Quais foram as modalidades dos Jogos Olímpicos da antiguidade?

Jogos Ol�mpicos da Antiguidade

Os Jogos Ol�mpicos s�o um evento esportivo que ocorre a cada quatro anos. Atletas de todo o mundo representam os seus pa�ses nos Jogos Ol�mpicos.

Hist�ria dos Jogos Ol�mpicos da Antiguidade

Os primeiros Jogos Ol�mpicos eram realizados de quatro em quatro anos h� mais de 2.700 anos na Gr�cia Antiga. A competi��o era uma celebra��o de tributo aos deuses. O imperador Teod�sio I terminou com os Jogos entre os anos de 393 e 394. Segundo a lei, todas as refer�ncias pag�s da Antiguidade deveriam ser interrompidas imediatamente.

Os antigos Jogos Ol�mpicos eram uma s�rie de competi��es atl�ticas entre os representantes de cidades-Estado e um dos Jogos Pan-Hel�nicos da Gr�cia Antiga, civiliza��o que habitou a Bacia do Mediterr�neo entre os s�culos XIV a.C. at� o fim da Idade Antiga (476 d.C.). A cultura grega cl�ssica, com destaque para a filosofia, teve uma enorme influ�ncia na Roma Antiga. A Gr�cia � geralmente considerada o ber�o da civiliza��o ocidental e dos Jogos Ol�mpicos.

Por estes motivos, a Gr�cia � geralmente a primeira na��o a desfilar na Cerim�nia de Abertura dos Jogos Ol�mpicos da Era Moderna. Depois, desfilam os pa�ses em ordem alfab�tica do idioma local, e finalmente, o pa�s que sedia o evento.

Os primeiros Jogos Ol�mpicos da Antiguidade ocorreram em 776 a.C. Os Jogos realizavam-se de quatro em quatro anos, ou Olimp�adas, que se tornaram uma unidade de tempo em cronologias hist�ricas. Estes eventos foram realizados em honra a Zeus, o rei dos Deuses, que supervisionava o universo e exercia a autoridade sobre os deuses ol�mpicos na antiga religi�o grega. J�piter � o seu equivalente da Roma Antiga. O maior planeta do Sistema Solar foi nomeado assim pelos romanos em sua homenagem.

Quais foram as modalidades dos Jogos Olímpicos da antiguidade?

�nfora de cerca de 500 a.C. com uma pintura de uma corrida de carruagem com quadriga (carro�a conduzida por quatro cavalos lado a lado, utilizada nos jogos ol�mpicos antigos).

Os Jogos Ol�mpicos da Antiguidade continuaram a ser disputados quando a Gr�cia ficou sob o dom�nio romano, no s�culo II a.C. A Gr�cia romana � o per�odo da hist�ria grega quando a Gr�cia foi dominada primeiramente pela Rep�blica Romana e depois pelo Imp�rio Romano entre 146 a.C. (Batalha de Corinto) at� 330 d.C. (restabelecimento da cidade de Biz�ncio).

Oficialmente, considera-se que a �ltima edi��o dos Jogos Ol�mpicos da Antiguidade ocorreu em 393 d.C., quando o Teod�sio I proibiu as celebra��es. Entretanto, provas arqueol�gicas indicam que alguns jogos foram realizados ap�s esta data. Os jogos Ol�mpicos da Antiguidade provavelmente chegaram ao fim sob o reinado de Teod�sio II, possivelmente devido ao inc�ndio do Templo de Zeus Ol�mpico em Atenas.

A Gr�cia era dividida em pequenas prov�ncias com autonomia. Apesar disto, as cidades-Estado gregas estavam unificadas em termos religiosos. Assim como nos Jogos Ol�mpicos da Modernidade, os Jogos Ol�mpicos da Antiguidade tornaram-se um instrumento pol�tico. As cidades-Estado utilizavam o desempenho de seus atletas nas competi��es para afirmarem o dom�nio sobre os seus rivais. Os jogos tamb�m eram utilizados para ajudar a difundir a cultura helen�stica por todo o Mediterr�neo. Para que os atletas e peregrinos religiosos pudessem viajar das suas cidades para os jogos em seguran�a ocorria a tr�gua ol�mpica (ekecheiria). Os vencedores das provas eram premiados com coroas de folhas de oliveira ou coroas. Homenagens eram concedidas nas cidades-estados aos vencedores das Olimp�adas.

