Quais foram os principais fatores que levaram a eclosão da Primeira Guerra Mundial

A Primeira Guerra Mundial foi um dos acontecimentos mais marcantes do século passado. Ocorreu entre 28 de julho de 1914 e 11 de novembro de 1918, data da rendição da Alemanha.

O assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono do Império Austro-Húngaro, é considerado como o estopim para o início do conflito. Continue lendo para entender melhor as causas desse conflito em escala global.

Primeira Guerra Mundial: conheça os antecedentes

O continente europeu vivenciava um clima de insegurança desde o final do século XIX. Essa tensão levou à criação de um sistema de alianças e acordos que dividiu a Europa em dois blocos com o objetivo de garantir proteção e apoio militar no caso de uma guerra eclodir.

Os grupos eram:

Tríplice Aliança

Constituído pelo: Império Alemão, Império Austro-Húngaro e Itália.

Tríplice Entente

Formada por: França, Reino Unido e Império Russo.

Principais causas da Primeira Guerra Mundial

A seguir você poderá conhecer com mais detalhes os principais fatores responsáveis pela eclosão da Primeira Guerra Mundial.

Estopim

No dia 28 de junho de 1914, o clima que já era tenso na Europa se tornou insustentável com o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando – herdeiro do trono do Império Austro-Húngaro, e sua esposa.

Questões sociais

O grande progresso do sistema capitalista gerou uma série de problemas sociais. O proletariado urbano e os trabalhadores pobres estavam cada vez mais insurgentes em busca de conquistar direitos.

Imperialismo e colonialismo

No começo do século passado, o imperialismo e o colonialismo cresceram consideravelmente, haja vista o grande crescimento industrial. Esse cenário tornava ainda mais difícil conciliar os interesses políticos e econômicos das diferentes potências altamente industrializadas.

Expansionismo alemão

A Alemanha se tornou a maior potência industrial europeia e seu expansionismo passou a incomodar outras nações, como Inglaterra, França e Rússia.

Antigermanismo francês

Entre os anos de 1870 e 1871, ocorreu a Guerra Franco-Prussiana, na qual a França saiu derrotada. Como consequência, o país perdedor precisou entregar para a Alemanha as regiões da Alsácia e Lorena. A segunda era reconhecida por ser rica em minério de ferro. Essa derrota gerou um profundo sentimento de antigermanismo na França.

Rivalidade entre Rússia e Alemanha

Rússia e Alemanha desenvolveram uma grande rivalidade, pelo fato de que a última desejava construir uma estrada de ferro ligando Berlim a Bagdá. Essa estrada ligaria a Alemanha diretamente ao Oriente Médio, região rica em petróleo e detentora de um mercado consumidor bastante atraente, em que os russos tencionavam aumentar sua influência.

Antigermanismo inglês

A Inglaterra também desenvolveu um forte sentimento de antigermanismo. A Alemanha vinha crescendo exponencialmente no segmento industrial e isso ameaçava a hegemonia inglesa.

No começo do século passado, os produtos alemães já estavam concorrendo com os ingleses em mercados que até aquele momento eram somente da Inglaterra. A gota d’água foi quando os produtos alemães começaram a entrar na própria Inglaterra. Nesse momento, a burguesia inglesa decidiu que era o momento de parar o rival.

Contexto histórico da Primeiro Guerra Mundial

Uma década antes do conflito mundial ocorrer, a Península Balcânica se encontrava em constante conflito. O Império Austro-Húngaro era constituído por povos de nacionalidades distintas. Os detentores do poder temiam as ameaças recorrentes das manifestações nacionalistas promovidas pelas minorias étnicas, em especial eslavos do sul e tchecos.

Havia ainda o plano dos sérvios de formar a chamada Grande Sérvia que abrangeria a Bósnia e a Herzegovina, além dos povos eslavos que residiam nas regiões, então sob domínio austríaco. A Sérvia representava uma grande ameaça para os austro-húngaros que desejam eliminar esse problema.

Outra poderosa ameaça era representada pelo Império Russo, nação eslava que proclamava ter a missão de salvar os eslavos da dominação de turcos e austríacos. Como a Rússia tinha tratados de defesa e amizade com a Sérvia, era de se esperar a sua intervenção caso a segunda fosse atacada. O Império Russo pretendia, ainda, estabelecer monopólios comerciais nessa região por meio desse acordo.

A Áustria, em 1908, anexou a Bósnia e a Herzegovina, de forma a frustrar as pretensões da Sérvia. A região passou a estar constantemente em guerras internas, algo que contribuiu para acelerar a eclosão da guerra em 1914.

O Assassinato do Herdeiro do Trono e as engrenagens da Guerra

Em 1914, o herdeiro do trono austríaco e sua esposa foram assassinados. O Império Austro-Húngaro, então, exigiu fazer parte do tribunal que iria julgar o culpado, o estudante Gavrilo Princip. A Sérvia não aceitou essa condição e o Império declarou guerra ao país.

A partir dessa declaração de guerra, toda a complexa engrenagem dos tratados e acordos começou a girar. Apenas um ano depois do início do conflito e até mesmo as colônias europeias estariam dentro do conflito.

O atentado que tirou a vida do arquiduque e sua esposa funcionou como um pretexto para que a guerra, que já estava sendo ensaiada há algum tempo, eclodisse finalmente. Poderia ser um conflito restrito a duas nações, mas acabou se estendendo para o globo.

Essas foram as causas e antecedentes da Primeira Guerra Mundial. Para conferir mais conteúdos como este e dicas para o Enem e o vestibular, acesse outros posts do blog do Hexag Medicina!

Quais são os fatores que levaram à eclosão da Primeira Guerra Mundial?

Resumo sobre a Primeira Guerra Mundial Foi resultado de inúmeros fatores, como a rivalidade econômica, ressentimentos por acontecimentos passados e questões nacionalistas. Teve como estopim o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando e sua esposa, Sofia, em Sarajevo, na Bósnia, em junho de 1914.

Quais motivos levaram à eclosão do conflito?

A causa imediata da eclosão do conflito foi o assassinato em Sarajevo, em 28 de junho de 1914, do herdeiro do trono austro-húngaro, arquiduque Francisco Ferdinando, por um militante nacionalista sérvio. Ao longo do ano, seguiram-se as declarações de armistício da Bulgária, da Turquia, da Áustria-Hungria e da Alemanha.

Qual foi o estopim para a eclosão da Primeira Guerra Mundial?

O estopim da Primeira Guerra Mundial aconteceu em 28 de junho de 1914, quando o arquiduque do Império Austro-Húngaro, Francisco Ferdinando, e sua esposa, Sophie, foram assassinados enquanto desfilavam pelas ruas da cidade de Sarajevo, na Bósnia.

Quais foram as causas que levaram a Primeira Guerra Mundial Brainly?

Resposta verificada por especialistas As principais causas foram as disputas imperialistas da época, em decorrência da revolução industrial, que geraram uma grande disputa entre os países industrializados. Outro motivo pra o conflito foi a morte de Francisco ferdinando, Herdeiro do trono Austro-Húngaro.