Qual é a relação entre o tamanho do território brasileiro e a quantidade de pessoas e a disponibilidade de recursos hídricos?

O que são água e recurso hídrico?

Água é o elemento natural, desvinculado de qualquer uso. Recurso hídrico, por sua vez, é toda água proveniente da superfície ou subsuperfície da Terra, e que pode ser empregada em um determinado uso ou atividade, podendo também passar a ser um bem econômico. Todo recurso hídrico é água, mas nem toda água é recurso hídrico.

Qual a dimensão das perdas de água no Semiárido?

A magnitude das perdas de água por evaporação do solo ou de grandes superfícies de água (rios e reservatórios) e pela transpiração das plantas é maior que a precipitação pluvial, levando à ocorrência de deficit hídrico. A precipitação média anual é de 750 mm, podendo não ultrapassar 400 mm em algumas áreas, enquanto que a evapotranspiração potencial média pode atingir 2500 mm por ano.

Das atividades econômicas qual a que mais consome água?

É justamente a agricultura. De fato, em todo o mundo, a agricultura responde por 70% da vazão de retirada pelos setores agrícola, industrial e urbano, podendo chegar a 90% em alguns países emergentes, com rápido crescimento da economia. Mas deve-se ressaltar que o uso da água na agricultura pela prática da irrigação pode trazer ao produtor um aumento de produtividade e uma maior chance de obtenção da produção, além dos benefícios econômicos e sociais da atividade agrícola. 

Das 19 bacias hidrográficas brasileira quais as localizadas no Semiárido?

De acordo com o Plano Nacional de Recursos Hídricos, são 4 as que estão presentes nessa área da região Nordeste: Parnaíba (Piauí, Maranhão e Ceará), Atlântico Nordeste Oriental (Piauí, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Alagoas), São Francisco (Pernambuco, Bahia, Alagoas e Sergipe) e Atlântico Leste (Sergipe e Bahia).

Os recursos hídricos são usados em atividades diversas. Que impacto esperar disso?

Existem vínculos muito fortes e complexos entre oferta de água, geração de energia e produção de alimentos. Com o aumento da demanda por bens e serviços dependentes da utilização dos recursos hídricos, conflitos pelo uso da água devem se tornar cada vez mais frequentes em diferentes regiões do mundo. Desse modo, e considerando que a agricultura apresenta a maior demanda por água em relação aos usos industriais e urbanos, é necessário uma constante discussão sobre a gestão dos recursos hídricos, para se evitar, ou ao menos minimizar, problemas de desabastecimento. Além disso, no caso do Brasil, a agricultura é responsável por cerca de 25 a 30% do Produto Interno Bruto (PIB).  

Qual a importância da agricultura irrigada para o Brasil ?

Apesar de ser o setor que mais consome água, a agricultura irrigada tende a crescer no futuro, levando-se em conta as mudanças climáticas, as possibilidades de secas intensas e cada vez mais extensas, o que implica ter controle sobre variáveis que independem do produtor. O A importância desse setor também pode ser expressa pela aprovação da Política Nacional de Irrigação (Lei 12.787/2013). No contexto mundial, o Brasil é um dos principais atores do chamado Desafio 2050, proposto pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO-ONU), que basicamente traduz-se na necessidade de produzir alimentos para 9 bilhões de pessoas até 2050. A agricultura irrigada terá que dar a sua contribuição. 

Especificamente, com relação ao Semiárido do Brasil, quais os impactos da exploração inadequada dos recursos hídricos?

O Semiárido possui apresenta características edafo-climáticas e sócio-econômicas que requerem tecnologias específicas de utilização e conservação dos recursos hídricos. Além do quadro de escassez, a utilização incorreta dos recursos hídricos aumenta a fragilidade da região ao processo de desertificação. O impacto de possíveis mudanças climáticas pode ainda interferir negativamente em processos produtivos, na saúde e na qualidade de vida das pessoas dessa a região, pela redução da disponibilidade hídrica.

Qual a importância da ciência e da tecnologia nesse contexto?

A demanda da sociedade por informações, tecnologias e ações do setor agropecuário brasileiro em relação aos recursos hídricos aumentou consideravelmente nos últimos anos. São exemplos dessa realidade questões como a real demanda de água do setor agropecuário para o desenvolvimento de suas atividades em diferentes regiões e bacias hidrográficas, a aplicação de tecnologias que aumentem a eficiência do uso da água na produção agropecuária, e que minimizem o risco de contaminação dos recursos hídricos por sedimentos, agroquímicos ou dejetos animais. Essas informações, associadas ao conhecimento acerca da disponibilidade de recursos hídricos nas diferentes bacias hidrográficas do País, são ferramentas fundamentais para a gestão do uso da água em áreas rurais e para o planejamento dos rumos da agricultura brasileira.

