Qual a importância do papel do profissional de Recursos Humanos nas organizações?

Qual a função do papel estratégico da área de recursos humanos para a empresa?

O papel estratégico principal da área de recursos humanos de uma empresa é a relação do empregador-colaborador. 

 No entanto, há mais nesse trabalho do que muitas pessoas percebem. Os profissionais de recursos humanos formulam a estratégia da força de trabalho e determinam os processos funcionais necessários para atender às metas organizacionais. Seu trabalho requer experiência como generalista de RH, o que significa que eles devem estar familiarizados com todas as disciplinas de recursos humanos.

Papel do rh nas organizações modernas

Como praticamente todos os outros departamentos, os recursos humanos mudaram tremendamente ao longo dos anos principalmente por causa da tecnologia cada vez mais presente na rotina das empresas. 

 Hoje em dia, o RH tem envolvido cada vez mais a tecnologia em suas funções. Desde o recrutamento de novos talentos a admissão digital e ferramentas de rotina com recursos humanos. 

O que faz o RH:   funções e atividades

1- Recrutamento e seleção de Pessoal

Quando a empresa sente a necessidade de incluir um profissional para executar certa função, é começado o processo de recrutamento e seleção de pessoal.    

Quando for autorizado a abertura do processo seletivo, os recrutadores devem elaborar quais são os requisitos, descrição da vaga para começar a procura de novos talentos.

Com o recrutamento feito online, as empresas vem implementando os softwares de Recrutamento e Seleção como a JobConvo para auxiliar no recrutamento online.  

Durante o processo, a equipe de RH escolhe os candidatos, aplica teste, marca entrevistas e manda a carta proposta quando há um selecionado. 

2- Políticas de Gestão de RH 

A política de Recursos Humanos tem como finalidade estabelecer regras da atuação do quadro de funcionários de acordo com o plano estratégico da empresa.  Refere-se às maneiras como a organização lida com os seus colaboradores e varia de acordo com a cultura organizacional. 

A política de RH contribui para os colaboradores se sentirem parte do time e valorizados como peças importantes para a empresa. 

3- Treinamento e Desenvolvimento  

Não importa a posição, praticamente todas as novas contratações terão que aprender pelo menos algumas habilidades no trabalho. 

Além disso, mesmo que alguém esteja na empresa há uma década, novas tecnologias aparecem e, de repente, esse indivíduo tem que se adaptar as novidades dentro da empresa.

O departamento  de RH é responsável por garantir que os funcionários tenham as ferramentas e os conhecimentos necessários para ter sucesso em seus trabalhos. Além disso, os profissionais de RH podem abrir os olhos para outras oportunidades de desenvolvimento profissional que podem se apresentar – e compartilhá-los com a equipe e sempre incentivar o desenvolvimento dos talentos.

4 – Engajamento dos colaboradores

A equipe de RH também podem desempenhar um papel na garantia de manter os colaboradores engajados e motivados.

Feedbacks constantes, estarem abertos para escutar a reclamações e sugestões dos funcionários e repassar para seus gerentes, pesquisas de satisfação, ações internas na empresa como eventos, lembrança de aniversário.  Essas são apenas alguma acóes que os profissionais de RH podem por em práitca para ter um constante engajamento com os funcionários e fazer com que eles se sintam valorizados em seu ambiente de trabalho. 

5 – Employer Branding

 Hoje em dia, as empresas além de atrair clientes, tem que atrair os melhores talentos. As empresas disputam por nomeações de melhores lugares para trabalhar e acaba influenciando na sua imagem como um todo. Para isso, a empresa deve investir seus esforços de promover uma cultura organizacional atraente. 

Por exemplo, todo mundo tem uma impressão que o Google seria uma empresa incrível de trabalhar. Além do produto mundialmente famoso, eles não medem seus esforços em Employer branding, divulgando como são os escritório e como fazem de tudo para manter seus colaboradores motivados.    

O Employer branding é uma estratégia de atração de gerar uma percepção positiva do mercado a respeito da organização como ambiente de trabalho e com finalidade de atrair novos talentos.    

6 – Avaliação e melhorias

Fazer uma constante avaliação de como está a empresa como um todo, avaliações individuais com cada colaborador e compreender melhor como está a qualidade de trabalho dentro da organização é fundamental. Encontrar maneiras de melhorias e inovações gerenciais para priorizar o bem-estar dos funcionários.   

  • Qual a importância do papel do profissional de Recursos Humanos nas organizações?

Funções do RH e departamento pessoal: diferenças

Muitas pessoas acham que RH e Departamento Pessoal são as mesma funções 

Funções da gestão de Recursos Humanos nas empresas

O RH é a área que se responsabiliza pela seleção, adaptação e do ambiente de trabalho dos colaboradores. 

É o setor responsável pelo recrutamento e seleção, achar os profissionais que possuem o fit cultural da empresa e se encaixa com os requerimentos de uma vaga.  Além disso, fazem trabalhos voltados para as relações interpessoais dentro do ambiente de trabalho, sempre focado em manter um ambiente agradável, motivador para estimular os colaboradores a gostarem de onde trabalham e diminuir o turnover da empresa. 

Funções do Departamento pessoal na organização

O Departamento pessoal (ou DP) de uma empresa é o responsável pela toda parte burocrática de cada funcionário. Desde a contratação do funcionário, pagamento de salários, transporte, férias, licença médica, 13º Salário, organização dos horários de trabalho e Rescisão Contratual dos funcionários. 

Agora você tem uma visão mais ampla das diversas possibilidades que o departamento de Recursos Humanos pode implementar e acrescentar a sua organização. Essa área é fundamental para deixar seus colaboradores incentivados, engajados e motivados dentro de seu ambiente de trabalho. 

Follow us on Social Media

Qual a importância do profissional de RH nas organizações?

Sim, ele realiza entrevistas, seleciona pessoas, contrata, demite, mas além de tudo isso, o profissional de RH auxilia na gestão das pessoas, tendo como foco melhorar a produtividade, e também ajuda os líderes para que estes atuem de maneira mais estratégica.

Quais são os quatro papéis principais de RH?

Nesse modelo, Ulrich (1998) argumenta que o profissional de RH, como parceiro empresarial, deve atuar em quatro papéis diferenciados: parceiro estratégico, especialista administrativo, defensor dos funcionários e agente de mudanças.