Quando em uma situação de engasgo qual o método de socorro primário mais eficiente é utilizado?

Quem nunca passou por situações de engasgo? Se você nunca se engasgou ao longo da vida, ao menos deve ter presenciado alguém se engasgando. Durante esses casos, a maioria das pessoas não sabe o que fazer, se desesperam e acabam se engasgando ainda mais, ou não sabe como agir caso veja alguém engasgado.

Hoje vamos entender um pouco melhor o que causa, o que acontece durante e o que fazer em casos de engasgo. 

O que é engasgo?

Um engasgo é o bloqueio da traqueia – órgão responsável pela passagem de ar para dentro e fora dos pulmões – por algum objeto estranho ao corpo como alimentos, utensílios e até mesmo fluidos como saliva, vômito e sangue.

Em nosso corpo, a traqueia é protegida pela epiglote, uma espécie de porta que se abre e se fecha de acordo com a necessidade do momento. Quando ingerimos alimentos ou líquidos, a traqueia se fecha para que nada se infiltre e chegue até o pulmão. Quando respiramos, a traqueia se mantém aberta para que o ar entre nos pulmões. 

Quando há falhas no funcionamento da epiglote, os alimentos e líquidos podem acabar chegando ao pulmão, bloqueando a passagem do ar, o que causa asfixia e pode levar à morte dependendo da gravidade do engasgo.

E por oferecer risco de vida, algumas situações de engasgo podem ser classificadas como emergências médicas, e devem ser atendidas o mais rápido possível.

Como agir em casos de engasgos?

Em casos de engasgo, a primeira coisa a se fazer é avaliar se será possível ajudar a vítima. Caso você perceba que está além da sua possibilidade de oferecer ajuda, chame a emergência imediatamente!

Moedas, brinquedos pequenos, pedras, alimentos e outros objetos podem estar entre os motivos de engasgo. A manobra mais usada e conhecida mundialmente em casos de urgências como essas é a Manobra de Heimlich.

Essa manobra consiste em realizar uma pressão na região da ‘boca’ do estômago (epigástrio), resultando na desobstrução das vias aéreas. Confira a ilustração abaixo.

O engasgo é uma manifestação do organismo que tem por objetivo retirar algum objeto ou alimento que esteja presente na laringe, bloqueando a passagem de ar. Para evitar que essa situação ocorra, contamos com uma estrutura cartilaginosa chamada de epiglote, a qual se fecha quando deglutimos algo.

Em algumas situações, o fechamento da entrada para o sistema respiratório pode não ocorrer, e o alimento, por exemplo, pode bloquear a passagem de ar e provocar o engasgo. Em algumas situações, o engasgo pode ser até mesmo fatal por provocar asfixia na vítima. O socorro rápido e eficiente é fundamental para evitar complicações.

Veja também: Desmaio — uma perda temporária dos sentidos

Resumo sobre engasgo

  • O engasgo é uma manifestação do nosso corpo diante de uma obstrução da laringe.

  • A epiglote é uma estrutura que funciona como uma válvula, impedindo que objetos ou alimentos entrem nas vias respiratórias e sigam para o pulmão.

  • O engasgo pode ser fatal, portanto, é fundamental conhecer técnicas de primeiros socorros.

  • Ao perceber que uma pessoa está engasgando, chame imediatamente o serviço de emergência.

O que é o engasgo?

O engasgo é uma manifestação do nosso corpo diante de uma situação em que algum corpo estranho obstrui a nossa laringe. Isso pode ocorrer, por exemplo, quando uma pessoa come muito rápido, não mastiga direito seu alimento ou apresenta alguma doença degenerativa.

É comum também a ocorrência em crianças pequenas, que frequentemente colocam objetos, como peças de brinquedos, em sua boca, os quais podem ser deglutidos e impedir a passagem de ar pelas vias respiratórias.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Para evitar que algum corpo estranho entre em nossas vias respiratórias e siga para os pulmões, contamos com a ajuda da chamada epiglote. A epiglote é uma estrutura cartilaginosa que se estende da laringe à faringe e funciona como uma espécie de válvula.

Quando respiramos, a epiglote permite a passagem do ar para as vias respiratórias. Quando engolimos um alimento, a epiglote fecha, garantindo que o alimento siga em direção ao esôfago. Falhas nesse mecanismo, no entanto, podem permitir que o alimento siga para o sistema respiratório, e é esse o momento em que o engasgo ocorre.

