Qual o dinheiro mais caro do mundo

Você sabia que a moeda mais valorizada do mundo não é o dólar americano?

Muita gente acredita nisso, mas a verdade é que existem outras na frente do dólar. Criadas para revolucionar e facilitar o processo de precificação de produtos e serviços, as moedas demonstram a riqueza de um país, podendo ser valorizadas ou sofrer quedas ao longo dos anos de acordo com a movimentação do mercado.

Para te ajudar a entender os fatores que impactam na valorização e descobrir quais são as moedas mais valorizadas do mundo, nós trouxemos uma lista especial com as moedas mais valorizadas do mundo para você.

  • Dinar do Kuwait
  • Dinar do Bahrein
  • Rial de Omã
  • Dinar da Jordânia
  • Libra Esterlina
  • Dólar das Ilhas Cayman
  • Euro
  • Franco Suíço
  • Dólar do EUA
  • Dólar do Canadá

Siga a leitura deste artigo com a gente!

Como funciona a valorização das moedas?

As moedas surgiram como uma forma de aprimorar o sistema de escambo, estabelecendo unidades de medidas que possibilitam um cálculo mais simples para as trocas comerciais.

No passado, se você produzisse trigo e quisesse comprar batatas, por exemplo, precisaria encontrar alguém que vendesse as batatas e estivesse interessado em trigo para fazer o escambo.

Hoje, as operações de compra e venda são individualizadas e bem menos complexas: você compra o que quiser de quem quiser, basta ter dinheiro. Neste sistema, as moedas sofrem valorizações e subvalorizações.

Esse processo é chamado de variação cambial e acontece de acordo com a política de oferta e demanda dos países. Entenda alguns fatores que impulsionam a valorização das moedas:

  • Saldo positivo na balança comercial (total de importações e exportações);
  • Preços das commodities;
  • Estabilidade do país (risco-país);
  • Liquidez internacional (quando há muito dinheiro disponível no mercado internacional);
  • Economia mundial.

Essa variação afeta diretamente o mercado de câmbio, que trabalha com a troca de moedas.

Precisando converter dólar em real, dólar em euro ou para outras moedas mais valorizadas?

Conheça nossa ferramenta de CONVERSOR DE MOEDAS

Conheça as moedas mais valorizadas do mundo

Você deve estar curioso para descobrir qual é a moeda mais valorizada, não é mesmo? Então se prepare, pois nós fizemos um ranking das moedas mais valorizadas do mundo, confira abaixo:

1. Dinar do Kuwait

Conhecida pela sigla KWD, o Dinar Kuwaitiano tem cotação média de USD 3,26 e vale três vezes mais do que o dólar americano.

A alta valorização acontece porque o país é um grande exportador de petróleo e faz grandes negociações da commodity em dólar. Isso faz com que muitos dólares entrem no país e sejam convertidos em Dinar, gerando a valorização da moeda.

2. Dinar do Bahrein

Bahrein é um Estado-ilha e tem a segunda moeda mais valorizada da nossa lista, o Dinar Bareinita (conhecida pela sigla BHD), com cotação média de USD 2,65.

A negociação de petróleo também é o grande motivador da valorização da moeda no país. Aliado a isso, aparece a baixa emissão de dinheiro, que contribui para o aumento em relação ao dólar.

3. Rial de Omã

A moeda Rial Omanense, conhecida pela sigla OMR, tem cotação de USD 2,60 atualmente. O país fica na Península Arábica e é muito bem desenvolvido.

A forte economia do país favorece a valorização do Rial em relação ao dólar.

4. Dinar da Jordânia

Conhecido como JOD, o Dinar Jordaniano tem cotação média de USD 1,41 e se mantém entre as cinco moedas mais valorizadas do mundo há alguns anos, mesmo com algumas limitações econômicas.

5. Libra Esterlina

Você com certeza já ouviu falar sobre a Libra Esterlina, não é mesmo? A moeda, representada pela sigla GBP, é emitida pelo Banco da Inglaterra e tem cotação de aproximadamente USD 1,24.

