Quais são os tipos de clima predominantes na Europa Ásia e Oceania indicados no mapa abaixo descreva suas principais características?

Com os exercícios propostos a seguir, você pode avaliar seus conhecimentos sobre o fenômeno das monções, que ocorre na porção sul e sudeste da Ásia, resultando em intensas chuvas. Publicado por: Rafaela Sousa

(Unemat) Este fenômeno climático atinge todo o sul, sudeste e leste da Ásia, entre o sul da Índia e o sul do Japão. Caracteriza-se por, no verão, os ventos soprarem no sentido do Índico para a Ásia e, no inverno, soprarem da Ásia para o Índico. É responsável pelo regime geral de chuvas daquela porção do planeta e influencia fortemente as práticas agrícolas dos países em que ocorre. O fenômeno climático acima descrito denomina-se:

a) Monções

b) Transumância

c) Inversão Térmica

d) Força de Coriollis

e) Chuvas orográficas

(UERN) As figuras a seguir representam tipos climáticos predominantes no Sul e no Sudeste asiático. As imagens retratam monções de:

Quais são os tipos de clima predominantes na Europa Ásia e Oceania indicados no mapa abaixo descreva suas principais características?

a) verão (chuvosa) e de inverno (seca).

b) verão (seca) e de inverno (chuvosa).

c) inverno (chuvosa) e de verão (seca).

d) inverno (seca) e de verão (chuvosa).

Massas de ar úmido vindas do oceano resultam na formação de nuvens, que se precipitam na forma de tempestades durante quase todo o ano no verão. O país que apresenta os maiores índices de chuva de todos os tempos e consequentemente é um dos mais afetados pelas monções é:

a) China

b) Arábia Saudita

c) Índia

d) Indonésia

d) Tailândia

Ao longo do inverno, o ar úmido concentrado no continente desloca-se em direção ao oceano. Assim, a umidade do continente diminui, resultando em um longo período de seca. Esse fenômeno refere-se à(às):

a) Chuva orográfica

b) Inversão térmica

c) Monção marítima

d) Monção continental

e) Massas de ar

respostas

LETRA A

Monções são uma variação climática que abrange a porção sul e sudeste da Ásia, por isso também chamada de Ásia das Monções. Esse fenômeno influencia a ocorrência de chuvas intensas e secas rigorosas, que se alteram ao longo das estações do ano.

Voltar a questão

LETRA D

As imagens representam respectivamente: 1) monções de inverno (secas), quando o ar úmido que estava sobre o continente desloca-se para o oceano. Com isso, diminui-se a umidade do continente, gerando um longo período de seca; 2) monções de verão (chuvosas), quando o continente aquece-se mais rapidamente que o oceano. Isso faz com que o ar fique mais quente e eleve-se para zonas mais altas da atmosfera e que o ar úmido existente sobre o oceano desloque-se para essa região, proporcionando a ocorrência de chuvas.

Voltar a questão

LETRA C

Índia é o principal país afetado pelo fenômeno das monções. No país foram registrados os maiores índices pluviométricos de todos os tempos durante o verão. As massas de ar úmido vindas do oceano resultam na formação de nuvens, que geram tempestades.

Voltar a questão

LETRA D

A monção continental ocorre durante o inverno. O ar úmido desloca-se do continente para o oceano, diminuindo a umidade do continente e resultando em secas extremas.

Voltar a questão

Quais são os tipos de clima predominantes na Europa Ásia e Oceania indicados no mapa abaixo descreva suas principais características?

Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas

Assista às nossas videoaulas

Os climogramas são gráficos utilizados para representar as variações climáticas de uma determinada região ao longo do ano. Além de serem úteis para entendermos as variações de elementos atmosféricos no decorrer do (tais como chuvas e temperaturas), eles servem para comparar as dinâmicas climáticas de diferentes localidades.

No entanto, é preciso conhecer bem um climograma para compreender corretamente tudo aquilo que ele nos ensina, pois trata-se de uma forma de gráfico e, como tal, transmite-nos algum tipo de informação.

Observe o climograma hipotético a seguir:

Quais são os tipos de clima predominantes na Europa Ásia e Oceania indicados no mapa abaixo descreva suas principais características?

Exemplo de um climograma. Observe toda a sua composição

Do lado esquerdo, estão os valores indicados para as médias de precipitação, ou seja, a quantidade mensal de chuvas que equivale às medições indicadas pelas respectivas barras, sendo uma barra para cada mês. Assim, no mês de Janeiro, por exemplo, sabemos que a média de pluviosidade foi de 70 mm, mas em julho foi de apenas 30 mm.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Do lado direito do climograma estão os valores para as temperaturas indicados pela curva que aparece no meio do gráfico, também variando de mês a mês. No caso acima, os meses de junho, julho e agosto foram os mais quentes, com temperaturas que variaram entre 25ºC e 30ºC. Já o mês de abril foi o mais frio, com pouco menos de 10ºC.

Geralmente, na hora da produção dos climogramas, estabelece-se uma proporção entre os valores numéricos das temperaturas e da precipitação. Geralmente, o número de milímetros da chuva costuma ser apresentado em uma relação de dobro das temperaturas, tal como no caso acima, em que os valores da coluna da esquerda são duas vezes maiores do que os valores da coluna da direita.

Como podemos notar, apesar de necessitar de um pouco de atenção, interpretar climogramas é uma tarefa fácil e, com ela, podemos conseguir informações importantes sobre as mais diferentes regiões do mundo.

Quais são os tipos de clima predominante na Europa Ásia e Oceania?

Os climas com maior predominância na Europa são o temperado continental e o clima frio de montanha. Além disso, os climas predominantes na Ásia são os climas polares, enquanto na Oceania os climas são mais tropicais, como exemplo árido tropical, subtropical, tropical.

Quais são os tipos de clima predominante na Europa Ásia e Oceania indicado no mapa 2 Descreva suas principais características?

O clima predominante na Europa é o clima temperado continental, na Ásia há o predomínio do clima continental frio, na parte asiática da Rússia, e do clima continental árido fora do território russo. Na Oceania há o predomínio do clima tropical árido.

Quais são os tipos de clima predominante na Europa?

O clima de maior ocorrência na Europa é o temperado continental. Na porção norte ocorre clima subpolar; na porção sul, clima mediterrâneo; no litoral ocidental, clima temperado oceânico; nas areas de dobramentos modernos, clima frio de montanha.

Qual e o clima da Europa Ásia?

Apresentam grande biodiversidade e florestas densas, ocorrem em regiões de clima quente e úmido apresentando elevadas temperaturas e bons índices pluviométricos bem distribuídos ao longo do ano.