Quais os chás que fazem mal para o coração?

Os chás são ótimos aliados na nossa saúde - especialmente em dias frios, quando ajudam a aquecer o corpo. Entre os seus benefícios podemos citar que hidratam o corpo, já que em seu preparo é utilizada uma grande quantidade de água. Além disso, boa parte dos chás possui poder digestivo e propriedades medicinais, que variam de acordo com a erva com a qual foram preparados. Mas será que, por ser tão benéfico à saúde, vale a pena beber chá à vontade?

Tomar chá em excesso pode ser perigoso

Assim como tudo na vida, o excesso faz mal - e o chá não é exceção. Isso porque muitas de suas propriedades, quando consumidas em grandes quantidades, podem ser danosas para o organismo. Os chás preto, verde e mate, por exemplo, possuem cafeína. Essa substância é termogênica, aumenta a concentração e diminui a fadiga, o que é ótimo! Mas, quando consumida em excesso, ela pode causar ansiedade, taquicardia e aumento da pressão arterial.

E não pense que isso é exclusivo de chás energéticos! A camomila, por exemplo, é famosa por ajudar a relaxar e a acalmar a mente, mas quando consumida em grandes quantidades também faz mal à saúde. Isso porque suas propriedades podem causar sonolência, náuseas e vômitos. Chás muito digestivos, como é o caso do capim limão, também geram azia quando consumidos em excesso. Já o de boldo, muito apreciado pelos seus fins fitoterápicos, pode causar problemas no fígado se não for ingerido com parcimônia.

Quanto chá tomar por dia?

Levando tudo isso em consideração, ficou claro que é melhor evitar tomar chá demais. Mas afinal, qual a quantidade ideal para aproveitar apenas os seus benefícios? De uma forma geral, é melhor não tomar mais que 4 ou 5 xícaras dessa bebida por dia, mas isso, claro, varia de acordo com cada tipo. O de matcha, por exemplo, possui uma quantidade bem elevada de cafeína, e por isso o ideal é consumi-lo no máximo duas vezes ao dia.

Na dúvida, pense em tomar uma xícara de manhã, outra à tarde e uma terceira à noite. Nossa sugestão é apostar em um chá com cafeína para começar o dia, tomar um digestivo depois do almoço e beber um que ajude a relaxar antes de dormir. Assim seu corpo será beneficiado com diferentes propriedades - pois serão utilizadas ervas distintas - e as chances de você sofrer com algum tipo de desconforto irão diminuir, já que o chá, de uma forma geral, possui propriedades medicinais. Pode adotar essa bebida no seu dia a dia que não tem erro!

  • WhatsApp
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Linkedin
  • Copiar Link
Quais os chás que fazem mal para o coração?

Café pode fazer bem para a saúde quando consumido com moderação (Foto: Pixabay)

A cafeína, quando consumida na medida, pode fazer bem para quem tem problemas cardíacos. Um estudo realizado por pesquisadores do Instituto Baker, na Austrália, revela que a substância pode ter efeitos positivos na saúde.

Para a pesquisa, que foi publicada no periódico Journal of the American College of Cardiology, os cientistas da instituição estudaram os dados de mais de 360 mil pessoas presentes em 11 grandes estudos internacionais sobre o assunto.

Eles analisaram a relação entre o consumo de café e a taquicardia, condição que aumenta o ritmo dos batimentos do coração. Ao analisar esses dados, observaram que o consumo de cafeína, quando moderado, não aumenta os batimentos cardíacos das pessoas. Segundo o estudo, 500mg da substância, que equivale a seis xícaras de café por dia, não afeta os pacientes.

Leia também:
+ Tomar três copos de café por dia reduz riscos de morte prematura
+ Pesquisa mostra que não tomar café da manhã pode fazer mal ao coração

Uma análise mais específica sobre o consumo de café por pessoas que já sofreram ataques cardíacos, inclusive, mostrou que a bebida ajudou a estabilizar os batimentos dos pacientes. Só duas das pesquisas avaliadas relacionaram a substância com o risco de taquicardia. Mas, nestes casos, era necessário que as pessoas ultrapassassem o limite da dose, bebendo mais de nove xícaras de café por dia para que ela fizesse mal.

"Existe uma impressão pública de que a cafeína é um dos gatilhos para problemas cardíacos", afirmou o médico Peter Kistler, um dos responsáveis pelo estudo, em anúncio. "Nossa extensa análise da literatura médica sugere que esse não é o caso."

Os cientistas, no entanto, ressaltam que pacientes que já possuem problemas cardíacos deveriam evitar energéticos, pois eles podem ter entre 160 e 500mg de cafeína concentrada. De acordo com eles, três quartos dos pacientes com problemas do coração que beberam duas ou mais latas desse tipo de bebida começaram a ter palpitações algumas horas depois. 

"Bebidas cafeinadas como o café e o chá podem ter propriedades que, a longo prazo, ajudam a combater a taquicardia", disse Kistler. Os dados estudados por ele e sua equipe demonstram que pacientes que consomem café e chá de forma moderada têm menos chances de desenvolver problemas cardíacos.

Curte o conteúdo da GALILEU? Tem mais de onde ele veio: baixe o app da Globo Mais para ver reportagens exclusivas e ficar por dentro de todas as publicações da Editora Globo. Você também pode assinar a revista, por R$ 4,90 e baixar o app da GALILEU.

Quais chás acelera o coração?

Chá para o coração acelerado: camomila Feito de uma flor que se assemelha muito à margarida, o chá de camomila é o queridinho quando se fala em bebida para relaxar. Suas propriedades calmantes ajudam a promover o bem-estar e a reduzir o estresse e a ansiedade, fatores que contribuem para a aceleração do coração.

Qual é o chá que faz mal ao coração?

Tomar chá em excesso pode ser perigoso Os chás preto, verde e mate, por exemplo, possuem cafeína. Essa substância é termogênica, aumenta a concentração e diminui a fadiga, o que é ótimo! Mas, quando consumida em excesso, ela pode causar ansiedade, taquicardia e aumento da pressão arterial.

Qual o melhor chá para o coração?

9 plantas medicinais para o coração.
Chá verde. O chá verde é muito rico em catequinas, substâncias naturais que evitam que a gordura acumule-se nas paredes das artérias, reduzindo o nível de colesterol ruim no organismo. ... .
Folhas de oliveira. ... .
Espinheiro branco. ... .
Garcinia Cambogia. ... .
Ginkgo biloba. ... .
Alho. ... .
Aipo. ... .
Ruscus aculeatus..

Quem tem problema de coração pode tomar o chá?

Beber chá e café pode fazer bem para quem tem doenças cardíacas.