Quais são os principais países de entrada de imigrantes na Europa Qual deles teve maior número de entrada desde 2015?

Os fluxos migratórios em direção à União Europeia são feitos através de sete rotas principais. Estas são:

Rota do Mediterrâneo Central

A rota do Mediterrâneo Central é utilizada pelos migrantes e requerentes de asilo para chegar à UE desde o Norte de África, onde muitos migrantes transitam pela Líbia na sua viagem rumo a território europeu, como Malta e as regiões italianas de Lampedusa, Calábria e Sicília. 

A UE, através da formação da guarda costeira líbia, de programas de desenvolvimento local e de assistência aos migrantes e refugiados, tem procurado fazer face à situação da migração. Razão pela qual esta rota tem vindo a registar desde 2017 uma significativa diminuição das chegadas provenientes da Líbia, com pouco mais de 23 mil pessoas a requerer asilo na UE em 2018 por esta rota, face às 118 962 de 2017. A descida do número de passagens continua a verificar-se, com 65 632 travessias feitas em 2021 (três quartos do total das rotas do Mediterrâneo).

Quais são os principais países de entrada de imigrantes na Europa Qual deles teve maior número de entrada desde 2015?

Rota do Mediterrâneo Central | Conselho da União Europeia
Migratory Routes – Central Mediterranean Route | Frontex
Managing mixed migration flows in Libya through expanding protection space and supporting local socio-economic development | Comissão Europeia


Rota do Mediterrâneo Oriental

A rota do Mediterrâneo Oriental refere-se a chegadas de imigrantes vindos do Médio Oriente, que passam pela Turquia, para chegar à Grécia, ao Chipre e à Bulgária. Em 2015, chegou à UE um elevado número de refugiados da guerra na Síria através desta rota, mais de 885 milhares de pessoas. Desde então, o número de chegadas irregulares por essa rota diminuiu consideravelmente devido ao acordo feito entre a UE e a Turquia, em março de 2016.

Em 2019, as chegadas através da rota do Mediterrâneo Oriental foram 90 % inferiores às de 2015, registando-se uma nova descida em 2020. Em 2021, foram registadas 20 254 passagens.

Quais são os principais países de entrada de imigrantes na Europa Qual deles teve maior número de entrada desde 2015?

Rota do Mediterrâneo Oriental | Conselho da União Europeia
Migratory Routes – Eastern Mediterranean Route | Frontex
Declaração UE - Turquia | Comissão Europeia


Rota do Mediterrâneo Ocidental 

A passagem entre o Norte da África e a Península Ibérica, incluindo a rota terrestre para as cidades de Ceuta e Melilha, é conhecida como a rota do Mediterrâneo Ocidental. Até 2008, a rota terrestre de Melilha foi uma das mais movimentadas pela falta de controlos, mas o aumento das medidas de segurança e vigilância parou a pressão migratória sobre as fronteiras dos enclaves espanhóis até 2014.

O número de travessias por esta rota aumentou progressivamente desde 2016 e em 2018 chegou ao pico, a ultrapassar as 57 mil passagens. Entretanto, as chegadas têm vindo a diminuir ano após ano devido ao reforço do controlo fronteiriço em Marrocos e a programas de cooperação entre a UE e Marrocos. No seguimento desta descida, foram registadas em 2021 18 254 passagens via esta rota, e Portugal registou a chegada de 40 pessoas provenientes do Norte de África na costa algarvia, metade das chegadas registadas em 2020.

Quais são os principais países de entrada de imigrantes na Europa Qual deles teve maior número de entrada desde 2015?

Rota do Mediterrâneo Ocidental | Conselho da União Europeia
Migratory Routes – Western Mediterranean Route | Frontex
Morocco and the EU | European External Action Service (EEAS)


Rota de África Ocidental

A rota de África Ocidental é a única a fazer-se pelo oceano atlântico, onde os migrantes passam principalmente por Marrocos, Sara Ocidental, Mauritânia, Gâmbia e pelo Senegal. Destes países, embarcam em viagens perigosas, que podem ter desde 100 km até 1600 km de distância, com o objetivo de chegar às ilhas Canárias.  

