D) se uma das lâmpadas queimar, a outra conti-nuará funcionando? por quê?

D) se uma das lâmpadas queimar, a outra conti-nuará funcionando? por quê?

Um circuito paralelo tem uma função: manter a eletricidade fluindo quando um caminho é interrompido. Um excelente exemplo são as luminárias que usam várias lâmpadas. Quando uma única lâmpada no aparelho se apaga, o aparelho continua a funcionar. Isso ocorre porque, em cada receptáculo de luz, há um circuito paralelo que permite que a eletricidade flua ao redor da lâmpada inoperante. Os circuitos paralelos nos permitem rotear eletricidade através de várias partes em montagens eletrônicas.
Como construir um circuito paralelo

Decore as extremidades de 2 pedaços de fio. Conecte uma extremidade de um fio ao pólo positivo ("+") de uma pequena fonte de energia de corrente contínua (DC), como uma bateria, e conecte uma extremidade do outro fio ao pólo negativo ("-") da bateria . Conecte um fio de cada uma das duas lâmpadas de "grão de trigo" (GOW) de 1,5 VCC ao fio conectado ao polo positivo da bateria. Conecte os segundos fios das duas lâmpadas GOW juntos e conecte esses dois fios ao fio conectado ao lado negativo da bateria. Ambas as lâmpadas queimam.
Como funciona o circuito paralelo

Como um rio que bifurca e depois se junta do outro lado de uma ilha, o circuito paralelo transporta eletricidade em seus dois ramos. Como o rio, a energia diminui um pouco, mas a eletricidade flui pelos dois galhos.

No caso de um galho de um rio ser interrompido, talvez por ser represado, o rio ainda flui pelo outro galho. . Da mesma forma, se o circuito em uma ramificação do circuito paralelo for interrompido - por uma lâmpada quebrada, por exemplo - o outro lado do circuito paralelo continuará funcionando normalmente.
Usos no mundo digital

Possivelmente, o uso mais familiar de circuitos paralelos é encontrado nas luminárias: se uma lâmpada queima, as outras lâmpadas continuam a funcionar. Outros usos incluem um portão eletrônico OU, onde dois interruptores estão em um circuito paralelo: um dos interruptores deve estar fechado para que o circuito funcione. Se os dois lados estiverem fechados, o circuito não funcionará.

A fiação doméstica é uma série de circuitos paralelos. Caso contrário, se você desligar o forno (ou a televisão, o computador ou qualquer outro aparelho), o resto do sistema elétrico da sua casa deixará de funcionar.

Lista de exercícios com resposta sobre corrente elétrica, retirados das provas dos principais vestibulares.
Ler artigo Corrente Elétrica.

Exercício 1: (PUC-RIO 2009)

D) se uma das lâmpadas queimar, a outra conti-nuará funcionando? por quê?
No circuito apresentado na figura, onde V = 12 V, R1 = 5 Ω, R2 = 2 Ω, R3 = 2 Ω, podemos dizer que a corrente medida pelo amperímetro A colocado no circuito é:

A)

1 A

B)

2 A

C)

3 A

D)

4 A

E)

5 A


Exercício 2: (PUC-RIO 2007)

Ao aplicarmos uma diferença de potencial de 9,0 V em um resistor de 3,0 Ω, podemos dizer que a corrente elétrica fluindo pelo resistor e a potência dissipada, respectivamente, são:

A)

1,0 A e 9,0 W

B)

2,0 A e 18,0 W

C)

3,0 A e 27,0 W

D)

4,0 A e 36,0 W

E)

5,0 A e 45,0 W


Exercício 3: (FUVEST 2009)

Uma das mais importantes formas de produção de energia elétrica, em nossa vida cotidiana, é proveniente de processos de transformação que envolvem a obtenção dessa energia pelo movimento. A construção de geradores de energia elétrica baseia-se nos estudos de Faraday, que observou correntes elétricas (induzidas) em circuitos fechados, sem que pilhas ou baterias estivessem conectadas aos mesmos. As figuras representam, esquematicamente, situações fundamentais para a compreensão das condições necessárias para a obtenção de corrente elétrica induzida.