Se você viajar para o país, pode perceber que as libras emitidas possuem características físicas diferentes entre si, dependendo da cidade. Isso acontece porque cada colônia emite sua própria libra.

6. Dólar das Ilhas Cayman

Conhecida pela sigla KYD, o Dólar das Ilhas Cayman vale aproximadamente USD 1,20.

A valorização da moeda é uma consequência dos altos investimentos feitos no país, que é conhecido como um dos maiores paraísos fiscais do mundo.

7. Euro

O Euro, ou EUR, é uma das moedas mais conhecidas do mundo e conta com uma cotação de USD 1,05.

A moeda representa a segunda maior reserva cambial do mundo, por isso é altamente valorizada.

8. Franco Suíço

Em oitavo lugar, temos o Franco Suíço, também conhecido como CHF, com uma cotação de aproximadamente USD 1,01.

A valorização acontece graças ao alto desenvolvimento econômico da Suíça, que atrai muitos turistas e também investidores, principalmente no setor de tecnologia.

9. Dólar do EUA

Apesar de não estar no topo do ranking de moedas mais valorizadas do mundo, o dólar americano (USD) representa a maior reserva cambial do mundo e por isso é “aceitável” em todos os países.

Ele é a principal referência monetária, tanto para o turismo quanto para o mundo dos negócios.

10. Dólar do Canadá

Por último, temos o Dólar do Canadense, ou CAD, com cotação aproximada de USD 0,78. O país detém a quinta maior reserva cambial do mundo e é um forte destino turístico.

Infelizmente, o real não faz parte dessa lista, mas registrou uma boa alta em 2021. Segundo ranking divulgado pela agência Austin Rating, o real é a quarta moeda com maior valorização do ano entre 120 países, com ganho de 3,6% em relação ao dólar.

Está planejando mudar de vida? Então, veja esse artigo sobre os melhores países para morar:

De malas prontas: quais os melhores países para se viver?

Moedas mais valorizadas 2022

Agora que você já sabe qual a moeda mais cara do mundo, precisamos analisar também aquelas que agregaram mais valor ao longo deste ano. De acordo com um levantamento realizado pela Austin Rating – agência classificadora de riscos brasileira – as divisas de alguns países subiram muito com relação ao dólar americano.

As principais moedas mais valorizadas de acordo com o estudo foram o real com 10,1%, rublo russo com um aumento de 11,3%, afegane do Afeganistão com 18,1% e o kwanza da Angola, com 34,3%, cotações analisadas até o dia 16 de maio de 2022.

A lista completa das 10 moedas mais valorizadas de 2022:

Qual o dinheiro mais caro do mundo

Referência: Austin Rating

Qual o motivo da valorização do real em relação ao dólar?

Muitos motivos podem impactar na valorização de uma moeda, como a política nacional, a economia mundial, crises e conflitos internacionais e muito mais. No caso do real, essa valorização se deu por conta da alta da Selic, que alcançou seus 12,76 ao ano até o mês de maio, uma excelente oportunidade para que o país receba novos investimentos estrangeiros, movimentando e aquecendo a economia nacional.

Além disso, a guerra colaborou para a definição deste ranking das moedas mais valorizadas de 2022. As commodities comercializadas em terras brasileiras se mostraram mais atrativas em uma visão global, como é o caso do petróleo. O Brasil é um grande produtor da matéria-prima e por conta disso, se mostrou autossuficiente frente as faltas de outros produtores.

A média das previsões dos economistas é para que este quadro cresça ainda mais, seja com a oferta de produtos, como as altas da Selic. Com base no prognóstico da inflação mais elevada,  o banco suíço de investimentos Credit Suisse prevê o aumento da Selic para 14% até o final do ano. 

Qual a moeda mais desvalorizada do mundo?