A água é um recurso natural renovável abundante, que ocupa aproximadamente 70% da superfície do nosso planeta. No entanto, 97% desta água é salgada e, portanto, imprópria para o consumo. Menos de 3% da água do planeta é doce, das quais 2.5% está presa em geleiras. Dos 0.5% de água restantes no mundo, a maior parte está presa em aquíferos subterrâneos, dificultando o acesso humano.

Somente 0,04% da água do planeta disponível na superfície, em rios, lagos, mangues, etc. como mostra a figura abaixo.


Distribuição da água no planeta:

Qual é a relação entre o tamanho do território brasileiro e a quantidade de pessoas e a disponibilidade de recursos hídricos?

Fonte: UN Water, 2006

Além de ser um recurso limitado, a água doce disponível é distribuída de maneira desigual pelo mundo. 60% da água doce disponível está concentrada em 10 países: Brazil, Rússia, China, Canadá, Indonésia, EUA, Índia, Colômbia e Congo. Isto somado às diferenças na densidade populacional nas regiões do mundo, faz com que hajam grandes variações de disponibilidade de água per capita, como mostra a figura abaixo.


Índice de disponibilidade de água per capita (m³/pessoa/ano):

Qual é a relação entre o tamanho do território brasileiro e a quantidade de pessoas e a disponibilidade de recursos hídricos?

Fonte: (Revenga, C., 2000) em UN Water, 2006

Ou seja, o planeta tem água em abundância, mas ela não está prontamente disponível, sua distribuição é desigual e assegurar o acesso à água de qualidade para todos os fins humanos implica em custos altos. Em consequência disto, estudos feitos pela Organização Das Nações Unidas (ONU) nos mostram que cerca de 10% das pessoas no mundo não têm acesso a uma quantidade mínima de água potável para consumo diário e grande parte do mundo já enfrenta problemas de escassez hídrica ou tem risco de enfrentar períodos de escassez. A figura abaixo mostra o panorama do risco de escassez de água no mundo, através de um índice que vai de baixo até altíssimo risco. Ela nos mostra que mesmo em países com recursos hídricos abundantes existem riscos de escassez, seja por efeitos climáticos ou por dificuldades logísticas para o fornecimento de água, como observamos na crise hídrica de São Paulo em 2016.


Consumo efetivo de água:

Qual é a relação entre o tamanho do território brasileiro e a quantidade de pessoas e a disponibilidade de recursos hídricos?

Fonte: World Resources Institute, Projeto Aqueduct, 2014.

O Brasil é um país privilegiado, por dispor de mais água doce do que qualquer outro país no mundo, no entanto, mesmo aqui já sentimos o efeito da escassez - históricamente durante as secas que assolam o nordeste, e mais recentemente no episódio de racionamento na cidade de São Paulo – entre outros exemplos. Cerca de 75% da água do Brasil está localizada nos rios da Bacia Amazônica, que é habitada por menos de 5% da população. A disponibilidade de água é menor aonde a maior parte da população se encontra, nas cidades costeiras, como Aracajú, Rio de Janeiro e São Paulo, criando regiões de médio e alto risco de escassez na costa brasileira. Para piorar a situação, o Brasil registra elevado desperdício nas redes de distribuição: dependendo do município, até 60% da água tratada para consumo se perde, especialmente por vazamentos nas tubulações.


Usos da água no mundo e no Brasil

A maior parte da água doce no mundo (cerca de 70%) é utilizada para irrigação e outros fins no setor de agricultura. A indústria utiliza cerca de 22% da água e o uso doméstico cerca de 8%. Em países industrializados, este quadro muda um pouco, com mais água para alocada na indústria e menos na agricultura. No Brasil, utilizamos 72% da água para a agricultura; 9% para a dessedentação animal (em setores como a pecuária); 6% na indústria; e 10% para fins domésticos, segundo relatório da Agência Nacional de Águas em 2015, conforme mostra a figura abaixo.


Índice de risco de escassez de água

Qual é a relação entre o tamanho do território brasileiro e a quantidade de pessoas e a disponibilidade de recursos hídricos?

