Qual a importância da tecnologia da informação para a contabilidade?

A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA CONTABILIDADE GERENCIAL


Resumo

O presente trabalho compreende os efeitos da nova tecnologia da informação na área contábil. O objetivo foi analisar as principais mudanças na atividade contábil relacionado ao impulso da tecnologia da informação nessa área. Verificou-se a evolução da contabilidade e constatou-se que as mudanças e as novas tecnologias sempre influenciaram a atuação do contador desde as primeiras técnicas contábeis. Buscou-se identificar os diversos meios disponíveis dentro da tecnologia da informação e as ferramentas que vem sendo utilizadas para atender a contabilidade financeira, gerencial e fiscal. Pode-se notar a importância da informática e da internet na evolução das técnicas contábeis, bem como, conhecer as características que um Sistemas de Informação deve ter para desenvolver um bom papel na contabilidade. Assim, para o aprimoramento da atividade contábil, tornou-se impreterível a implementação de ferramentas tecnológicas e sofisticadas. Buscou-se analisar a forma e aplicabilidade de tais recursos informáticos, tendo em vista que o gestor precisa encontrar a melhor maneira utilizá-los de forma que venha a ter benefícios concretos. Por fim, constatou-se que a tecnologia da Informação influenciou diversas áreas da sociedade, no entanto a contabilidade é uma das áreas que mais tiveram modificações evidentes na forma de desempenhar suas atividades.


Palavras-chave

informática, contabilidade, tecnologia contábil, tecnologia da informação


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.

Qual a importância da tecnologia da informação para a contabilidade?

Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.

ISSN 2317-6083

Qual a importância da Tecnologia da Informação na contabilidade?

Um dos benefícios que as ferramentas tecnologias oferecem no setor contábil, é eficiência na execução dos processos. Uma vez que ao obter resultados imediatos de indicadores de desempenho, os gestores podem tomar decisões mais assertivas.

Qual é o impacto da informática na contabilidade?

A Tecnologia da Informação aliada a Contabilidade permitiu que fossem dadas características peculiares às transações e a análise econômica e financeira, com a introdução de modelos gerencias mais sofisticados.

Qual a importância das tecnologias de informação?

aumento da produtividade. melhoria na comunicação. maior segurança de informações. aumento da disponibilidade nos sistemas de informações.