Qual o conceito de temperatura exemplos?

Do latim temperatūra, a temperatura é uma grandeza física que exprime o nível de calor, seja de um corpo, de um objecto ou do ambiente. Essa grandeza está associada à noção de frio (menor temperatura) e quente (maior temperatura).

Por exemplo: se o copo A contiver um líquido a uma temperatura de 16 graus e que o copo B contiver um líquido a uma temperatura de 20 graus, o líquido do copo A estará então mais frio do que o líquido do copo B. Dito inversamente, o líquido do copo B está mais quente do que o líquido do A, tendo em conta que a sua temperatura é mais elevada.

Num sentido similar, se em Buenos Aires estiver uma temperatura de 30 graus e em Madrid se registar uma temperatura de 13 graus, pode-se dizer que em Buenos Aires está mais calor do que em Madrid, ou que na capital espanhola está mais frio do que na capital argentina.

A temperatura está relacionada com a energia interna de um sistema termodinâmico, de acordo com o movimento das suas partículas. A temperatura quantifica a actividade molecular da matéria: quanto maior a energia sensível, maior é a temperatura.

O estado, o volume e a solubilidade da matéria, entre outras questões, dependem da temperatura. No caso da água a uma pressão atmosférica normal, se se encontrar a uma temperatura inferior aos 0ºC, estará no seu estado sólido (água congelada); se estiver a uma temperatura entre 1ºC e 99ºC, encontrar-se-á no seu estado líquido; por fim, se a temperatura for igual a 100ºC ou superior, a água estará no seu estado gasoso (vapor).

A temperatura também permite fazer referência ao estado de calor do corpo humano e à febre: “O meu filho está com temperatura” é sinónimo de “O meu filho está com febre”.

Citação

Equipe editorial de Conceito.de. (16 de Agosto de 2012). Conceito de temperatura. Conceito.de. https://conceito.de/temperatura

Ouça este artigo:

Para sabermos se um dia está muito frio ou muito quente, costumamos afirmar que está ou não muito calor/frio. O Fato é que segundo a física, calor não é a melhor forma de representar essa grandeza e sim Temperatura.

Assim como em todas as áreas do conhecimento, a Física também utiliza alguns critérios e classificações. Para podermos dizer se o dia apresenta ou não uma temperatura elevada, devemos medir o grau de agitação das moléculas que estão presentes no ar de uma determinada região. Logo, temperatura nada mais é que a medida do grau de agitação das moléculas de um corpo ou meio. Por exemplo:

Quando retiramos alguns cubos de gelo do congelador de nossa casa, percebemos que ele é inflexível, ou seja, não tem um grau elevado de agitação (temperatura baixa).

Já se o deixarmos dentro de um copo por várias horas ele passara por uma transformação e tornar-se-á água. Como líquido, o grau de agitação é maior (temperatura ambiente).

E se por último, colocarmos essa água em uma caneca e levarmos ao fogo esperando alguns minutos, teremos muita agitação no ponto de fervura da água (temperatura alta).

Com essa simples experiência podemos concluir duas coisas:

- Quando um corpo apresenta temperatura baixa, o grau de agitação de suas moléculas é baixo;

- Quando um corpo apresenta temperatura alta, o grau de agitação de suas moléculas é alto;

Portanto podemos confirmar que, na física, temperatura é uma grandeza escalar responsável por medir o grau de agitação das moléculas de um corpo ou meio.

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/fisica/temperatura/

A Temperatura é uma grandeza física escalar que pode ser definida como a medida do grau de agitação das moléculas que compõem um corpo. Quanto maior a agitação molecular, maior será a temperatura do corpo e mais quente ele estará e vice-versa.

Existe um limite máximo ou mínimo de temperatura?

Não há um limite máximo para temperatura, ou seja, não há um valor de temperatura o qual não se pode ultrapassar, mas existe um limite mínimo de temperatura, que é chamado de zero absoluto. A temperatura do zero absoluto corresponde a -273,15 °C e seria o ponto em que a vibração molecular seria a menor possível ou inexistente.

Como se mede a temperatura?

Ao aquecer um corpo qualquer, suas moléculas aumentam a vibração e tendem a se afastar umas das outras, ocorrendo a chamada dilatação térmica dos materiais. Se o corpo for resfriado, ocorrerá a contração térmica.

A forma mais simples de medir a temperatura é aproveitar o comportamento da dilatação térmica e construir, a partir disso, uma escala termométrica.

Quando colocamos um termômetro de mercúrio, material sensível às variações de temperatura, em contato com o corpo de alguém com febre, o mercúrio no interior do termômetro é aquecido e dilata-se até que a sua temperatura iguale-se com a do corpo, atingido o equilibro térmico. A coluna de mercúrio indica um valor estabelecido por uma determinada escala termométrica que corresponde exatamente à temperatura do corpo febril.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Escalas termométricas

Atualmente existem três escalas termométricas utilizadas em todo o mundo. Veja uma tabela para comparação dos pontos de fusão e ebulição para as três escalas e a equação matemática de conversão entre elas:

Qual o conceito de temperatura exemplos?

Qual o conceito de temperatura exemplos?

Na equação acima, temos que:

  • TC = Temperatura qualquer na escala Celsius;

  • TF = Temperatura qualquer na escala Fahrenheit;

  • TK = Temperatura qualquer na escala Kelvin.

Repare que as escalas Celsius e Kelvin possuem 100 intervalos, por isso, são denominadas de escalas centígradas. Repare ainda que a notação grau (°) não é utilizada na escala Kelvin.


Por Joab Silas
Graduado em Física

O que é temperatura é exemplos?

Logo, temperatura nada mais é que a medida do grau de agitação das moléculas de um corpo ou meio. Por exemplo: Quando retiramos alguns cubos de gelo do congelador de nossa casa, percebemos que ele é inflexível, ou seja, não tem um grau elevado de agitação (temperatura baixa).

Quais são os exemplos de temperatura?

O Kelvin é uma unidade de temperatura absoluta, pois o 0 em sua escala coincide com o zero absoluto que nenhuma substância pode atingir..
Temperatura do ponto de congelamento da água. ... .
Temperatura do corpo humano. ... .
Temperatura de ebulição da água. ... .
Temperatura no centro do Sol. ... .
Temperatura central da Terra..

Como a temperatura é medida Cite exemplos?

Unidades de temperatura As unidades mais utilizadas para o trabalho com temperatura são: Graus Celsius (oC); Graus Fahrenheit (oF); Kelvin (K) [unidade-padrão de temperatura segundo o SI].

Qual é o conceito de temperatura?

Trata-se de uma grandeza escalar que determina o grau de agitação das moléculas de um corpo, indicando se ele está quente ou frio. A Temperatura é uma grandeza física escalar que pode ser definida como a medida do grau de agitação das moléculas que compõem um corpo.