Quais os fatores que podem contribuir para um melhor resultado na aprendizagem?

11 minutos para ler

Como alcançar a qualidade na educação? A resposta para essa pergunta não é simples, pois envolve uma série de fatores que objetivam uma cultura da aprendizagem, formando cidadãos que consigam crescer na vida pessoal e profissional.

Dessa maneira, é preciso que a escola busque o melhor caminho para o ensino, com meios de estimular os alunos para o conhecimento. Faz-se necessário tornar os estudos prazerosos, sempre levando em conta as particularidades dessa geração.

Mas como fazer isso? Para responder a essa pergunta, acompanhe este post e entenda como funciona o índice utilizado para medir a qualidade da educação nacional, o Ideb. Veja, ainda, quais aspectos podem ajudar as escolas a melhorar a qualidade no processo de ensino. Boa leitura!

O que é o Ideb?

Quando se fala em qualidade na educação nacional, a referência é o Ideb, sigla para Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Esse índice foi criado em 2007 com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino nas escolas brasileiras e traçar metas para aperfeiçoar esse aprendizado. O indicador vai de 0 a 10 e leva em conta dois fatores:

  • fluxo escolar (aprovação dos alunos) — utiliza dados do Censo Escolar;
  • média de desempenho nas avaliações (aprendizado) — utiliza os resultados do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), referente aos Estados, Distrito Federal e ao País, e da Prova Brasil, referente aos municípios.

As metas do Ideb variam para cada escola e rede de ensino. O objetivo é que o índice melhore e obtenha média 6 até 2022, resultado correspondente aos países desenvolvidos.

Por meio desse índice, as escolas podem estipular metas para melhorar o desempenho, buscando mais qualidade na educação.

Para buscar melhorias, é fundamental que as escolas atentem a alguns aspectos para elevar a qualidade do aprendizado. Confira a seguir:

Capacitação e valorização dos professores

Sabemos que o ofício de educar não é nada simples, essa é uma tarefa que demanda não só conhecimento técnico, mas habilidade para transmitir esse conhecimento a pessoas com diferentes perfis e que estão em pleno desenvolvimento. Portanto, essa é uma missão que se torna ainda mais complicada quando o professor não tem capacitação e quando não é valorizado.

Dessa maneira, é importante que a escola ofereça cursos de atualização e garanta que esse educador domine não só todos os recursos de aprendizagem (material didático e tecnologia, por exemplo), mas saiba também se relacionar com o aluno — na hora de ensinar, promover sua participação e entender que cada estudante é único, ou seja, que ele necessita de um olhar diferenciado.

Outro ponto é valorizar o professor, não somente com um salário digno, mas ouvindo suas opiniões e reconhecendo quando ele faz um bom trabalho ou alcança as metas estabelecidas pela escola. O resultado é um educador preparado, motivado e que busca meios inovadores de transmitir o conhecimento.

Adoção de uma plataforma de ensino

Para obter a qualidade na educação, é preciso despertar o interesse do aluno pela aprendizagem, o que é possível com meios mais dinâmicos e atuais de ensinar. Como fazer isso? Utilizando uma plataforma de ensino, que contempla, além dos livros didáticos contextualizados, o acesso digital a um portal, com videoaulas, monitoria online e outras ferramentas interativas.

Esse modelo atende a uma educação mais moderna, que compreende que o aluno se transformou. Esse estudante é diferente do que frequentava as escolas algumas décadas atrás e, assim, demanda uma forma de aprendizado que corresponda ao seu perfil.

Estímulo ao protagonismo dos alunos

Esse novo aluno, que nasceu na era digital, está habituado a usar a tecnologia para descobrir o mundo, de modo que essa realidade precisa fazer parte do ambiente escolar. Do contrário, a escola não consegue atrair e manter a atenção desse aluno nas aulas.

Vale ressaltar que, graças à tecnologia, as informações estão à disposição dos alunos a todo o momento, o que faz com que eles já cheguem na sala de aula com algum conhecimento prévio sobre certos assuntos. Assim, ao preparar suas aulas, os professores precisam levar isso em conta e não agir como se eles fossem os únicos detentores do conhecimento que os alunos assimilam diariamente.

Por essa razão, é necessário oferecer aulas dinâmicas e recursos que permitam a participação desse estudante, que deixou de ser um elemento passivo na relação de aprendizagem. Ele precisa ser encorajado a fazer perguntas, pôr a “mão na massa” e dar feedbacks para que a escola busque um aprimoramento contínuo.