Em 2006, deu-se a crise das pateras ou cayucos, nome dado à vaga de 31 mil migrantes que chegaram às Canárias durante este ano. Desde então, o número de chegadas de pessoas em situação migratória irregular tinha diminuído para menos de 1500 por ano, até que em 2020 voltou a aumentar de forma drástica, com 23 023 chegadas. Este aumento deve-se ao aumento da segurança nas fronteiras das diferentes rotas do Mediterrâneo. Em 2021, verificou-se uma ligeira diminuição nas 22 023 chegadas às Ilhas Canárias.

Quais são os principais países de entrada de imigrantes na Europa Qual deles teve maior número de entrada desde 2015?


Rota da África Ocidental | Conselho da União Europeia


Rota das Fronteiras da Europa de Leste

A fronteira terrestre de cerca de seis mil quilómetros de extensão da União Europeia entre a Bielorrússia, a Moldávia, a Ucrânia e Federação Russa com a União Europeia (Estónia, Finlândia, Hungria, Letónia, Lituânia, Polónia, Eslováquia, Bulgária e Roménia) e a Noruega apresenta consideráveis desafios para o controlo fronteiriço, apesar de esta ter sido a rota menos utilizada até 2020. Em 2021, registaram-se 7 915 passagens irregulares ao longo destas fronteiras.

Em 2015, abriu-se uma rota temporária de migração: a chamada rota do Ártico através da Rússia sobre as fronteiras terrestres com a Noruega e a Finlândia. Em três meses, cerca de seis mil pessoas requereram asilo, sendo que a maioria era originária do Afeganistão e da Síria. Desde o início da guerra na Ucrânia, já mais de dois milhões de refugiados fugiram em direção à UE, com a Polónia a receber já mais de 1.5 milhões de pessoas.

Quais são os principais países de entrada de imigrantes na Europa Qual deles teve maior número de entrada desde 2015?

Migratory Routes – Eastern Land Borders | Frontex


Rota circular da Albânia para a Grécia

A Rota circular da Albânia para a Grécia teve um pico dramático a partir dos anos 90, onde os fluxos migratórios começaram quase "da noite para o dia" devido às condições socioeconómicas no país e ao fim de um isolamento totalitário de 50 anos. Passados mais de 30 anos, o maior grupo de imigrantes na Grécia continua a ser a nacionalidade albanesa.


Desde 2010, contudo, tem havido uma diminuição significativa da migração irregular da população albanesa para a Grécia. Em 2021, o número de travessias detetadas nesta rota foi de 971, com os cinco principais países emissores de imigrantes a serem a Albânia (926), Egipto (16), Índia (6), Cuba (4) e Turquia (4).

Quais são os principais países de entrada de imigrantes na Europa Qual deles teve maior número de entrada desde 2015?

Migratory Map | Frontex


Rota dos Balcãs Ocidentais 

A rota dos Balcãs Ocidentais tem sido uma das principais rotas migratórias para a Europa, refletindo o influxo na rota do Mediterrâneo Oriental. No entanto, após o número recorde de chegadas à União Europeia em 2015, o número de passagens da fronteira nesta rota tem vindo a diminuir de forma constante.

Em 2018, o número de migrantes detetados nesta rota diminuiu para metade em relação ao ano anterior, para 5 869. No entanto, desde 2019 que este número tem vindo a crescer consecutivamente, com 60 540 passagens irregulares a serem detetadas.

Quais são os principais países de entrada de imigrantes na Europa Qual deles teve maior número de entrada desde 2015?

Migratory Routes – Western Balkan Route | Frontex

Quais são os principais países de entrada de imigrantes na Europa desde 2015?

Os 4 países com mais imigrantes na Europa.
Alemanha. A Alemanha é um dos países mais abertos para imigrantes na Europa. ... .
Suíça. Este é um dos países mais estruturados da Europa, porém, é preciso um país com um processo um pouco mais burocrático para imigração na Europa. ... .
Irlanda. ... .
Portugal..

Quais países mais migram para a Europa?

ONU 2019: população imigrante.

Quais são os países com maior número de imigrantes?

Segundo dados divulgados pela Divisão de População da Organização das Nações Unidas (ONU), entre os países que mais se destacam no mundo com mais imigrantes na sua população são os Emiratos Árabes Unidos (88%), o Qatar (76%), o Kuwait (74%) e o Liechtenstein (63%).

Quais países da Europa recebem mais imigrantes por quê?

Resposta verificada por especialistas A Alemanha, Reino Unido, Espanha, França e Itália são os países europeus que mais recebem imigrantes.