Importância do exercício físico para o sistema respiratório

A prática regular de exercício físico é essencial para manter o organismo saudável.

Importância do exercício físico para o sistema respiratório

30 minutos de exercício físico diários ajudam a prevenir e controlar as diversas patologias respiratórias, e, simultaneamente, trazem benefícios para o sistema respiratório e imunitário:
1. Facilita o funcionamento do sistema cardiovascular e melhora a capacidade respiratória;
2. Reforça as defesas do nosso organismo e fortalece o sistema imunitário;
3. Aumenta a capacidade de respiração, com uma ventilação que utiliza maiores volumes de ar nos pulmões e de oxigénio para o sangue e todas as células;
4. Diminui os níveis de stress e ansiedade devido à libertação de endorfinas, a nível físico, emocional, mental e psicológico.

A FISIOVIDA tem Fisioterapeutas especialistas na área que o podem aconselhar sobre a realização de exercício e sobretudo adequar a sua prática à sua condição física e às condições climatéricas, para que retire os melhores benefícios do exercício.

Possui alguma patologia respiratória crónica? Não só não é desculpa para não praticar exercício físico, como o exercício físico o pode ajudar a melhorar essa mesma patologia, e a prevenir intercorrências relacionadas com a sua condição.

Não se deixe vencer pelo frio! MEXA-SE! MEXA-SE com qualidade! MEXA-SE com A FISIOVIDA!

Importância do exercício físico para o sistema respiratório

Fisioterapeuta especialista em Exercício Clínico e em Fisioterapia Cárdiorrespiratória

Quem pratica atividade física desenvolve a capacidade respiratória?

A prática de atividades físicas age diretamente sobre a capacidade pulmonar. Está comprovado: o exercício físico melhora, sim, a capacidade pulmonar. Parece evidente, mas uma séria controvérsia sobre a questão perdurava na literatura médica desde os anos 1970.

Qual a importância do exercício físico para o sistema respiratório?

Como funciona: A atividade física aumenta a rede de pequenos vasos que irrigam os alvéolos pulmonares (estruturas de troca de gases), melhorando o aproveitamento de oxigênio pelo pulmão. Desse modo, a respiração fica mais eficiente.

Qual é a importância do exercício e das atividades físicas para o fortalecimento dos nossos pulmões?

De acordo com o Dr. Matthias, os movimentos e as vibrações envolvidas no exercício ajudam a dissolver e soltar o muco acumulado nos pulmões, tornando também a respiração mais profunda. O fortalecimento muscular também é recomendado, já que ajuda a desenvolver um sistema imunológico mais forte.