Qual a importância das bactérias para a reciclagem da matéria na natureza?

Você sabe qual a importância dos fungos e bactérias para o solo? Esse conjunto de microrganismos serve como indicador da qualidade do solo para a prática satisfatória da produtividade rural. Eles significam uma maior composição de matéria orgânica, o que aumenta a qualidade e a saúde da terra. Quer saber mais sobre o tema? Continue com a gente e boa leitura!

Qual a importância dos fungos e bactérias para o solo?

Os microrganismos encontrados no solo respondem pelos processos de mineralização e pela obtenção de uma alta quantidade de nutrientes disponíveis aos vegetais. Em ecossistemas livres da intervenção humana, a microbiota está em equilíbrio com o solo e sua biodiversidade se mantém intacta.

Quando há interferência nesses ambientes, acontecem mudanças nem sempre favoráveis ao seu equilíbrio natural. Isso pode resultar em redução ou alteração da microbiota, o que tende a prejudicar a fixação temporária de nutrientes, acelerando perdas e enfraquecendo o solo.

Fungos e bactérias não são visíveis, mas são eles que sustentam toda a vida presente no solo. Assim sendo, uma terra saudável e plena de vida é fundamental para garantir uma lavoura produtiva. Por isso, é tão relevante manter fungos e bactérias ativos e em condições de perpetuar seus benefícios essenciais ao desenvolvimento das plantas.

A seguir, confira os ganhos que os fungos e bactérias proporcionam ao solo.

Promovem a reciclagem da matéria orgânica

Esse é o primeiro trabalho que fungos e bactérias desempenham no solo, operando como degradadores de matéria orgânica. Então, ao longo desse processo, entendido como reciclagem, ocorre uma etapa intermediária, cujo material trabalhado pelos microrganismos se converte em húmus.

Esse material é, portanto, o grande agente da qualidade de umidade e frescor introduzido no solo durante o processo de reciclagem. E isso é vital para um desenvolvimento saudável do sistema radicular das plantas. O húmus mantém as temperaturas amenas e revela uma alta capacidade para reter umidade, não permitindo que a água do solo evapore ou se disperse.

Disponibilizam nutrientes para a plantação

Por meio do processo de decomposição, os fungos e as bactérias degradam toda a matéria orgânica do solo até liberarem os componentes minerais que compõem os nutrientes necessários às plantas. Assim, a disponibilização dos minerais constitui a última fase da decomposição, o que finaliza a tarefa dos microrganismos no trabalho de reciclagem.

Funcionam como indicadores da qualidade do solo

Os fungos e bactérias, conforme já adiantamos, são os principais indicadores de qualidade do solo. Sendo assim, constituem uma indispensável reserva de nutrientes que podem ficar disponíveis para as plantas em razão de seu rápido processo de reciclagem.

Sua atuação é bastante dinâmica e facilmente afetada pelas maneiras de usar e manejar o solo ou outra forma de alteração. Com isso, a avaliação desses microrganismos permite que se faça uma qualificação das condições do solo. Por isso, são ótimos indicadores de sua saúde.

Participam de simbiose com plantas

Essas simbioses se caracterizam por relações entre seres vivos, nas quais todos levam vantagem. Entre as simbioses de plantas e bactérias mais estudadas, podemos citar a fixação no nitrogênio do ar, em que as plantas mantêm as bactérias em suas raízes e, em troca, recebem nitrogênio.

Apesar de 78% do ar ser composto por nitrogênio, sua forma gasosa (N2) não pode ser absorvida pelas plantas. Por essa razão, as bactérias presentes na raiz da planta captam o nitrogênio gasoso, transformando-o em amônia (NH3). E essa é a forma ideal para a lavoura consumir.

Recuperam solos já degradados

Fungos e bactérias são grandes aliados para ajudar a regenerar o solo degradado, o que é altamente benéfico para o meio ambiente. Portanto, mesmo em áreas totalmente expostas, a revegetação pode acontecer de maneira mais acelerada com a presença desses microrganismos.

Além disso, a disponibilidade de água, fósforo e nitrogênio para a plantação é facilitada. Para definir os melhores fungos e bactérias adequados a cada tipo de cultura, existe o trabalho de seleção de estirpes e de fitotecnia.