Durante a celebra��o dos jogos, alian�as pol�ticas eram formadas e sacrif�cios aos deuses pela vit�ria eram oferecidos pelos l�deres religiosos. Al�m das atividades esportivas, pol�ticas e religiosas, as Olimp�adas da Antiguidade tamb�m atraiam artistas, como escultores e poetas, que exibiam suas obras para atrair potenciais compradores e patrocinadores.

A Est�tua de Zeus em Ol�mpia, uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo, tinha 13 metros de altura representava Zeus sentado em um trono de madeira de cedro ornamentado com �bano, marfim, ouro e pedras preciosas. A obra foi feita por volta de 435 a.C. pelo escultor grego F�dias no santu�rio de Ol�mpia. A est�tua foi destru�da durante o s�culo V.

Quais foram as modalidades dos Jogos Olímpicos da antiguidade?

Est�tua de Zeus em Ol�mpia, erguida no Templo de Zeus, uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo.

Apenas homens gregos nascidos livremente eram autorizados a participar. Desde que preenchessem os crit�rios de qualifica��o, atletas de qualquer cidade-estado e reino grego eram autorizados a participar dos Jogos. Mesmo assim, algumas mulheres foram consideradas vencedoras ol�mpicas. A primeira mulher a ganhar um evento ol�mpico da Antiguidade foi a treinadora de cavalos e a princesa espartana Cynisca, por ter financiado a equipe da competi��o de corridas de carruagem. Apenas homens gregos livres podiam controlar as carruagens.

Durante a maior parte da sua hist�ria, os eventos ol�mpicos foram realizados com atletas nus. O primeiro corredor nu foi Orsippus, vencedor da corrida em 720 AC, que perdeu a sua roupa de prop�sito porque correr sem ela era mais f�cil. O historiador Thucydides do s�culo V a.C. credita os espartanos com a introdu��o do costume de "desnudar-se e ungir-se publicamente com �leo nos seus exerc�cios de gin�stica".

Quais eram as sedes dos Jogos Ol�mpicos da Antiguidade?

Ao contr�rio dos Jogos Ol�mpicos da Era Moderna, os Jogos Ol�mpicos da Antiguidade eram celebrados apenas em uma �nica sede, Ol�mpia. O S�tio Arqueol�gico de Ol�mpia foi tombado pela UNESCO como Patrim�nio da Humanidade.

Quais foram as modalidades dos Jogos Olímpicos da antiguidade?

Maquete representando Ol�mpia, sede dos antigos Jogos Ol�mpicos da Antiguidade, tal como era por volta de 100 a.C. Esta maquete foi encomendada em 1980 para uma grande exposi��o sobre os Jogos Ol�mpicos no Museu Brit�nico. Desde ent�o, tem sido exibida tanto em Londres para coincidir com v�rios Jogos Ol�mpicos, como tamb�m em numerosos locais em todo o mundo.

Quais eram as modalidades dos Jogos Ol�mpicos da Antiguidade?

As antigas Olimp�adas tamb�m tinham menos eventos do que os jogos modernos. Os eventos eram divididos em corridas (est�dio, o diaulo ou duplo est�dio, o d�lico e o hoplit�dromo ou corrida com armas), combate (luta grega, pugilato e pancr�cio), lan�amento de disco, salto em dist�ncia, Pentatlo e eventos equestres. O est�dio era a prova mais antiga e de maior prest�gio dos Jogos Ol�mpicos da Antiguidade. Seu vencedor daria o seu nome aos Jogos. Nas lutas as provas eram divididas entre homens adultos e rapazes.

O pentatlo disputado nos Jogos Ol�mpicos da Antiguidade, diferentemente do pentatlo moderno, era composto pelo lan�amento do disco, lan�amento do dardo, salto em comprimento, corrida de est�dio (semelhante aos 200 m) e luta. A competi��o era disputada em apenas um �nico dia e o vencedor era aquele com mais vit�rias. Caso um atleta tivesse vencido as tr�s primeiras provas, as duas �ltimas n�o eram realizadas. J� o Pentatlo moderno � composto pelas modalidades de hipismo, esgrima, nata��o, tiro esportivo e corrida. Os atletas ganham pontos pelo seu desempenho em cada evento e as pontua��es s�o somadas no total geral, que determina a posi��o dos competidores.

