Quais são os países da América do Sul que não se limitam com o Brasil?

O Brasil é um país que integra a América do Sul e apresenta extensão territorial de 8.514.876 km². É o quinto maior país do planeta, só é menor que os territórios da Rússia, Canadá, China e Estados Unidos. A abundância territorial faz com que o Brasil tenha quatro fusos, uma vez que no sentido leste-oeste é bastante extenso. Por esses aspectos é considerado um país com dimensão continental.

A grande extensão territorial proporciona ao país fronteira com quase todas as nações sul-americanas. Apenas Chile e Equador não fazem fronteira com o Brasil.

Para a realização precisa da localização geográfica do Brasil e de outros países, independentemente do ponto do planeta, faz-se necessária a utilização das coordenadas geográficas (latitude e longitude).

As latitudes explicitam os pontos em graus de um determinado lugar ao longo da superfície terrestre, tomando como referência a Linha do Equador, no sentido norte e sul.

Já as longitudes mostram a posição em graus de um determinado ponto da Terra que tem como referência principal o Meridiano de Greenwich no sentido leste ou oeste.

No sentido leste-oeste, o Brasil apresenta 4.319,4 km de distância. Os extremos são a Serra Contamana, onde está localizada a nascente do rio Moa (AC), a oeste, com longitude de 73°59’32”, e a Ponta do Seixas (PB), a leste, com longitude 34°47’30”. Os extremos no sentido norte-sul apresentam 4.394,7 km de distância e são representados pelo Monte Caburaí (RR), ao norte do território, com latitude 5°16’20”, e Arroio Chuí (RS), ao sul, com latitude 33°45’03".

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quais são os países da América do Sul que não se limitam com o Brasil?

Os extremos do território brasileiro

O território brasileiro está localizado, em sua totalidade, a oeste do meridiano de Greenwich, portanto sua área está situada no hemisfério ocidental. A linha do Equador passa no extremo norte do Brasil, fazendo com que 7% de seu território pertença ao hemisfério setentrional e 93% esteja localizado no hemisfério meridional. Cortado ao sul pelo trópico de Capricórnio, apresenta 92% do território na zona intertropical (entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio); os 8% restantes estão na zona temperada do sul (entre o trópico de Capricórnio e o círculo polar Antártico).

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
 

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre as Fronteiras do Brasil e veja a resolução comentada. Publicado por: Wagner de Cerqueira e Francisco

Com extensão territorial de 8.514.876 quilômetros quadrados, o território brasileiro corresponde a 48% do subcontinente sul-americano. Sua grande dimensão e localização proporcionam fronteiras com quase todos os países da América do Sul. Marque a alternativa que indica as duas únicas nações sul-americanas que NÃO fazem fronteira com o Brasil.

a) Argentina e Uruguai

b) Equador e Chile

c) Colômbia e Suriname

d) Chile e Panamá

e) Paraguai e Venezuela

Analise o mapa da América do Sul e indique, através da utilização da rosa dos ventos, o sentido das fronteiras do Brasil com os seguintes países:

Quais são os países da América do Sul que não se limitam com o Brasil?

a) Uruguai

b) Suriname

c) Peru

d) Colômbia

e) Argentina

O Brasil possui 15.719 quilômetros de fronteiras. O país que apresenta o maior trecho fronteiriço com o território brasileiro é:

a) Suriname

b) Chile

c) Bolívia

d) Paraguai

e) Argentina

Cite os principais problemas nas fronteiras do Brasil com os países sul-americanos.

Uma das fronteiras mais movimentadas do Brasil, cujo marco divisório é a Ponte da Amizade, passando sobre o Rio Paraná, separa o país do:

a) Uruguai

b) Bolívia

c) Equador

d) Paraguai

e) Peru

respostas

Alternativa correta: letra “B”.

a) Falso – O Brasil possui fronteiras com a Argentina (a sudoeste) e com o Uruguai (ao sul).

b) Verdadeiro – Os únicos países que não fazem fronteira com o território brasileiro são o Chile e o Equador.

c) Falso – O território brasileiro limita-se ao sul com o Suriname e a noroeste com a Colômbia.

d) Falso – O Chile não faz fronteira com o território brasileiro. O Panamá também não possui fronteira com o Brasil, porém, ele é um país da América Central.

e) Falso – O Brasil possui fronteira com o Paraguai (a sudoeste) e com a Venezuela (a noroeste).