Quais são as medidas para o aumento da qualidade do solo?

Esses microrganismos executam perfeitamente suas funções para garantir a saúde do solo. Entretanto, algumas medidas podem ser adotadas pelos agricultores para otimizar ainda mais o trabalho desses parceiros da natureza. Para tanto, determinadas iniciativas ajudam ainda mais no desempenho da cultura. Confira algumas a seguir.

Aderir ao plantio direto

Trata-se de uma técnica de manejo voltada à cobertura do solo para ajudar a conservar seus nutrientes. Com isso, restos de plantas e palhadas são deixados na superfície da terra para prevenir o surgimento de processos nocivos, como a desertificação e a erosão.

Adicionar micronutrientes

Muitos micronutrientes não têm um efeito tão impactante nos cultivos. Mas, caso seus níveis estejam abaixo do necessário, isso pode comprometer a saúde das plantas cultivadas e, ainda, empobrecer o solo.

Entre os mais importantes desses elementos estão o boro, o ferro, o zinco, o cobre, o manganês e o molibdênio. Eles são aditivos naturais e adequados para o cultivo orgânico.

Incorporar biomassa ao solo

A biomassa é um material orgânico essencial para o trabalho desempenhado por fungos e bactérias. Portanto, eles podem ser utilizados para integrar a palha da colheita anterior, mantendo o solo fértil e nutrido.

Promover a rotação de culturas

O cultivo de um único tipo de vegetação no mesmo local, todos os anos, consome os nutrientes muito mais rápido. Mas existem algumas espécies de vegetais que precisam de menos nutrientes ou que colaboram com a adição de nitrogênio no solo. Assim, é importante planejar uma rotação das culturas disponíveis para manter os níveis de nutrientes estáveis e suficientes.

Adicionar fungos benéficos ou bactérias

Ao manter o solo bem aerado, em condições de receber nutrientes em abundância, os microrganismos crescem sozinhos, transformando a matéria vegetal morta em nutrientes para abastecer plantações. Porém, é possível melhorar a saúde do solo ainda mais, aplicando adições fúngicas ou bacterianas, desde que elas sejam próprias para as espécies que serão cultivadas.

Entender qual a importância dos fungos e bactérias para o solo é a base para culturas bem-sucedidas e solos bem conservados. Todas as medidas acima descritas são competentes para ajudar a conservar melhor a terra e tirar o máximo de proveito de seus nutrientes, sem danificar o meio ambiente.

Para se aprofundar mais nesse assunto, saiba como ter uma produção alinhada a princípios de sustentabilidade!

Qual a importância das bactérias para a reciclagem da matéria na natureza?

Nascemos para ajudar os produtores rurais a expandirem os seus negócios de forma segura e sustentável. Temos produtos, serviços, cursos, informação, eventos e muito mais! Um ecossistema digital completo. Somos o seu jeito digital de fazer agro.

Como as bactérias fazem a reciclagem da matéria orgânica na natureza?

Bactérias e fungos são responsáveis por um processo conhecido por decomposição, em que a matéria orgânica de seres vivos é absorvida, e sais e outros elementos são liberados. Esse processo é essencial para a manutenção da vida na Terra, pois garante a ciclagem de nutrientes.

Qual a importância das bactérias e fungos na reciclagem da matéria orgânica?

Na dinâmica de reciclagem do material orgânico, de modo a garantir os nutrientes para toda essa cadeia de vida, fungos e bactérias apresentam o papel mais relevante. Na verdade, são esses organismos de dimensões microscópicas que promovem a decomposição dos restos orgânicos oriundos de plantas e animais.

Qual é a importância das bactérias?

A importância das bactérias é visível em diversos meios. Elas auxiliam: digestão de ruminantes, tratamento de esgoto, produção de antibióticos, fabricação de laticínios etc. As bactérias não são somente organismos causadores de doenças!

Qual a importância do processo de reciclagem da matéria orgânica para a natureza?

Reciclar ajuda na conservação de recursos naturais como madeira, água e minerais, reduzindo a necessidade de extração de novas matérias-primas.