Ambos os pentatlos (Antigo e Moderno) s�o compostos por cinco modalidades. O nome tem origem no prefixo matem�tico grego "penta" para o n�mero cinco. Utilizado tamb�m para o Pentateuco (cinco primeiros livros da B�blia), Pentagrama (estrela de cinco pontas), Pent�gono (sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos que recebeu este nome por ser um edif�cio de cinco lados, cinco andares acima do solo e cinco corredores).

Datas de introdu��o das provas dos Jogos Ol�mpicos da Antiguidade
Ano - Prova (Nome da prova em grego)
776 a.C.: Est�dio (stadio)
724 a.C.: Diaulo (diaulos)
720 a.C.: Dolico (dolichos)
708 a.C.: Luta e pentatlo
688 a.C.: Pugilato
680 a.C.: Corridas de quadrigas (tethrippon)
648 a.C.: Pancr�cio e corrida a cavalo
632 a.C.: Luta para rapazes
628 a.C.: Pentatlo para rapazes (rapidamente abandonada)
616 a.C.: Pugilato para rapazes
520 a.C.: Corrida com armas (hoplitodromos)
500 a.C.: Corrida de carro�as puxadas com mulas (apene)
496 a.C.: Corridas com �guas (calpe)
444 a.C.: As provas apene e calpe s�o abandonadas
408 a.C.: Corridas de bigas (synoris)
396 a.C.: Concurso para arautos 200 a.C.: Pancr�cio para rapazes

Quais foram as modalidades dos Jogos Olímpicos da antiguidade?

Fragmento de um papiro com a lista dos vencedores das Olimp�adas da Antiguidade realizadas entre 480 a 468 a.C e 456 a 448 a.C.

Vencedores dos Jogos Ol�mpicos da Antiguidade

O n�mero total de provas em cada edi��o deste Jogos � desconhecido, assim como o n�mero de vencedores que neles participavam. Al�m disso, a correla��o entre vencedores e cidades pode nem sempre ser verdadeira, uma vez que n�o era incomum, durante a antiguidade, que alguns escritores antigos inventassem ou distorcessem uma cidade vitoriosa ol�mpica para que a cidade dada ganhasse a gl�ria e a fama que acompanhava a vit�ria de um atleta. Tornando praticamente imposs�vel a elabora��o de um quadro de medalhas dos Jogos Ol�mpicos da Antiguidade por cidades-Estado. Provavelmente, mais de 3,5 mil atletas foram os vencedores dos Jogos Ol�mpicos da Antiguidade. Deste n�mero, apenas cerca de 800 deles s�o conhecidos atualmente.

O imperador romano Nero foi o protagonista de um dos acontecimentos mais infames da hist�ria dos Jogos Ol�mpicos da Antiguidade. Ele desejava para si a vit�ria em todas as corridas de carruagem dos Jogos num �nico ano. Para isto, ele ordenou aos quatro principais anfitri�es que realizassem os seus jogos em 67 e, por conseguinte, as Olimp�adas programadas para o ano de 65 foram adiadas. Na competi��o de carro com dez cavalos, o imperador quase morreu ap�s sofrer uma queda do ve�culo. No entanto, foi declarado vencedor da competi��o com base no fato de que supostamente teria ganhado se tivesse terminado a corrida, segundo os ju�zes da prova. Nero tamb�m incluiu concursos de m�sica e canto aos festivais que lhe faltavam, incluindo os Jogos Ol�mpicos. Apesar de ter um canto terr�vel, Nero ganhou todos os concursos musicais. Suas vit�rias s�o atribu�das ao medo ou suborno dos ju�zes das competi��es. Ap�s sua morte, os ju�zes tiveram que devolver o dinheiro do suborno e declararam nulas as vit�rias ol�mpicas de Nero.

Outros Jogos Ol�mpicos da Antiguidade

Em v�rias cidades da Gr�cia Antiga foram disputadas competi��es chamadas de "Jogos Ol�mpicos" imitando as competi��es originais de Ol�mpia. O registro de muitas destas competi��es s�o conhecidos apenas por inscri��es e moedas. Algumas delas, como Antioquia, atual sudeste da Turquia e Pisa, na It�lia, tiveram registros preservados.

Atualmente, os Jogos Ol�mpicos s�o um evento esportivo que ocorre a cada quatro anos. Atletas de todo o mundo representam os seus pa�ses nos Jogos Ol�mpicos. Em cada prova s�o distribu�das medalhas de ouro, prata e bronze para os tr�s primeiros colocados (nos esportes coletivos � contabilizada apenas uma medalha por equipe no quadro de medalhas). Geralmente, chamam-se os Jogos Ol�mpicos de Olimp�adas, mas originalmente a Olimp�ada era o tempo decorrido entre duas edi��es dos Jogos Ol�mpicos.