Desenvolvimento das habilidades socioemocionais do aluno

É importante que a escola trabalhe o desenvolvimento das habilidades socioemocionais do aluno, um aspecto que também contribui para a qualidade na educação.

Para isso, a escola deve oferecer um ambiente que promova:

  • criatividade;
  • proatividade;
  • colaboração;
  • pensamento crítico;
  • comunicação;
  • perseverança.

Esses são pontos que permitem ao aluno se autoconhecer, relacionar-se bem com os outros e aprender a lidar com os desafios na vida pessoal e escolar. No dia a dia, isso pode ser feito por meio de sessões de debates, atividades lúdicas e esportivas e até mesmo no momento de usar as ferramentas tecnológicas na aprendizagem.

Quando essas competências são trabalhadas ainda na infância, a escola forma um adulto mais preparado para enfrentar qualquer adversidade.

Priorizar essas habilidades será exigido pela nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a partir de 2020. Por isso, as escolas podem se preparar desde já.

Inserção da tecnologia na sala de aula

Como dissemos, a geração atual não vive sem tecnologiae, portanto, o ambiente de aprendizagem não pode estar alheio a essa demanda. Existem, inclusive, ferramentas que propõem a dinâmica de um jogo virtual ao apresentar o conteúdo, envolvendo o aluno — esse processo é chamado de gamificação.

É importante que todos os recursos tecnológicos sejam bem direcionados, ou seja, que eles tenham objetivos claros e consigam atender as necessidades individuais de cada aluno, tornando o conteúdo atraente. Com isso, seu aproveitamento será mais satisfatório.

Algo que colabora muito para a melhora da qualidade na educação por meio da tecnologia é uma plataforma de ensino. Por si só, isso já é uma grande inovação capaz de despertar o interesse dos alunos. Quando bem usado, esse tipo de tecnologia pode fazer toda a diferença nessa empreitada.

Uma boa plataforma de ensino dispõe de recursos para identificar as dificuldades de cada aluno nas disciplinas e, assim, sugerir exercícios e videoaulas de acordo com o seu ritmo de aprendizagem. Pode-se dizer que a plataforma se adapta para proporcionar a melhor experiência aos estudantes de forma individual.

Essa inovação também conta com jogos educacionais, uma maneira muito eficaz de atrair o aluno para o momento de estudo. Nesses jogos, o aluno aplica conhecimentos relacionados aos conteúdos abordados na escola, em sala de aula. Desse modo, ele se sente estimulado a continuar acompanhando as aulas à medida que avança no jogo.

As videoaulas, que existem em quantidade abundante na plataforma de ensino, permitem que o aluno revise os assuntos das aulas, tirando dúvidas e assimilando melhor esses conteúdos. Essa é uma forma de contar com as explicações dos docentes em tempo integral.

Além disso, recursos como o gabarito online, o plano de estudo e a agenda ajudam o aluno a acompanhar os próprios resultados e a organizar melhor o seu tempo. Uma rotina de estudos é muito importante para os estudantes, especialmente para aqueles que estão no Ensino Médio, prestes a fazer a prova do Enem ou outras provas de vestibular.

Sobre o Enem, a propósito, a plataforma de ensino pode oferecer simulados que auxiliam o aluno a se acostumar com o formato da prova, o nível de dificuldade das questões e o tempo disponível para respondê-las. Com isso, ele vai chegar muito mais preparado no dia dessa prova que é tão decisiva para o seu futuro.

Porém, não pense que as ferramentas digitais beneficiam somente os alunos. Para os professores, a plataforma de ensino reserva recursos como fóruns, nos quais eles podem compartilhar ideias para melhorar a qualidade na educação, banco de questões e guia para ajudar no planejamento das aulas.

Com a tecnologia, o dia a dia do professor fica mais produtivo. Isso ocorre porque ele passa a dispor de recursos para acompanhar os relatórios de aprendizagem da turma e de cada estudante, podendo identificar e dar um suporte mais detalhado para aqueles que estão com dificuldades.

Uso de material didático contextualizado

É importante também que o material didático seja formatado de maneira a se relacionar com a realidade do aluno. A ideia é oferecer um conteúdo completo, mas que desperte a atenção do estudante com problematizações da vida real. Assim, o conhecimento passa a ter sentido para ele e os estudos se tornam prazerosos.

A qualidade na educação é um objetivo que precisa se adaptar ao momento em que vivemos e às demandas dessa nova geração de alunos. Com uma postura diferente da adotada no passado, esses estudantes são indivíduos ativos na busca pelo conhecimento. Por isso, eles precisam de recursos dinâmicos e que permitam a sua participação em sala de aula.