Quando em uma situação de engasgo qual o método de socorro primário mais eficiente é utilizado?
Na última ilustração, é possível observar o alimento desviando para a laringe e provocando o engasgo.

É importante salientar que o engasgo é uma situação que pode ser bastante perigosa, uma vez que nem sempre ele é capaz de garantir a desobstrução das vias respiratórias. Nessas situações, a pessoa pode ficar inconsciente e até mesmo morrer em consequência dessa obstrução da passagem de ar.

Sinais de que uma pessoa está sofrendo um engasgo

O engasgo pode ocorrer de maneira rápida e ser suficiente para que as vias respiratórias sejam liberadas. Algumas situações, no entanto, levam a uma obstrução que, se não ocorrer nenhum socorro, pode ser fatal.

Alguns sinais podem indicar que a pessoa está com suas vias aéreas obstruídas, tais como:

  • tosse intensa;

  • dificuldade para falar;

  • respiração ruidosa;

  • chiado;

  • inquietação;

  • levamento das mãos ao pescoço como se estivesse sufocada.

Leia também: Afogamento — a aspiração de líquido que pode levar à asfixia e à morte

Primeiros socorros em caso de engasgo

Em caso de engasgo, a primeira medida a ser tomada é chamar o serviço de emergência. Enquanto o socorro especializado não chega, a realização de primeiros socorros pode ajudar a evitar um desfecho mais grave.

Veja a seguir duas importantes técnicas que podem ser utilizadas em casos de engasgo com pessoas que estão conscientes. Vítimas inconscientes necessitam de atendimento médico especializado rapidamente.

→ Manobra de Heimlich

Quando em uma situação de engasgo qual o método de socorro primário mais eficiente é utilizado?
Observe a figura para melhor compreender a manobra de Heimlich.

Para realizar manobra de Heimlich, inicialmente é preciso se posicionar atrás da vítima e passar o braço ao redor do seu abdome. Caso a vítima seja uma criança, é importante que a pessoa que realizará os primeiros socorros se ajoelhe. Após passar o braço ao redor da vítima, deve-se colocar uma mão fechada na região conhecida popularmente como “boca do estômago”.

A outra mão aberta deve ser colocada em cima da mão fechada, e movimentos de compressão para dentro e para cima devem ser realizados. A manobra deve ser feita até que a vítima libere o que está obstruindo sua via respiratória.

→ Manobra que deve ser feita em caso de engasgo em bebês

Quando em uma situação de engasgo qual o método de socorro primário mais eficiente é utilizado?
Observe a figura para melhor compreender como devem ser realizados os primeiros socorros em caso de engasgo em bebês.

É importante colocar o bebê de bruços em cima do braço e realizar cinco compressões na região entre as escápulas. Feito isso, coloque o bebê com a barriga para cima, ainda no seu braço, e realize cinco compressões na região do esterno utilizando dois dedos.

Após as compressões, abra a boca do bebê e verifique se o objeto que está causando o engasgo pode ser visualizado. Se sim, retire-o delicadamente da boca. Caso não seja possível a visualização do objeto na boca do bebê, repita a manobra.

Quais são os primeiros socorros em caso de engasgo?

Manobra de Heimlich Ao abraçar a pessoa engasgada pelo abdômen, posicione uma das mãos sobre o epigástrico e com a outra mão pressione a primeira mão, ao mesmo tempo que realiza um movimento de gancho, como se fosse levantar a pessoa. Continue o movimento até que a pessoa desobstrua as vias.

Como deve ser prestado o socorro imediato para a vítima de engasgo?

Atrás da vítima coloque uma das mãos sobre a região da “boca do estômago” e com a outra mão, comprima a primeira mão, ao mesmo tempo em que empurra a região dentro e para cima, parecendo que está levantando a pessoa; Continue o movimento até que a pessoa elimine o objeto que está causando a obstrução.

Qual é o nome da técnica usada para socorrer uma pessoa vítima de engasgo?

A manobra de Heimlich (tração abdominal) é um procedimento rápido de primeiros socorros para tratar asfixia por obstrução das vias respiratórias superiores por corpo estranho, tipicamente alimentos ou brinquedos. Se necessário, pode-se utilizar também compressões torácicas e percussão nas costas.

Quando realizar a manobra de Heimlich?

A manobra de Heimlich se caracteriza por compressões abdominais que devem ser feitas em situações de emergência, como asfixia por alimento ou objeto estranho preso no trato respiratório.