De acordo com um levantamento realizado pela Economatica, a moeda mais desvalorizada do mundo é a lira turca, valendo atualmente 0,067 dólar americano. Essa desvalorização da moeda se mostrou mais expressiva em 2021, com a subida do dólar em 37% sobre o dinar.

Porém, essa instabilidade tornou-se mais evidente após a interferência do presidente turco Recep Tayyip Erdogan sobre a política monetária. A inflação no país atinge níveis altíssimos e com isso, o povo turco sofre, sentindo no bolso os reflexos da crise econômica.

Ainda assim, devemos levar em consideração que a desvalorização não necessariamente quer dizer uma baixa cotação da moeda com relação ao dólar, pois a compensação pode acontecer na hora da compra.

Por que acompanhar as moedas mais valorizadas?

A valorização das moedas é um assunto que atinge a todos em nível mundial, afinal a economia global esta diretamente relacionada entre os países, interferindo em seu poder econômico e nas relações internacionais que se desenvolvem. Quando o assunto é a moeda mais cara devemos entender que o dólar americano diferentemente do que se pode pensar, não é a moeda mais valorizada, mas ainda sim detém uma grande influência mundial, se posicionando como ponto de referência.

Investimentos dentro e fora do país, envio de dinheiro para o exterior, contratação de serviços e compra de mercadorias. Operações que tem interferência direta das oscilações das moedas mais caras e que justificam a preocupação necessária ao acompanhar as mudanças e possíveis desvalorizações.

É claro, que outros fatores também podem interferir na cotação de uma moeda, a balança comercial, compra e venda de commodities e até relações e instabilidades políticas, mas qualquer operação internacional tem como principio a variação cambial, de forma a organizar e padronizar as transações entre os países e as diferentes economias.

Qual o dinheiro mais caro do mundo

Conclusão

Muito além da curiosidade, conhecer as moedas mais valorizadas do mundo ajuda a compreender o mercado financeiro e as operações de câmbio.

Todas as moedas listadas em nosso ranking podem sofrer valorizações ou subvalorizações a qualquer momento de acordo com os fatores compartilhados neste post, como cenário econômico mundial, risco-país e balança comercial.

Quem investe no mercado ou faz transferências internacionais com frequência precisa estar atento à movimentação das moedas para conseguir se planejar com mais eficiência.

Ao longo deste post, entendemos também que a moeda mais valorizada do mundo não é necessariamente a maior referência monetária. No caso, o dólar americano ocupa essa posição por ter a maior reserva cambial.

Por outro lado, o Dinar do Kuwait, moeda mais valorizada do mundo atualmente, não tem emissão em grande escala e por isso fica atrás do dólar como referência.

Aqui na Abrão Filho você pode acompanhar todas as variações cambiais e ainda fazer transações com total segurança.

Faça Transferências Internacionais com a maior Correspondente Cambial do Brasil!

Qual o dinheiro mais caro do mundo

Qual é a moeda que mais vale no mundo?

Ranking elaborado pelo Valor Data mostra que, numa cesta com 33 moedas principais, o rublo lidera a lista com a maior valorização (+20,57%) neste ano até esta quarta-feira (19).

Quais as 20 moedas mais valorizadas do mundo?

Quais as moedas mais valorizadas do mundo? As moedas mais valorizadas em 2022 são: Dinar do Kuwait, Dinar do Bahrein, Rial de Omã, Dinar da Jordânia, Libra Esterlina, Dólar das Ilhas Cayman, Euro, Franco Suíço, Dólar americano e Dólar do Canadá.

O que vale mais a libra ou o euro?

Como a libra esterlina é uma moeda de maior valor em comparação com o dólar, o euro então acabou se tornando também um ativo mais valorizado que o câmbio americano.

Quais são as 10 moedas mais valiosas do mundo?

As 10 moedas mais fortes do mundo.
Dinar do Kuwait..
Dinar do Bahrein..
Rial do Omã.
Dinar da Jordânia..
Libra esterlina (Reino Unido).
Dólar das Ilhas Cayman..
Franco suíço..