Qual a função da avaliação somativa?

Um ensino de qualidade é o objetivo de todas as escolas. Afinal, queremos que nossos alunos voem alto e alcancem seus sonhos. E para que isso aconteça, as avaliações são os instrumentos utilizados para mensurar se o ensino oferecido tem sido absorvido da maneira como deveria. 

As avaliações formativa e somativa aparecem como protagonistas nesse processo de ensino aprendizagem. 

E é por isso que neste artigo vamos te contar melhor sobre cada uma delas, suas características e particularidades e ainda te mostrar como a união entre avaliação formativa e somativa e metodologias é produtiva para toda a comunidade escolar. Vamos lá?

O que é avaliação formativa e somativa?

Conheça a seguir a definição e as principais características da avaliação formativa e somativa.

Avaliação formativa

A avaliação formativa é um conjunto de práticas que utiliza diferentes métodos avaliativos para medir de maneira profunda e individual o processo de ensino-aprendizado dos alunos. 

Ela é uma alternativa viável, contrapondo-se à maneira mais tradicional de avaliação. As provas tradicionais são muito voltadas à reprodução do conteúdo aprendido, sendo unilaterais e não dando brechas para que os alunos apresentem aos professores feedbacks sobre suas aulas, atribuindo a eles pouco protagonismo no processo de absorção do conhecimento.

A avaliação formativa vem, justamente, para quebrar esse paradigma e dar aos alunos o papel de co-autores no desenvolvimento de sua aprendizagem.

Ela opõe-se à avaliação somativa, uma vez que a última considera o erro uma falta definitiva de alguma aprendizagem. A avaliação formativa, por outro lado, se interessa por avaliar todos os passos rumo à construção do conhecimento, entendendo o erro como uma falta temporária e que faz parte do longo processo da aprendizagem.

No entanto, não estamos aqui para mensurar se uma ou outra avaliação é a melhor, ambas possuem sua importância e objetivos distintos, podendo ser usadas em conjunto. 

Quais as características da avaliação formativa?

A seguir listamos as principais características de uma avaliação formativa. Confira-as:

  • Considera que o desempenho escolar não é algo estático
  • A avaliação não é pontual
  • É uma avaliação diagnóstica
  • É uma avaliação inclusiva
  • Avaliação de mão dupla

Conheça a seguir a definição e as principais características da avaliação somativa.

Avaliação somativa

Enquanto a avaliação formativa é um contínuo aprender, errar e aprender com esse erro. A avaliação somativa é bastante pontual e mede o fim de um ciclo de aprendizagem

E é por isso que as avaliações somativas são, em sua maioria, avaliações externas. Elas são aplicadas geralmente ao fim de um semestre ou ano letivo e avaliam os resultados de todos os alunos que cursam determinado ano escolar. 

Elas são muito importantes para avaliar o desempenho escolar dos alunos como um todo e mostrar aos educadores quais as principais dificuldades dos alunos, de maneira mais abrangente. As avaliações somativas podem ser usadas, inclusive, para comparar o resultado da escola ano a ano. 

Para obter melhores resultados, é interessante analisar e pesquisar por escolas que oferecem o mesmo tipo de ensino e, talvez, estipular uma nota ou média geral que você deseja que os alunos alcancem. Isso é importante porque dá um panorama geral à escola do que precisa ser melhorado para que o resultado da instituição seja satisfatório e que, assim, ela consiga se destacar em sua região.

Por ser uma avaliação que ocorre, geralmente, no final de algum processo de aprendizagem, encerrando um ciclo, as avaliações somativas também são conhecidas como resultados finais de aprendizagem.

Quais as principais características da avaliação somativa? 

Confira a seguir as principais características da avaliação somativa:

  • São avaliações diagnósticas;
  • possuem a função de informar e verificar o desempenho escolar dos estudantes;
  • delinea e nivela o aprendizagem de um determinado número de estudantes;
  • ajuda escolas a compararem seu resultado com o de outras instituições 

Qual avaliação escolher: formativa ou somativa?

Como mencionamos anteriormente, não há melhor ou melhor avaliação. A avaliação formativa e somativa possuem objetivos distintos.

O ideal, no entanto, é usá-las em diferentes circunstâncias, unindo o melhor das duas. 

As avaliações somativas são essenciais para informar e situar os estudantes da escola como um todo. Enquanto a avaliação formativa é utilizada para um processo contínuo e longo, onde o erro não é nada mais que um fator que faz parte do processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. 

Qual a relação entre metodologias ativas e as avaliações formativa e somativa?

Conhecer a avaliação formativa e somativa é muito importante para melhorar o desempenho escolar dos estudantes. 

Mas além de conhecer diferentes tipos de avaliação é necessário também levar em conta os métodos de ensino que precedem as avaliações. 

E nesse sentido, as metodologias ativas — práticas pedagógicas pensadas em conformidade com o que prega a BNCC — vem para modificar um pouquinho o ensino tradicional e dar base para que os estudantes tenham autonomia para trilharem o caminho rumo ao aprendizado de maneira ativa. 

As metodologias ativas junto às avaliações formativa e somativa são realmente interessantes e devem ser pensadas e trabalhadas juntas, nunca de maneira dissociada. 

Veja a seguir algumas das metodologias ativas para aplicar em sua escola:

  • Sala de aula invertida
  • Ensino Híbrido
  • Promoção de seminários e discussões
  • Gamificação

Qual a função da avaliação somativa?

Importante ainda mencionar, que todas essas metodologias ativas possuem um ponto em comum: o uso da tecnologia como aliada ao ensino. 

A tecnologia têm modificado todos os âmbitos e a educação não ficaria de fora. O legal das metodologias ativas é que elas forçam o aluno a se desenvolver de maneira autônoma, utilizando meios digitais e tecnológicos.

E tudo isso está intimamente ligado à avaliação formativa e somativa, que juntas à tecnologia podem gerar resultados ainda mais produtivas para os estudantes, para professores, coordenadores e diretores 

Muito bem, esperamos que você tenha gostado de conhecer um pouco mais sobre a avaliação formativa e somativa e que juntas elas possam fazer que o desempenho escolar dos estudantes de sua escola seja cada vez mais alto. Aproveite para ler nosso artigo sobre como fazer uma avaliação de desempenho escolar!

O que é função somativa?

Já a avaliação somativa, ou classificatória, tem como função básica a classificação dos alunos, sendo realizada ao fim de um curso ou unidade de ensino. Dessa forma, os estudantes são classificados de acordo com os níveis de aproveitamento previamente estabelecidos.

Qual é o foco da avaliação somativa?

A avaliação somativa é utilizada, principalmente, para identificar o resultado conjunto de uma turma ou da escola como um todo, permitindo a comparação com outros períodos. Assim, é possível, por exemplo, avaliar se algumas mudanças metodológicas realmente foram eficientes ou se é preciso ainda “readequar a rota”.

O que a avaliação somativa?

A avaliação somativa permite informar, à comunidade envolvida em um contexto escolar, como a aprendizagem está ocorrendo e como os objetivos específicos da escola e da rede de ensino estão sendo desenvolvidos.

Qual é a função da avaliação somativa passei direto?

Avaliação somativa está preocupada com os resultados das aprendizagens. Ela pretende, assim, fazer um balanço somatório de uma ou várias sequências do trabalho de formação. Essa modalidade avaliativa sintetiza as aprendizagens dos alunos tendo por base critérios gerais.