Qual é a importância da biologia para o homem

252 palavras 2 páginas

A biologia é a ciência que estuda os seres vivos (plantas e animais), ou seja, é o estudo da vida. A biologia abrange o funcionamento dos organismos vivos desde a escala molecular e subcelular até o nível populacional, bem como a interação da vida com seu ambiente físico-químico. A biologia exerce um grande fascínio em todos aqueles que nela se aprofundam, pois é uma ciência que tenta explicar os fenômenos ligados à vida e à sua origem.

A grande diversidade de seres vivos e a grande especialização das áreas de estudo da biologia, a tornam em uma ciência muito envolvente, que consegue abranger todas as relações interpessoais e uma grande interdisciplinaridade com outras áreas, tais como: física, química, geografia e até mesmo a matemática.

A biologia está presente em praticamente tudo no nosso cotidiano e influencia diretamente a nossa vida e a sociedade. Por estar presente em praticamente em tudo o que fazemos, a Biologia é uma ciência de grande importância, e o entendimento dela e de suas divisões torna-se cada vez mais importante, pois através destes conhecimentos poderemos preservar o meio ambiente, entender o funcionamento dos processos biológicos, conhecer a nossa história, etc.

Portanto, o estudo da biologia requer uma postura crítica, para que possamos entender todos os processos biológicos por uma visão holística e assim tomarmos decisões coerentes com a realidade que nos cerca.

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 900 cursos online com certificado


Relacionados

  • A importância da Biologia

    770 palavras | 4 páginas

    Biologia é uma ciência que estuda os seres vivos e explica os fenômenos ligados à vida e à sua origem. Além disso, é de extrema importância para entender o funcionamento do nosso ecossistema, que por sua vez, se torna essencial para a sobrevivência humana. A importância do conhecimento biológico pode ser percebida desde a base do que compõe o planeta terra. Com a evolução das espécies, os estudos sobre a biologia também se transformaram no decorrer de décadas, com o auxílio até mesmo da tecnologia….

  • Importância da Física na Biologia

    379 palavras | 2 páginas

    A Importância da Física na Biologia Todos nós sabemos que a ligação da ciência física com áreas de saúde como por exemplo a biologia vem cada vez mais sendo ampliada, desenvolvida e de grande importância nas últimas décadas, principalmente depois das descobertas que envolve genética molecular, ecologia e trabalhos em laboratório em geral. A Biofísica como é chamada, tem como principal característica e objetivo o estudo da biologia que ao mesmo tempo engloba princípios e métodos científicos da….

  • A importância do estudo da biologia

    281 palavras | 2 páginas

    A importância do estudo da biologia A Biologia é um ramo do conhecimento que exerce grande fascínio em todos que nela se aprofundam, pois tenta explicar os fenômenos ligados à vida e à sua origem. Inicialmente, a biologia tinha um caráter mais contemplativo e descritivo da natureza, no entanto, hoje, os diversos avanços tecnológicos têm permitido um estudo mais investigativo e detalhado dos seres vivos e dos processos biológicos. Devido à grande diversificação e especialização das áreas de estudo….

  • Importancia da matematica em biologia

    1487 palavras | 6 páginas

    ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS Ciências Biológicas 2ª Série Biologia Celular e Molecular A atividade prática supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de etapas programadas e supervisionadas e que tem por objetivos: _ Favorecer a aprendizagem. _ Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. _ Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo. _ Desenvolver os estudos independentes….

  • Importancia da Biologia na Medicina

    312 palavras | 2 páginas

    Desde séculos atrás, até os dias de hoje que a Biologia Celular tornou um alvo para muitos pesquisadores. Facilitando assim, grandes descobertas.Descobertas essas que tem gerado muitas discussões,comentários, polêmicas e críticas envolvendo tanto a sociedade como a religião. Mas, o fato é que, graças ao estudo celular, passamos a entender com mais detalhe seu funcionamento e benefícios paranossa vida, ampliando assim ainda mais nosso conhecimento na área. Considero que o estudo celular, cada vez….

