Quais são os principais métodos para separação de misturas heterogêneas?

Quais são os principais métodos para separação de misturas heterogêneas?

A separação de misturas é o processo de afastar substâncias diferentes que antes estavam juntas em uma mistura. As misturas podem ser heterogêneas ou homogêneas e isso influencia na escolha de um método para realizar a separação eficaz.

Neste artigo sobre separação de misturas, você encontrará:

  1. O que são misturas homogêneas e heterogêneas
  2. Importância da separação de misturas
  3. Métodos de separação de misturas homogêneas e heterogêneas
  4. Exemplos
  • Estudando para as provas? Conheça O melhor Simulado do Brasil! Ele pode ser personalizado com as matérias que você mais precisa!

O que são misturas?

Na química, “mistura” é definida como a combinação de duas ou mais substâncias. Dependendo do modo como essas substância irão se relacionar, as misturas podem ser classificadas em homogêneas ou heterogêneas.

Vamos entender a diferença entre elas:

Misturas homogêneas ou soluções

As misturas homogêneas, também chamadas de soluções, são aquelas que possuem fase única. Isso significa que, quando olhamos a olho nu, vemos uma mistura perfeita. Dessa forma, só conseguimos identificar um aspecto uniforme.

Exemplo:

Ao misturar água e álcool, eles se misturam de forma que não conseguimos enxergar separadamente o que é álcool e o que é água. Eles se tornam um, então dizemos que são miscíveis!

Misturas heterogêneas

As misturas heterogêneas são aquelas que possuem duas ou mais fases. Isso significa que, quando olhamos a olho nu, vemos uma divisória entre os componentes. Dessa forma, não há um aspecto uniforme.

Exemplo:

Ao misturar água e óleo, eles formam uma mistura com duas fases: vemos o óleo em cima e a água abaixo. Isso significa que eles não são miscíveis.

Atenção!

Você já deve ter ouvido falar que “água e óleo não se misturam” e por isso pode ter achado estranho nós termos dito que eles formam uma mistura. 

A questão é que o vocabulário popular nem sempre está de acordo com o científico

Na realidade, qualquer recipiente que contenha duas ou mais substâncias são sim uma mistura. Então, água e óleo se misturam embora não sejam miscíveis, ou seja, eles não formam uma mistura homogênea, mas formam uma heterogênea.

Para facilitar o entendimento, veja mais alguns exemplos:

  • água + sal ⟶ mistura homogênea ou monofásica
  • soro caseiro (água + açúcar + sal) ⟶ mistura homogênea ou monofásica
  • areia + óleo ⟶ mistura heterogênea bifásica
  • água + acetona + terra ⟶ mistura heterogênea bifásica (água e acetona são miscíveis, contam como 1 fase apenas)
  • chocolate + passas + castanhas ⟶ mistura heterogênea trifásica

Qual é a importância dos métodos de separação de misturas?

Separação de misturas é o nome que se dá a qualquer processo utilizado para separar duas ou mais substâncias.

A separação de misturas é muito importante e está mais presente no nosso dia a dia do que imaginamos. 

A maioria dos materiais encontrados na natureza são misturas, então precisamos saber os métodos de separação para termos acesso ao que queremos extrair. Só depois disso teremos a matéria-prima adequada para fazer novas combinações e produzir novas coisas.

Veja alguns exemplos:

  • Separação da água do mar para obter sal;
  • Tratamento da água; 
  • Coleta e reciclagem de lixo;
  • Produção de metais;
  • Produção de medicamentos, alimentos, bebidas, higiene e limpeza;
  • Análise do sangue em laboratório.

Observação: normalmente a separação dos componentes de uma mistura quase sempre é feita com mais de um método!

Quais são os métodos de separação de misturas?

Existem vários métodos de separação de misturas e a escolha de algum deles depende das características das substâncias misturadas

Nos tópicos a seguir, iremos estudar cada um deles, mas agora veja quais são os fatores que influenciarão na escolha do método adequado:

  • Tipo de mistura: homogênea ou heterogênea;
  • Natureza dos elementos químicos que formam as misturas;
  • Densidade, temperatura e solubilidade dos elementos.

Para facilitar o entendimento, agrupamos os métodos em duas categorias: os que servem para misturas homogêneas (destilação, evaporação, solidificação…) e os para misturas heterogêneas (catação, levigação, centrifugação, filtração, decantação…).

As técnicas podem se basear em princípios físicos ou químicos, pois usamos as propriedades dos componentes das misturas para separá-los. Essas propriedades podem ser o ponto de fusão, o ponto de ebulição, a solubilidade, a densidade, entre outros.

  • Você é uma daquelas pessoas que tem fome de conhecimento? Então siga o Beduka no Instagram para conteúdos diários.

