Qual É o Salmo 91 completo?

“Mil cairão do seu lado, e dez mil à sua direita, mas nada o atingirá”

O Salmo 91 é destacado na Bíblia pela sua força e poder de proteção. Em todo o mundo, pessoas louvam e rezam esse Salmo como se fosse uma prece. Para usufruir de todo o poder de proteção dessas palavras, não adianta decorá-lo sem entender o que suas palavras significam. Conheça no artigo abaixo o significado desse salmo, versículo a versículo.

Salmo 91 – Coragem e proteção divina perante as adversidades

Certamente o mais popular em meio ao livro dos Salmos, o Salmo 91 é uma manifestação intensa e explícita de coragem e devoção, mesmo diante dos mais intransponíveis obstáculos. Tudo é possível quando há fé e devoção, blindando nosso corpo, mente e espírito de influências malignas. Antes de começarmos o estudo do Salmo 91, confira todos os versículos que ele abrange.

Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.
Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.
Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa.
Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel.
Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia,
Nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia.
Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti.
Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios.
Porque tu, ó Senhor, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação.
Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.
Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.
Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra.
Pisarás o leão e a cobra; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente.
Porquanto tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome.
Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei.
Fartá-lo-ei com longura de dias, e lhe mostrarei a minha salvação.

Qual É o Salmo 91 completo?

Veja também

Interpretação do Salmo 91

Medite e reflita sobre o significado de cada versículo desse salmo e então o utilize como um verdadeiro escudo de proteção espiritual em todos os momentos que achar necessário.

Salmo 91, Versículo 1

“O que habita no esconderijo do altíssimo repousará à sombra do onipotente”

O esconderijo dito no versículo é o seu lugar secreto, a sua mente, o seu Eu interior. O que está em sua mente, só você sabe, por isso ela é considerada o seu lugar secreto. E é na sua mente que você entra em contato com a presença de Deus. No momento da oração, de louvor, de contemplação, é no seu lugar secreto que você se encontra com o Divino, que você sente a sua presença.

Estar à sombra do Onipotente quer dizer estar sob a proteção de Deus. Esse é um provérbio oriental, que diz que os filhos que estão sob a sombra do pai estão sempre protegidos, quer dizer segurança.  Por isso, aquele que habita o esconderijo do altíssimo, ou seja, que visita o seu próprio lugar sagrado, ora, louva, sente a presença de Deus e fala com ele, estará sob sua proteção.

Salmo 91, Versículo 2

“Direi sobre o Senhor: ele é meu refúgio e minha fortaleza; é meu Deus, nele confiarei”

Quando você diz esses versos entrega-se de corpo e alma para Deus, confiando com todo o seu coração que ele é seu pai e protetor, e que estará ao seu lado para te proteger e guiar por toda a vida. É a mesma confiança que um bebê deposita em sua mãe com o olhar, aquela que o protege, cuida, ama, onde ele sente conforto.  Com esse versículo, você deposita a sua confiança no oceano infinito de amor que é Deus, dentro de você.


Salmo 91, Versículo 3 e 4

“Certamente ele o livrará da armadilha do caçador de pássaros, e da peste perniciosa. Ele o cobrirá com suas penas, e sob suas asas estará seguro, pois sua verdade será escudo e defesa”

O significado destes versículos é bem explícito e de fácil entendimento. Neles, Deus mostra que livrará os seus filhos de todo e qualquer mal: da doença, dos perigos do mundo, das pessoas mal intencionadas, protegendo-o debaixo de suas asas, como fazem os pássaros com suas crias.

Salmo 91, Versículos 5 e 6

“Não temerá o terror noturno, nem a flecha que voa de dia, nem a peste que se espalha nas trevas, nem a destruição que grassa ao meio-dia”

Esses dois versículos são muito fortes e precisam de compreensão.  Quando vamos dormir, tudo aquilo que está em nossa mente é amplificado no nosso subconsciente.  Por isso, é muito importante irmos dormir com paz de espírito, para ter uma noite tranquila e acordar com alegria. Por isso, é essencial perdoar a si mesmo e a todos ao seu redor antes de ir dormir, pedir a Deus por bênçãos, contemplando as grandes verdades do Senhor antes de pegar no sono.

A flecha que voa de dia e a destruição que grassa ao meio-dia referem-se a toda a energia negativa e pensamentos malignos que nós somos submetidos todos os dias. Todo o preconceito, toda a inveja, toda a negatividade que estamos imersos em nosso dia a dia não irá nos atingir se estivermos sobre a proteção divina.

