Quais são as condições históricas para o surgimento da sociologia?

Após a Revolução Francesa, acontece o fortalecimento da burguesia e a transformação das relações sociais. A divisão da sociedade francesa em três estados passa por uma série de questionamentos.

O período posterior à Revolução Industrial também foi marcado por uma série de profundas mudanças, principalmente as ligadas ao mundo do trabalho e às relações sociais. Em todos os lugares que passaram pelo processo de industrialização, houve a saída dos indivíduos do campo com destino às cidades, o chamado êxodo rural.

A partir desse movimento, as teias de relações passaram a se construir com mais intensidade nos meios urbanos. O desenvolvimento tecnológico, as alterações na forma de comportamento, as novas teorias científicas e correntes artísticas também alteraram a forma como os indivíduos passaram a se relacionar.

Ainda no contexto pós-Revolução Industrial, as relações capitalistas ganharam cada vez mais força. A distinção entre burguesia e proletariado intensificou as desigualdade sociais, e a classe proletária passou a enfrentar longas e extenuantes jornadas de trabalho em condições precárias. Enquanto isso, o lucro do capitalista só aumentava.

Com a inserção das máquinas nos processos produtivos e a consequente divisão de trabalho para aumentar o rendimento, o trabalhador passa a se especializar em apenas uma etapa da produção. Por conta disso, houve um aumento das lesões ocasionadas pelo esforço repetitivo, bem como dos acidentes de trabalho devido às condições insalubres das fábricas.

Os operários eram submetidos a condições desumanas de trabalho, em troca de salários muito baixos, que pagavam apenas uma parte do seu tempo de trabalho, sendo o restante apropriado pelos patrões.

Quais são as condições históricas para o surgimento da sociologia?
Êxodo rural - saída do homem do campo para a cidade   

Ao longo dos séculos XX e XXI, as relações de trabalho alcançaram algumas modificações positivas. As jornadas de trabalho diminuíram, e os sindicatos e organizações de trabalhadores lutaram por melhores condições para a realização das atividades e pelo aumento salarial. No entanto, o sistema de produção atual ainda é feito a partir das características do sistema de produção capitalista, baseado na exploração da força de trabalho com o objetivo de lucrar.

A Sociologia é uma ciência social que surge em consequência das ideias iluministas e da busca de diferentes intelectuais de compreender a sociedade e suas dinâmicas. O principal fator social que conduz ao surgimento deste campo de conhecimento foi a Revolução Industrial e suas consequências, como a divisão do trabalho e o processo de urbanização.

Autores como Karl Marx, Friedrich Engels, Alexis de Tocqueville, Le Play, Spencer, se dedicaram a estudar os problemas da nova sociedade que surgia na Europa. Em diferentes países começava a aparecer, no século XIX, o interesse de conhecer os problemas sociais e políticos a partir de um ponto de vista científico e todo esse processo indicava o surgimento de um novo campo de conhecimento.

O nome “Sociologia” foi criado por Auguste Comte, também considerado o pai do positivismo. Comte observava uma transformação da sociedade europeia, mais especificamente da sociedade francesa, em que a sociedade militar e teocrática era substituída por uma sociedade industrial e científica (LALLEMENT, 2008, pg. 71). Essa crise poderia ter consequências catastróficas, e a memória do que havia sido a Revolução Francesa ainda era muito recente para desejar que outras revoltas acontecessem.

É assim que surge, no século XIX, a Sociologia, enquanto campo de estudos da sociedade e suas dinâmicas. A sociologia francesa é conhecida como a principal responsável pela institucionalização da disciplina, quando Émile Durkheim foi convidado a ministrar a disciplina em Bordéus em 1887. Assim sendo, foi primeiramente na França que a disciplina passou a ser considerada uma ciência e a fazer parte das disciplinas universitárias.

Émile Durkheim, foi na verdade o primeiro a estabelecer um método sociológico e a definir o objeto de análise dessa disciplina, é por isso que ele também é considerado um dos pais da Sociologia. Assim como Comte, Durkheim também pretendia entender a sociedade e seus problemas para evitar crises e revoltas sociais. O problema que mais o inquietava era o da anomia social, ou seja, a falta de solidariedade e o crescimento do individualismo. Ele também foi responsável por conceituar o fato social enquanto saber coletivo, formas de agir e pensar, que coagem os indivíduos.

Outro autor que também é considerado um dos fundadores da sociologia é Gabriel Tarde. Ele também se dedicou a compreender o que constitui o vínculo social e o fato social, mas sua teoria se distanciava da de Durkheim por considerar que o fato social poderia ser definido a partir das interações entre as consciências individuais. Para Tarde o fundamento do vínculo social era a imitação, os homens imitam os atos dos outros homens e ao reunirem esses atos em comum, de pequenas ações, de modos de pensar, essas similitudes formam um conjunto, o coletivo.

Por fim, é na virada do século XIX para o XX que a Sociologia realmente se estabelece como uma ciência e uma disciplina universitária. Foi na França, na Alemanha, nos Estados Unidos e na Inglaterra que surgiram suas principais teorias. E autores como Max Weber, Georg Simmel, Thorstein Veblen, Robert E. Park, dentre outros são também importantes neste início.

Referências Bibliográficas:

LALLEMENT, M. História das ideias sociológicas: das origens a Max Weber. Petropólis, RJ: Vozes, 2008.

Quais as condições históricas para o surgimento da sociologia?

A sociologia surgiu, na primeira metade do século XIX, sob o impacto da Revolução Industrial e da Revolução Francesa. As transformações econômicas, políticas e culturais suscitadas por esses acontecimentos criaram a impressão generalizada de que a Europa vivia o alvorecer de uma nova sociedade.

Quais os 3 fatores que propiciaram o surgimento da sociologia?

Daí podemos dizer que o Iluminismo, a Revolução Francesa e a Revolução Industrial, cada um no seu quadrado, foram importantes fatores históricos que impulsionaram representa a mudança de um campo da experiência humana.

Quanto ao contexto histórico do surgimento da sociologia marque a alternativa correta?

Resposta: A Sociologia consolidou-se em resposta aos novos problemas e desafios desencadeados por transformações sociais, políticas, econômicas e culturais, cujos marcos históricos foram as revoluções Industrial e Francesa.

Que revolução do século criaram as condições para o surgimento da sociologia?

O contexto de nascimento da Sociologia como disciplina científica é marcado pelas consequências de três grandes revoluções: uma política, a Revolução Francesa de 1789; uma social, a Revolução Industrial e uma revolução na ciência, que se firma com o Iluminismo, com sua fé na razão e no progresso da civilização.