,um exemplo um ribossomo de uma célula animal apresenta organelas diferentes tanto em forma e tamanho,quanto de nome.