Qual a importância do exercício físico para o fortalecimento dos ossos?

Sem categoria

  • 25 de julho de 2014

Qual a importância do exercício físico para o fortalecimento dos ossos?

Não há dúvidas de que a prática de atividade física faz bem ao ser humano. Mas, em especial, iremos falar neste artigo sobre o benefício para os ossos. Os exercícios podem afetar positivamente o pico de massa óssea em crianças e adolescentes; auxiliar a manter ou promover um pequeno aumento na densidade óssea em adultos e diminuir a constante perda de massa óssea em idosos.

O corpo humano atinge seu pico de crescimento em torno dos 18 anos de idade. Há evidências de que a atividade física desempenha um papel fundamental na aquisição de massa corporal na juventude. Atividades como correr, pular, jogar bola e jogar vôlei são as mais benéficas para o esqueleto. Os ganhos proporcionados por essas atividades são rapidamente percebidos no esqueleto periférico.

Há casos em que é possível o aumento de densidade óssea até a terceira década da vida. Em alguns casos, até o aumento de atividade física de mulheres entre 20 e 30 anos possibilitou o aumento da densidade óssea e a diminuição em longo prazo de fraturas. Os efeitos dos exercícios costumam ser mais pronunciados entre aqueles que eram menos fisicamente ativos.

A atividade física e a osteoporose

Engana-se quem pensa que os portadores da osteoporose não podem praticar atividades físicas. Porém, é necessário que essas atividades sejam acompanhadas por um profissional, já que algumas pessoas podem estar em um estágio da doença em que os ossos já estão comprometidos.

Pessoas com osteoporose não só podem praticar atividades físicas como devem realizá-las. Faz parte do tratamento, juntamente com as medicações específicas, realizar uma atividade física, ter uma alimentação adequada e hábitos de vida saudáveis (parar de fumar e ingerir bebidas alcoólicas, por exemplo). Essas medidas podem manter e até mesmo, em alguns casos, possibilitar o ganho de massa óssea, diminuindo o risco de fraturas e complicações”, comenta o fisiatra Moisés da Cunha Lima.

Indivíduos sedentários têm mais tendência a apresentar um maior risco de dor lombar, especificamente quando as atividades realizadas não são usuais, como por exemplo, realizar trabalhos que exigem força.

Fatores que o sedentarismo pode trazer à lombar

  • A falta de flexibilidade muscular restringe a mobilidade da coluna lombar;
  • A fraqueza da musculatura abdominal aumenta o estresse na musculatura lombar, levando ao deslocamento dos ossos do quadril;
  • A fraqueza da musculatura lombar aumenta a carga na coluna vertebral e o risco de compressão discal;
  • A obesidade leva à sobrecarga da coluna e aumenta a pressão nas vértebras e nos discos intervertebrais.

Além de dar dicas para a sua saúde, nossa empresa de materiais cirúrgicos, Axiste, estará disposta para distribuir produtos para cirurgia de coluna, crânio, craniomaxilofacial e otorrino. Entre em contato conosco!

Muito além de fazer bem para o organismo e para a saúde como um todo, a prática de atividades físicas também é fundamental para o fortalecimento dos ossos. Isso se deve ao fato de que o exercício físico feito de maneira regular, aumenta a força muscular, auxiliando assim, no fortalecimento dos ossos e das articulações.

Pensando nisso, reunimos 5 dicas de exercícios que auxiliam na saúde dos ossos. Acompanhe e saiba quais são!

A importância da prática de atividades físicas no fortalecimento dos ossos

À medida que envelhecemos, nossos ossos tornam-se menos densos, tornando-se mais fracos e sujeitos a fraturas. A partir dos 35 anos de idade, perdemos aproximadamente 0,5% de massa óssea por ano. O processo acaba sendo acelerado na menopausa no caso das mulheres, e após os 50 anos, em homens.

A partir disso, os ossos são estruturas que correspondem às cargas exercidas sobre eles. Ou seja, quanto mais exigimos deles, mais fortes ficam, e é aí que a atividade física pode ajudar. Embora a vitamina D e o cálcio sejam conhecidos como as principais fontes essenciais à saúde óssea, estudos vêm mostrando que os exercícios podem retardar ou até mesmo reverter o declínio do fortalecimento ósseo. 

