Como se faz o jogo da trilha?

Existem muitos jogos que podem garantir ótimos momentos de diversão e a trilha é um deles. No entanto, podemos dizer que esse não é o jogo mais conhecido que existe, por isso, você pode estar se perguntando como jogar trilha, não é mesmo?!

A verdade é que esse é um jogo bastante antigo e que certamente você já teve um tabuleiro de damas que tinha também um tabuleiro de trilha no lado inferior. Portanto, se você também quer aprender como jogar trilha, basta continuar lendo e ver todos os detalhes.

História do jogo Trilha

Como se faz o jogo da trilha?

Pois bem, a verdade é que esse é um jogo muito antigo e por ser simples, ele ganhou popularidade no mundo todo. De acordo com algumas pesquisas, existem variações desse jogo até mesmo no Egito por volta de 1000 anos a.C.

Desde então, ele ganhou algumas variações, claro, e se modernizou bastante, mas a verdade é que por ser tão fácil e simples ele nunca saiu do gosto das pessoas.

Objetivo principal do Jogo Trilha

Antes mesmo de aprender como jogar trilha, é essencial entender qual o principal objetivo desse jogo.

Pois bem. O foco principal é conseguir remover as peças do seu adversário até que reste apenas duas. Essas peças devem sempre ser removidas uma de cada vez e, para isso, você precisa ir formando linhas verticais através da adição ou movimentação de suas próprias peças.

Dessa forma, sempre que você fizer essa linha, poderá remover uma das peças do adversário e vice versa.

As peças que você e seu adversário foram colocando no tabuleiro, devem sempre ser dispostas em algum dos lugares vagos, uma a uma. Depois que isso for feito, inicia-se o processo de movimentação, também de uma peça por vez.

Sempre que um jogador conseguir formar um moinho, que é o alinhamento de três peças, ele poderá retirar uma peça do seu adversário do tabuleiro.

Essas peças removidas não podem formar um outro moinho e nem não pode ter outras peças da cor do seu adversário no tabuleiro. Sendo assim, só pode remover as peças que são do outro jogador se não houver pelas dele.

Conhecendo as três partes principais do jogo

Pois bem, pode ser que até agora não esteja muito claro como jogar trilha pois, mesmo sendo um jogo extremamente simples, ele pode ser difícil de entender para quem não está habituado ao tabuleiro.

No entanto, para ajudar com isso, vamos conhecer quais são as três principais partes do jogo:

  • Parte 1 – colocação das peças

Essa é a parte inicial do jogo da trilha e nela, cada um dos jogadores colocará uma peça por vez, alternando entre jogadores. Se um dos jogadores formar uma linha vertical ou horizontal com três peças, ele poderá remover uma das peças colocadas por seu adversário.

  • Parte 2 – movimentação das peças

Essa é uma fase em que ambos jogadores já colocaram suas nove pecinhas no tabuleiro. Então, é o momento de começar a mover as peças através das linhas do tabuleiro, sempre para a casa adjacente.

Se um dos jogadores chegar ao ponto de ter apenas 3 peças em jogo, ele pode fazer uma jogada que se chama “voar”.

Nesse caso, o voo permite que ele mova suas peças para qualquer uma das casas que não esteja ocupada por uma das peças do seu adversário. Isso é excelente pois ajuda a “destrancar” o jogo e a mudar todo o tabuleiro.

  • Parte 3 – Retirando peças do adversário

Em qualquer uma das etapas do jogo, quando um jogador formar uma linha, seja ela vertical ou horizontal, com uma sequência de 3 peças, ele fará o que é chamado de moinho.

Isso dá a ele o direito de remover uma das peças do seu adversário. Mesmo assim essa peça do adversário não poderá ser removida se ela estiver fazendo parte do moinho dele, exceto quando não há outras peças para remover.

Estratégia de como jogar trilha

Como se faz o jogo da trilha?

Logo que o jogo começa, é muito importante ir dispondo as suas peças em locais versáteis, a fim de tentar já ir formando moinhos. A dica aqui é não tentar cometer o erro de concentrar todas as suas peças em apenas uma zona do tabuleiro.

Uma posição que é considerada ideal é aquela que possibilita que uma peça se movimente entre dois moinhos diferentes. Essa é uma estratégia que normalmente resulta em vitória.

Como é o fim da partida?

Agora você já sabe como jogar trilha no que diz respeito à montagem do tabuleiro e também nas movimentações para que o jogo aconteça. No entanto, ainda não falamos sobre como é feita a decisão de quem vencerá a partida.

Pois bem, o jogo pode terminar em 3 diferentes situações:

  • Sempre que um dos jogadores reduzir o seu número de peças a apenas duas. Isso porque ele não poderá mais formar moinhos, que precisam de 3 peças alinhadas
  • Sempre que o jogador deixar o seu oponente sem uma jogada válida. No entanto, sempre que o jogador tiver somente 3 peças em jogo ele não poderá ser trancado
  • O jogo também termina quando ambos jogadores se encontram com apenas 3 peças no tabuleiro e, em 10 jogadas não é possível determinar um vencedor. Nesse caso, o jogo termina e é declarado um empate técnico.

Pois bem, as regras são simples e o jogo é muito divertido e agora você já pode praticar pois já sabe bem como jogar trilha!

Veja também: Como jogar dama

O que é um jogo de Trilha?

AVALIAÇÕES SOBRE TRILHA Definido como jogo da família de “Morris” ou “Merels”, da qual fazem parte o Jogo da Velha, Tapatan, Tsoro, etc é conhecido no oriente como “jogo de Três Caminhos”. Atualmente conhecido como “jogo do moinho”, na França, era originalmente chamado de Mérelles e também, Merils, Morell ou Marelle.

Como jogar bem Trilha?

Posicione a maioria das pedras no centro do tabuleiro, assim há mais chances de ganhar. Não coloque todas nos cantos pois você pode acabar se bloqueando nas próximas jogadas. Posicione a maioria das pedras no centro do tabuleiro, assim há mais chances de ganhar.