D) se uma das lâmpadas queimar, a outra conti-nuará funcionando? por quê?

Correntes elétricas induzidas aparecem em um circuito fechado quando:

I. um ímã ou uma bobina permanecem parados próximos ao circuito.

II. um ímã ou um eletroímã movem-se na região do circuito.

III. ocorrem variações, com o tempo, do campo magnético na região do circuito.

Está correto o que se afirma apenas em

A)

I

B)

II

C)

III

D)

I e III

E)

II e III


Exercício 4: (FUVEST 2009)

Dínamos de bicicleta, que são geradores de pequeno porte, e usinas hidrelétricas funcionam com base no processo de indução eletromagnética, descoberto por Faraday. As figuras abaixo representam esquematicamente o funcionamento desses geradores.

D) se uma das lâmpadas queimar, a outra conti-nuará funcionando? por quê?

Nesses dois tipos de geradores, a produção de corrente elétrica ocorre devido a transformações de energia:

A)

mecânica em energia elétrica.

B)

potencial gravitacional em energia elétrica.

C)

luminosa em energia elétrica.

D)

potencial elástica em energia elétrica.

E)

eólica em energia elétrica.


Exercício 5: (UFMG 2010)

Um professor pediu a seus alunos que ligassem uma lâmpada a uma pilha com um pedaço de fio de cobre. Nestas figuras, estão representadas as montagens feitas por quatro estudantes:

D) se uma das lâmpadas queimar, a outra conti-nuará funcionando? por quê?

Considerando-se essas quatro ligações, é CORRETO afirmar que a lâmpada vai acender apenas:

A)

na montagem de Mateus

B)

na montagem de Pedro.

C)

nas montagens de João e Pedro.

D)

nas montagens de Carlos, João e Pedro.


Exercício 6: (UFF 2010)

Duas lâmpadas incandescentes A e B são ligadas em série a uma pilha, conforme mostra a figura 1. Nesse arranjo, A brilha mais que B. Um novo arranjo é feito, onde a polaridade da pilha é invertida no circuito, conforme mostrado na figura 2. Assinale a opção que descreve a relação entre as resistências elétricas das duas lâmpadas e as suas respectivas luminosidades na nova situação.

D) se uma das lâmpadas queimar, a outra conti-nuará funcionando? por quê?

A)

As resistências elétricas são iguais e, na nova situação, A brilha menos que B.

B)

A tem maior resistência elétrica e, na nova situação, brilha menos que B.

C)

A tem menor resistência elétrica e, na nova situação, brilha mais que B.

D)

A tem menor resistência elétrica e, na nova situação, brilha menos que B.

E)

A tem maior resistência elétrica e, na nova situação, brilha mais que B.


Exercício 7: (UFF 2008)

D) se uma das lâmpadas queimar, a outra conti-nuará funcionando? por quê?
Em residências antigas, era comum que todos os eletrodomésticos fossem ligados a um único circuito elétrico, em geral montado com fios de ligação finos. Um modelo deste tipo de circuito está esquematizado na figura ao lado, onde r representa a resistência total dos fios de ligação.

Ao ligar eletrodomésticos com resistência baixa, como chuveiros elétricos, percebia-se uma diminuição no brilho das lâmpadas. Marque a alternativa que justifica tal diminuição no brilho das lâmpadas.

A)

A corrente total no circuito diminui, fazendo com que a diferença de potencial (ddp) aplicada às lâmpadas diminua e, portanto, a corrente através delas seja menor.

B)

Embora a diferença de potencial (ddp) nas lâmpadas permaneça a mesma, a corrente total no circuito diminui, diminuindo assim a corrente nas lâmpadas.

C)

A corrente total no circuito permanece a mesma mas, como a maior parte dela passa através do chuveiro, sobra menos corrente para as lâmpadas.