  • A importância de estudar Biologia

    355 palavras | 2 páginas

    A biologia é muito importante para conhecer o ecossistema em que vivemos e também conhecer, entender o funcionamento do nosso próprio corpo e como ele é formado. Em um mundo onde os problemas ambientais e seus efeitos futuros estão sendo cada vez mais discutidos e sentidos, a biologia é importante para que nós consigamos compreender porque tudo isto ocorre e quais as melhores formas de amenizar ou evitar o problema. Sendo assim importante para os estudos ecológicos, com ela podemos descobrir como….

  • Importancia da Biodiversidade - Biologia

    688 palavras | 3 páginas

    Importância da Biodiversidade A palavra biodiversidade significa “variedade de vida”. É o conjunto das diferentes formas de vida que existem no planeta como um todo, ou numa região em particular. A grande preocupação que existe hoje é a de que o ser humano esteja a provocar o desaparecimento de muitas espécies num curto espaço de tempo, o que poderá conduzir à redução drástica dessa biodiversidade. Esse desaparecimento deve-se à prática intensiva da agricultura, à construção de barragens,….

  • A importancia da biologia na ed.fisica

    725 palavras | 3 páginas

    A IMPORTÂNCIA DA ANATOMIA PARA O CURSO DE EDUCAÇÃO FISICA Desde épocas mais remotas e primitivas o corpo humano desperta a curiosidade dos seres humanos, incitando‐os a buscar por esse conhecimento das mais diversas formas. Os primeiros registros de explorações do corpo humano são do Antigo Egito, através do processo de mumificação. Assim, com os diversos avanços conseguidos aprofundar os estudos e conhecer essa fantástica e complexa criação da natureza. A partir das constatações feitas,….

  • Importancia da biologia na medicina

    2030 palavras | 9 páginas

    Conclusão Biblografia Relação Nominal Megalaz Manuel Tomás Jorgina Cuna Avelino Maria Defatima Hildelina Mafalda Ndala jose lumbombo Victor kid men Introdução A Engenharia Genética é o termo usado para descrever algumas técnicas modernas em biologia molecular que vem revolucionado o antigo processo da biotecnologia. A Engenharia Genética permite que cientistas usem os organismos vivos como matéria-prima para mudar as formas de vida já existentes e criar novas.A Biotecnologia envolve manipulaçao….

  • importancia da biologia na medicina

    2653 palavras | 11 páginas

    entos Transgénicos também podem ter consequências negativas para a saúde, pois existem estudos que revelam que algumas variedades de alimentos Transgénicos ”podem” prejudicar gravemente o tratamento de algumas doenças, tanto nos homens como nos animais. Isto acontece porque algumas culturas de alimentos Transgénicos contêm genes que resistem aos antibióticos. Por isso, não devemos consumí-los enquanto não houver estudos que demonstrem se os alimentos Transgénicos fazem bem ou mal à saúde e devemos….

Outros Trabalhos Populares

Qual a importância da biologia para a sociedade Brainly?

A biologia é muito importante para a sociedade humana, isso porque conseguiu avançar em vários sentidos para que pudêssemos descobrir novas maneiras de tratar doenças, descobrir como os animais e plantas funcionavam, e conseguem fazer um estudo aprofundado sobre qualquer coisa com ajuda da alta tecnologia.

Qual é o objeto de estudo da biologia?

Os objetos de estudo da BIOLOGIA GERAL são os seres vivos, como animais, vegetais, fungos, bactérias e protozoários, as unidades que os compõem (como átomos, moléculas e células), e também a relação deles com o meio em que vivem e com outros seres.

Qual o papel do biólogo na sociedade?

Biólogos ajudam por fim, a encontrar respostas às questões fundamentais sobre a vida. Seu trabalho pavimenta o caminho para investigações científicas que melhoram a qualidade de vida de humanos e animais. O profissional da biologia estuda e defende a maior riqueza do nosso planeta — a vida.

Qual é o conceito de biologia?

Biologia é uma ciência que se preocupa em estudar a vida em todos os seus níveis. Anatomia, Genética, Evolução, Botânica e Zoologia são algumas das áreas da Biologia. O biólogo é o profissional responsável pelo estudo da vida. Biologia é uma ciência que se preocupa com o estudo da vida.