Voltar a questão

a) O território brasileiro limita-se com o Uruguai ao sul.

b) A porção norte do Brasil faz fronteira com o Suriname.

c) O Brasil faz fronteira com o Peru a oeste.

d) A fronteira entre Brasil e Colômbia está a noroeste do território brasileiro.

e) A porção sudoeste do território do Brasil faz fronteira com a Argentina.

Voltar a questão

Alternativa verdadeira: letra “C”.

a) Falso – Com 593 quilômetros de extensão, o Suriname é o país que apresenta o menor trecho fronteiriço com o Brasil.

b) Falso – O Chile não faz fronteira com o Brasil.

c) Verdadeiro – O país que possui o maior trecho de fronteira com o Brasil é a Bolívia. A fronteira entre esses dois países se estende por 3.126 quilômetros.

d) Falso – A fronteira Brasil-Paraguai apresenta 1.290 quilômetros de extensão.

e) Falso – Os territórios do Brasil e da Argentina compartilham uma área fronteiriça de 1.236 quilômetros de extensão.

Voltar a questão

O Brasil possui fronteira com 9 países da América do Sul, além do território da Guiana Francesa. Essa área fronteiriça se estende por 15.719 quilômetros, sendo difícil o controle e fiscalização. Nesse sentido, vários problemas ocorrem nas fronteiras do Brasil: entrada ilegal de migrantes, tráfico de drogas, prostituição, comercialização de produtos falsificados, contrabando de armas, tráfico de combustíveis, biopirataria, entre outros.

Voltar a questão

Alternativa correta: letra “D”.

a) Falso – A Ponte da Amizade não separa o Brasil do Uruguai. Esses dois países possuem como fronteira os rios Quarai e Jargão, além de Chuí.

b) Falso – O Rio Paraná não é um marco fronteiriço entre Brasil e Bolívia.

c) Falso – O território brasileiro não possui fronteira com o Equador.

d) Verdadeiro – Fundada no dia 27 de março de 1965, a Ponte da Amizade, que passa sobre o Rio Paraná, é o principal marco da fronteira entre Brasil e Paraguai.

e) Falso – A Ponte da Amizade não está localizada na fronteira entre Brasil e Peru.

Voltar a questão

Quais são os países da América do Sul que não se limitam com o Brasil?

Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas

Quais os países da América do Sul que não se limitam com o Brasil?

Somente Chile e Equador não possuem fronteiras com nosso país. A fronteira do Brasil com a Bolívia tem extensão de 3.423,2 km, dos quais 2.609,3 km são por rios e canais, 63,0 km por lagoas e 750,9 km por linhas convencionais.

Quais são os países da América do Sul que se limitam com o Brasil?

Com uma fronteira marítima de 7.367 quilômetros, o Brasil tem limites terrestres com nove países da América do Sul: Uruguai, Argentina, Paraguai, Bolívia, Peru, Colômbia, Venezuela, Guiana e Suriname, e com o Departamento Ultramarino Francês da Guiana, numa extensão da ordem de 16.886 quilômetros.

Quais países da América do Sul não possuem limite?

Fronteiras com o Brasil Devido a sua grande extensão territorial, o Brasil faz fronteiras com grande parte dos países da América do Sul. Os únicos países que não fazem fronteira com Brasil são Chile e Equador.

Qual e o nome dos países da América do Sul que se limitam com a Região Sul?

América do Sul
Gentílico
sul-americano
Vizinhos
América Central, Caribe, Antártida e África
Divisões
- Países
12
América do Sul – Wikipédia, a enciclopédia livrept.wikipedia.org › wiki › América_do_Sulnull

Qual país se limita com o Brasil no extremo Sul?

Fronteira terrestre A noroeste: Colômbia. A oeste: Peru e Bolívia. A sudoeste: Paraguai e Argentina. Ao sul: Uruguai.