A destruição do meio dia quer dizer toda a dificuldade que encontramos em nossa vida quando estamos acordados, cientes: os problemas emocionais, financeiros, de saúde, de autoestima.  Já o terror noturno são os problemas que atormentam a nossa mente e nosso espírito, que são ampliados quando estamos ‘desligados’, dormindo. Todos esses males e perigos ficam resguardados e são afastados quando oramos o salmo 91 e pedimos pela proteção de Deus.

Salmo 91, Versículos 7 e 8

“Mil cairão do seu lado, e dez mil à sua direita, mas nada o atingirá”

Este versículo mostra como você pode desenvolver força, imunidade e proteção contra qualquer mal se estiver sob o escudo de Deus. A proteção divina desvia o caminho de balas, impede o desenvolvimento de doenças, repele as energias negativas, desviam o caminho dos acidentes. Se Deus está contigo, você não precisa temer, nada o atingirá.


Salmo 91, Versículos 9 e 10

“Porque fez do Senhor o teu refúgio, e do Altíssimo, sua habitação, nenhum mal o atingirá, nem qualquer praga chegará a sua casa”

Quando você tem fé, confiança e faz valer cada um dos versículos anteriores deste salmo 91, você faz de Deus o seu refúgio. Tendo a certeza que Deus te ama, te guia, te protege e estando constantemente em contato com ele você fará do Altíssimo a sua habitação, a sua casa, o seu lugar. Deste modo, não é preciso nada temer, nenhuma mal chegará até você ou até a sua casa.

Salmo 91, Versículo 11 e 12

“Pois Ele encarregará seus anjos de protegê-lo, para guardá-lo em todos os caminhos. Eles o levarão pela mão, para que não tropece nas pedras”

Neste versículo compreendemos como é que Deus irá nos proteger e nos livrar de todo o mal: através dos seus mensageiros, os anjos.  São eles que nos guiam, que nos dão impulsos de inspiração, nos trazem ideias espontâneas que nos vêm à mente, nos dão advertências que nos fazem ficar alertas, pensar duas vezes antes de agir, nos afastam de pessoas e lugares que podem nos trazer o mal, nos resguardam de todo o perigo.  Os anjos seguem as diretrizes divinas para nos aconselhar, proteger, dar respostas e sugerir caminhos.

Salmo 91, Versículo 13

“Com os pés esmagará leões e cobras”

Ao fazer de Deus o seu refúgio e do Altíssimo a sua habitação, você verá que todas as sombras se dissiparão. Você será capaz de identificar o bem e o mal e assim escolher o melhor caminho. Deus encherá o seu coração e mente de plena sabedoria para seguir o caminho da paz para estar acima dos seus problemas e libertar-se de todos os males do mundo.

Salmo 91, Versículo 15 e 16

“Quando me invocar, eu lhe responderei; estarei com ele na hora da dificuldade; vou libertá-lo e honrá-lo. Eu lha darei a satisfação de ter uma longa vida, e demonstrarei minha salvação”

Ao fim do versículo Deus reforça o compromisso connosco, garante-nos que estará ao nosso lado e com sua infinita bondade e inteligência irá nos dar as respostas que precisamos para seguir o caminho do bem. Deus nos garante que fazer dele o nosso refúgio e habitação, teremos vida longa e seremos salvo para a vida eterna.


Saiba mais :

  • O Significado de todos os Salmos: reunimos os 150 salmos para você
  • Limpeza espiritual dos 21 dias do Arcanjo Miguel
  • Fazer dívidas é um sintoma espiritual – explicamos porquê


Qual é o verdadeiro Salmo 91?

1 Aquele que habita no aesconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. 2 Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele aconfiarei. 3 Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa.

Como é o Salmo 91 da Bíblia?

Deus, nosso refúgio.
91 1Aquele que habita sob a proteção do Altíssimo..
e mora à sombra do Omnipotente,.
pode exclamar: «Ó Senhor, tu és o meu refúgio,.
o meu castelo, o meu Deus, em quem confio!».
3Na verdade, ele há de livrar-te de armadilhas ocultas..
e proteger-te contra venenos mortais..
4Ele te cobrirá com as suas asas..

O que acontece se ler o Salmo 91?

O Salmo 91 é uma oração diária para fazer limpeza espiritual e abrir espaço para graças e bênçãos. Não se sabe ao certo quem o escreveu, mas os estudiosos de textos antigos acreditam que seja uma composição de Moisés, cantada em meio ao deserto. É uma declaração de que Deus é o refúgio, fortaleza e porto seguro.

Como achar o Salmo 91 na Bíblia católica?

Salmos 91.
Tu que habitas sob a proteção do Altíssimo, que moras à sombra do Onipotente,.
dize ao Senhor: Sois meu refúgio e minha cidadela, meu Deus, em que eu confio..
É ele quem te livrará do laço do caçador, e da peste perniciosa..
Ele te cobrirá com suas plumas, sob suas asas encontrarás refúgio..