Qual a importância da bainha de mielina para a condução do impulso nervoso?

A maioria dos axônios dos neurônios motores é mielinizada, ou seja, são recobertos por uma bainha de mielina, que é uma substância “gordurosa” que isola a membrana celular do neurônio. No sistema nervoso periférico, essa bainha de mielina é formada por células especializadas denominadas células Schwann.

Esta bainha não é contínua, ou seja, não envolve toda a membrana do axônio; estes espaços são conhecidos como nódulos de Ranvier. Quando este impulso nervoso, potencial de ação, percorre o axônio, o potencial salta de um nódulo para outro; este processo é conhecido como condução saltatória. Tal fenômeno faz com que o impulso nervoso seja conduzido muito mais rapidamente que em axônios não mielinizados.

Diâmetro do neurônio

A velocidade da transmissão do impulso é determinada também pelo diâmetro do neurônio. Os neurônios maiores apresentam menos resistência à corrente que aqueles de diâmetro menor, isto faz com que o impulso nervoso percorra o neurônio rapidamente.

Agora que já sabemos como o impulso nervoso/potencial de ação percorre um neurônio, vamos entender como este potencial é transmitido para outro neurônio.

Os neurônios comunicam-se entre si por meio de sinapses. Uma sinapse é o local onde ocorre a transmissão de um impulso nervoso de um neurônio para outro.

Segundo Wilmore e Costil, (2001, p. 60) uma sinapse entre dois neurônios inclui:

  • Os terminais axônicos do neurônio que transmite o impulso;
  • Receptores sobre o segundo neurônio;
  • O espaço entre essas estruturas.

O neurônio que envia a mensagem é denominado pré-sináptico, e o que recebe, pós-sináptico. É importante lembrar que os neurônios não se conectam fisicamente. O que separa estes neurônios é a fenda sináptica. Para que este impulso possa passar de um neurônio para outro, é derramada uma quantidade de neurotransmissores na fenda sináptica.

Estes neurotransmissores estão localizados nas vesículas pré-sinápticas, que se encontram nos terminais pré-sinápticos destes neurônios. Os neurotransmissores levam o impulso até os receptores pós-sinápticos do neurônio pós-sinápticos por meio dos dendritos do mesmo.

Finalmente, quando este impulso/potencial de ação chega ao motoneurônio, que podemos considerar como um neurônio final, este impulso pode ser transmitido até a fibra muscular. Mas como isto ocorre? Neste caso a comunicação entre o neurônio e a fibra muscular ocorre em um local chamado de junção neuromuscular. A junção neuromuscular tem a mesma função da sinapse.

No motoneurônio este impulso é transmitido por meio dos terminais axônicos do motoneurônio onde são liberados os neurotransmissores, em especial acetilcolina e noradrenalina que transmitem o impulso pela fenda sináptica que irá ser transmitido para a fibra muscular pelos receptores localizados no sarcolema/membrana da fibra muscular.

O impulso/potencial de ação despolariza a membrana da fibra fazendo com que sejam liberados íons de sódio que irão penetrar no interior da fibra muscular.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira os cursos de Fisiologia Geral e Fisiopatologia, e utilize o certificado dos cursos para complementar suas atividades acadêmicas.

Bainha de mielina e condução do estímulo nervoso

A velocidade de propagação dos estímulo nervoso na membrana de um neurônio varia entre 10cm/s e 1m/s.

Tais velocidades no entanto são insuficientes para coordenar as ações de animais de grande porte. Em uma girafa, por exemplo, um impulso que viajasse à velocidade de 1m/s levaria entre três e quatro segundos para percorrer a distância que vai da pata traseira ao encéfalo. Se fosse essa realmente a velocidade de condução nervosa na girafa, ela seria um animal lento e descoordenado, incapaz de enfrentar situações que exigissem respostas rápidas.

Qual a importância da bainha de mielina para a condução do impulso nervoso?

A propagação rápida dos impulsos nervosos é garantida pela presença da bainha de mielina que recobre as fibras nervosas. A bainha de mielina é constituída por camadas concêntricas de membranas plasmáticas de células da glia, principalmente células de Shwann. Entre as células gliais que envolvem o axônio existem pequenos espaços, os nódulos de Ranvier, onde a membrana do neurônio fica exposta.

Qual a importância da bainha de mielina para a condução do impulso nervoso?

Nas fibras nervosas mielinizadas, o impulso nervoso, em vez de se propagar continuamente pela membrana do neurônio, pula diretamente de um nódulo de Ranvier para outro. Nesses neurônios mielinizados , a velocidade de propagação do impulso pode atingir  velocidades de até 200 m/s (720 km/h).

Qual a importância da bainha de mielina para a condução do impulso nervoso?

Sinapses: Neurônios em Comunicação

A comunicação de um neurônio com o corpo celular ou dendritos do outro, ou mesmo com a membrana de uma célula muscular, ocorre através de uma região  conhecida como sinapse (do grego, synapsis = ação de juntar). Nesta, uma diminuta fenda sináptica de aproximadamente 20 nm separa as duas células. A mensagem do axônio é liberada na forma de mediadores químicos, também conhecidos como neurotransmissores ou neurormônios, substâncias químicas que entram  em contato com receptores localizados nas membranas pós-sinápticas e desencadeiam uma alteração no comportamento do segundo neurônio ou célula muscular. Os neurotransmissores mais conhecidos no sistema nervoso dos vertebrados são a acetilcolina e a noradrenalina (ou epinefrina).

Qual a importância da bainha de mielina para a condução do impulso nervoso?

Qual a importância da bainha de mielina para a condução do impulso nervoso?
Qual a importância da bainha de mielina para a condução do impulso nervoso?

Qual a importância da bainha de mielina para a condução do impulso nervoso?

Qual a importância da bainha de mielina para a condução do impulso nervoso?

Como referenciar: "Condução do estímulo nervoso" em Só Biologia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2022. Consultado em 18/12/2022 às 16:41. Disponível na Internet em https://www.sobiologia.com.br/conteudos/FisiologiaAnimal/nervoso5.php

O que é bainha de mielina qual a sua importância?

A bainha de mielina envolve as fibras que são a parte longa em forma de fio de uma célula nervosa. A bainha protege essas fibras, conhecidas como axônios, muito parecido com o isolamento em torno de um fio elétrico. Quando a bainha de mielina é saudável, os sinais nervosos são enviados e recebidos rapidamente.

Qual a importância da bainha de mielina é quais as células a produzem sistema nervoso central e no periférico respectivamente?

São células responsáveis pela produção da bainha de mielina em neurônios presentes no sistema nervoso central. Essas células enrolam-se em volta do axônio, formando a bainha, que funciona como um isolante elétrico. Os oligodendrócitos são capazes de envolver até 60 axônios de neurônios.

Que importância tem a mielinização para a velocidade da transmissão do impulso nervoso?

Nas fibras nervosas mielinizadas, o impulso nervoso, em vez de se propagar continuamente pela membrana do neurônio, pula diretamente de um nódulo de Ranvier para o outro. Nesses neurônios mielinizados, a velocidade de propagação do impulso pode atingir velocidades da ordem de 200m/s (ou 720km/h ).