Como separar uma mistura homogênea? Exemplos!

Para misturas homogêneas, aquelas que possuem uma única fase e que é formada por substâncias miscíveis, é mais comum se utilizar os seguintes processos:

Destilação simples

A destilação simples é o processo de separação que envolve substâncias sólidas e líquidas. O princípio utilizado é o ponto de ebulição. A mistura é aquecida até uma das substâncias evaporar e a outra restar no recipiente. 

É possível canalizar o vapor para um condensador e recuperar o que evaporou em forma de líquido.

Exemplo: 

Se pegarmos uma amostra de água do mar e aquecermos essa mistura até ela ebulir (criar borbulhas), veremos que restará apenas sal no fundo do recipiente. 

Isso acontece porque a temperatura de ebulição da água é bem mais baixa que a do sal. Assim, as moléculas de  água são induzidas a evaporar, mas as de sal não.

Destilação fracionada

Quais são os principais métodos para separação de misturas heterogêneas?

A destilação fracionada costuma ser aplicada em misturas formadas por 2 ou mais líquidos e usa o princípio do ponto de ebulição para aquecê-la e separá-la. 

A novidade nesse processo é que ele possui um aparelho cheio de níveis que atingem diferentes pontos de ebulição por vez. Assim, é possível separar várias substâncias diferentes em um mesmo processo.

Normalmente, o produto desejado é o que possui o ponto de ebulição mais alto, mas os produtos secundários (que foram formados no meio do caminho) podem ter outras aplicações.

Exemplo:

A produção dos derivados de petróleo sempre passa pela destilação fracionada. O petróleo é aquecido e o vapor passa por diversos “pratos”, sendo que cada um coleta um composto derivado dependendo da sua temperatura de ebulição.

Vaporização

A vaporização, também conhecida por evaporação, é um processo mais natural e demorado. Nele, apenas deixamos a mistura em repouso até a parte líquida evaporar. Então, restará o soluto na forma sólida. 

Observe que o componente líquido é perdido para a atmosfera, pois não envolve nenhuma aparelhagem artificial que possa fazer a água evaporada condensar e ser recuperada.

Exemplo: na realidade, a produção de sal marinho é feita pela evaporação porque é mais barato que a ebulição!

Destilação por arraste 

Esse método utiliza o calor do vapor de água e é ele quem vai passar por uma mistura e fazer algum de seus componentes evaporar junto.

Exemplo:

Quais são os principais métodos para separação de misturas heterogêneas?

Se colocamos folhas de eucalipto sobre a saída de vapor quente da sauna, logo o ar fica “refrescante”. Isso ocorre porque o calor do vapor “arrasta” consigo uma determinada substância da folha.

Liquefação fracionada

A liquefação fracionada costuma ser aplicada em gases e consiste em resfriar a mistura de forma gradual até os gases tornarem-se líquidos. Após isso, passam pela destilação fracionada e são separados conforme os seus pontos de ebulição.

Exemplo: separação dos componentes do ar atmosférico.

Fusão fracionada

A fusão fracionada costuma ser aplicada em misturas formadas apenas por sólidos de diferentes pontos de fusão. A mistura é aquecida até atingir o menor ponto de fusão, então um dos sólidos irá se liquefazer. Depois, basta passar por um filtro ou peneira e teremos as duas substâncias separadas.

Exemplo: separação dos componentes do ouro 18 quilates.

Solidificação fracionada 

A solidificação fracionada se aplica a líquidos miscíveis com diferentes pontos de fusão.  A diferença aqui é que iremos fazer o resfriamento deles. Assim, a temperatura é diminuída até o menor ponto de fusão e apenas um dos componentes é transformado em sólido

Exemplo: separar a parafina dos resíduos do petróleo.

Como separar uma mistura heterogênea? (Exemplos)

Para misturas heterogêneas, aquelas que possuem duas ou mais fases, é mais comum se utilizar os seguintes processos:

Catação

Na catação, separamos os sólidos usando a propriedade de tamanhos diferentes. Também é possível fazer isso quando se trata de um sólido em um líquido, visto que é para misturas heterogêneas.

Podemos usar recursos como as mãos, uma pinça, um pegador, etc.

Exemplo: catar pedras dentre os grãos de feijão.

Levigação

A levigação é usada para separar sólidos que possuem diferentes densidades. Isso é feito quando fazemos a água correr por entre os sólidos e o menos denso é levado pela corrente enquanto o mais denso fica onde está.

Exemplo: separar o cascalho do ouro. Muito usado pelos garimpeiros à beira do rio.

Ventilação

A ventilação também é usada para separar sólidos que possuem diferentes densidades, mas isso é feito utilizando uma rajada de ar. Quando o vento passa, leva consigo a substância menos densa.