Fontes: Mundo: “Water for People, Water for Life” United Nations World Water Development Report, UNESCO, 2003; Brasil: Agência Nacional de Águas, 2016

Tratando específicamente da indústria, a água é um insumo fundamental para diversos fins: como matéria prima, na geração de vapor, em sistemas de refrigeração e climatização, para limpeza de áreas, fins sanitários, entre outros usos.


Por que economizar água?

Ainda tratando especificamente da indústria, a escassez de água representa uma série de riscos, com consequências socio-econômicas potencialmente graves, por exemplo:

  • Risco de disponibilidade e custo de matérias primas que dependem de água (por exemplo, no caso de uma cervejaria, a escassez de água pode resultar numa escassez de cevada no mercado, aumentando o custo deste insumo);
  • Perda de competitividade (ainda usando o exemplo acima, o aumento do custo de um insumo pode resultar no aumento do preço final do produto, e portanto em perda de competitividade em relação à concorrência, ou daquele produto no mercado global);
  • Prejuízos por pausas em linhas de produção (Se a água é matéria prima para uma linha de produção e o fornecimento de água é cortado, a linha pode ser obrigada a parar, e como consequência haverão prejuízos pela não produção naquele período);
  • Risco reputacional (A reputação de certos tipos de indústria que utilizam muita água, como a indústria do alumínio, está intrinsicamente ligada à qualidade e disponibilidade de água no seu entorno. No caso de um episódio de escassez, uma fábrica ter um conflito de interesse com a comunidade que a cerca tendo que decidir entre quem recebe a água, entre a comunidade ou a fábrica);
  • Risco trabalhista (a ONU estima que 3 a cada 4 empregos no mundo estejam conectados à disponibilidade de água e portanto estejam potencialmente em risco no caso de eventos de escassez);
  • Maior custo com tratamento de água ou de compra de água de fontes alternativas (em um evento de escassez, a indústria pode ser forçada a comprar água de fontes mais caras, ou a captar água de fontes com maior custo de tratamento).

Evitar eventos de escassez de água através da redução do consumo deste recurso é portanto do interesse de qualquer empresa no setor industrial, especialmente para as que dependem mais de água. Seja através de redução do consumo da própria empresa, ou de outros usos (por exemplo, em comunidades do entorno) a gestão de água é uma questão de gestão de riscos e sobrevivência do negócio, com uma série de benefícios, entre eles:

  • Economia de recursos financeiros e aumento de competitividade
  • Redução do impacto da fábrica sobre o meio ambiente 
  • Manutenção da atividade produtiva de sua fábrica
  • Melhoria da reputação de sua empresa
  • Redução de riscos em cadeias produtivas

A adoção de uma estratégia sistemática de gestão de água tipicamente resulta em economias de 30%, caso nenhuma medida de eficiência tenha sido implementada anteriormente. O SAVEH foi criado para ajudar empresas de pequeno ou médio porte do setor industrial que utilizem água no seu processo produtivo e busquem uma gestão hídrica mais eficiente a iniciar este processo e se beneficiarem com isso. Aproveite!

Qual a relação entre o tamanho do território brasileiro?

O território brasileiro apresenta dimensões continentais, entretanto, a quantidade de pessoas que cada região apresenta é variado, uma vez que, enquanto a região sudeste é densamente povoada, a região norte apresenta evidentes vazios demográficos.

Por que o Brasil é um país privilegiado em relação à quantidade de água?

O território brasileiro encontra-se privilegiado quando o assunto é a disponibilidade de água: 12% de toda a água doce disponível para consumo no planeta encontra-se no território brasileiro, que possui o maior rio do mundo em vazão – o Rio Amazonas – e também dois grandes e representativos aquíferos – o Guarani e o ...

Por que a distribuição dos recursos hídricos não indica a disponibilidade de água potável para a população?

Resposta verificada por especialistas A distribuição dos recursos hídricos não indica água potável para a população porque a maior parte da água presente no planeta apresenta grande quantidade de sais, sendo imprópria para o consumo humano.

Qual é a região brasileira que apresenta a situação mais confortável em relação aos recursos hídricos?

Resposta. Explicação: Como podemos notar, a região Norte, que possui uma densidade de apenas 4,12 habitantes para cada quilômetro quadrado, concentra quase 70% de todos os recursos hídricos disponíveis no Brasil. ... A região Centro-Oeste apresenta um melhor equilíbrio.