Qual a importância da avaliação por um profissional antes de iniciar os exercícios?

Começar uma atividade física e  tirar de vez o corpo da inércia é fundamental para a garantir uma vida mais saudável. Mas antes, é preciso entender e conhecer as limitações do seu corpo, descobrir aptidões biológicas e fisiológicas, compreendendo as suas necessidades e assim realizar as atividades físicas certas, de acordo com a meta desejada. Além disso, a avaliação física é necessária para acompanhar a evolução e o resultado dos resultados.

Avaliar o corpo é um importante processo quando o assunto é  atividade física, seja ela esportiva ou não. Na avaliação, são repassadas informações importantes para que o professor personalize o treinamento do aluno, deixando-o adequado ao objetivo e limitações que cada um possui.

Qual a importância da avaliação por um profissional antes de iniciar os exercícios?

Quanto mais informações fornecidas em avaliação física, melhor pois dessa forma o profissional de educação física poderá, entre outras coisas, identificar possíveis fatores de risco e desenvolvimento de doenças. Além disso, também auxilia na melhora do condicionamento físico e no desempenho esportivo do aluno.

É importante que esse processo avaliativo seja feito antes de iniciar qualquer atividade física e periodicamente, pois dessa forma é possível acompanhar o progresso por aluno de forma individual.

Por ser uma importante aliada dos resultados, a avaliação física não deve ser feita, em nenhuma hipótese, por qualquer pessoa. É necessário que um profissional qualificado esteja à frente desse procedimento, pois em uma avaliação de qualidade, alguns critérios e protocolos devem ser utilizados, oferecendo dados quantitativos e qualitativos que, com análises comparativas, apontam o estado físico real do aluno avaliado.

Quais os métodos de avaliação?

Vários são os métodos que podem ser utilizados em um processo de avaliação física, dentre eles, podemos citar alguns como:

Anamnese – Onde é analisada a condição de saúde do aluno, hábitos, disponibilidade de dias e tempo disponível para treino, etc.

Postural – Essa avaliação serve para encontrar desvios de postura com a finalidade de corrigi-los ou amenizá-los.

Nutricional – Investiga-se nesta avaliação a quantidade de nutrientes inseridos na dieta do aluno com o objetivo de descobrir se estes estão sendo consumidos na quantidade suficiente para a realização de uma atividade física.

Composição Corporal – Utilizado para medir os níveis de gorduras que existem no corpo, peso, altura, medidas e circunferências, etc.

Fitness Coaching – Exclusividade da Greenlife Academias, ferramenta que ajuda o cliente a realizar mudanças comportamentais necessárias para atingir seus objetivos, alcançando os resultados desejados.

Agora a Greenlife conta com o NutriGreen, acompanhamento nutricional , para lhe ajudar a obter os melhores resultados.

Qual a importância da avaliação por um profissional antes de iniciar os exercícios?

Qual a importância da avaliação de um profissional antes de iniciar uma atividade física?

O objetivo da avaliação é detectar as deficiências, as fraquezas e os pontos fortes do sujeito para que assim o profissional possa prescrever adequadamente qualquer programa de exercício.

Qual a importância de ser avaliado antes de iniciar um treino físico em uma academia ou em um esporte específico?

- A avaliação física tem como objetivo diagnosticar os pontos fortes e fracos do paciente, além de verificar o condicionamento físico que irá proporcionar informações importantes para a criação de programas de treinamentos adequados - destaca João Pinheiro.

Qual e a importância de fazer uma anamnese antes de iniciar os treinamentos?

Essa avaliação consiste em anamnese, um questionário que possibilita o médico conhecer um pouco do histórico de saúde e familiar, possíveis lesões que o paciente possa ter sofrido e objetivos a serem atingidos.

Qual a importância da avaliação por um profissional médico fisioterapeuta?

A avaliação fisioterapêutica é um dos principais fatores para uma condução eficaz do tratamento, em que são avaliados os distúrbios musculoesqueléticos em termos de função articular (mobilidade e força muscular), assim como seu funcionamento. No caso, as avaliações médica e fisioterapêutica tornam-se complementares.