Exemplo: soprar para separar a casca do amendoim.

Filtração

A filtração é o método que usamos para separar substâncias sólidas de gases ou sólidas não dissolvidas em líquidos. Para isso, um filtro retém o componente sólido de uma mistura.

Exemplo: coar café ou usar a água do filtro de casa.

Existe uma modalidade chamada filtração à vácuo, em que a velocidade da filtração é acelerada. Isto ocorre porque o líquido filtrado não apresenta a resistência do ar ao cair dentro do recipiente. Exemplo: separar areia da água ou uma mistura pastosa.

Decantação

Quais são os principais métodos para separação de misturas heterogêneas?

A decantação é um processo que acontece naturalmente e com o tempo, utilizado a diferença de densidades. Pode ser observado entre dois líquidos não miscíveis ou entre um sólido não dissolvido em líquido.

Naturalmente o componente menos denso da mistura é posicionado em cima do componente mais denso, devido a ação da gravidade. 

Exemplo: separar água de óleo ou água de areia.

Centrifugação

A centrifugação é um método que acelera o fenômeno da decantação por meio de movimentos circulares. Isso acontece quando a mistura é colocada na centrífuga, um aparelho que rotaciona e acelera a translação dos componentes. 

Exemplos: máquina de lavar retira excesso de água da roupa ou no laboratório para separar os elementos do sangue.

Separação magnética

Como o próprio nome aponta, esse método precisa de um ímã para retirar o componente metálico ferromagnético que está em meio a uma mistura de sólidos. 

Exemplo: separar a limalha de ferro da areia.

Atenção: nem todos os metais são magnéticos (atraídos por imã), tome cuidado com as pegadinhas!

Flotação

Na flotação um líquido é adicionado a uma mistura formada por dois sólidos de diferentes densidades. Assim, quando estiverem em meio líquido, um irá flutuar (menos denso) e o outro não (mais denso). Depois, basta fazer uma decantação e filtração.

Exemplo: adicionar água em uma mistura formada por areia e isopor.

Sifonação

A sifonação é um método no qual usamos mangueira, pipeta, canudo, seringa ou qualquer objeto do tipo. Isso é feito para retirar o líquido mais denso ou menos denso de uma mistura formada por apenas líquidos. 

Exemplo: Separar os componentes da mistura formada por água e óleo.

Coagulação e Floculação

A coagulação é um método no qual uma substância é adicionada a uma mistura para que ela se una aos componentes sólidos que estejam em suspensão em um líquido. Essa substância irá “atrair” quimicamente os sólidos e aglomera-los na superfície.

Exemplo: adicionar sulfato de alumínio na água em uma estação de tratamento de água.

A floculação é um método que complementa a coagulação, já que nele a mistura é agitada para favorecer a ação do coagulante.

Tamisação ou Peneiração

Quais são os principais métodos para separação de misturas heterogêneas?

A peneiração é o método em que usamos uma peneira para separar os sólidos de tamanhos diferentes

Exemplo: peneirar uma mistura de farinha e arroz para separar os grãos.

Dissolução fracionada

A dissolução é o método no qual um líquido é adicionado a uma mistura formada por dois sólidos com o objetivo de dissolver apenas um deles. Depois que um dos sólidos estiver diluído na parte líquida, basta aplicar qualquer método para separar líquidos de sólidos.

Exemplo: adicionar água em uma mistura formada por sal e areia e depois realizar filtração ou decantação.

Gostou do nosso artigo sobre a separação de misturas? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Quais são os principais métodos para separação de misturas heterogêneas?

Quais são os métodos de separação de misturas homogêneas e heterogêneas?

Os métodos que permitem separar as misturas homogêneas: Destilação simples: empregada na separação de misturas homogêneas compostas por sólido-líquido. Destilação fracionada: outro método usado para separar misturas homogêneas que permite separar misturas líquidas.

O que é o processo de separação de misturas heterogêneas?

Separação de misturas significa isolar um ou mais componentes (substâncias) que formam a mistura, seja ela homogênea (que apresenta apenas um aspecto visual, fase) ou heterogênea (que apresenta pelo menos dois aspectos visuais, fases).

Quais são os métodos de separação das misturas Homogeneas?

As misturas homogêneas são mais difíceis de serem separadas, é preciso métodos especiais de separação, como a destilação simples e a fracionada, ambas consistem no aquecimento da mistura até a ebulição e em seguida condensar os vapores do líquido.

Quais são os principais processos de separação de misturas?

Processo de separação de misturas.
Catação..
Levigação..
Flotação..
Tamisação..
Imantação..
Ventilação..
Dissolução fracionária..
Filtração..