Qual a importância do estudo do comportamento organizacional para os administradores?

Estudar o comportamento humano é mais comum do que imaginávamos. Fazemos isso muitas vezes quase que inconscientemente, desde nossa infância. É um ato natural de todos, ora para repetir comportamentos, ora para aprender com eles. Saber fazer uma boa “leitura” das pessoas é essencial para os administradores. Estudar o comportamento individual e coletivo auxilia na tomada de decisões e na criação de processos gerenciais eficientes e eficazes.

Com os avanços e mudanças que acontecem constantemente no mundo, as organizações tiveram que se ajustar para continuarem ativas. Diferente da proposta de Taylor, o comportamento humano não pode ser padronizado como pode ser feito com máquinas e processos. Por mais que as tarefas sejam específicas, cada pessoa reage de uma maneira diferente.

O comportamento organizacional pode ser visto como o conjunto de comportamentos e atitudes praticadas pelas pessoas que compõem as empresas, e o impacto que condutas e costumes têm sobre o andamento e desenvolvimento da organização. Ele influencia todo clima da corporação e pauta as visões e impressões que as pessoas ligadas a empresa possuem do seu local de trabalho.

Para conseguir alavancar os resultados, é necessário o entendimento de algumas situações: Um bom salário não consegue segurar funcionários de qualidade nas organizações. Um bom lugar de trabalhar faz toda a diferença na hora de manter e de atrair profissionais de qualidade. As organizações têm de estar preparadas para inovar, desenvolver competências, melhorar o ambiente de trabalho, o atendimento ao cliente, e de entender a necessidade de equilibrar a vida profissional com a pessoal dos trabalhadores. Possuindo um ambiente organizacional bom, os funcionários conseguirão render mais, pois estarão trabalhando motivados, sem estresse, e capazes de superar as metas com facilidade.

Realizar pesquisas de clima organizacional com os colaboradores também é uma ferramenta importante nas mãos do administrador. Através dela, é possível ver os pontos que necessitam de uma atenção especial, de ver as oportunidades de melhoria e com isso resolver os problemas antes que eles se tornem mais graves afetando a qualidade e o andamento dos trabalhos.

Referências bibliográficas:

http://www.ibccoaching.com.br/portal/comportamento/conceito-de-comportamento-organizacional/

http://www.administrando.com.br/EaD/2semestre/COMPORTAMENTO%20ORGANIZACIONAL%20UA-1.pdf

http://ccompormentorganizacional.blogspot.com.br/2010/04/comportamento-organizacional.html

Qual é a importância para os administradores da compreensão do comportamento organizacional?

Qual a importância do comportamento organizacional Ajuda na compreensão de todas as complexidades comuns às relações interpessoais. Torna o gestor mais bem preparado para lidar com as individualidades e seus reflexos no grupo. Permite a ele analisar a dinâmica de relacionamentos em grupos de diferentes tamanhos.

Qual é a importância do estudo do comportamento organizacional?

Por meio do estudo do comportamento organizacional nas empresas, é possível melhorar a produtividade, estimular os resultados, reduzir o turnover, aumentar a motivação e avaliar o caminho para o crescimento da companhia.

O que é comportamento organizacional na administração?

Podemos definir como comportamento organizacional o conjunto de atitudes passíveis de avaliação, de um indivíduo dentro e fora de uma organização. Esse conjunto de atitudes soma o posicionamento, o comportamento, e também o relacionamento individual e coletivo dos colaboradores no ambiente de trabalho.

Porque o estudo do comportamento organizacional é de grande relevância para a gestão de pessoas?

RESPOSTA O estudo do comportamento organizacional é de grande relevância para a gestão de pessoas pois permite uma visão mais abrangente sobre o capital humano disponível e auxiliam na gestão de pessoas, considerando vários aspectos.