Melhora do ambiente educativo

Um fator que tem o potencial de influenciar no aprendizado dos alunos é o ambiente no qual eles estão inseridos. Crianças e adolescentes que não se sentem bem dentro da escola dificilmente terão condições de aproveitar os recursos tecnológicos ou o material didático, por exemplo, não importa o quanto esses elementos sejam bons.

É importante entender que a qualidade da experiência escolar e, consequentemente, da educação, não depende apenas de inovações na metodologia de ensino. Para que tudo isso gere bons resultados, é imprescindível que o ambiente escolar seja favorável aos alunos.

Por isso, a direção da escola precisa garantir que esse ambiente seja um local seguro para todos, livre de intolerância e violência física e verbal. Um ambiente escolar no qual o respeito entre alunos, professores e demais educadores prevalece está muito mais próximo de alcançar a qualidade na educação do que uma escola na qual isso não acontece.

Manutenção do espaço físico

Assim como a convivência dentro da escola influencia o aprendizado, o espaço físico também tem seu peso na busca pela qualidade na educação. Afinal, uma escola funcional e esteticamente agradável consegue ser mais convidativa aos alunos.

Por esse motivo, a direção da escola deve zelar pela manutenção do prédio, fazendo com que sua infraestrutura possa ser aproveitada ao máximo. A quadra de esportes e os laboratórios, por exemplo, precisam estar sempre à disposição dos alunos e professores. Além disso, obter novos recursos tecnológicos vai contribuir para o aprimoramento do espaço físico escolar.

Participação da comunidade escolar

A qualidade na educação é um objetivo de todos que fazem parte da comunidade escolar. Em vista disso, essa comunidade precisa acompanhar os resultados das ações que visam melhorar o aprendizado na escola.

Por isso, a direção da escola deve ser transparente no que se refere às decisões que impactam no ensino oferecido aos alunos. Para que essas decisões sejam compartilhadas de forma efetiva e para que os pais e responsáveis participem da administração democrática da escola, uma opção é a criação de conselhos escolares.

Essa maior participação da comunidade escolar também deve acontecer nos eventos realizados na escola, como as reuniões de pais, festas, mostras culturais e demais eventos.

Qual é o impacto para a escola em oferecer maior qualidade na educação?

Ao procurar uma escola para matricular seus filhos, um dos principais pontos que os pais avaliam é a qualidade do ensino oferecido pela instituição escolar. Afinal, eles confiam nos educadores para preparar essas crianças e jovens para o futuro. Isso inclui obter uma boa nota no Enem e passar no vestibular, por exemplo.

Dessa forma, investir em processos e estratégias que aperfeiçoem cada vez mais a metodologia de ensino é, também, uma maneira de reter e captar alunos. A boa reputação gerada pelos bons resultados da escola é fundamental para isso.

Nesse sentido, uma escola que preza pela constante melhora da qualidade na educação consegue se destacar no mercado justamente por essa característica. Em consequência, ela se torna uma referência de ensino de qualidade, o que deve ser uma meta para qualquer instituição escolar.

Gostou das ideias que apresentamos neste post? Entre em contato com a Plataforma Eleva e saiba mais sobre como alcançar a qualidade na educação!

Quais fatores favorecem o sucesso da aprendizagem do aluno?

Partindo desses dados, foi feita uma categorização dos cinco principais fatores que são considerados básicos para levar um aluno a obter sucesso. São eles: família, professores/escola competente, autoestima do aluno/força de vontade, saúde geral do aluno e recursos econômicos.

O que pode ser feito para melhorar a aprendizagem?

9 ações para melhorar a aprendizagem dos alunos na sua instituição de ensino superior.
Mapeie quais são as lacunas dos seus estudantes de acordo com o curso. ... .
Entenda quais são as necessidades do mercado. ... .
Combine diferentes metodologias ativas às aulas. ... .
Instigue a curiosidade dos estudantes e dê autonomia para eles estudarem..

Quais ações podem promover uma melhoria no ensino é uma aprendizagem mais significativa?

Quais estratégias adotar para melhorar o processo de aprendizagem?.
Melhore a interação entre alunos, pais e professores. ... .
Pergunte aos alunos o que melhorar. ... .
Aposte na inovação. ... .
Capacite a sua equipe. ... .
Mude o método de ensino..

É o fator mais relevante para o processo de ensino

A didática tem grande relevância no processo educativo de ensino e aprendizagem, pois ela auxilia o docente a desenvolver métodos que favoreça o desenvolvimento de habilidades cognoscitivas tornando mais fácil o processo de aprendizagem dos indivíduos.