A partir disso, uma pesquisa realizada por médicos do programa da BBC, Trust me, I’m a doctor, explorou o tema através de um experimento em que atletas de ambos os sexos, (desde medalhistas olímpicos até esportistas de ginástica, ciclismo e críquete) foram analisados. 

O estudo avaliou a densidade óssea derivada de movimentos específicos envolvidos em diferentes tipos de exercícios, o que auxiliou a saber quais tipos de atividades físicas beneficiam o fortalecimento dos ossos da população de maneira geral.

Através do método DEXA, o qual permite a obtenção de imagens do interior do corpo através de uma pequena dose de radiação, foi medida a densidade óssea dos quadris e coluna vertebral dos atletas, com foco em áreas específicas que afetam predominantemente pessoas mais velhas. Os resultados foram comparados com a densidade óssea de pessoas do mesmo sexo e idade.

Os resultados concluíram que atividades que envolvem saltos e giros são benéficas.

Confira a pesquisa completa clicando aqui.

1. Caminhada

A caminhada é uma ótima alternativa de prevenção e cuidado à saúde dos ossos, principalmente no que diz respeito à osteoporose. Isso se deve ao fato de a caminhada aumentar a densidade óssea e oferecer um baixo impacto, diminuindo assim, o risco de fraturas.

2. Dança

Devido ao fato de trabalhar diretamente com os ossos do quadril, perna e coluna, a dança melhora a circulação sanguínea, a capacidade cardiorrespiratória e retarda a perda de minerais nos ossos.

3. Exercícios de flexibilidade

O alongamento, além de complementar os exercícios, também tem como base três fatores: flexibilidade, força e equilíbrio. Assim, a orientação é que após a realização do exercício, seja feito um alongamento de pelo menos 10 minutos. Isso também irá ajudar no fortalecimento das articulações e a evitar doenças.

4. Hidroginástica

A hidroginástica estimula a produção de massa óssea, além de auxiliar no condicionamento físico, aliviar o estresse e ansiedade e fortalecer os músculos.

5. Levantamento de peso

Para o levantamento de peso, podem ser utilizados halteres, elásticos ou o próprio peso para fortalecer a musculatura do corpo, auxiliando principalmente na postura. Exercícios de resistência irão melhorar a densidade óssea. Caso esteja na academia, lembre-se de pedir ajuda a um professor ou instrutor físico, para evitar lesões e maiores problemas.

Conte com o NOT Ortopedia

Conte com a equipe de ortopedia do NOT. Os nossos especialistas possuem grande experiência em diagnosticar e tratar quadros relacionados à diversas patologias ortopédicas. Também contamos com um corpo clínico especializado em exames e cirurgia para a coluna.

NOT Ortopedia: há mais de 40 anos transformando vidas!

Entre em contato conosco clicando aqui e agende uma consulta. Se preferir, acione o atendimento pelo Whatsapp: (31) 97186 7073 ou baixe o nosso aplicativo “NOT Ortopedia” para marcar.

Qual a importância dos exercícios físicos para saúde óssea e muscular?

“Os exercícios fortalecem a musculatura e aumentam a massa magra, além de ajudar no equilíbrio do corpo. Esse conjunto de benefícios reduz quedas e, consequentemente, diminui o risco de fraturas, principal morbidade e causa de mortalidade na osteoporose.

Quais exercícios fortalecem os ossos e porquê?

A caminhada é uma ótima opção para prevenir e, até mesmo, para aqueles que sofrem com a osteoporose. Isso porque, ela ajuda a aumentar a densidade óssea e oferece baixo impacto, o que diminui o risco de fraturas.

O que são atividades de fortalecimento ósseo?

Assim, alguns dos exercícios que podem ser indicados pelo médico são caminhadas, hidroginástica, dança e alguns exercícios de musculação, por exemplo, pois são atividades de menor impacto e que promovem o fortalecimento ósseo, e que devem ser feitos com orientação do educador físico.

Qual a relação entre o sistema ósseo e exercício físico?

O Exercício Físico em geral é um importante fator para a manutenção e ganho da massa óssea. Também ajuda na atenuação de sua perda. A força mecânica proporcionada pela contração muscular exercitada regula a atividade de formação de células ósseas.