Tags: Jogos Ol�mpicos da Antiguidade - Olimp�adas da Antiguidade - Jogos Ol�mpicos da Gr�cia Antiga - Olimp�adas da Gr�cia Antiga - Hist�ria dos Jogos Ol�mpicos da Antiguidade - Mascotes - Quadro de medalhas de todas as Olimp�adas da Antiguidade - Sedes das Olimp�adas da Antiguidade - Hist�ria dos Jogos Ol�mpicos da Antiguidade - Esportes dos Jogos Ol�mpicos da Antiguidade - Modalidades - Provas - Vencedores - Curiosidades

  Links e sites oficiais das Olimp�adas:
  � Site do COI (Comit� Ol�mpico Internacional)

Jogos Ol�mpicos

Hist�ria : Esportes : Emblemas : Cartazes : Tochas : Mascotes : Medalhas : Sedes : Curiosidades : Olimp�adas de Ver�o : Olimp�adas de Inverno : Pa�ses : Brasil nos Jogos Ol�mpicos : Portugal nos Jogos Ol�mpicos : Paraolimp�adas : Jogos Ol�mpicos da Antiguidade : Jogos Ol�mpicos da Juventude

Quadro de Medalhas das Olimp�adas de Ver�o : Quadro de Medalhas das Olimp�adas de Inverno : Quadro de Medalhas de todas as Olimp�adas Modernas (Ver�o e Inverno)

Jogos Ol�mpicos de Ver�o : Atenas 1896 : Paris 1900 : Saint Louis 1904 : Atenas 1906 (Intercalares) : Londres 1908 : Estocolmo 1912 : 1916 : Antu�rpia 1920 : Paris 1924 : Amsterd� 1928 : Los Angeles 1932 : Berlim 1936 : 1940 : 1944 : Londres 1948 : Helsinque 1952 : Melbourne 1956 : Roma 1960 : T�quio 1964 : M�xico 1968 : Munique 1972 : Montreal 1976 : Moscou 1980 : Los Angeles 1984 : Seul 1988 : Barcelona 1992 : Atlanta 1996 : Sydney 2000 : Atenas 2004 : Pequim 2008 : Londres 2012 : Rio de Janeiro 2016 : T�quio 2020 : Paris 2024 : Los Angeles 2028 : Brisbane 2032 : 2036 : 2040

Jogos Ol�mpicos de Inverno: Chamonix 1924 : St. Moritz 1928 : Lake Placid 1932 : G.-Partenkirchen 1936 : St. Moritz 1948 : Oslo 1952 : Cortina d'Ampezzo 1956 : Squaw Valley 1960 : Innsbruck 1964 : Grenoble 1968 : Sapporo 1972 : Innsbruck 1976 : Lake Placid 1980 : Sarajevo 1984 : Calgary 1988 : Albertville 1992 : Lillehammer 1994 : Nagano 1998 : Salt Lake 2002 : Turim 2006 : Vancouver 2010 : S�chi 2014 : Pyeongchang 2018 : Pequim 2022 : Mil�o e Cortina d'Ampezzo 2026 : 2030 : 20342034



Quais eram as modalidades dos Jogos Olímpicos da Antiguidade?

Existiam provas para rapazes e homens adultos. Era composto por lançamento do disco, do dardo, salto em comprimento, corrida de estádio (200 m) e luta. O disco pesava 9,5 quilos e podia ser feito de pedra, ferro ou bronze. O vencedor era o que conseguisse lançar o disco mais longe.

Quais eram as modalidades dos Jogos Olímpicos?

Jogos Olímpicos da Era Moderna.
Atletismo..
Ciclismo..
Esgrima..
Ginástica..
Halterofilismo..
Lutas..
Natação..
Tênis..

Quais os jogos que eram praticados na Antiguidade?

7 esportes da antiguidade que (por sorte) não existem mais.
Luta de gladiadores..
Venatio..
Justa..
Pancrácio..
Corridas de bigas..
Batalha naval (ou naumaquia).

Qual é uma das modalidades incluídas nos Jogos Olímpicos da Grécia Antiga?

O péntatlhon (pentatlo, atualmente) era realizado em uma só prova, mas que envolvia cinco modalidades esportivas: o salto, o lançamento de disco e de dardo, a corrida e a luta.