D)

A corrente total no circuito aumenta, aumentando assim a resistência das lâmpadas, o que diminui a corrente através delas.

E)

A corrente total no circuito aumenta, causando maior queda de potencial através de r e diminuindo assim a diferença de potencial (ddp) e a corrente nas lâmpadas.


Exercício 8: (Enem 2013)

Um circuito em série é formado por uma pilha, uma lâmpada incandescente e uma chave interruptora. Ao se ligar a chave, a lâmpada acende quase instantaneamente, irradiando calor e luz. Popularmente, associa-se o fenômeno da irradiação de energia a um desgaste da corrente elétrica, ao atravessar o filamento da lâmpada, e à rapidez com que a lâmpada começa a brilhar. Essa explicação está em desacordo com o modelo clássico de corrente.

De acordo com o modelo mencionado, o fato de a lâmpada acender quase instantaneamente está relacionado à rapidez com que:

A)

o fluido elétrico se desloca no circuito.

B)

as cargas negativas móveis atravessam o circuito

C)

a bateria libera cargas móveis para o filamento da lâmpada.

D)

o campo elétrico se estabelece em todos os pontos do circuito.

E)

as cargas positivas e negativas se chocam no filamento da lâmpada.


Exercício 9: (Enem 2011)

Um curioso estudante, empolgado com a aula de circuito elétrico que assistiu na escola, resolve desmontar sua lanterna. Utilizando-se da lâmpada e da pilha, retiradas do equipamento, e de um fio com as extremidades descascadas, faz as seguintes ligações com a intenção de acender a lâmpada:

D) se uma das lâmpadas queimar, a outra conti-nuará funcionando? por quê?

Tendo por base os esquemas mostrados, em quais casos a lâmpada acendeu?

A)

(1), (3), (6)

B)

(3), (4), (5)

C)

(1), (3), (5)

D)

(1), (3), (7)

E)

(1), (2), (5)


Exercício 10: (Enem 2010)

Os dínamos são geradores de energia elétrica utilizados em bicicletas para acender uma pequena lâmpada. Para isso, é necessário que a parte móvel esteja em contato com o pneu da bicicleta e, quando ela entra em movimento, é gerada energia elétrica para acender a lâmpada. Dentro desse gerador, encontram-se um ímã e uma bobina.

D) se uma das lâmpadas queimar, a outra conti-nuará funcionando? por quê?

O princípio de funcionamento desse equipamento é explicado pelo fato de que a:

A)

corrente elétrica no circuito fechado gera um campo magnético nessa região.

B)

bobina imersa no campo magnético em circuito fechado gera uma corrente elétrica.

C)

bobina em atrito com o campo magnético no circuito fechado gera uma corrente elétrica.

D)

corrente elétrica é gerada em circuito fechado por causa da presença do campo magnético.

E)

corrente elétrica é gerada em circuito fechado quando há variação do campo magnético.


O que acontece com as outras lâmpadas quando uma delas queima?

Resposta verificada por especialistas. Podemos afirmar que se uma queimar todas as outras se apagam. se levarmos em consideração que as lâmpadas estão em série. Por outro lado, acaso as lâmpadas estejam em paralelo, assim como acontece nas casas e uma dessas lâmpadas queimar, não acontecerá nada com as demais.

O que acontece a corrente nas lâmpadas se uma das que está em série queimar?

Portanto, a maior evidência de que é uma ligação em série, é que quando queima ou retira uma das lâmpadas toda aquela malha (parte) para de funcionar, pois o fluxo de corrente é interrompido, não havendo um caminho alternativo para a corrente elétrica.

Porque num circuito em paralelo Apagando

O fato de elas estarem ligadas em paralelo, elas dividem a corrente elétrica entre os elementos em paralelo. Assim, se há interrupção do circuito em alguma das lâmpadas as demais permanecem funcionando normalmente.

O que acontece com as lâmpadas 1 é 3 se a lâmpada 2 queimar?

Resposta. Resposta: se uma queimar todas as outras se apagam.